Caminho Erudito :)

Autor Mensagem
Goldolenu
Veterano
# dez/08


Olá a todos do forum cifraclub,

Como viram eu sou novo aqui, meu nome é Vinícius e faço aula de teclado fazem 2 meses,estou progredindo muito bem,já sei todas escalas,todos acordes e estou sempre querendo progredir mais.Mas com o passar do tempo de estudo eu vi que na verdade eu gosto mais e meu dou mais bem com pianos e não teclados (synths) mas eu só poderei ganhar um piano digital em 2010, se eu tocar uns 3 anos em teclas semi-pesadas,será muito difícil para eu me acustumar com as teclas pesadas? E tem algum teclado com teclas pesadas sem ser o Korg Oasys?

Muito obrigado e espero resposta,
Vinícius

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


Quanto antes você pegar teclas pesadas para estudar, melhor. E tem MUITO teclado com tecla hammer-action sem ser o Oasys. Praticamente todo segmento tem modelo de 88 teclas.

Mas também não é qualquer mecanismo que vai te ajudar muito. Há alguns modelos com 88 teclas cujo sistema é bem ruim. Tem que se informar bastante pra acertar na escolha. Mas isso pelo visto fica para o futuro, não é?

Teclas semi-pesadas não ajudam muito não, infelizmente. Tem gente que vai discordar, mas eu já tive instrumento "semi-pesado" e aquilo não ajuda muito. Já vi gente estudar muito com mecanismo "semi-pesado" e depois sofrer muito pra tocar num piano de verdade. Pois na verdade o tal "semi-pesado" é apenas um mecanismo normal de synth com uma mola mais dura ou um contra-peso mais pesado. O Hammer-action já é outra coisa e é o que ajuda bastante, mas novamente, o hammer-action BOM é o que vai te ajudar muito.

Goldolenu
Veterano
# dez/08
· votar


E você tem idéia de quanto custe um teclado com hammer action mais ou menos? Espero comentário de outras pessoas

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


Goldolenu, com o dólar nesse preço, pode colocar aí mais de R$3000.

De repente você pode arrumar o piano de alguém pra estudar. Seu professor, um amigo, uma escola, sei lá. Corre atrás, man. Quanto antes, melhor.

Mas agora que eu vi: "Ganhar um teclado?" Quantos anos você tem, meu fio???

viktor 999
Veterano
# dez/08
· votar


yamaha p85 tem hammer action e custa 2400
yamaha p70 tem hammer action e custa 1800

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


yamaha p85 tem hammer action e custa 2400
yamaha p70 tem hammer action e custa 1800


Boas opções e já ajudariam demais o autor do tópico, mas os mecanismos legais mesmo são o GH da Yamaha, esse novo da Roland com Ivory Feel e Escapment, enfim. Esses ajudariam MESMO.

Goldolenu
Veterano
# dez/08
· votar


Eu li sobre esse Ivory Feel mas eu vi o II em algum teclado da Roland, mas ele era R$8,000 se não me engano, alguma opinião a mais?

Lezinha.m
Veterano
# dez/08
· votar


Bom...também existem os privia...
Eu tenho um PX310 e estou super satisfeita com ele ! Som agradável, teclas com ótimo peso (quase o mesmo do piano que eu toco na minha escola de música) e com hammer action

Quando eu comprei ele, antes do dólar subir, completinho (com estante, pedais SP30 e a bag pra eu poder levar por aí) eu paguei $2300,00
Mas com a alta do dólar o preço com certeza subiu...e saíram novos modelos também...
Mas enfim, vale a pena vc dar um pesquisada sobre eles...

Espero ter ajudado! =D

Goldolenu
Veterano
# dez/08
· votar


Ajudou sim, já ouvi falar muito bem dos privias também. Queria ganhar na loteria pra comprar um piano já T_T Alguma opinião a mais sobre o uso das teclas semi-pesadas e depois ir tocar com as pesadas? Alguem que já teve esta experiência?

