Aulas de Teclado ou Piano

    Autor Mensagem
    Bedin
    Veterano
    # jan/09


    Bom dia pessoal, espero que esteja tudo bem com todos vocês!

    Toco à alguns anos, e neste momento sou líder de uma banda. Nunca estudei música em uma escola, pois como sou autodidata, sempre busco materiais na internet e com eles tento ampliar meu conhecimento.

    Sempre lendo vários fóruns de música, vejo que o maior conselho para quem quer estudar, é ter um professor. Como meu sonho era estudar e me formar em alguma escola, decidi entrar na Casa da Cultura em Joinville, e definitivamente iniciar os estudos aprofundados.

    Minha dúvida: Qual a diferença entre aulas de teclado e Piano?
    Qual seria o mais vantajoso, diante da minha atividade atualmente?

    Conto com a ajuda dos músicos com mais experiência!

    Obrigado pela atenção.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bedin
    Geralmente eles entendem "teclado" como arranjador, tocar sozinho com o acompanhamento do teclado. Nesse caso é mais jogo fazer piano.
    Mas troca uma idéia com o professor, pergunta se tem algum curso focado em um instrumento, tipo Hammond, sintetizador ou Rhodes.

    Bedin
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Algumas informações sobre o curso: existem três níveis, básico, médio e avançado. O Aluno tem no máximo 3 anos e no mínimo 1 ano para se formar em cada nível.

    Artref
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu acho que o estudo de piano sempre ajuda, seja popular ou erudito. Na minha opinião você deveria estudar piano.

    LéoTecla
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tecladoprofusao
    Geralmente eles entendem "teclado" como arranjador, tocar sozinho com o acompanhamento do teclado. Nesse caso é mais jogo fazer piano.

    Também vejo assim, respondendo resumidacmente o teclado e arranjador e acompanhador, e o piano é técnica e mais técnicas.

    Estude Piano e se for tocar em um Teclado estude o que você pode fazer com seus instrumento o que ele é capaz, quais suas combinações. Mas dê preferencia ao estudo do Piano.

    Leia muito sobre música, estilos, épocas, a ocidental , a oriental, os compositores. O estudo do Piano, quer dizer, um bom estudo de Piano traz tudo isso na bagagem.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bedin

    Diferente de nossos colegas, eu entendo, que aulas de teclado normalmente são aquelas voltadas pro aprendizado do teclado(dãaaa), dando ênfase a acompanhamento (ñ me refiro a ritmos do teclado), execução de músicas contemporâneas, uso dos diversos timbres de um teclado, harmonia funcional e essas coisas. E alêm disso, a aulas de teclado costumam variar e muito com o gosto do professor, e o estilo musical que ele prefere. Normalmente, a técnica desenvolvidas nas aulas de teclados depende do estilo musical.

    Já o piano é mais metódico, ou seja, existe um conjunto de estudos e músicas que praticamente todo pianista já tocou. Além da técnica ser priorizada nos estudos.

    Concordo com o LéoTecla que:

    um bom estudo de Piano traz tudo isso na bagagem.

    O problema é que se até chegar a esse nível, vc já terá andado bastante, e talvez não seja esse o seu foco. As aulas de teclado acabam por fornecer atalhos para se atingir seus objetivos de maneira precisa e eficiente. obs.: As boas aulas de teclado é claro

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bedin

    Esqueci...

    Se tiver tempo para estudo:

    Piano na cabeça.

    Se não, sugeriria teclados mesmo.

    macaco veio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Geralmente eles entendem "teclado" como arranjador, tocar sozinho com o acompanhamento do teclado. Nesse caso é mais jogo fazer piano.
    nao penso dessa forma, eu aprendi um pouco de piano classico na infancia, mas na juventude passei a tocar guitarra, quando fui tocar teclado numa banda (orgao saema) eu nao adptava a mao esquerda , por sorte fui substituir um tecladista muito bom que me ensinou a tecnica das inversoes de acordes e dissonancias em espaco reduzido (que nao se aprende em aulas de piano).

    Bedin
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Poxa pessoal!!!

    Obrigado mesmo pelas dicas... como eu vou me inscrever somente em Fevereiro, até lá vou continuar lendo os tópicos sobre o assunto.

    Abraço à todos e muito obrigado pela atenção!

    patti
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pegando carona aqui, eu comprei um teclado e estou começando os estudos...meu professor de canto sugeriu que eu fizesse piano ao invés de teclado e sugeriu um livro chamado Meu piano é divertido. Daí fiquei pensando, será que fazendo aulas de piano serve para o teclado? É vantagem? Pretendo tocar piano futuramente mas por enquanto gostaria de ficar só no teclado.

