Tecnicas de Como Usar Melhor um Pedal de Sutain

    Autor Mensagem
    Viniteclas
    Veterano
    # jan/09


    Pessoal, deixem aqui,,alguns metodos de melhoramentos pra usar um pedal de Sustain

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Alguns pedais possuem "meio-sustain", como os Roland, por exemplo. Para isso é só não pisar totalmente no pedal. Mas isso também depende se o instrumento possui suporte a esse recurso.

    Viniteclas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    HUm,,blz,,,mas apertando o pisando totalmente no pedal oq acontesse?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Viniteclas
    Se pisar parcialmente, o piano pode fazer "meio-sustain", como se faz com pianos acústicos, mas para isso o piano tem que ter suporte a essa função. Se pisar totalmente, faz todo o sustain, normal.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mas para isso o piano tem que ter suporte a essa função

    Você quis dizer teclado?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    .:Anonimato:.
    Quis dizer piano no sentido de "piano digital".

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    mano_a_mano

    Ah certo, como as Clavinovas né?

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    .:Anonimato:.
    Exatamente.

    Teclgait
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Gostava de saber melhor o efeitos dos pedais em si
    Gostava de adequerir pedais para melhorar minha perfomance ,pelo que me disseram o srtings e o pedal para quem usa piano para aguentar o som.
    Sei tambem do pedal do volume
    Quais outros que de para tiram maior partido e aproveitar mais ? e suas utelizaçoes

    Henrique Leal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Olha.. pra mim sustain é o básico mesmo, não tem muito de "técnica".

    Se estivermos falando de cifras, por exemplo: uma "pedalada" (hehe) pra cada acorde, ou, se for muito extenso o período com o mesmo acorde, uma pedalada a cada compasso, ou a cada meio compasso depedendo do arranjo feito.

    O básico é equilíbrio para não deixar embolar o som, mas também não deixar o som morrer.

    Também usar o pedal para longos arpejos (é assim que escreve? vira e mexe sempre esqueço!!!) no teclado, para manter o desde primeiro som e casar até a última tecla.

    bem.. eu uso assim...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Gostava de saber melhor o efeitos dos pedais em si
    Gostava de adequerir pedais para melhorar minha perfomance ,pelo que me disseram o srtings e o pedal para quem usa piano para aguentar o som.
    Sei tambem do pedal do volume
    Quais outros que de para tiram maior partido e aproveitar mais ? e suas utelizaçoes


    Pedais de teclados não tem efeitos. As funções estão "dentro" do teclado.

    No piano existem os pedais Una Corda, Sostenuto e Sustain (pedal direito).

    Pra teclado existem algumas opções de pedais DE EFEITO. Inclusive um kit da Behringer com 3 pedais, q não lembro o nome. Tem também a pedaleira simuladora de Leslie (Rotary Speaker) da BOSS, a RT-20.

    Alguém sabe dizer se existe whah-whah específico pra teclado? Ou basta pegar um Whah de guitarra e ligar na saida de linha do teclado?

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    kara acho ki se vc ligar um pedal de wah wah de guita no teclas funciona sim soh nao garanto se vai fica igual pra uma guita mais eu acho ki funciona =]

    Viniteclas
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    igual,pode ter certeza q num fika naum,..mas se o telcado guentar e o pedal for bom, da pra fazer uma zoadinha!xD

    Henrique Leal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tem outro tópico recente falando sobre o wahwah, mas não sei se chegaram a uma conclusão..

    mas lembro que cheguei a comentar que um distortion funcionou legal.... e agora que me lembro há algum tempo lembro que liguei um overdrive nele tbm... os dois ficaram massa!! bem mais real que os sons simulados do teclado

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    No meu caso, uso o pedal basicamente como disse o Henrique Leal, mas o que eu queria mesmo é chegar no nível em que tocar sem pedal não fosse mais um suplício gigantesco,ou seja, controlar a duração das notas na mão mesmo...Já vi muita gente tocando sem pedal e nem notei a diferença aou ouvir.

    Henrique Leal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    se vocÊ quer dizer ser "viciado em pedal de sustain"... então estamos no mesmo barco mesmo...

    Viniteclas
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    EU,,tbm to nesse barco,,eu simplismente num consigo tirar um som bom,sem usar um sustain,sem pedal,ou sem o proprio efeito do teclado!!!

    Danborn
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Certa vez comprei aqui na Rua da carioca, um Roland. O vendedor falou que era o melhor, decidi abrir por curiosidade, para minha decepção, encontrei apenas uma chaave tipo liga desliga como aqueles boto~es de campainha com aquela molinha no fundo. Devolvi o pedal e montei o meu.....

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Henrique Leal

    Exatamente hehehehe

    Usando sons de Pianos até que sou meio equilibrado, agora EPs exagero mesmo, até por gosto e falta de técnica melhor.

    String e orgão, não sei usar hehehe (se é que dar pra usar)

    Diego MG
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Também queria aprender a usar o pedal melhor!

    Henrique Leal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    String e orgão, não sei usar hehehe (se é que dar pra usar)

    Con Strings uso para ligar melhor acordes "distantes"... seguro o pedal do arcorde, e solto exatamente ao colocar a mão no próximo, isso evita o vazio entre a troca de acordes (mesmo que seja muito porca coisa)..

    Com órgão creio que deva ser igual, mas eu não gosto muito do timbre... aliá.. acho que nem é que não gosto, é que não sei "onde" usar, onde encaixa melhor...

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: .:Anonimato:.
    · votar


    Com órgão creio que deva ser igual, mas eu não gosto muito do timbre... aliá.. acho que nem é que não gosto, é que não sei "onde" usar, onde encaixa melhor...

