uma dica sequenciar

Autor Mensagem
Marcosautomec
Veterano
# dez/08


Olá,,não sou profissional, mais gosto muito de tocar.
e gostaria de tocar como uma musica midi.

por exemplo pegar uma midi sequenciar ela e tocar com as 2 mãos,

fuçando no you tube peguei esse video em carater ilustrativo e achei que ficou
muito bom. veja:

http://br.youtube.com/watch?v=6ymm9I7lvVU

e veja que ele faz isso num psr-510 , e vejo que ficou muito bom.e´muito bacana
ter o proprio arranjo original da musica.

eu tenho um PSR S500,e gostaria de aprender fazer como mostra no video.
sem muito dramas.

como é feito isso?? no cake??? como?
outro programa???
agradeço antecipadamente.

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


Olá. Você pode sequenciar no próprio teclado, desde que ele tenha sequenciador. Pelo que vi aqui, seu S500 tem. Não sei como funciona o esquema no PSR, mas normalmente você começa fazendo a bateria, seja na mão ou com o uso de padrões, e depois vai acrescentando os instrumentos. Você tem que tocar todos os instrumentos da música e ir gravando um por vez.

As vantagens de sequenciar incluem normalmente uma qualidade bem melhor do que um MIDI, e como você falou, é seu próprio arranjo da música. Também acho bem educativo aprender sobre todos os instrumentos, além de ser um bom treino de ouvido. Enfim, sequenciar é show! Mas dá um trabalhão danado.

Quanto ao vídeo, eu acho que dá para fazer algo bem melhor. Está com "cara de teclado com acompanhamento", e infelizmente há muitos erros, principalmente na harmonia.

Tente ver no manual do seu teclado se há algum exemplo do uso do sequencer, normalmente eles dão um caminho pra você seguir.

Marcosautomec
Veterano
# dez/08
· votar


não esse teclado não faz sequencer.....será que tenho que tocar todos os instrumentos?? aí e piada pois mal toco teclado kkkkkk.

queria algo mais simples, tipo assim baixar a midi da net, e fazer somente o vocal (clave de sol) e acordes (Fá)

eu sei que no cake faz, da a partitura e etc...(tenho cake 7) como eu disse sem muitos dramas...não sou profissionais como vcs aqui, gosto somente por hoby.e conto co ajuda de voces.

Ah! o video achei bacana, não acredito que ele ( no video) tocou todos os instrumentos.(usou como ritmo o proprio arranjo da musica original) ele fez somente o vocal e acordes e achei bacana...

Jordans
Veterano
# dez/08
· votar


Caro Marcos;
Pelo que pude assistir no video do you tube postado por você,verifiquei que o músico apresentado,utilizou um simples acompanhamento da memória do PSR-510,que por sinal é bem semelhante ao da musica tocada por ele,e não um playback ou um midi original.Se você perceber,faltam algumas notas na demonstração.Com certeza você pode encontrar um ritmo parecido no seu teclado e interpretar a mesma musica tocada por ele.Coincidentemente,as partes harmônicas daquele ritmo do Psr 510,possui arranjos que fazem lembrar bem a musica tocada.
Falou!

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


não esse teclado não faz sequencer.....será que tenho que tocar todos os instrumentos?? aí e piada pois mal toco teclado kkkkkk.

queria algo mais simples, tipo assim baixar a midi da net, e fazer somente o vocal (clave de sol) e acordes (Fá)

eu sei que no cake faz, da a partitura e etc...(tenho cake 7) como eu disse sem muitos dramas...não sou profissionais como vcs aqui, gosto somente por hoby.e conto co ajuda de voces.

Ah! o video achei bacana, não acredito que ele ( no video) tocou todos os instrumentos.(usou como ritmo o proprio arranjo da musica original) ele fez somente o vocal e acordes e achei bacana...


Amigo, obviamente eu estava me referindo a tocar todos os instrumentos NO TECLADO. Sequenciar é isso. Você toca todos os instrumentos da música NO TECLADO e vai gravando um por um.

Mas isso que o rapaz está fazendo não tem nada de sequenciamento. Ele simplesmente pegou um acompanhamento do teclado parecido com a música, está tocando os acordes na mão esquerda e fazendo a melodia com a mão direita. Se não tinha o acompanhamento parecido nos presets do teclado, ele comprou ou fez um que se aproximasse.