    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    macaco veio

    Não estou certo, mas piano popular não ensina estas coisas??

    me corrijam se estiver errado!

    macaco veio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    realmente depende tambem do estilo de musica em que o estudo esta concentrado, geralmente os metodos de piano comecam com pequenos estudos baseados no estudos classicos e com exercicios geralmente voltados para a independecias das maos logo do inicio. Ja no estudo de teclado a tendencia eh o conhecimento dos acordes desde o inicio com as inversoes na mao esquerda (que eh importante pois o numero de teclas eh geralmente menor para se trabalhar), nada de clave de Fa (so cifras), perde se no estudo de independencia mas ganha tempo avancando mais no estudo da harmonia. na mao direita solo e clave de sol que eh igual nos dois instrumentos.
    claro que tudo depende do professor, metodo empregado, gosto musical, estilo e varios fatores juntos. eu por exemplo me considero multitecladista pois ja toquei em banda com 4 teclados na estante, acho que sou melhor organista que pianista, mas ainda toco os meus classicos estilizados de vez em quando, betovem e mozart se reviram no caixao mas sai.

    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    betovem e mozart se reviram no caixao mas sai.

    curti a musiquinha:


    Bia on the wing
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Qual a diferença entre aulas de teclado e Piano?
    Pelo menos na escola onde eu faço aula, é mais ou menos assim: Nas aulas de teclado, vc aprende a tocar arranjadores, fazendo a melodia com a mão direita e acordes com a esquerda, usando os ritmos e tal. Nas aulas de piano, logo no começo vc ja treina a coordenação com as duas mãos, ja q nesse instrumento a esquerda não toca apenas acordes. Nas aulas de piano vc demora mais pra aprender harmonia, mas depois q aprende vc consegue tocar os dois instrumentos (teclado e piano), o q é mais difícil se vc só tiver feito aulas de teclado, pois elas não te dão a coordenação q o piano precisa.
    Eu tive a mesma dúvida q vc quando eu resolvi aprender um instrumento. Acabei optando pelo piano e não me arrependo ( esse ano eu finalmente encerro o curso, após 9 anos), pois toco teclado numa banda de rock e nunca tive problemas com harmonia.

    inez
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    caro Bedin
    No curso de teclado não há tanta necessidade da clave de fá na mão esquerda.
    No TECLADO você faz CIFRAS - (C>G>F>etc.) que constitui em tocar simultâneamente 3 notas ou quatros para fazer estes acordes ou cifras.
    Ligando o rítmo e colocando a CIFRA na mão esquerda o rítmo soa maravilhosamente - daí sim, na mão direira você sola como piano - tocando as notas na clave de Sol.
    ex:- C= sol-do-mi
    G= sol-si-re
    G7=sol-si-re-fa
    F= la-do-fá
    Posição de teclado não precisando ser na fundamental.
    Espero que vc. consiga entender a facilidade do teclado.
    Se tiver alguma dúvida envie e-mail para professora Inez -
    mimchiarioni@gmail.com

    cmarcondes
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Teclado é mais iniciante como alguns disseram já, é um estudo limitado de formação de acordes, inversão de acordes, acompanhamento, um estudo com teclado arranjador e futuramente pode-se pular para um sintetizador, somente para aprofundar em conhecimento de timbres, etc. Já o piano tanto popular quanto erudito a técnica é muito mais "forçada"...o que se faz na mão esquerda em um piano NUNCA se faz com o estudo somentte de teclado...você aprende a independência total das mãos fora os acordes que são monstros..uma infinidade e ainda é um estudo padrão por módulos e praticamente as mesmas peças tocáveis para todos alunos. Teclado é meio "jogado" do tipo...quero tocar forró ou rock...pega esse acompanhamento e toca essas cifras aê.
    abraço.

    Billa
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Existe algum curso online de Piano ou Teclado que ensine música popular?
    Até agora só encontrei cursos que ensinam músicas religiosas, nada contra, o problema é que não sou do ramo, não conheço as músicas o que torna super difícil o aprendizado.

    Se alguem conhece algum poste o endereço aqui, desde já agradeço.

    Thiago V. Colares
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Thiago V. Colares
    · votar


    Billa

    Veja esse tópico ;)

    Algumas dicas:

    - Cursos do Turi Collura (http://www.turicollura.com/)
    - Music Dot (https://www.musicdot.com.br/)
    - AprendaPiano (http://aprendapiano.com/)

    marcos AS
    Membro Novato
    # 03/ago/19 21:16
    · votar


    Esse site tem dicas legais :
    https://querotocarteclado.com.br/como-tocar-teclado/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aulas de Teclado ou Piano