Aquisição de Novo teclado Arranjador, Roland E-60, GW-8 ou Yamaha S900

Autor Mensagem
epereirajle
Veterano
# dez/08


Olá pessoal,

Tenho um PSR3000 e brevemente farei um upgrade. Meu uso é somente por hobbie, em casa.
Apesar de muitos falarem mal da yamaha o PSR3000 atende muito bem em vários quisitos e na minha humilde opinião para minha finalidade possui muito boa qualidade sonora e styles. O S900 seria um bom upgrade pois deriva do Tyros2 e herda deste vários recursos e sons. Quanto a ter o design e teclas não tão profissionais, isto não me importa. O foco é qualidade sonora, styles e recursos.
Já tive um Roland E500 e também fiquei na dúvida sobre os citados acima pois gosto tb de Roland. Alguém vai dizer que os sons da Roland podem ser mais profissionais (derivados do Fantom), mas muitos da Yamaha acústicos e articulations acredito serem superiores. Consigo mais facilmente styles para yamaha.
Enfim, se alguém possui algum destes modelos da Roland e já tocou um yamaha poderia fazer uma equiparação por favor?
Estou procurando em foruns e não acho muito sobre o E-60 e GW-8. Obrigado!

epereirajle
Veterano
# dez/08
· votar


Quis dizer que o HW8 possui sons derivados do fantom, de acordo com a Roland.
Pelo que vi ele não le styles direto de pendrive como yamaha. Já o E-60 creio que sim.

tecladoprofusao
Veterano
# dez/08
· votar


epereirajle
Cara, na minha opinião já que vc tá acostumado com Yamaha, o S900 seria uma boa. Mas Não sei se seria um "senhor upgrade"... Tem o lance do Super Articulation e mais Mega Voices, que deixam o som mais real, mas o "pacote básico" de recursos tem pouca diferença. Eu daria destaque só pra gravação de áudio direto pro pendrive, que seria uma mão na roda pra mim hehe...

Só por curiosidade, que tipo de dedilhado vc usa nos acompanhamentos?

sandmarc
Veterano
# dez/08
· votar


Aproveitando o tópico do amigo... também tenho uma dúvida.

O E-60 e o S900 são mais caros que o GW-8. O que se aproxima, em termos de preço, do GW-8 seria o S700.

Apesar de estar temporariamente parado ( vendi meu E403 ), possuo o mesmo perfil do epereirajle ( hobbista, iniciante no meu caso ) qual seria a melhor opção entre GW-8 e S700?

Grato.

expedifer
Veterano
# dez/08 · Editado por: expedifer
· votar


MAIS UM DEFENSOR DO SUPER PSR-3000

Cara, se acha o PSR 3000 tudo isso, porque trocar por um humilde Roland? Vc acabou HUMILHANDO os Roland ao achar o PSR 3000 superior nos timbres. Cara, falta o que? humilhar os Korg, Kurzweil, etc, perante o super-hiper-mega PSR3000? rsrsrsrsrsrsrs....Nem compare então os E60 e GW8 com esse colossal yamaha, perda de tempo depois do que disse.

(Tava demorando alguém vir aqui louvar o PSR 3000!!!)

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/08
· votar


expedifer
FODA... e nem é Novato...

Arranjador eu só respeito o Tyros3

abararil
Veterano
# dez/08
· votar


epereirajle


Só posso mencionar à respeito do Roland GW-8, pois possuo o mesmo.

Trata-se de um teclado com sons, em sua grande parte, derivados do JUNO-G. Digo porque já testei o JUNO-G e tinha achado maravilhoso, por possuir muitos sons da década de 80, os quais eu procurava à muito tempo. Porém, não podia pegar o JUNO-G pelo preço, qual minha surpresa quando me deparei com o GW-8, possuindo sonoridade similar. Ele deriva sons do FantomX tb, porém não testei o FantomX para fazer comparações. Quanto aos ritmos, estão muito bons, com uma qualidade muito realista, tanto em termos de timbres dos instrumentos, quanto às programações. Existem ritmos internos brasileiros tb, os quais dá para se aproveitar boa parte. Lógico que alguns ritmos nacionais, como os axés, por exemplo, sairam péssimos. Mas isso vc compensa na memória de usuário, onde cabem 100 ritmos de usuário. O GW-7 prometia caber 100 ritmos tb, mas só comportava até 2mb de arquivos (propaganda enganosa), mas o GW-8 realmente cabem 100 ritmos, já fiz o teste e suportou até 9mb de arquivos.

Em resumo, o GW-8 trata-se de um arranjador com sons de sintetizador (FantomX + JUNO-G) com edição limitadíssima. Com ritmos internos excelentes, bem realistas. Eu o considero um excelente "custo X benefício".

