Luva que "ensina" a tocar teclado/piano! Será?

    Autor Mensagem
    Leandro Barbosa
    Veterano
    # fev/09


    ...curiosidade pra galera comentar o que acha:



    Luva ensina a tocar piano


    Os grandes pianistas que levaram anos para aprender a tocar e dominar a técnica do instrumento não vão gostar desta notícia. Kevin Huang, um estudante do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech), nos Estados Unidos, desenvolveu um equipamento que pode afastar os futuros profissionais dos métodos tradicionais de tocar piano – uma luva que ensina os movimentos por meio de um computador.
    O funcionamento da tecnologia é simples e tem como base uma luva de golfe que leva acoplados cinco pequenos motores, uma bateria e uma ligação sem fio com um computador. À medida que a música toca, os motores recebem pequenos sinais de vibração, indicando qual deve ser usado para tocar determinada nota, ajudando o novo pianista a criar uma "memória muscular" da música.

    Por enquanto, o software criado por Huang funciona apenas com cinco músicas, mas em breve terá um novo sistema que poderá ser ligado com equipamentos como o iPhone e outros tocadores de música. O que animou o estudante foram os testes realizados com um equipamento piloto. "Percebemos que os estudantes aprendiam antes as músicas treinadas com a luva do que as que estudavam pelo método tradicional", diz. Para aperfeiçoar o equipamento, Huang quer incluir luzes no teclado sincronizadas com as vibrações nos dedos, para dar um sinal visual ao novos pianistas.

    De acordo com o estudante, o equipamento não vai acabar com a tradicional profissão de professor de piano, mas sim ajudar as pessoas a ganhar tempo na vida moderna. "Com essa luva é possível aprender a tocar enquanto você está trabalhando ou então no transporte público", afirma.


    Fontes:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI26492-15224,00-LUVA+ ENSINA+A+TOCAR+PIANO.html


    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/11022009-21.shl





    Pessoalmente NAO acho que essa luva consiga conquistar o mundo, nao vai passar de mais um "brinquedinho musical".

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Muito nerd !!!

    Thyagw
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Thyagw
    · votar


    pequenos sinais de vibração
    As mulheres vão usar essa luva pra outra coisa...

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    pequenos sinais de vibração
    As mulheres vão usar essa luva pra outra coisa...

    (2)
    koisa de BIXA !!!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    kkkkk... que coiza bizarra!

    Sério mesmo que ficar vibrando o dedo que tem que apertar a tecla ajuda a ponto de poder praticar no ônibus, sem piano? Fala sério... O XP80 61 pareceu mais verídico que isso. :)

    Henrique Leal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    "brinquedinho musical". (2)

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    se a mania pega, daqui a pouco inventam luvas pra ensinar lavar, passar, fazer café, lutar de espada, jogar tenis, sei la mais o que etc

    Faop
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    sei la mais o que etc
    Isso abriu a mente de várias pessoas, inclusive a minha...
    Mas isso num pega não, num tem graça, a graça ta no desafio de aprende algo, e não ja vir fácil na mão, literalmente.

    AGCC
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Leandro Barbosa
    Pode até vir a ser popular, mas não dará nenhum mérito a quem a usa.

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    acho que essas luvas vao ser tao respeitadas quanto akele teclado Casio Sandy & Junior com luzes indicadoras das notas pra tocar.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: A. Cordeiro
    · votar


    Acho que alguns aqui vão me apedrejar hehe, mas se esse "brinquedinho musical" funcionar bem, com êxito, é uma boa sim. As coisas estão evoluindo, a tecnologia está sendo aplicada em praticamente tudo na vida pra ajudar o ser humano a fazer cada vez menos esforço e conseguir um sucesso igual ou maior. Vivenciamos isso até nos nossos próprios teclados, como sampler (forma de se ter "o timbre do teclado se quiser" sem ao menos ter a necessidade de comprar o mesmo), os arpejadores (dispensando uma exigência técnica nas mãos para executar tal frase), VST's (possuir um Steinway sem ao menos comprar e vivenciar em um original), e assim vai, ou seja, já estamos acostumados com facilidades e as vezes nem nos damos conta disso.

    Daí eu vejo que essa luva, fazendo jus pra o que foi feita, será uma ótima pra quem não tem muito tempo de estudar música/peças, mas tem uma enorme vontade de poder tocar suas músicas caseiras bem aplicadas e Bach, Mozart, entre outros. Mesmo pq essa novidade não vai passar de pura ajuda à apreensão de técnica e coordenação motora, pois a real inspiração pra uma composição belíssima e o talento necessário para ser um verdadeiro compositor, sempre vai estar nessa "máquina" chamada cérebro. Admito que será uma puta sacanagem para os pianistas que lutaram tanto pra adquirir, mas pq tenho a impressão que não influenciará tanto pra os músicos seculares de rua, estrada, bandas, de estúdios, de cantores, e etc?? Daí se vê que pra estes, uma belíssima criação se sobrepôe à técnicas e coordenação, claro, não generalizado pra os pianistas natos, sei que os melhores, que por sinal tb compôem, isso não atingirá. Por isso, acho que tudo que vier a ajudar a nós mortais, será bem vindo.