Baixar o midi da internet também já é outra coisa. Você vai pegar a música pronta nesse caso, e usará o teclado em modo GM pra reproduzir. O teclado vai tocar sozinho e você pode tocar junto, tirando alguma ou algumas partes (não sei se o seu PSR tem esse recursos).

Estranho você dizer que seu teclado não tem sequencer, pois eu vi nas especificações dele aqui que tem, no site da yamaha. (E não é "ele faz sequencer"; o sequencer é um componente que faz as sequências, quem "faz o sequencer" é a fábrica...rs)

Por fim, você precisa prestar mais atenção à música original, cuja harmonia não é nada disso que o rapaz do vídeo está tocando. Aliás, nem a melodia está muito certa...

Marcosautomec
Veterano
# dez/08
· votar


Valeu turma, desculpe-me ,e que toco por hoby, nada profissional, só queria melhorar um pouco a performance. e chegar mais proximo possivel da musica original.

eu quis dizer que ele não monta ritmos...expressei errado dizendo sequencer.

então eu tenho tambem um psr510, e não tem esse ritmo...ate perguntei a ele e me disse que era o 20,ou 21, ou 22 enfim....testei todos e nada de encontrar....

eu to achando que tem que fazer assim me corrigem por favor:

abrir a midi no cake.
excluir a trilha do "vocal" ( mão direita)
excluir outra trilha qualquer de preferencia onde há acordes ou arpejos (mão esquerda)
"salvar no pen drive"( PSR S500)

imprimir as partituras das trilhas excluidas . e tentar tocar kkkkk
me diz essa é a unica maneira??????
agradeço a ajuda pois auxiliam muito no aprendizado.

Jordans
Veterano
# dez/08
· votar


Caro Marcos;

Você já testou os ritmos utilizando as variações A e B?

Marcosautomec
Veterano
# dez/08
· votar


sim já testei....sabe o psr s500 tem varios ritmos bacanas....e que eu queria chegar na mesma harmonia, como expliquei acima.
grato.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


Marcos

Tinha/tenho um psr-520 e ele tem esse ritmo...Piano balada é o nome do estilo ou algo do tipo...Imagino que o 510 o tenha tbm... Pelo que vc disse, vc tem os dois teclados(s500 e 510)? É isso?

Marcosautomec
Veterano
# dez/08
· votar


sim Carlos,eu tenho o psr 510 e o S500,( já tive um casio ctk731 com drive de disq, o teclado e lindo, mais os timbres uma droga vendi voando, tbm um psr 620)o S500 nem se fala os timbres são mto lindos)

mais o psr 510 ta vendido... mto bom o teclado, e nao tem esse estilo...(piano balada)......mais não e esse o problema. o problema é:

Só queria saber fazer a midi da musica escolhida em ritmo (S500), só pra chegar mais proximo possivel da musica original..

tentei usar o styles works (mesmo excluindo as tracks que eu ia tocar (cake) o som fica horrivel....agora não sei se é problema do operador kkkkkkkk, ou se o programa .

seria bom quem trabalha com o styles works e dar uma explicada melhor. alguem se habilita????????
agradeço sua atenção.

Greenwood
Veterano
# mar/13
· votar


Sessão desenterrêition.

Senhores,
Estou evoluindo na tarefa de sequenciar utilizando o Sonar 8.5. Em breve migrarei para o X1. Contudo, estou apenas utilizando um canal, que é para a bateria/percussão. Logo logo precisarei fazer mais evoluções para ensaiar com toda a gangue:
1) Mandar a bateria para um canal x (utilizando um timbre de bateria user do synth);
2) Tocar ao vivo outros timbres do synth;
3) Trocar de timbre (automaticamente, utilizando as informações do sequenciador) diversas vezes no synth, durante a execução de uma música.
Vcs poderiam me ajudar a evoluir?