Cabe lembrar que não se pode criar (compor) ritmos no próprio GW-8, isto é feito via computador com um software que vem com ele.

Espero ter ajudado um pouco.

johnny_floripa
Veterano
# dez/08
· votar


O pessoal as vezes se passa por aqui... não vi ninguém enaltecendo/rebaixando marcas/modelos de teclados por aqui, só vi gente expressando sua opinião.

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/08
· votar


O pessoal as vezes se passa por aqui... não vi ninguém enaltecendo/rebaixando marcas/modelos de teclados por aqui, só vi gente expressando sua opinião. (2)

sandmarc
Veterano
# dez/08 · Editado por: sandmarc
· votar


O pessoal as vezes se passa por aqui... não vi ninguém enaltecendo/rebaixando marcas/modelos de teclados por aqui, só vi gente expressando sua opinião. (3)

Pô pessoal, vamos pegar leve... Ninguém pode perguntar nada de arranjador que já chega gente descendo a lenha.

Como se o cara não tivesse o direito de tocar sozinho ( e pra isso usar arranjador ). Parece que existe uma lei obrigando o sujeito a montar uma banda e usar um teclado qualquer, desde que não seja arranjador, porque dessa categoria "são todos ruins"...

macaco veio
Veterano
# dez/08
· votar


o E 60 parece um EXR7 com uma telinha de computador no painel e algumas poucas melhorias, com 500 mil coisas que eu nao nunca vou usar e o que eu preciso mesmo ele nao tem. um mixer de instrumentos em tempo real como o do E66 e knob pra funcao hold de acompanhamento ali facinho de por e tirar. Descepcionante.

do-bandolim
Veterano
# jan/09
· votar


abararil,

Já que vc. disse possuir um GW-8 poderia esclarecer uma dúvida para mim? seguinte: para tocar midis-files é preciso puxar os arquivos para a memória do teclado? ou ele toca os midis diretamente do pen-drive?. Quando se está tocando um midi-file qualquer (até mesmo esses da net) é possível editá-los? (mudar a tonalidade da música, tirar a voz guia, mudar algum instrumento etc...) como já disse anteriormente aqui no fórum, não sou tecladista, mas sim cantor, e um apaixonado pelas teclas!! Preciso do teclado não apenas para ser usado com o pessoal do grupo, mas também usá-lo como playback, para ensaiar meus vocais, já que o tecladista do grupo nem sempre está disponível. Estava em dúvida entre o E-50 e o GW-8 (desculpem-me a preferência, mas adoro os timbres da Roland) e o Expedifer ajudou bastante a esclarecer essas dúvidas, ele disse que no meu caso, o GW-8 seria uma boa opção, na relação custo-benefício, mas ainda tenho dúvidas quanto ao teclado, em relação às funções que mencionei acima. Já que vc. possui o GW-8, se puder me ajudar ficarei agradecido.

abararil
Veterano
# jan/09 · Editado por: abararil
· votar


do-bandolim


Fiz alguns testes aqui para lhe responder.
Ele toca MIDI-FILE tanto do pen-drive quanto da memória interna.
Se vc tocar diretamente do pen-drive, vc usufruirá dos "multi-efeitos", reverb, chorus do teclado. Quando o arquivo é transferido para a memória interna o som sai mais "seco" sem os efeitos que citei acima.
Quando se toca midi diretamente do pen drive vc tem acesso a um equalizador de volumes das partes da música, pode mudar tempo, tonalidade, adicionar e retirar mais efeitos.
Quando vc toca a midi na memória do teclado, vc tem acesso a um equalizador, onde poderá mudar timbres das partes, porém, não pode salvar estas modificações. Para fazer modificações de instrumentos, vc deverá editar isto no computador.
Tanto ao se tocar com o pen-drive quanto da memória, vc tem um botão chamado "minus-one" que tira a voz de solo do midi, deixando somente o instrumental da música para vc cantar.

Na memória interna cabem 100 midis.
No pen-drive, o teclado reconhece até 999 midis.

Sem contar que a "timbragem" do GW-8 é excelente, pois os sons derivam do mesmo chip do Fantom-X. Em termos de vantagens tecnológicas e preço, o GW-8 é sim um excelente "custo-benefício".

do-bandolim
Veterano
# jan/09
· votar


abararil,

Valeu mesmo!!! muito obrigado pela preciosa informação. Vou ver se descubro uma loja por aqui na região, para ver esse teclado pessoalmente então. Não querendo abusar de sua boa vontade, vc. poderia me dizer, em relação aos styles internos se a qualidade é boa, estão bem arranjados e se realmente tem aquele diferencial? (de parecer uma banda tocando ao vivo, como diz na propaganda da Roland?)É lógico que nada se compara com o original: fator humano e instrumentos reais. Mas, que existe diferença entre teclados, isso tem. O motivo das minhas indagações, é pela dificuldade em adquirir determinados produtos por aqui, então tenho que comprar tudo baseado em troca de informações, e que felizmente até o momento têm dado tudo certo. Se puder me ajudar mais essa vez, fico agradecido!!!

