Quem está na frente ? Korg, Roland ou Yamaha ?

Autor Mensagem
sohn
Veterano
# dez/08


Fiz esse tópico para sabermos quem está oferecendo a melhor qualidade em timbres, tecnologia, versatilidade, enfim tudo o que precisamos para fazermos o melhor no meio musical.

Lucas Ari Koivunen
Veterano
# dez/08
· votar


na minha opniao roland vejo mais roland

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/08
· votar


Acho que hoje em dia, não tem nenhuma dessas três marcas, (que adicionaria a esse grupo a Kurzweil, Ketron, etc) está na frente. Qualidade de timbres, alta tecnologia e versatilidade são encontradas em todos os modelos top de cada uma. Acho que o que mais se adaptar a nossa necessidade, é o que está na frente.

Na minha frente (em cima do suporte do teclado) estão Yamaha e m-audio :D

expedifer
Veterano
# dez/08
· votar


sohn

Tá querendo arrumar brigas por aqui?

TIMBRE é igual a C.....("cunhado") cada um tem (ou terá) o seu, no gosto, preferência (de timbre e de marca), modelo, opção de ascessórios (se precisa ou não) e preço.

NÃO EXISTE MARCA RUIM PRA TODOS, nem timbres, opções, ascessórios, funções, etc.

Portanto, GUARDE pra í tuas preferênci8as e gosto (tal qual comida, diversão, música, cantor, etc)

Lucas Ari Koivunen
Veterano
# dez/08
· votar


mas vai que o timbre do piano do seu teclado é igual ao som do piano de execução MIDI.

Meu amigo tem um teclado que o timbre de piano é pior que o som do piano do guitar pro para voces terem ideia, ai ja é demais !

Henrique Leal
Veterano
# dez/08
· votar


Indo pelas demos que tenho ouvido e assitido:

Tecnologia: Korg
Timbres: Yamaha
Versatilidade: Roland...

Mas mesmo assim acho que a diferença é muito pequena atualmente (falando de Tops)

Apesar de que acho que se por na balança, o lado vai pender mais pros Rolands mesmo... que acho que leva uns pontinhos a mais nesses quesitos .
Mas eu mesmo queria comprar um Korg, justamente pela tecnologia que abre boas possibilidades..

tecladoprofusao
Veterano
# dez/08
· votar


Nenhuma marca está na frente, as marcas são escritas na parte de trás do teclado... (putz, essa foi péssima!)

Acho que em tecnologia cada uma tem seu carro-chefe: a Yamaha tem o Super Articulation, a Korg a função Karma, A Open Labs roda VST, Kawai tem modelagem física nos pianos digitais... Aí depende do que o musico precisa pra escolher a tecnologia mais adequada e, assim, a marca que a possui.

Timbre é questão de gosto. Eu gosto da Yamaha e Korg e não gosto da Roland e Kurz.

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


eh como o rapaz disse em tecnologia a korg esta na frente em timbres gosto de kurzweil e yamaha , e versalidade roland .. agora se vc perguntasse qual marca ao longo dos anos cresceu mais eu diria pra vc que a yamaha tem crescido muito .. quando eu começei eu ouvia falar muito de roland ainda na epoca eram os xp 10 , 30 e 50 .. quem tinha um xp 10 nossa era o rei dos teclados .. assim como os solton´s e tals ..como o passar dos anos foi aparecendo alguns korgs no cenario .. e a yamaha ainda com os psr da vida .. pelo menos aqui na minha cidade era assim .. ate que um dia apareceu alguns modelos e em 98 se nao me engano a yamaha lançou o ex5 apartir dai pronto so foi crescendo ate chegar nos motif xs .. a roland sempre lançou muita coisa tambem ... mais naquela epoca ainda tinha o sucesso do xp 80 , e a korg com os trinity .. entao fica nessa ...

korg-tecnologia
yamaha-timbres acusticos
roland-versatilidade

viktor 999
Veterano
# dez/08
· votar


Tecnologia:roland
Timbres:yamaha
Versatilidade:korg

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


As marcas estão empatadas, só que teclado igual ao Oasys só a Korg fez. :)

sohn
Veterano
# dez/08
· votar


Pra ser sincero, pelas DEMOS, percebo que a Korg deu um salto e grande com o OASYS em tecnologia, timbres e versatilidade. É tanto que, ele agora é o sonho de muitos. Mas tenho que dizer seus defeitos também, é muito caro. Devido tantos recursos, ele acabou ficando muito grande também, imagino que fique um pouco incômodo levá-lo para show´s e outros. Mas Korg é Korg mesmo, e nenhuma até agora fez igual.