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Greenwood
1 - Usa o PaNorama

Acredito que vai trabalhar com L e R apenas, então coloca Left tudo que quer de sons, e para Right tudo que quer para o batera

Não importa quantos tracks mesmo com pistas mono, trabalhando em Stereo, teremos sempre o mesmo Panorama Left ou Right e o intermediario de tudo isso

Para sets mais enjoados, vai precisar de mais saídas de audio, aí sim, podendo fazer endereçamentos mais complexos, mas o basico é o que descrevi acima

2 - Selecione o teclado controlador e deixe pistas midi enreçadas a ele, o que mudar de timbre nesta instancia, vai ser o que vai escutar, independente do sequencer que terá necessáriamente que estar com outros vsts com ele

3 - Aqui o papo é automação, mas vamos com calma, resolver as duas primeiras questoes, está querendo chegar de marte muito rápido hehe

----

Sugestão, faça já a sua evolução de soft, se a idéia é estacionar no Sonar pule já para o X2 que muda bastante do 8.5

Greenwood
Veterano
# mar/13
· votar


Grande Edson Caetano!!! Quero chegar de Marte na velocidade da luz, meu amigo!!! Imagine um indivíduo que sequenciou num Cubase há mais de dez anos... tou com uma fila de músicas para sequenciar e (re)arranjar...

Rapaz, não vou pro X2 ainda não pq já investi muito no Laptop e ainda vou ter a interface de áudio e, provavelmente, uma Peavey KB 3 ou 4...

Agradeço a ajuda até agora, mas acho que preciso ser mais claro na minha situação:

1) Não vamos considerar VSTs ainda;
2) Todos os timbres que vou usar (incluindo bateria) saem do Juno Gi, por hora;
3) Quero dar 'play' no Sonar e fazer toda a parte sequenciada (bateria, em um canal MIDI) tocar, enquanto eu faço os arranjos no próprio Juno Gi.

Nos antigos sintetizadores multi-timbrais de 16 partes (Tipo série JV), era mais fácil, pq eu jogava tudo que era de bateria pro canal 10 e usava todos os outros para demais timbres. Agora, tá obcured by clouds...

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Greenwood
Pode fazer ainda a mesma Coisa... usa para pegar o jeito o Cakewalk TTS-1 que tem no sonar 8.5, ele é multitimbral e vai te permitir agir como nos teclados antigos

Em qualquer VST que abrir vai notar que no final da inspector tem In e Out é aí que vai precisar mexer para endereçar o VST corretamente e no canal pretendido, no caso de deixar o 10 para as baterias

O session Drummer do 8.5 é muito bom para as bateras

Greenwood
Veterano
# mar/13
· votar


Edson Caetano
Valeu!!! Hj a noite vou dar mais uma fuçada...
Eu já "buli" no session Drummer ... achei muito legal... afinei e desafinei a bateria... vou utilizar muito! Mas agora não...
A curva do aprendizado é íngreme!!!

Greenwood
Veterano
# mar/13
· votar


Edson Caetano

Rapaz... li a droga do manual do Sonar 8.5 inteiro e não encontrei o que eu queria:
1) Como mandar a bateria/percussão pro canal x
2) Como tocar ao vivo os canais y e z e ainda fazer a mudança dos timbres através de informação MIDI (automação, eu acho)

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Greenwood
Amanhã abro o Sonar e te dou uma luz, o meu ruim que preciso estar de frente com a treta Hehe

Leo Vaz
Veterano
# mar/13
· votar


Greenwood

Baixa o reaper. Acho que a curva de aprendizado vai ser mais tranqüila. Além do mais, tem tutoriais para tocar ao vivo no YouTube. Lembre-se de ativar o Arm for Record, é o que vai habilitar o canal que vc quer que seja tocado ao vivo. Putz, no Cubase isso é bem tranquilo. Nao mexo no Sonar há mais de 10 anos...

Nao sei o que o canal 10 vai te ajudar, em caso de Midi a bateria só aparece nele mesmo. Mas para vc mandar o metrônomo pro seu baterista, o endereçamento é no áudio, nao no Midi, como foi falado aí em cima.

Para troca de som, estude como inserir bancos Lsb e Msb. Veja o apêndice MIDI do Juno que deverá ter informações. Vc pode inserir a informação no event list do Sequenciador.

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Greenwood
Então estou com o Sonar aberto hoje...

