Teclado, piano e outras dúvidas? Ajudinha rápida por favor

    Autor Mensagem
    pLais
    Veterano
    # mai/12


    Tenho 16 anos e sempre fui apaixonada por piano. Sou louca por música clássica e sonho em tocar autores como Yann Tiersen e Ludovico Einaudi. Vou começar a trabalhar então resolvi que vou pagar um curso pramim... pois já tentei sozinha e não fluiu muita coisa, só o básico do básico. Descobri um instituto no meu bairro que tem aula de piano e de teclado... como não tenho piano, fico em dúvida de qual faço. Dá certo eu começar com piano? Daria pra treinar em casa? Tenho um teclado meio ruim da Casio com 5 oitavas, mas será que dá pra usar ele até eu conseguir comprar um piano elétrico?

    As aulas de piano custam R$160,00 mensais, com uma aula semanal e duração de 1h. É muito caro? Acredito que as de teclado sejam também nessa faixa de preço.

    Obs: Moro em Campinas - SP, especificamente em Sousas

    The_Hands
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Piano... Piano meeeesmo, com teclado não rola. O ideal seria um Piano de verdade ou um piano digital (teclas com ação de martelo).

    160 conto, tá meio caro. Aqui no RJ eu pago 90, fora o desconto. Embora em SP as coisas sejam mais caras msm. Mas acho que esse valor está muito acima.

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Sugestão

    Procure um professor de teclado que cobre metade do valor. Faça um ano de curso com ele e vá guardando a diferença. Em um ano você tem R$ 960,00 + 300,00 do seu teclado que poderá vender.

    Hoje um piano el. considerável seria o KORG 170s. Sai por R$ 1.850,00 em nossa região. Só teria que parcelar R$ 590,00. Ai você pula fora das aulas particulares e chora para parcelar em 3x.

    Na teoria:

    Terminando as prestações pode iniciar o seu curso de piano no tal instituto com o seu piano digital e ainda com 1 ano de conceitos já adiantado.

    Se o instituto for notável R$ 160,00 está barato.

    fernandodi
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Nossa, o Thiago correia maquinou tudo!!! ótima ideia.. só aqui em brasilia as aulas sao so um tanto mais caro, 300 e pouco com aula de teoria inclusa...

    pianista1minuto
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    As Aulas aqui no RJ são de: 20 a 50 reais com prof particular, de 60 a 130 reais em cursos, e de 140 a 350 reias em Conservátórios. Acho que ai está muito caro!!! não teria como achar um lugar mais barato??

    Aprender com um teclado de 5 oitavas eu acho que vale muito apena, pra que deixar pra amanhã oq se pode fazer hoje? no começo nem vai ligar tanto pra isso =)

    pLais
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Então gente, na minha cidade os únicos lugares que ensinam Piano são completamente afastados uns dos outros... perto de mim, tem somente esse, e um outro que fica há uns 30 min de ônibus, mas ainda não consegui descobrir o preço do curso. Pelo que andei pesquisando tá nessa faixa mesmo... embora esse Instituto que citei seja mais caro, não foge muito disso!

    -


    Aprender com um teclado de 5 oitavas eu acho que vale muito apena, pra que deixar pra amanhã oq se pode fazer hoje? no começo nem vai ligar tanto pra isso =)

    Pois ééé... já fiz aula de teclado, aprendi teoria, partitura... mas nunca gostei muito! Minha paixão de verdade é o piano. Conheço pessoas que sequer um teclado tinham para treinar, ficavam somente com o do curso. Acho que pra início deve dar certo... e talvez mais pro final do ano eu parcele um Korg170s. Será que rola mesmo? Tô animada :D

    fernandodi
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    O pessoal daqui elogia bastante o P95 da yamaha tb...

    pLais
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    O pessoal daqui elogia bastante o P95 da yamaha tb...

    Mas ele é mais carinho, né? Minha intenção é comprar o piano mais barato que puder, daqueles que têm qualidade.. por enquanto tô de olho no Korg mesmo! Se souberem de outros possivelmente mais baratos, agradeço

    pLais
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Gente, e o piano Tg8810 Fenix, será que é bom pra quem tá começando?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pLais
    Nao se compara com o korg e o yamaha se puder fique em um desses dois...