Lezinha.m
Veterano
# dez/08
· votar


Goldolenu
Meu conselho é o seguinte: se for pra vc gastar dinheiro com teclas semi-pesadas, espere mais um pouco, guarde mais um pouco de grana e pegue as pesadas (com hammer action)...ainda mais se a sua real intençao é, mesmo que só daqui a algum tempo, aprender piano...
Afinal, se vc pegar um com semi pesadas vai ter que trocar quando começar com o piano, né?

E, confie em mim, a diferença é gritante! Com teclas pesadas vc consegue dar muito mais dinâmica, mais "feeling" na música, entende?
Eu sei que o preço é mais "salgado", mas vale a pena ;D

Abraços

Goldolenu
Veterano
# dez/08 · Editado por: Goldolenu
· votar


Lezinha,

Esse é o grande problema,meu pai foi precipitado e comprou para mim um GW-7, por isso estou tão desesperado entende quanto a questão das teclas, porque só daqui 2 anos será possível a compra de um piano!

Lezinha.m
Veterano
# dez/08 · Editado por: Lezinha.m
· votar


Ah tah...
Olha, se eu falar que vc não vai sentir diferença depois, passando de semi-pesadas pra pesadas, eu vou estar mentindo...
Eu comecei tocando em um Yamaha PSR180, a diferença é que as teclas eram leves e nem sensibilidade tinham...quando eu comprei um piano senti muito a diferença, minhas mãos que o digam rsrsrs...até me acostumar, com 15 min de treino elas já começavam a doer =P
Imagino que com semi pesadas vc sinta um pouco menos a diferença...
E se realmente não dá pra um piano por enquanto, acho que é melhor do que ficar com teclas leves...

Enfim...mesmo assim dá uma pesquisada nos privia...pode ser que os modelos mais antigos vc até consiga por um bom preço!

Boa sorte pra vc !!! ;D

Goldolenu
Veterano
# dez/08
· votar


Meu professor está vendendo o privia dele por R$1500,00 vou tentar vender sei lá o que para comprá-lo ;) mas muito obrigado pela sua ajuda, eu acho que sentirei diferença mas não na técnica,acho que só com o tempo eu me acustumarei e terei que desenvolver técnicas mais avançadas para as teclas pesadas, Alguma opinião a mais?
Obrigado Lezinha.m

Henrique Leal
Veterano
# dez/08
· votar


Aproveitando o tema (super interessante, pois estou migrando de teclas leves com sensibilidade para teclas pesadas).

Quanto tempo vocês que começaram com teclas leves ou semi-pesadas levaram para se sentirem com um bom controle da dinâmica? Qual era a média de estudo ou tocando, nas teclas pesadas?

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


cara tenta vender seu gw7 e pega um p70 ou p85 que eh quase o mesmo valor do seu teclado .. hj eu toquei no p85 e as teclas sao boas pra caramba.. mais como o pessoal aqui diz a gente pena pra caramba , porque eu sou acostumado com teclas leves , nem semi pesadas nao sao .. vc ate consegue fazer algumas coisas , mais no final mesmo vc sai todo triste achando que nao toca nada
pelo menos comigo eh assim hehehe.. mais ai um p 70 ou um p85 sao bem baratos em vista dos outros e tem teclas boas .. pelo menos pra começo em teclas pesadas.. quando vc sentar num piano , vc sentira bem menas diferença

Goldolenu
Veterano
# dez/08 · Editado por: Goldolenu
· votar


Pomtwo:

Vou tentar mesmo cara,mas meu pai vai ficar p¨%% comigo.Esse p85 tá por volta dos R$1600,00 né? E as teclas dele são resistentes?

Henrique Leal:
Bela pergunta cara :D

Artref
Veterano
# dez/08
· votar



Aproveitando o tema (super interessante, pois estou migrando de teclas leves com sensibilidade para teclas pesadas).

