Ajudinha aqui por favor.

    Autor Mensagem
    Ryusen
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Ryusen


    Bem, eu tava dando uma olhada em uma partitura aqui, e encontrei algo que não entendi o que é. São esses... er.. Parenteses? O que eles indicam?

    Ryusen
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Figura.

    (desculpem)

    RobertMuzy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ryusen

    Não tenho certeza não. Estudei 9 anos de piano clássico, porém estou parado há alguns anos.
    Um caso muito comum de uso dos parênteses é aquele quando utiliza-se um bequadro para a nota alterada pela armadura ficar natural e no próximo compasso quando a nota volta a ser alterada coloca-se a alteração (bemol ou sustenido) entre parênteses simplesmente como precaução, para evitar erro em uma leitura rápida.

    Outro caso: Quando a mesma nota aparece para as duas mãos. Exemplo: Dó3 na clave de sol e o mesmo Dó na clave de fá ao mesmo tempo.

    No caso da partitura que vc citou geralmente usa-se os parênteses quando não é possível tocar as duas vozes ao mesmo tempo. Ou vc toca uma voz ou outra. Seria então necessário o uso de dois instrumentos.

    Perceba o compasso do meio da 2ª linha. Há um lábemol1 e um réb3 ao mesmo tempo (intervalo de 11ª). Não é toda mão que consegue. E o compasso do meio da 3ª linha: Como tocar lá1+lá2+si2+mi3 (todas bemóis) somente com a mão esquerda. Até o si é fácil, o problema é o mi.

    Caso esteja errado, alguém me corrija por favor.

    Ryusen
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    É verdade, eu também desconfiei que era isso.
    Obrigado pela resposta =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajudinha aqui por favor.