    160 é um preço justo por um curso de qualidade com bons professores....

    Lembre que o barato pode sair bem caro...

    Mr Madruga
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Mr Madruga
    · votar


    Pode encontrar professores mais em conta sim, mas R$160 está um preço justo se o professor tem uma boa formação e nome, fui em uma loja comprar um DP10, o vendedor disse que iria me arrumar uma aluna que tem um Nord, e eu poderia cobrar R$120, sendo que nem tenho técnico em música, conservatório e afins, só toco o que aprendi em uma escola de música comum e estudos autodidáticos.

    Quanto ao equipamento, tem os Privias que podem ficar de fora.

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Gente, e o piano Tg8810 Fenix, será que é bom pra quem tá começando?
    Não.. Fuja dele!

    Eu acho mais vantagem então pensar mesmo no SP170, ótimo piano digital de estudo, e hoje tá mais em conta que o P95 mesmo.

    Sinceridade, estudar piano, sem ter teclas pesadas em casa não é muito bom não. Até um controlador de 88 teclas pesadas já vale a pena.

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    O pessoal daqui elogia bastante o P95 da yamaha tb...

    Pois é, mas a yamaha anda pisando na bola aumentando o preço dos seus produtos.

    O p95 já esteve abaixo de R$ 2000,00. Acho uma sacanagem pagar mais de 2 pilas num instrumento e ainda ter que comprar uma fonte de ernegia a parte.

    Ao contrário a Korg (sem apologias) incluí pedal sustain + fonte. Então se vai pagar R$ 1.800,00 e tra la lá é o valor real do produto.

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Tiago Correia
    Correto, se a Yamaha perdeu a noção de preço então cabe a nós colocarmos no seu devido lugar. Eu paguei 1870 no P95, depois comprei a estante por menos de 300 reais se não me engano, e por mais ou menos 2200 fechei o set. Agora tão pedindo 2400 pelo P95 pelado. Eu adoro o P95, mas para estudos iria cegamente no Korg sem dúvidas.

    pLais
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Muito obrigada gente... acho que vou fazer mesmo a aula e futuramente comprar o Korg. Claro que, primeiro farei uma aula experimental e procurarei saber mais sobre o professor! Novamente agradeço.

    pLais
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Mr Madruga
    Quanto ao equipamento, tem os Privias que podem ficar de fora.

    Não entendi... é para eu descartar mesmo os Privias, ou quis dizer que são uma boa opção?

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    privia eh uma boa opcao sim!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pLais
    acho que ele esqueceu de colocar o "não" podem ficar de fora hehe, mas tirando Korg e Yamaha, o Privia tira a 3 colocação, em pianos digitais para estudo de baixo custo...

    Laupo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Olá pessoal!
    Sou novo aqui e iria fazer meu primeiro tópico com essas dúvidas, mas preferi utilizar um tópico de mesmo assunto já existente e recente, por melhor organização do próprio fórum.
    Não entendo NADA de piano e teclado, então normalmente fico "boiando" na maioria das recomendações de vocês (que costumo ler bastante e tentar entender)
    Vou começar a estudar PIANO esse mês, mas não tenho o instrumento em casa. Por enquanto vou estudar usando o teclado profissional que tem na igreja que eu vou, até eu conseguir escolher e comprar um piano digital ou teclado que dê pra eu estudar PIANO em casa. A questão é: teclado ou piano digital? Piano digital, elétrico e eletrônico são a mesma coisa?
    Outro problema é que provavelmente no momento da compra eu não tenha mais do que 1500 reais possíveis pra gastar.
    Meu interesse é saber o clássico, claro, que acho lindo e muitíssimo importante, mas também composição e a parte popular. Na verdade fico meio em dúvida sobre no que focar... eu quero aprender a tocar mesmo, e também saber tirar de ouvido, improvisar, tocar músicas que eu gosto de ouvir (gosto muito de pop internacional, r&b, soul, blues, jazz, rock, britpop e por aí vai)... devo focar em popular ou erudito?
    Com base em tudo isso o que vocês me sugerem sobre qual equipamento adquirir?