Quanto tempo vocês que começaram com teclas leves ou semi-pesadas levaram para se sentirem com um bom controle da dinâmica? Qual era a média de estudo ou tocando, nas teclas pesadas?


Estudando um pouco por dia, em um mês você já começa a notar diferença boa. ;)

Mas "bom controle da dinâmica" é um negócio relativo. O que é bom pra você?

Goldolenu
Veterano
# dez/08
· votar


Acho que seria conseguir tocar as músicas ou executar as escalas/arpejos com a velocidade que ele conseguia no teclado talvez?

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkk na minha época eu comecei com um Casio CA-110 e nem sabia o que era um Korg...

Pois bem... primeiro, estude bastante, se dedique e veja se é isso mesmo que você gosta. Dois meses é só o começo do começo do comecinho do começando!

Com o tempo você ainda vai passar raiva com seu teclado, e isso vai te fazer bem, vai te motivar a querer tocar mais e futuramente vai poder trocar de teclado.

Bem... Korg Oasys? =] hahahahaha... isso é muuuuito, não é não? Eu com 8 anos de teclas nunca sai da linha Casio e Yamaha, mas isso é outro assunto... cara existem vários teclados bons, varios da linha SP que são Stage Pianos e podem ser bem úteis.

Abaixo tem alguns que você pode pesquisar, mas só beeeem no futuro, acho que você tá querendo pôr a carroça na frente dos bois...
Privias, DGX, SP76, 88, 88x; SP2, x, lg...

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


Henrique Leal
Quanta as teclas pesadas... bem, é questão de costume e não de tempo. Talvez quando você começa a tocar num piano você vai se apaixonar pelas teclas pesadas e não vai conseguir tocar em mais nada diferente. O problema é que às vezes as pessoas perdem um pouco da velocidade e em vez de tocar piano acabam batendo nele. Eu com pouco tempo já havia me acostumado e tocar nas teclas pesadas.

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


cara as teclas do p85 sao bem resistentes e tem uma açao boa pra caramba .. agora tocar em teclas pesadas realmente eh questao de costume , por que vc ve , aquelas criançinhas de 5,6 anos tocando piano.. e tocam como se fosse teclados normais , com agilidade , com felling e tudo mais .. se vc migrar pra teclas pesadas , vc vai notar uma grande diferença .. mais com o tempo e com dedicaçao vc vai conseguir tocar bem .. eu mesmo to querendo migrar pra teclas pesadas , mais quero manter as minhas semipesadas pra fazer orgao e leads , porque acho mais facil em teclas mais leves ..

Goldolenu
Veterano
# dez/08
· votar


Claro,mas eu acho que quem toca piano consegue tocar teclado com muito mais facilidade ( em questão de escalas,arpejos) . Eu postei esse tópico pois estou meio desesperado com essa questão das teclas, mas acho que com dedicação eu chego lá, o problema é que isso acontecerá só daqui 2 anos =( eu mesmo estudo 6 horas por dia , podem achar demais mas é dedicação pois gosto mesmo e pretendo levar isso pra vida inteira ,mas sempre fazendo as escalas,etc com técnica e corretamente pra não desenvolver tendinite,etc e sempre tocando com uma mente musical e fazendo improvisos :)

Goldolenu
Veterano
# dez/08
· votar


Vou pesquisar sobre o p85, alias é meu sonho tocar músicas especialmente de jogos que mudaram minha vida final fantasy ,legend of zelda, chrono trigger, chrono cross :) por isso estou me dedicando bastante,quem sabe não ganho na loteria para comprar um piano =( alias , alguém mais gostaria de comentar sobre as teclas pesadas e me dar um conselho? ;)

Lezinha.m
Veterano
# dez/08
· votar


Goldolenu
alias é meu sonho tocar músicas especialmente de jogos que mudaram minha vida final fantasy ,legend of zelda, chrono trigger, chrono cross

Vc também curte músicas de games? Que legal!
Gosto muito das trilhas de todos esses games que vc citou e outros mais...
Principamente Final Fantasy! Aliás foi por isso que eu comecei a aprender piano tb!!! ;D

Disvirtuei um pouquinho o tópico...malz ae...