abararil
Veterano
# jan/09 · Editado por: abararil
· votar


do-bandolim


Quanto aos estilos, estão bem diferentes de tudo que já vi. As peças de bateria estão bem próximas ao real e demais instrumentos tb. Quanto às programações, estão bem "groovadas", vc tem em mãos 4 introduções, 4 endings, 4 viradas e quatro variações de ritmos. As programações internacionais estão muito bem feitas. As programações de estilos brasileiros, estão como já disse anteriormente, algumas boas, outras péssimas... Os caras tentaram chamar de axé coisas totalmente fora da realidade da Bahia... mas vc compensa com outros ritmos que queira colocar no teclado.
Tb tinha lido sobre a propaganda da Roland e tive minhas dúvidas, mas ao ouvir o teclado fiquei bastante empolgado... as coisas parecem muito próximas ao real. Estou super contente com ele. Cabe ressaltar que o "feeling" de uma banda ao vivo nunca pode ser substituído por algo eletrônico, não substitui o trabalho de várias pessoas no palco. Mas, para mim, o GW-8 mostrou algo bem mais "natural" com relação à ritmos, algo bem mais gostoso de se tocar.

do-bandolim
Veterano
# jan/09
· votar


abararil,

Muito obrigado por sua sinceridade e suas explanações!!! pois ajuda bastante em minha tomada de decisão. Caso não encontrar nenhuma loja aqui em minha região, que tenha esse teclado, vou comprá-lo em São Paulo, no tiro mesmo. Pela net, a Hendrix music, tá com um bom preço, pelos R$2.400,00 mais ou menos, à vista. Na Tecla Center, estava mais barato, mas subiram o preço não sei por que, mas não custa pechinchar não é mesmo? já que o pagamento é no cash. Mais uma vez te agradeço amigo, pelo que vc. diz, esse teclado está bem próximo do que procuro (dentro de minhas possibilidades, é claro). BRIGADÃO!!!!

abararil
Veterano
# jan/09
· votar


do-bandolim


Espero que o teclado realmente atenda à todas as suas expectativas. Se houver alguma possibilidade de teste antes da compra, faça-o. Seu ouvido é seu melhor fator de decisão.
Caso vc não tenha possibilidade de teste e decida pela compra, espero que vc fique tão satisfeito quanto fiquei.

Boa sorte, meu jovem!

mberman
Veterano
# jan/09
· votar


abararil,
o GW-8 é bom para se tocar em eventos?? é fácil conseguir ritmos brasileiros tipo axé, forró, brega. Pois pretendo tocar em todo tipo de eventos, eu tive a muito tempo atrás o Roland G800 e o Yamaha PSR 8000 vc acha que ele é tão bom quanto esses teclados que tive ou é inferior??? estou perguntando porque estava fora do mercado a um bom tempo e agora pretendo voltar.
obrigado.

abararil
Veterano
# jan/09 · Editado por: abararil
· votar


mberman


Sim, o GW-8 atenderá muito bem às suas expectativas. Com relação ao G-800 o GW-8 trata-se de um teclado mais moderno com mais opções de timbres. O GW-8 só peca por não construir ritmos internamente, mas isso vc faz no micro.
Com relação aos ritmos, existe uma vasta oferta na internet, no site da própria Roland tem vários ritmos que lhe ajudarão. E ele aceita todas linhas roland anteriores à ele.... Portanto se vc tinha coisas que gostava no G-800 pode colocar na memória do GW-8, sem problemas. No próprio GW-8 já tem alguns ritmos internos brasileiros que poderão lhe ajudar.
Em sua memória cabem até 100 ritmos de usuário.

do-bandolim
Veterano
# jan/09
· votar


abararil,

Aproveitando a deixa, na relação de acessórios do GW-8, consta: manual do proprietário, fonte adaptadora, CD-Room e Pad para MP3. Gostaria de saber se tem o manual em portugues e em inglês, e o que vem a ser PAD PARA MP-3?. Pois nesse final de semana irei à Goiânia ver se acho o teclado para comprar, e quero ter certeza de que virá com todos os acessórios.

abararil
Veterano
# jan/09
· votar


do-bandolim


Quando eu comprei o meu veio somente com o manual em inglês, precisei baixar o português na internet. Acredito que já estejam disponibilizando o português agora também. Quanto ao PAD PARA MP3, trata-se de uma pequena lâmina, cujo material é feito de um gel endurecido e pegajoso, serve para vc fixá-la ao painel do GW-8 e colocar em cima dela algum "i-pod". Trata-se somente de um suporte para I-POD, já que o GW-8 aceita entrada de linha, onde vc pode ligar qualquer aparelho sonoro nele.

do-bandolim
Veterano
# jan/09
· votar


abararil,

Valeu por clarear as coisas por aqui. Brigadão mesmo!!!!

