Eu até estava dando dicas mas notei que é eu que preciso de umas

    Autor Mensagem
    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08


    Pessoal, já to ficando descontente com minha própria atuação no grupo que toco na igreja... não sei como tocar...

    Com já está sendo discutido em outro tópico, não dá pra ficar só fazendo "fundinho" com o teclado, mas quando faço algo diferente parece que não encaixa nas músicas...

    Enfim, a pergunta que não quer calar:

    Como tocar teclado, com um violonista (tiozinho já) que toca tudo na base da moda-de-viola? música raiz mesmo... tião carrero e pardinho.. hehe

    Pior que é complicado, porque minha preferência de estilo, e que manjo tocar algo, é totalmente "contrário"...

    Não tenho nada contra esse tipo de música, até aprecio algumas, mas o problema é como encaixar teclado em músicas que não tinham teclado, até mesmo, que sons utilizar??

    fábio_soul
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Henrique Leal

    como encaixar teclado em músicas que não tinham teclado, até mesmo, que sons utilizar??

    Coloca um som de trumpete e faz um dueto de trumpet ao estilo do ritmo na introdução...

    hahahaha

    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08
    · votar



    Coloca um som de trumpete e faz um dueto de trumpet ao estilo do ritmo na introdução...


    heheh ..tá certo... isso aqui é um tipo de brainstorming ...

    mas trumpet já sacanagem...

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Bom dia!!!
    Aproveitando que o tópico fala sobre dicas...

    Henrique Leal
    ...notei que é eu que...
    Notei que sou eu...

    fábio_soul
    ...um som de trumpete...
    O instrumento chama-se trompete

    Valeu!!!

    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Henrique Leal
    · votar


    Notei que sou eu...

    valeu pela correção...

    mas sem mudar de assunto...

    Quais são minhas alternativas antes de decidir sair do grupo?(venho pensando nisso há algum tempo, devido aos fatores já citados)

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    Henrique Leal
    Verdade meu camarada. Me desculpe por apenas desvirtuar o tópico e não me referir ao assunto principal.
    Acho que seu grande desafio é justamente buscar alternativas interessantes para o uso do teclado no grupo em que vc toca. Não desista porque acha que não é capaz de superar um obstáculo. Estude-o, analise, avalie, busque maneiras de transpô-lo.
    Na minha opinião, os resultados serão: vc comprovar que é capaz de superar obstáculos; vc enriquecer seus conhecimentos e habilidade musicais; o som de seu grupo ficar mais rico e interessante; e, todos os ouvintes serem premiados com belas melodias.
    Valeu!!!

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Henrique Leal
    Quais são minhas alternativas antes de decidir sair do grupo?
    Pelo visto esse grupo já deve existir há muito tempo e nunca teve tecladista. Logo, eles já fizeram seus arranjos sem pensar nisso.
    Se eu fosse você, já teria saído e formado meu próprio grupo. Já pensou nessa possibilidade?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Henrique Leal
    Isso acontece comigo de vez em quando...
    Depois que eu larguei sintetizador e "orchestra hit" no meio da Missa acho que fiquei um pouco mais... hmm... "seleto" com os timbres rsrs...

    Já tentou um pouco de Hammond, bem de leve, de preferência variando o rotary? NÃO é fazer fundo! É tocar mesmo, fazer umas passagens e uns "semi-solos" no meio do arranjo... Ou então um som de Rhodes...

    Nesse estilo de "moda-de-viola" geralmete cai bem é um som mais mimetizado, tipo flauta, flauta de bambú, gaita... às vezes até um sax...

    83689
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pelo visto esse grupo já deve existir há muito tempo e nunca teve tecladista. Logo, eles já fizeram seus arranjos sem pensar nisso.
    Se eu fosse você, já teria saído e formado meu próprio grupo. Já pensou nessa possibilidade?
    (2)

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Henrique Leal
    para curto prazo:
    Nesse estilo de "moda-de-viola" geralmete cai bem é um som mais mimetizado, tipo flauta, flauta de bambú, gaita... às vezes até um sax...(2)

    para médio prazo:

    Pelo visto esse grupo já deve existir há muito tempo e nunca teve tecladista. Logo, eles já fizeram seus arranjos sem pensar nisso.
    Se eu fosse você, já teria saído e formado meu próprio grupo. Já pensou nessa possibilidade?
    (3)


    ñ tenho mais nada para dizer !!! rsrsrs ;-)

    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Já tentou um pouco de Hammond, bem de leve, de preferência variando o rotary? NÃO é fazer fundo! É tocar mesmo, fazer umas passagens e uns "semi-solos" no meio do arranjo... Ou então um som de Rhodes...

    atualmente num tenho a técnica necessária para "operar" hammonds e mesmo EPs apanho um pouco para tirar um som legal...

    agora esse comentário foi até engraçado:

    Pelo visto esse grupo já deve existir há muito tempo e nunca teve tecladista. Logo, eles já fizeram seus arranjos sem pensar nisso. [1,2,3...]