Jeferson Fernandes
Veterano
# dez/08
· votar


Apesar de não ter o mesmo poder do Oasys, Podemos considerar o Fusion da mesma categoria pois tem a mesma concepção do Oasys, posso detalhar ou indicar outro tópico meu, se alguém quiser maiores informações.

Agora... marca por marca!!! Cada um gosta de mais de um do que de outro. Eu gosto de todas, e se todas não estivessem no mesmo nível, o mercado não seria tão aberta às três... Todas as lojas vendem as 3... Creio que a Roland tenha mais apelo comercial no Brasil, tanto em promoções como em divulgações... Mas as três jogam no mesmo campo!!! Cada uma tem a sua vantagem...

tmurback
Veterano
# dez/08
· votar


As marcas estão empatadas, só que teclado igual ao Oasys só a Korg fez. :) (2)

Raphael cox
Veterano
# dez/08
· votar


Também acho que nenhuma marca está afrente ( OASYS é coisa de outro mundo, perái também né?)

Todos os tops das marcas estão empatados, fica a critério e gosto pessoal.

Porém , EU acho que a roland pisou na bola em alguns aspectos do Fantom G: memoria din ainda? podia pelo menos colocar algo mais atual ou um HD....de resto, tudo perfeito.

sohn
Veterano
# dez/08
· votar


O OASYS foi lançado antes do tempo...rsrsrs...veio pra esmagar !!!

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


o oasys nao eh tudo isso que o povo pinta nao.. se fosse a maioria das bandas usariam , mesmo sendo caro .. ja vi set montados com 3 teclados tops .. quer dizer grana teriam pra ter um oasys mais decidiram nao te-lo .. eu faria o mesmo com um set bem montado , vc deixa oasys no chinelo facil facil ..

Henrique Leal
Veterano
# dez/08
· votar


o oasys nao eh tudo isso que o povo pinta nao.. se fosse a maioria das bandas usariam , mesmo sendo caro .. ja vi set montados com 3 teclados tops .. quer dizer grana teriam pra ter um oasys mais decidiram nao te-lo .. eu faria o mesmo com um set bem montado , vc deixa oasys no chinelo facil facil ..

Acho que a questão é o cara se adaptar aos recursos e tentar tirar o máximo dele, para então usar no palco, penso eu. E também a questão de ter MAIS TECLAS já não faz compensar ter só um teclado.. mesmo que um MOSNTRO!

ah.. e quanto aos timbres.. citei Yamaha... mas nem falei que o principal são os acústicos....

Ja ouviram o violão acústico da Yamaha?... babei.... (apesar de não achar útil ao vivo.. mas pra sequenciar... .show de bola!)