Lucka
Veterano
# jan/09 · Editado por: Lucka
· votar


abararil e do-bandolim

Vou entrar na conversa de vocês!

Eu tb estou pra comprar o GW8 e tinha umas dúvidas a respeito dos rítimos (em especial as baterias),
ouvi um cara dizendo que elas ñ ficaram muito boas, mas você como tem o teclado eu posso confiar mais,
então essa duvida eu ja tirei. Só me fala uma coisa: Você sabe se ele tem aquele "MODO GUITAR"
que simula batidas de acordes de violão, quando se toca uma tecla com a mão direita?
Eu sei q os roland E50, E60..... tem, mas no GW8 ainda ñ consegui descobrir.

do-bandolim
Veterano
# jan/09
· votar


Luca,

Só mesmo o amigo "abararil" prá te ajudar, pois ainda não tenho o teclado. Hoje ia na loja, na capital, dar uma olhadinha no E-50 e GW-8, pra decidir de uma vez por todas esse impasse, e fechar negócio. Só que o vendedor me ligou dizendo que o GW-8 foi vendido pelo website, e só tinham uma unidade de resto. Então voltei na estaca zero novamente. É sempre bom termos várias opiniões, mas acho que é como o amigo "expedifer"disse: o E-50 tem mais recursos, mas tbem é mais caro; e o GW-8 é uma boa relação custo-benefício. O amigo "abararil" já comprou o dele, e só tem opiniões positivas. Então, a solução seria encarar pessoalmente, as duas feras frente a frente, e decidir por qual delas comprar. Eu ia fazer isso hoje... só que não deu certo ainda. Mas a gente é brasileiro... não desiste nunca!!!!. Boa sorte pra vc. amigo!.

abararil
Veterano
# jan/09
· votar


Lucka

Não, infelizmente o GW-8 não tem o "guitar mode".
Ele possui alguns "arpejos" que podem ser sincronizados com os ritmos. Mas quanto à essa função que vc queria, não tem.

Miguel Neto
Veterano
# jan/09
· votar


Comprei um GW-8 recentemente e gostei do teclado, até pelo preço que é bom em relação aos similares.Na minha opinião, o teclado deveria ter a opção de carregar os Styles(ritmos) separadamente mas isso não acontece; Seria bom encher o pendrive de ritmos e ir chamando quando precisasse. Voce tem que carregar todos de uma única vez para a memória interna. Fora isso, o teclado é excelente, com timbres e ritmos bem reais.

Lucka
Veterano
# fev/09
· votar


Po.... ja tava comprando o GW8, e em duas loja subiu o preço,
to pensando no PSR s550B.........(a ñ yamaha denovo ñ) o que vocês acham?

que inércia essa minha vida

Henry Souza
Veterano
# fev/09
· votar


Bem, eu juntaria mais uma grana pra pegar o S700... Ele é muito melhor, apesar do S550b ser mais bonito.

E quanto a ser Yamaha, relaxe: toco em teclados arranjadores a 16 anos (pois além das bandas, de vez em quando faço um barzinho) e já peguei todo tipo de teclado que vc possa imaginar... A Yamaha sempre produziu ótimos teclados, mesmo não tendo os melhores timbres. Até hoje tenho um PSR-1100 o qual não troco por nada, e de vez em quando e dependendo da banda, uso-o até nos shows.

Um abraço!

Lucka
Veterano
# fev/09 · Editado por: Lucka
· votar


A Yamaha sempre produziu ótimos teclados, mesmo não tendo os melhores timbres.
Henry Souza

Está ai a questão: Fui numa loja e testei dois keys o PSRs 550 e o Roland EXR 5, na hora ja notei a
diferença dos timbres, inclusive piano e madeiras, bem melhor no roland, por isso prefiria um outro,
mas nada contra a Yamaha eu acabei de vender um PSR 350 pra dar na entrada no outro.

Mas, valeu.... O s700 está fora dos meus planos (financeiros)

Rogertronics
Veterano
# mar/09
· votar


Tive muitos PSR e me encantei com o GW8. Os Yamaha são muito bons nos sons de bateria acústica, EPs e alguns strings. Os Roland são melhores nas Baterias eletrônicas (eles criaram as TR-808) pads e alguns Synths. Troquei um PSR 630 pelo GW8 e ainda mantenho um S03. Em resumo, para uma performance caseira eu usaria um Psr S700, para palco o GW8.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aquisição de Novo teclado Arranjador, Roland E-60, GW-8 ou Yamaha S900