    The_Hands
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Laupo


    Escolha o "piano digital".

    Mas por que coloquei entre aspas? Hj em dia, acredito que já não haja uma delimitação muito grande no que se refere a instrumentos de teclas. É comun ver pianos digitais com funçòes de teclado arranjador, arranjadores com teclas pesadas - que podem muito bem serem aplicados como stage piano - etc etc Mas de um modo geral, escolha o instrumento que se propôe a fazer o papel de piano digital.

    Quanto ao que focar: É essencial se focar nos 2 !! Pelo menos no início dos estudos. Depois você vai perceber claramente qual vertente quer seguir.
    Eu faço aulas a quase 3 anos, e durante praticamente 2 anos, estudei focado na questão da leitura e técnica. Somente agora no início do ano comecei a me aprofundar mais na questao da harmonia popular. Graças a isso eu já sei o que eu quero: O popular.

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Tiago Correia
    · votar


    Laupo

    Overdose de perguntas!

    1. Qual é o teclado da sua igreja?

    Não vou ser redundante nos comentários porque já respondi isso no tópico da pLais. Então direto e reto:

    1. Pno dig. Korg 170s . Já que gosta de erudito já compensa ter um a altura. Se for tocar futuramente na igreja/banda ai você compra um sintetiza. Mas o foco é estudos.

    2. Foque no aprendizado e não em estilos musicais. Estudar Piano é o Básico pois nele se fundamentam as técnicas para teclado, e são técnicas e percepção que precisará para improvisar.

    3. Um curso de piano deve contém matérias de percepção ritmica, melódica e harmônica é assim que você treina seu ouvido para tirar outras músicas.

    A partir do seu segundo ano de piano já terá um bom alicerce para estudar Harmonização & Improvisação tendendo para o popular.

    O que deixará sua performance mais dinâmica, poderá ter versatilidade em n estilos músicais, e naturalmente desenvolver composições.

    Ai sim vocÊ mantém os estudos de Erudito + Popular.

    Então vai com calma tudo ao seu tempo e não ao mesmo tempo.

    pianista1minuto
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: pianista1minuto
    · votar


    Groovin Dip 8850 http://www.assessoriatecnica.com.br/produto/dip-8850h

    Ta saindo entre 1200 a 1600 agora. achei muito melhor que o Privia e bem barato. Acho a melhor opçao para um abaixo do P95 e por ser de movél, e teclas pesadas da um ar legal.

    Vai um video a do piano dele: http://www.youtube.com/watch?v=5GNvVUBaQAg&feature=relmfu


    Eu to querendo usar ele no pc, mas to satisfeito pelo Custo x Beneficio =)


    Ps: o Modelo é outro mas todos tem os mesmo pianos, Só muda a carcaça e as teclas.

    J.Dionatan
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    achei muito melhor que o Privia e bem barato.
    Cara você já testou ele mesmo?? Não acredito que o Privia perca para ele não. Esta linha Groovin, Fênix e Michael é tudo farinha do mesmo saco.

    pianista1minuto
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Cara você já testou ele mesmo??

    Sim!!!

    Esta linha Groovin, Fênix e Michael é tudo farinha do mesmo saco.

    Alguns deles são feitos com o msm timbre e até o msm sistema! Mas nem todos são iguais.

    pLais
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Groovin Dip 8850 http://www.assessoriatecnica.com.br/produto/dip-8850h

    Ta saindo entre 1200 a 1600 agora. achei muito melhor que o Privia e bem barato. Acho a melhor opçao para um abaixo do P95 e por ser de movél, e teclas pesadas da um ar legal.


    Muito legal! Vocês me ajudaram muito mesmo. Quando for comprar, pesquisarei melhor e procurarei testar todos e decidir qual compro. Muito obrigada pessoal =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado, piano e outras dúvidas? Ajudinha rápida por favor