Jeferson Fernandes
Veterano
# dez/08
· votar


Galera... O Oasys não é análogo a um sintetizador comum! Quando dizem que o Oasys é o único, estão enganado. Ele é um top dentro de um arquitetura de síntese variada. O Oasys emprega 3 modelos de síntese... É um Producer Workstation, não é um teclado para banda! Não há nacessidade de um Oasys em uma banda... Como é o caso do Fusion. O Fusion foi arquitetado com 4 modelos de síntese. FM, VA, PM e PCM... O Oasys, FM, VA e PCM. Ambos apresentam sistemas operacionais que manipulam amostras em formatações para produção de audio, como SF2, SFPACK, além de samples comuns (Todas as Séries AKAI) e Formato de audios. Trabalham com HD, sequenciadores gigantescos (no caso do Fusion sequenciador com 32 canais MIDI + 8 canais de Audio). Sequencer de 40 canais. HD SataII de 80GB. Samples carregados direto do HD. Interface de audio com 8 Canais dedicados, um para cada pista de audio do sequenciador.
São máquinas pesadíssimas, com recursos complexos, que em nada interessam no palco. O que se extrai de uma máquina dessas para o palco é o mesmo que se extrai do M3 no caso do Oasys por exemplo. Porque não usam no palco? Simplesmente porque é complexo e desajeitado para esse fim. Eu já tive o Fusion. Porque o Fusion não pegou no palco... Porque é um Full Featured como o Oasys. É lógico que o Oasys tem uma concepção bem mais "luxuosa" e detalhada, mas há funções no Oasys com menor detalhamento e complexidade que no Fusion, e vice-e-versa. Por exemplo, o Fusion tem osciladores dedicados à Modelagem Física, Modelagem Analógica, FM e PCM. Já o OASYS só se divide em Modelagem Analógica, PCM e FM. Por outro ponto o OASYS emprega o conceio KARMA e é um simulador Tonewheel também (CX-3), enquanto o Fusion tem um ótimo potência simulando Hammonds (drawbars), porém sem nada dedicado, à partir da síntese PCM como qualquer rompler. Em contra partida o Oasys possui um sequenciador de 16 pistas... Hoje temos teclados como o Fantom-G que sequenciam 120 pistas MIDI + 24 pistas de Audio... Coisa de outro mundo. Mas o que caracteriza um "Full Featured" não é a capacidade de cada feature, mas sim o grupo de features disponibilizadas em um só equipamento. Além de tudo essas máquinas possuem uma concepção de DSPs e Processadores de Audio (ColdFire) bem mais elaborada para utilização em produção musical, possibilitando resultados bem mais satisfatórios em detrimento da versatilidade para uso no palco. É possível ultilizar essas máquinas no palco? Claro que sim. Mas depende do escopo de cada um! Eu sou músico de banda gospel, e quem é músico de banda gospel sabe o quanto é necessário jogo de cintura e versatilidade no palco. Por isso que não me dei bem com o Fusion HD na minha atividade...

Só estou expondo um pouco aqui, porque vejo muita gente jogando o OASYS pra dentro de uma categoria que ele não pertence. Não adianta usá-lo para comparar Korg com Roland por exemplo, ou Korg com Yamaha. Todas estão empatadas, e seus equipamentos TÒP de linha para palco são M3, Fantom-G e MOTIF XS. Existem outros Full featureds além do OASYS, como o prórpio Fusion HD que é mais barato e mais simples, mas está na mesma categoria, Tem máquinas como os OpenLabs da vida... Não conheço muito de outros modelos, mas que eu sei que tem, tem....

O Oasys pode ser o único com monitor LCD colorido, com ajuste de posição, design moderno... Mas isso não o caracteriza como único na categoria.

tiago scott
Veterano
# dez/08
· votar


Jeferson Fernandes

Brodher em cima disso que você disse: Porque não usam no palco? Simplesmente porque é complexo e desajeitado para esse fim. Então qual a vantagem de ter um Oasys? Por que pelo que sei todo tecladista quer um teclado para mil e uma utilidades, tocar ao vivo, stúdio, gravação, produção etc.

Digamos então que no Oasys você terá um puta teclado para conseguir os melhores resultados em gravações e uma finalização mais apurada. Jefferson o que você disse do Oasys é a mais pura realidade, estão colocando ele em um patamar que não lhe pertence. Cara eu juro, quando ví a apresentação do Oasys feita pelo Paulo Calasans pensei: putz agora a Korg quebrou tudo, um puta Work com tudo o que há de melhor nele. Mas a minha decisão final só sairia se o Oasys consegui-se mudar a trajetória de um Rio que a anos a Korg não conseguia, o PIANO ACÚSTICO. Resultado a Korg continua sem consrguir fazer um piano acústico decente, sinceramente o piano do Motif XS soa mais vivo que o Oasys. Lógico que em todos os outros parametros o Oasys visa de longe os tops de linha, mas pra mim se um Key possui uma falha que seja, já não pode ser considerado o grande sonho de teclado. Grande sonho de teclado pra mim, é com o dinheiro de um Oasys 88, você comprar um Fantom G, Motif XS, um M3 e um Nord Stage.

