Quem aqui faz faculdade?

Autor Mensagem
EdTwistaZ
Veterano
# jan/09


Ae pessoal tem um tópico sobre isso mas é de 2003....
Gostaria de saber aqui quem cursa ou já cursou alguma faculdade de música e comentasse sobre a experiência. Eu faço Licenciatura em Educação Musical na UNESP e gostaria de saber o que vocês acham do curso de vocês e das faculdades de música de modo geral.

synth_master
Veterano
# jan/09
· votar


EdTwistaZ
Interessante... qual o objetivo do seu curso? Formar professor de música, usar ela aliada à pedagogia? O que exatamente?

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/09
· votar


o Mino faz.

EdTwistaZ
Veterano
# jan/09
· votar


O objetivo desse curso é justamente formar professores de música. É um curso que mistura música com pedagogia, e prepara os professores para lidar com alunos de qualquer faixa etária e em qualquer quantidade. A maioria dos professores de música começa dando aula sem saber nada de como lecionar. Mais do que saber música, você tem que saber transmitir o conhecimento, e isso é bem mais complicado.
Para quem se interessar vou dizer na minha opinião os pontos positivos e negativos de fazer esse curso.

Pontos Positivos
Tem muito mais campo de trabalho em comparação aos que fazem bacharelado em instrumento ou composição e regência

Ter um diploma de nível superior (o que é bom pra qualquer pessoa, e geralmente os músicos não dão muito valor à isso) para prestar concursos públicos de professor.

No caso da unesp, o curso é gratuito

Pontos Negativos

Tem que estudar de manhã e à tarde, dificultanto que você trabalhe durante o dia, podendo dar apenas umas aulas particulares em eventuais janelas na grade horária

Não existe a prática do instrumento. Existem aulas de instrumento complementar, onde você escolhe 1 instrumento por ano para aprender. Mas você não aprende nenhum instrumento a fundo.

As matérias da parte de música são geralmente mais puxadas para uma vertente erudita. Tem algumas matérias que quebram esse padrão, como por exemplo uma matéria chamada "Cultura Popular"

Estágios não-remunerados

expedifer
Veterano
# jan/09
· votar


Isso aqui não deveria estar no OT?

CheshireCat
Veterano
# jan/09
· votar


expedifer
Por que OT? Deveria estar no Música em Geral.

EdTwistaZ
Não faço(de música), mas quero fazer piano na Unicamp.

Bruce Maiden
Veterano
# jan/09
· votar


Eu entrei este ano...

CheshireCat
Veterano
# jan/09
· votar


Bruce Maiden
Faculdade de quê?

Bruce Maiden
Veterano
# jan/09
· votar


CheshireCat
Música Licenciatura

Artref
Veterano
# jan/09
· votar


Eu estou prestando, vamos ver se dá pra entrar. (Unicamp)

Bruce Maiden
Veterano
# jan/09
· votar


Artref
Unicamp é complicado hein
Que instrumento vc pegou?

Artref
Veterano
# jan/09 · Editado por: Artref
· votar


Piano. Agora é só esperar o resultado, hehehe.

Realmente as provas de aptidão não eram pra qualquer um não, viu.

Bruce Maiden
Veterano
# jan/09
· votar


Hehe eu pesquisei sobre as provas da Unicamp e vi que são fodas mesmo.

CheshireCat
Veterano
# jan/09
· votar


Artref
Olha só! Espero que você passe!! \o/

Henrique Leal
Veterano
# jan/09
· votar


Artref

dá um resumo mais ou menos de como foi a prova de aptidão, o que teve que tocar ou o que tinha que saber;

Artref
Veterano
# jan/09
· votar


Henrique Leal

Tem 4 provas: instrumento, percepção escrita, estruturação e percepção oral.