    Mas por precaução, pergunto: de quem será a primeira pedra?? hehe Abraços...

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    na materia fala de integração com iPods, mp3 players e afins...nao levo mta fé, porém se a coisa começar a se integrar com interfaces MIDI, quem sabe alavanque e dê certo!


    ps.: pensando aqui...nos casos de defeitos, ao invés de vibrações o usuário tomar uns choques elétricos, seria engraçado rs rs

    Teclgait
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Quero uma luva dessas

    CheshireCat
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Haja preguiça.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    A. Cordeiro
    É, realmente parece ser uma ferramenta útil pra ajudar no aprendizado, tal qual aqueles teclados que acendem luzinhas nas teclas (eu mesmo devo bastante coisa a um desses rsrs..), mas não creio que chegue ao ponto de tornar dispensável um piano (ou teclado) de verdade como dá a entender no texto ("Com essa luva é possível aprender a tocar enquanto você está trabalhando ou então no transporte público").

    Vale lembrar que toda ferramenta pode ser bem usada ou mal usada, e isso é responsabilidade de quem a usa...

    Leandro Barbosa
    ps.: pensando aqui...nos casos de defeitos, ao invés de vibrações o usuário tomar uns choques elétricos, seria engraçado rs rs
    kkkkkkkk...
    Aí, sim seria infalível! :D

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    mas não creio que chegue ao ponto de tornar dispensável um piano (ou teclado) de verdade como dá a entender no texto

    Ah é verdade...vejo essa criação mais como um auxílio ao estudo do que uma ferramenta que por si só faz todo o serviço que é feito no piano. Nada dispensará a velha e infalível forma de se sentar no banquinho e passar um bom tempo num estudo diário. É como se fosse (por favor me ajudem pois não sei o nome..) aqueles "panos" ou "almofadinhas" quadradas ou circulares que bateristas usam para estudar coordenação e ruffes (será isso?), muitas se seguram na perna, substituindo o caixa, podendo ser treinada em qq ambiente. Entenderam?? hehe
    Mas fico imaginando uma luva dessas sendo usada no transporte público. Eu não sei se tinha coragem de usar um troço desses lá não...ô bixinho pra chamar a atenção...hehehe

    ps.: pensando aqui...nos casos de defeitos, ao invés de vibrações o usuário tomar uns choques elétricos, seria engraçado rs rs

    E a indenização seria bem mais interessante...rsrsrsrs

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    A. Cordeiro
    queles "panos" ou "almofadinhas" quadradas ou circulares que bateristas usam para estudar
    Eu acho que o nome daquilo é "pad", mas vou verificar...

    Mas fico imaginando uma luva dessas sendo usada no transporte público. Eu não sei se tinha coragem de usar um troço desses lá não...ô bixinho pra chamar a atenção...hehehe
    hahaha... imagina a cena: vc senta num banco do ônibus, coloca os fones, as luvas, liga o aparelho e começa a dedilhar sobre as pernas ou no ar... Quero ver quando fizerem uma pra praticar bateria! XD

    LucyNerios
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    "brinquedinho musical"....

    Se contar que o preço deve ser um pouco salgado ....

    A. Cordeiro
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    hahaha... imagina a cena: vc senta num banco do ônibus, coloca os fones, as luvas, liga o aparelho e começa a dedilhar sobre as pernas ou no ar...

    Asuahshashaua....esqueceu do pequeno detalhe de horário de pico, um ônibus lotado....

    Pedrão kurzweil
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    XP80 61 foi o melhor uAShUSAhUHASuHASuHAsuAhsuahuahsushuHsuhsuHsuhasuahSuAshuHAS

    JeanCarlo
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Eu fico Imaginando eu com uma luva dessas, aí vem um pivete no Busão e rouba. Na semana seguinte, Aparece na TV o Pivete Prodígio que aprendeu quatro peças de Chopin Sozinho! :P

    JeanCarlo
    Veterano
    # out/09
    · votar


    tecladoprofusao
    Eu aprendi a tocar o Fur Elise no Teclado Sandy e Junior!

    http://www.youtube.com/watch?v=m0Ykvyy-Px4

    lgr2k9
    Veterano
    # out/09
    · votar


    vai aprender sozinho!!!!

    lgr2k
    Veterano
    # out/09
    · votar


    vai aprender sozinho!!!!

    mudei de perfil!!!!!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # out/09
    · votar


    mudou o perfil pra que? Pra mentir sobre a sua idade?

    lgr2k
    20 anos, Brasil
    Cadastrado em 24/10/2009
    Mensagens: 6 · Tópicos: 0

    lgr2k9
    15 anos, Brasil
    Cadastrado em 23/10/2009
    Mensagens: 50 · Tópicos: 1

    Apesar de não constar nas regras, ter mais de um perfil (usuário) se caracteriza como multi é uma prática desencorajada pelos moderadores do fórum. Aliás, porque não há uma regra contra multis?

    De qualquer forma, não vai ser a mudança de perfil que vai livrar tua cara. Tu tá mais sujo aqui do que pau de galinheiro.

    Não é a criação de outro "user" que vai limpar seu nome. Só a mudança de comportamento mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luva que "ensina" a tocar teclado/piano! Será?