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


ai jeferson fernandes
tiago scott
voces estao redondamente certos mano .. eh isso que eu venho tentando expor a muito tempo , tem nego que ta pintando demais o oasys , que acaba se esquecendo dos outros que tambem tem a mesma funçao ..um oasys nao me serviria de nada .. se eu tivesse um trocaria logo em dois tops .. eu sou muito mais um m3 do que o proprio .,.. num m3 eu conseguiria extrair tudo o que ele me oferece, tanto em banda como em estudio .. agora o que eu faria com tanta coisa no oasys ? na hora da banda era escolher o melhor timbre e tocar .. ou seja pra que tanta parafernalha se no final o que interessa realmente sao as ediçoes de timbres ou timbres de fabrica ..

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


Well, cada um pensa de um jeito...

Jeferson, o Oasys atualmente já é 7 instrumentos em um só. E eu realmente acho que ele está em uma categoria à parte, pois ele é, de fato, um Rompler com 172 vozes de polifonia, um analógico, um simulador de Hammond melhor que o próprio CX-3 da Korg, um sintetizador FM, um simulador de cordas, um "WaveStation" com síntese VPM e etc. Sem contar a porrada de efeitos, HD, rotas de som de 32 Bits e etc.

Eu tenho um M3 e já tive o M3 junto com um MotifXS, e digo com muita sinceridade, certeza e propriedade que os dois, juntos, não fazem nem meio Oasys. Pode botar um set com MotifXS, M3, Nord Stage e Fantom G, e tudo isso não dá meio Oasys. Simplesmente, porque para fazer um Oasys você teria que ter, JUNTOS:

-Um Rompler com rotas de som a 32 bits, sem aliasing e com 172 notas de polifonia (não existe, só ele faz isso);
-Um analógico;
-Um simulador de Hammond melhor que o CX-3 da Korg (Só consigo pensar num Hammond de verdade);
-Um sintetizador FM poderoso e que usufrua do sistema de efeitos que o Oasys tem;
-Um WaveStation;
-Um notebook com VST Korg Legacy, HD para samples e etc.

agora o que eu faria com tanta coisa no oasys ? na hora da banda era escolher o melhor timbre e tocar .. ou seja pra que tanta parafernalha se no final o que interessa realmente sao as ediçoes de timbres ou timbres de fabrica ..

hahahaha, mas se você não consegue entender e extrair o que o equipamento oferece o problema é seu, e não do teclado...rs

E putz, quem disse que no final só interessa edição de timbre e timbre de fábrica? Tem uma pancada de coisas que interessam tanto quanto. Sampler, EFEITOS, combinação de timbres, sequenciamento, recursos, controles em tempo real, armazenagem, teclas, mecanismo, visor, ferramentas de criação, etc, etc, etc.

Bclamberti
Veterano
# dez/08
· votar


Considerando crescimento tecnologico, acho que Roland, Korg, Kurzweil, Yamaha, Clavia tiveram um salto muito significativo.

Sobre a Roland, a 10 anos atrás era sem dúvida a maior marca. Lançou a linha JV e os arranjadores da linha E que marcaram época. Hoje já não acho que ela esteja isolada na frente. Mas em se tratando de melhor sampler de piano acustico, a Roland continua sendo uma das melhores marcas.
Eu já pude conferir isso nas linha de pianos eletricos EP, KR e RD. Onde se combinam melhor sampler com o peso das melhores teclas.

Yamaha deu um salto muito grande. Tempos atras todo mundo associava Yamaha só aos PSR´s.
Hoje se tem uma outra visão da marca. Teclados de ponta e com alta tecnologia. Acho que a empresa se desgarrou da preocupação de aprimorar os PSR´s, e se dedicou mais aos teclados de palco, pra musicos profissionais.

Korg, não sei muito o que dizer. Ainda não toquei nesses teclados mais novos. Mas pelos comentários que vejo, melhorou muito assim como Yamaha.

Jeferson Fernandes
Veterano
# dez/08
· votar


Até porque um set com Rompler TOP + FM dedicado + VA dedicado e um Clonewheel ficaria mais barato que um Oasys...

Ex: Motif XS7 = 8000,00 (chutando alto)
Alesis ÍON ou Korg Microkorg = 1500,00
Yamaha DX7 ou Korg DW8000 = 1000,00
Tokay TX5 = 2500,00

Um set completo, ROMPLER com sequencer e sampler de ultima geração + teclados de nicho para VA/FM e CW= 1300,00

Ou melhor tira tudo e colocar um NORD LEAD, ou NORD ELECTRO ou STAGE que seja... Fica mais barato e resultado ainda é melhor... Isso pra quem tem trabalho de palco...