Instrumento: É a primeira prova de aptidão, depois da 1ª e 2ª fase do vestibular, e é eliminatória. Foi mal, se ferrou, já era e tá fora do vestibular, mesmo que tenha ido muito bem na 1ª e 2ª fase. (sem falar no tempo perdido). No caso de piano erudito, você toca as obras pré-selecionadas pela banca:

"Um Prelúdio e Fuga de J. S. Bach.
Uma Sonata de autor clássico ou romântico.
Uma obra contemporânea, de preferência de autor brasileiro.
A banca poderá ainda solicitar exercícios técnicos e uma leitura à primeira vista."

Se for piano popular ou licenciatura, você pode escolher a peça. A complexidade da obra e a execução influem. Eles também avaliam, independente da modalidade, coisas subjetivas, como interpretação, feeling, etc. Nessa prova de instrumento muita gente roda. Segundo o coordenador, é 50/50, mais ou menos.

percepção escrita e estruturação: São duas provas em uma, feita no segundo dia, se você passar no primeiro. 4 horas de prova, com questões teóricas e questões pra usar seu ouvido. É bem complexa e sinceramente achei bem foda. Iniciante não consegue fazer nenhuma questão eu acho...na parte de estruturação, dão acordes pra você nomear, intervalos, um pouco de teoria, enfim. A parte de percepção já complica um pouco, eles colocam um CD e a prova é baseada no CD, com tempo determinado pra cada respostas e eles não voltam o CD em hipótese alguma. Tocam uns intervalos e você tem que dizer o que é, tocam acordes e você precisa dizer se é diminuto, aumentado, menor, etc. Há também partituras impresas, aí eles tocam e você vê se tem alguma nota errada na partitura, ou divisão. Alguns exercícios cobravam ritmica (tocavam um ritmo e você tinha que escrever), etc. E tudo é cronometrado, com pouco tempo. Você não pode entonar notas na provas pra ajudar, tipo fazer "hmm, humm.." com a boca, já era, toma ferrada, e se insistir, sai da sala. Enfim, é uma prova bem complexa...o cara que não tiver um ouvido pelo menos razoável e uma boa base teórica não faz nada. Tem também reconhecimento de obras, de timbres e etc, não lembro de tudo. Acho que a prova sai no site da comvest (www.comvest.unicamp.br) logo logo.

percepção oral Essa pra mim foi a pior. Dão partituras e você tem que ler de primeira vista, solfejando e cantando as notas na altura correta. A mulher só dá a primeira nota pra te dar referência e depois você tem que sair cantando. Bem foda...ainda mais pra quem não canta bosta nenhuma, como eu, hahahahaha.

Tudo isso e ainda tem que saber física, matemática, geografia, etc...hahahaha. E tem que saber bem, pois tudo conta na nota. Não adianta um cara ser um gênio da música - se ele não manjar nada das matérias do ensino médio, não entra. Mesma coisa o contrário: um puta nerd que não toca nada bomba no primeiro dia, no instrumento.

É mais ou menos isso, mas o pior não é nada disso: é o nervoso que você fica. Minhas pernas tremiam e eu mal conseguia pisar no sustain na prova de instrumento. A galera no corredor exala tensão, acho que isso é que é o pior...rs

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/09
· votar


Eu faço Engenharia de Telecomunicações

heuaheuah
nada a ver com música :D

ThyagoAmaral
Veterano
# jan/09
· votar


Me formei mês passado em Arquitetura e Urbanismo...

heuaheuah
nada a ver com música :D
=]

Diego MG
Veterano
# jan/09
· votar


Artref
Nossa realmente deve ser assustador!
ler partitura de primeira e sair tocando assim eu ja estaria eliminado hehehe!
boa sorte e mande notícias!

Victorkeyboard
Veterano
# jan/09
· votar


Artref

O dia em que eu souber tudo isso que eles pedem pra entrar na faculdade eu abro uma escola de musica

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


eu...

Artref
Veterano
# jan/09
· votar


O dia em que eu souber tudo isso que eles pedem pra entrar na faculdade eu abro uma escola de musica

Pois é, o cara tem que manjar muuuito de teoria e ter um ouvido absoluto pra gabaritar as provas. Se bobear, nem professor gabarita.