Na própria aba do inspector, no final em In e Out como havia comentado é onde vai ter que agir, por default quando se abre um VST, ele deixa o In em Omni e o Out em Master

O que quer dizer que o In em Omni estara obedecendo qualquer canal midi de qualquer equipamento conectado ao computador e o Out em Master que tudo saíra no BUS Master em LR

Isso é o Default e agora precisaremos agir onde você quer

Vamos ao primeiro teste, novamente por default a maioria dos controladores age no Channel 01, faça o teste no input, escolha o controlador e mude os canais, vai escutar som ou silencio de acordo com o que tiver setado, vai precisar deixar então este em um canal que não entre em choque com suas sequencias ok

Captando? vou escrevendo um monte heim hehe

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Então continuando, na verdade mesmo, nem precisaremos entrar no mérito de canais midi, simplesmente porque o que vai interessar é o roteamento no In e Out da DAW

Como assim, o Edson está maluco hehe, se você colocou uma sequencia midi qualquer, basta colocar o Output que quer, no caso qualquer VST, um multitimbral facilita a vida, mas os timbres normalmente são inferiors, então vai por exemplo abrir o Session Drummer para a bateria, pode enfiar lá todas as pistas que quiser, basta endereçar o Session para toca-las

O que fizer no seu controlador não vai alterar nada, elas ficam lá respondendo ao seu programa eternamente, não esqueça de fazer o Out do Session ser encaminhado para algum lugar o Master pore exemplo

Não esqueça de deixar as pistas midi em 100, para ter mais dinamica no controle de volume, em 127 fica sem chance para mais nada

Acredito que aqui já está fácil então falta deixar alguns instrumentos para uso no controlador

Cenas para o proximo capitulo

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Então acho que dá para fechar agora

Usar Sequencias prontas e Timbres em tempo Real, fácil

Veja bem, está é uma solução, existem outras

1 - Abrir o projeto ex. Song 01

2 - Importar a midi sequence pronta, abrir os VSTs que vai usar para ela e rotear tudo direitinho em In e Out

3 - Abrir o ou os VSTs que vai usar em tempo real e rotear para o seu controlador no canal que quer

Pronto, só isso, achei a maneira mais fácil para você

Agora os pulos do gato, dependem muito da capacidade do seu controlador, com o meu Apro800 tenho controle absoluto porque ele vira Control Surface do Sonar, já com o UMX não é bem assim

Mas no Sonar a Track ativa é a que vai soar com o controlador, ou seja podem ter 50 sequencias midi Rolando nas outras tracks, que apenas a track selecionando vai funcionar com o controlador

-------------

Acabou o modo easy, a partir daqui teremos que entrar nas entranhas da treta hehe

Então em uma DAW como o Sonar um controlador pode agir em duas instancias, a primeira como comentei brevemente sendo a Control Surface da DAW, dar Rec, Play, Faders, alternar entre tracks, tudo isso exige uma configuração

Mas ele vai trabalhar em uma segunda instancia, que é exatamente dentro do Plugin, seja ele de FX ou de Instrumento, exige outra configuração

Parece Coisa de louco mais é tranquilo, porem precisa de duas uma, você ter um controlador capaz de alternar mapas midi internos (caso do Apro800 que tem 19 mapas), aí basta configurar as situações que precisa ou escolher entre especificar controlar a DAW ou controlar os Plugins

Porque estou escrevendo isso, porque creio que você esteja querendo eliminar o uso do Notebook e fazer tudo isso dentro do teclado correto

No controlador você dentro de um Plugin, pode usar Program Change, que vai alternar entre os presets, o Midi Channel que vai pular entre os Canais, e o Map Midi que vai mudra tudo

O mais fácil é trabalhar com um VST multi timbral, você seleciona nele os Timbres, os Canais, e manda brasa no controlador alternando com o program, isso quase todos os controladores tem, o UMX é um parto para pegar o jeito hehe

Então acho que é hora para o cafézinho, aguardo sua interaçào para ver se estou falando Marciano ou já perto de Portugues hehehe

Greenwood
Veterano
# mar/13
· votar


Edson Caetano

Cara, vc não existe! Valeu!!!
Qdo chegar em casa, vou ralar mais um pouco.
Ontem consegui um avanço: fiz os timbres mudarem no início e no meio da música automaticamente!!! Isto vai ser muito útil pra ensaio e show.

Acontece que eu tava lendo um manual de 200 páginas... ontem encontrei o manual de verdade que tem umas 1.500 páginas!!! Ontem cheguei na 600 e pouco!!!

Hj à noite promete (depois de brincar com as crianças e colocá-las para dormir, lógico!!!).