Goldolenu
Veterano
# dez/08 · Editado por: Goldolenu
· votar


Não tem problema,esses RPGS mudaram minha visão de música e meu rumo de vida, eu era um rapaz completamente deprimido e a música desses jogos e os jogos me faziam entrar em outro mundo , algum lugar sem problemas e relaxante :) isso e as grandes masterpieces de Beethoven,Mozart e Chopin me motivaram a tocar piano, mas como não tem nenhum professor aqui pelo que eu saiba acabei entrando no teclado , agora voltando ao assunto ,ninguém mais quer comentar sobre as teclas pesadas ou fazer uma doação? HEHEHE brincadeira

AGCC
Veterano
# dez/08
· votar


Goldolenu
Sem querer ser chato, mas já sendo... quantos anos você tem? Você fala com tanto ânimo de aprender hehehe... legal, mantenha-se sempre assim e evoluíra bastante. Lembro de quando eu comecei e via tudo assim, tão fácil hehehe... Hoje o trem é "brabo" tudo o que quero é aprender a tocar de verdade e a cada dia eu chego a conclusão de que "Só sei que nada sei!" essa é a mais pura verdade!

Goldolenu
Veterano
# dez/08 · Editado por: Goldolenu
· votar


AUEHAUEHEUH eu vou ser sincero ,tenho apenas 14 anos , mas na minha conta está 30 e pouco , o meu maior problema é indecisão e medo das coisas futuras e eu tenho que aprender a lidar com isso,mas como não consigo acabo enchendo o saco de todo mundo ;) espero não estar tomando muito do tempo de vocês, e essa motivação minha nunca vai acabar ;) O coração e vontade eu tenho, agora vamos ver na técnica X_X

Henrique Leal
Veterano
# dez/08
· votar


Estou de volta e acabei de tocar no Privia...

Bem... minha primeiras impressões foram o SOM: "Muito bom" gostei mesmo, nem vai ser necessário puxar o som do Roland... não só o de piano, mas gostei de todos os sons (um pouco menos dos EP's, mas também já não curto muito mesmo)


Mas eu ainda fiquei com um pouco de dúvida no peso, queria saber se algum de vocês tocaram e lembram do peso dele, se realmente é bem parecido com um piano real... Lá na casa tinha um piano também... e tocando me pareceu muito semelhante. Mas a dúvida permaneceu porque eu toquei um piano na EXPO Music 2008 e lá pelo que me lembro era bem mais pesado, mas posso estar enganado.

Bem.. .só fiquei com o pé atrás em fechar a compra por causa deste "detalhe" já que pra mim o peso é essencial...

O principal : O peso do Privia é beeem diferente do tal "semi-pesado"??

Artref

Mas "bom controle da dinâmica" é um negócio relativo. O que é bom pra você?

Além do que o Goldolenu falou, também considero você saber que está tocando diferente (com a diferença correta) a dinâmica nas músicas: pp, mp ,mf, ff.. etc...

post meio longo, mas foi pra esclarecer (nem esclareci muito, mas se tiver duvidas sobre o Privia eu respondo, segundo a impressão que tive tocando nele)

Goldolenu
Veterano
# dez/08
· votar


Posto meio longo mas foi ótimo, eu pretendo pesquisar MUITO antes de comprar meu piano ,mesmo desviando um pouco pro privia, quando eu for para São Paulo no próximo FDS posso testar um privia na casa da minha tia pra poder te dizer se o privia é BEM diferente as semi-pesadas,agora voltando ao tópico inicial , ninguem mais gostaria de comentar sobre tocar nas semi-pesadas e depois passar para as pesadas?

silvG8
Veterano
# dez/08
· votar


Goldolenu
eu!
não vale a pena fazer isso...
só oq tenho a dizer.

vlw.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caminho Erudito :)