No dia, quando eu cheguei em casa e fui contar pro meu pai como foi a prova, ele perguntou: "Porra, é prova pra entrar na faculdade ou pra sair formado?" hahahahaha.

yurikat
Veterano
# jan/09
· votar


Artref

"Porra, é prova pra entrar na faculdade ou pra sair formado?"

huahuahuahua foi exatamente oque pensei!!!!

É realmente muito complicado manjar muito de teoria, ter ouvido absoluto e relativo, conhecer muito das matérias comuns (fisica, matematica...) e ainda controlar o nervosismo na hora dos testes...

Bom... espero que de tudo certo para vc cara, vai ser um grande feito e uma realização na sua vida...

Falou

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Tecnologia de Sistemas para Internet

heuaheuah
nada a ver com música :D =]


Minha irmã prestou vestibular para música este ano. É licenciatura, com habilitação em voz e instrumento, no caso dela, o Violão.

Eu pretendo entrar neste ano num conservatório, ou voltar pra orquestra de Câmara, onde além de apresentações, temos aulas :D

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


"Porra, é prova pra entrar na faculdade ou pra sair formado?"
Imagina quando ele vir o que deve-se fazer pra sair formado então. =P

ThyagoAmaral
Veterano
# jan/09
· votar


Estranho... certas coisas se aprende na faculdade... e não antes de entrar nela... seria cobrar de um vestibulando de engenharia civil que ele entrasse na faculdade já sabendo dimensionamento de estrutura... ou um médico já devia saber abrir gente...

Sei lá... se a pessoa vai pra faculdade é pra aprender... e não entrar com 50% dos conhecimentos já...

"Porra, é prova pra entrar na faculdade ou pra sair formado?" (3)

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Eu não acho a prova difícil. Ao menos, peguei as provas aqui dos anos anteriores e achei elas muito fáceis, pelo menos a parte teórica delas.

Quanto a prova de execução de instrumento, basta saber tocar com partituras, inclusive leitura e execução à primeira vista.

Isso ao menos na UFPB.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jan/09
· votar


ThyagoAmaral


Estranho... certas coisas se aprende na faculdade... e não antes de entrar nela... seria cobrar de um vestibulando de engenharia civil que ele entrasse na faculdade já sabendo dimensionamento de estrutura... ou um médico já devia saber abrir gente...

Sei lá... se a pessoa vai pra faculdade é pra aprender... e não entrar com 50% dos conhecimentos já...

"Porra, é prova pra entrar na faculdade ou pra sair formado?" (3)


Tem razão... Acho que é pq no campo da arte vale tudo, e sabem que quem quer mesmo vai ralar pra chegar junto...ou então, talvez a culpa não esteja exatamente no nível na prova, e sim na ausência da música na grade curricular do ensino fundamental e médio. Já que pra faculdade de engenharia civil nãoé ncessário dimensionar estruturas, mas deve se ter conhecimentos de , leis de newton, momento,equilíbrio estático, e essas coisas estranhas que todo mundo viu no ensino médio(mal mas viu...) pra eng. elétrica é a mesma coisa...todo mundo já chega lá tendo um contato em primeiro grau com os mal-fadados elétrons

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


Estranho... certas coisas se aprende na faculdade... e não antes de entrar nela... seria cobrar de um vestibulando de engenharia civil que ele entrasse na faculdade já sabendo dimensionamento de estrutura... ou um médico já devia saber abrir gente...

Na verdade não. Traçando uma analogia correta, seria o cara entrar na faculdade de engenharia sem saber resolver equações. Ou alguém entrar pra medicina zerando a prova de biologia.

A faculdade de música, principalmente o bacharelado, não serve pra ensinar ninguém a tocar - mas sim pra formar pessoas com total proficiência na execução do instrumento e no ouvido também. Se fosse pra entrar qualquer um, sem nenhum nível musical antes, o curso duraria mais de 8 anos. Em 4 anos, é impossível ensinar a alguém "sem nível" o conteúdo básico do curso.

Gabriel Cervi
Veterano
# jan/09
· votar


Artref
Como você se preparou pra prestar esse vestibular?
Estudou por conta? Fez cursinho?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem aqui faz faculdade?