Leo Vaz
estude como inserir bancos Lsb e Msb
Pois é eu vi estes dois parâmetros... preciso entendê-los melhor...
Mas para vc mandar o metrônomo pro seu baterista,
Não tem mais baterista!!! Por isto que eu tô nessa encrenca toda!!! ;-)

Valeu, Galera! Juro que, na medida que eu for avançando, vou postando aqui, até pra ajudar algum outro lunático... The lunatic is in the hall

Leo Vaz
Veterano
# mar/13
· votar


Edson Caetano

Como se faz pra alternar o controle entre a DAW e o plugin? Mapa Midi é a melhor opção? Tenho o Oxygen 25 V3

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Mapa midi é o melhor jeito, pois o controlador muda completamente

Veja um exemplo, estou com os faders controlando as tracks mas e se eu quiser que virem drawbars no B4, mudando o mapa eu mudo imediatamente, tenho que ler o manual do seu maudio para ver como proceder

Esta sendo até bacana isso, estou revisando o sonar hehe

Greenwood
Veterano
# mar/13
· votar


Edson Caetano

Rapaz, li e entendi cada palavra que vc falou. Contudo, parece que estamos no passo 3, e eu quero o passo 1... nós pulamos.
Imagine o seguinte:
a) Eu não vou usar VST. Esqueça só por hoje estas três letras... em abril a gente se lembra delas de novo...
b) Imagine que eu queira dois timbres e, obviamente, os dois estão no meu Juno.
c) Um timbre é de bateria, ele está todo sequenciado. Eu quero que ele soe o patch (que no Gi chama-se "Live Set") Standard Kit 2. Mas, veja bem... eu NÃO vou tocar este timbre... o sequenciador vai tocar... então eu NÃO quero nem vê-lo na minha tela (do Juno).
d) O outro timbre, este EU vou tocar ao vivo é um "user" e chama-se "Greenwood". Como eu vou tocá-lo, obviamente eu preciso que ele apareça na tela do Juno.
Como fazer estas duas coisas acontecerem ao mesmo tempo????

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Agora entendi hehe, você estava falando Marciano e eu Terraquiano hehe fazer os procedimentos mas com os timbres internos do Juno

Agora preciso novamente ligar meu key e o sonar hehe

Mas você está usando que interface midi, esta ligado o in e o out correto, no Juno e no pc...

Greenwood
Veterano
# mar/13 · Editado por: Greenwood
· votar


Edson Caetano

Pois é... estávamos querendo fazer a mesma coisa, mais de um jeito diferente. Que bom que vc entendeu agora!

Minha ligação (hoje) é pura e simplesmente um cabo USB. Tanto o IN quanto o OUT das pistas no Sonar estão para o Juno. Tudo funciona perfeitamente... digo, eles se comunicam perfeitamente, mas tem este lance da disponibilidade dos timbres internos... :-(

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Greenwood
demorei para fazer isso com o meu teclado, e para falar a verdade nem fui tão longe, porque acabo usando o sequencer interno dele ou do ipad... mas como falei, vai ser bom dar uma revisada no Sonar, assim que ser vou entrar na luta com você hehe

Greenwood
Veterano
# mar/13
· votar


Edson Caetano
Engraçado é que no Meu Roland JV-35 isto é facílimo de fazer... pois ele já tem em cada patch 16 partes, uma em cada canal MIDI. Eu já cheguei a sequenciar duas pistas de bateria, umas duas de timbres synth, e ainda tocava uma outra pista ao vivo... era quase o Tears for Fears versão "entry level", tudo isto com um desktop fudidaço rodando o Cubase... tudo ligado no velho joystick... mas isto foi a long time ago...

Greenwood
Veterano
# mar/13
· votar


Edson Caetano
Rapaz, uma coisa muito legal de qualquer sequenciador é a possibilidade de automação. Nunca mais vou me estressar em colocar todos os patches na ordem em "favoritos"... Em uma fração de segundos, vou ter o patch que eu quero no exato momento da música... e ficar com as mão livres!

Tou quase desistindo desta história de usar os timbres de bateria do Juno. Devo ter lido mais de mil páginas de manuais... tanto do Juno quanto do Sonar...
Vou me render aos VSTs...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a uma dica sequenciar