    Tenho a mesma deficiência. Queria aprender a usa corretamente os timbres de órgão...

    victorio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Em timbre de órgão não se usa pedal. Um orgão de verdade nem tem sustain, só tem o pedal de volume e os pedais de baixo (que servem pra tocar as notas mais graves).

    Em Strings teoricamente não precisa usar também, porque em geral, pra que as Strings pareçam cordas de verdade, não é legal dar pulos muito grandes, mas sim tentar encadear os acordes de forma que se trabalhe mais ou menos na mesma região do teclado.

    Em metais, flautas, leads, guitarras também não precisa.

    Pedal de sustain é mais pra piano mesmo (e elétrico também).

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    victorio

    Bom, já é um passo ... Não uso mesmo. hehehe

    Henrique Leal

    Cara adoro órgão, tem algumas músicas que chegam a gritar: use um hammonddddddd por favor!!! hehehehe

    E ele é o maior motivo de gostar de tocar com outro tecladista. "Deixa que eu faço o órgão."

    victorio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    E ele é o maior motivo de gostar de tocar com outro tecladista. "Deixa que eu faço o órgão."

    Na maioria das vezes eu faço o órgão sem precisar de outro tecladista... :-P

    Mas se tiver violão ou guitarra. E se tiver alguma parte que seja essencial um piano, eu troco de som e depois volto pro órgão...

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    victorio

    Na maioria das vezes eu faço o órgão sem precisar de outro tecladista... :-P

    É acaba sendo assim:-)

    mas que é bom poder se dedicar ao som de orgão sem perder a cama, é legal ajustar os knobs e os sliders pra modificar o som em tempo real. Pra se concentrar nesses detalhes, eu acho legal ter outra pessoa pra se preocupar com o piano, piano elétrico e etc.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Galera, talvez vocês possam sanar 1 dúvida minha.

    Eu já tentei acompanhar algumas musicas simples (tradicionais cristãs, por exemplo) com órgão e não gostei nada do resultado. Quando uso as duas mãos fica um som extremamente pesado, e se uso só a direita fica um tanto "gritante", agudo. Por isso nem cheguei mais perto deles.

    Foi então que observando as demos do meu PSR-1500 ouvi o órgão sendo muito bem usado para solos e vi que encaixava legal, porém, continuo sem saber como usá-los na harmonia.

    E olha que o meu teclado tem duas categorias de som de órgão: Organs e Organ Flutes. Não sei a diferença prática entre eles, apenas sonoramente um é mais suave que o outro.

    Podem me ajudar, por favor?

    Henrique Leal
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Henrique Leal
    · votar


    Em metais, flautas, leads, guitarras também não precisa.


    Isso concordo... se você não incluiu violão quando disse "guitarras"... pois com som de violão acho legal fazer arpejos usando o pedal... mas claro, com bom gosto e sem "atolar" de notas...


    Em Strings teoricamente não precisa usar também, porque em geral, pra que as Strings pareçam cordas de verdade, não é legal dar pulos muito grandes, mas sim tentar encadear os acordes de forma que se trabalhe mais ou menos na mesma região do teclado.

    Nesse caso, seu teclado deve ter também um bom Reverb, e um delay legal, senão mesmo com acordes da mesma área pode ficar um vazio.. como disse, muito curto... mas bem.. no fim, pode ser falta de técnica na troca dos acordes também...

    bem.. e quanto aos pulos, é só lembrar que um orquestra tem 2 grupos de violinos, logo, ainda é possível simular cordas de verdade, claro que aí já saímos do pad básico.. mas é uma alternativa...

    Carlos_Souza_Jr

    Sim.. andei pensando e vendo uns vídeos e realmente, se bem tocado, os hammonds são muito legais... mas por enquanto, pra mim, só assistir mesmo.. acho que tem que ter um estudo legal e escutar coisas do gênero para conseguir fazer um hammond digno!

    tem um video que vi em algum lugar aqui do FCC que tem 2 tecladistas, um com hammond e outro com solos de lead... muito bom... se eu lembrar ou achar o vídeo posto passo o link

    ah.. e tem uns vídeos do Korgman com a banda, acho que Mustang 69, muito massa.. com ele usando orgãos ,num Triton acho

    .:Anonimato:.

    Se voce estiver falando daqueles orgãos de tubo (orgão de igreja; pipe organ), esse até que consigo quebrar um galho...

    Pra tocar faço acordes na mesma região movendo pouco a mao, ahh.. e sem usar pedal , na oitava do dó central **3ª oitava, isso na mao direita. Mão esquerda faço o baixo, com tonica e oitava. na **1ª e **2ª oitava.

    Quando der pra encaixar, faço a transição de um acorde para o outro também.

    Acho que fica uma execução, ao menos satisfatória.

    **falando de um teclado de 5 oitavas.

    WKBorges
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pessoal, tenho uma duvida ....
    Estou pesquisando, com respeito ao uso do pedal direito (sustain) no piano, e pelo que entendi, em ligaduras (legatto) com notas diferentes eu posso fazer o uso do pedal. Certo!?
    Mas, se a pauta de cima (Sol) tem uma ligadura em dois compassos, e na pauta de baixo (Fá) tenho notas diferentes, ou até mesmo acompanhamento com acordes diferentes. Mantendo pressionado o pedal durante as notas ligadas na pauta de cima (Sol), não ficariam embolados os acordes que estão na pauta abaixo (Fá)?

    Grato!!!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecnicas de Como Usar Melhor um Pedal de Sutain