Agora se vc é um tecladista compositor, produtor, arranjador, trabalha com jingles, trilhas, trabalha com música eletrônica e etc... Aí sim... O OASYS e CIA vem a calhar...

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


Jeferson Fernandes, mas é exatamente o que estou tentando te dizer. Você não pode comparar um Tokai com o simulador de CX-3 que tem no Oasys! Só o CX-3 dedicado (o hardware) já deixa o Tokai parecendo orguinho Minami, esse que tem no Oasys é ainda melhor! O mesmo se aplica nos seus outros exemplos...

Jeferson Fernandes
Veterano
# dez/08
· votar


Artref

Claro que o Oasys tem muito mais coisas do que qualquer citado, por isso não cabe comparação... É a mesma coisa o Fusion... São N instrumentos juntos... Fiquei com um por cerca de 2 meses, e vendi... Comprei um MOTIF... Porque??? Para o meu uso, não é interessante um teclado muito mais pesado do que eu necessito carregar, para um monte de plus que não vou usar no palco...
Lógico que o M3 + MOTIF XS não dá meio OASYS... Dá uma lida com atenção no que eu escrevi e vai entender o que eu disse... Nenhum dos teclados que eu tive/tenho faz metade do que o Fusion fazia, por exemplo...

A minha expressão é??? Não adianta jogar a Korg na frente por causa do Oasys... É mesma coisa de começar desmerecer a Korg por não ter nenhum Piano Digital a altura do RD-700GX ou S090ES... Cada marca aposta em um mercado... O OASYS tem o seu mercado... Agora fica todo mundo... Ah... O que é melhor? O OASYS ou MOTIF XS... Péra aí neh!!! Vamos entender que não se compara gato com tigre neh?

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


A minha expressão é??? Não adianta jogar a Korg na frente por causa do Oasys... É mesma coisa de começar desmerecer a Korg por não ter nenhum Piano Digital a altura do RD-700GX ou S090ES...

Foi por isso mesmo que eu escrevi:
"As marcas estão empatadas, só que teclado igual ao Oasys só a Korg fez. :)"
Argumento semelhante poderia ser usado em relação ao V-Synth. Só a Roland fez um. ;)

fábio_soul
Veterano
# dez/08
· votar


Falando em V-Synth, creio que em termos de custo/benefício ele é ainda pior do que o OASYS. É claro que, assim como o OASYS, tem um destino de uso específico, e os dois teclados não se comparam entre si, mas por que é que tanta gente fala que o OASYS é muito caro, e nunca ninguém fala nada do V-Synth GT? O OASYS está entre os R$20.000,00 e R$25.000,00? O V-Synth GT, que só trabalha com synths (mesmo que faça isso como ninguém faz), custa R$9.000,00, aproximadamente 1/3 do preço do OASYS, mas ele está longe de fazer o 1/3 do que o OASYS faz (falando em termos de considerar como único teclado do set). Como já disse, sei que são equipamentos sem comparação, mas eu só não acho justo falarem tanto do preço do OASYS e nem mencionar o V-Synth GT.

Não consigo explicar muito bem a minha idéia a esse respeito, mas vocês entenderam o que eu quis dizer? Não quero falar que um é melhor que o outro, só estou falando em termos de custo/benefício de cada um.

pomtwo
Veterano
# dez/08
· votar


certo estava o emelindo pascal que tocava de tudo e nao precisava de melhores samplers

tiago scott
Veterano
# dez/08
· votar


fábio_soul


Fabião você disse tudo, o Oasys não está caro pelo que ele é, o que está caro é a PRIDE ...

macaco veio
Veterano
# dez/08
· votar


na minha opiniao de uns 6 anos pra ca a Korg tem acertado mais na mosca nos seus lancamentos (tops e medianos). Sempre gostei de Roland mas me decepciona a cada lancamento novo.
Yamaha eh aquela coisa pra inciante (quem nao entende nada de teclado sempre compra um yamaha) mas ela tem que ter um top pra manter as aparencias.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Quem está na frente ? Korg, Roland ou Yamaha ?