    O grupo existia "mais ou menos", eles tocavam junto, mas sem "compromisso", depois que entrei houve o compromisso de tocarmos todo mês, e agora de "ensaiar" toda semana.. mas aí vem a parte "engraçada" vulgo, trágica, os arranjos...

    O tiozinho, não lê nem mesmo cifra, logo, cada dia ele usa uma nota diferente... aí já embassa até mesmo pra fazer fundinho.. quanto mais fazer umas graças... não que ele toque errado, mas tipo, não dá pra combinar nada, porque ele não anota o que ele faz... eis também uma parte de minha dificuldade

    Nesse estilo de "moda-de-viola" geralmete cai bem é um som mais mimetizado, tipo flauta, flauta de bambú, gaita... às vezes até um sax...

    achei interessante a idéia... e até já utilizei uns violinos mais solados fazendo tipo de um "contraponto" com a melodia...
    Mas o problema é que não dá pra usar isso em todas as músicas... fica "cansativo"...


    para médio prazo:

    Pelo visto esse grupo já deve existir há muito tempo e nunca teve tecladista. Logo, eles já fizeram seus arranjos sem pensar nisso.
    Se eu fosse você, já teria saído e formado meu próprio grupo. Já pensou nessa possibilidade?
    (3)

    Com certeza já passa isso na minha cabeça... mas não sei se daria certo tocar sozinho... vou pensar com mais carinho nessa alternativa..

    Artref
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Você tem que ter um certo senso crítico para criar arranjos, e quanto mais conhecimento, melhor.

    Por exemplo: vai tocar uma música dos anos 80? Veja quais teclados eram usados na época...veja os timbres que eles davam. Analise a história da música, veja se tal timbre "se encaixa", teste, enfim. Veja o que os outros estão fazendo...outro exemplo: Hammond fica bom com guitarra com distorção. Se o cara fica o tempo todo no agudo, você vai pro grave, assim por diante.

    Por fim, crie também. Nada impede de você colocar um lead numa moda de viola e criar uma sonoridade única.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    A primeira coisa que pensei foi de vc colocar um timbre de viola também e tentar um dueto caipira... rsrs
    Ficaria muito ruim?

    tiago scott
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tiago scott
    · votar


    Henrique Leal
    Membro Novato

    Eu vou ser o mais sincero possível, te agrada o estilo de música do grupo que você toca e você realmente quer continuar junto no grupo?

    Por que na boa, se é um estilo que você não gosta ou está tocando apenas para não ficar parado, te aconselho a procurar um outro local para tocar, olha que se você procurar com certeza vai encontrar pois hj muitas bandas e grupos procuram tecladistas que tenham disposição para tocar. Não adianta, se é um ritmo que você não curte você vai encontrar até uns timbres para usar e não ficar desfocado, mas nunca algo que realmente você gostaria de usar e que te traria satisfação plena.

    Meus parabens, tocar com grupo a moda de viola e procurar inovar utilizando timbres já é um feito, os brodhers já deram muitas dicas bacanas sobre timbres, mas na minha opnião têm alguns estilos que não tem como você mudar. Pode até ficar diferente e inovador, mas depois de um tempo enjoa. Por exemplo se você tocar R&B, Soul, Jazz, Reggae, Música gospel, MPB todos esses estilos combinam com piano, EP, Strings, Hammond, leads e vários outros timbres. Mas por exemplo, você já pensou tocar uma música de câmara: Violinos, Cello, Viola e Baixo com leads e hammonds gritantes, não adianta pode ser inovador mas não combina. Por isso veja bem o que vc realmente gosta de tocar, e corra atrás por que senão você sempre vai ter que se submeter a ficar se adequando a estilos que exigem muito de criatividade em timbres e dão pouco retorno.

    Abraços ...

    rapha_netto
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: rapha_netto
    · votar


    Henrique Leal

    Como dito no ínicio do forum ... acho que como tecladista de uma Igreja local eu posso te ajudar...

    Sabe eu sempre gostei mais de músicas progressivas, com bons sons de synths e solos. Hoje escuto praticamente os ministérios de adoração e Igrejas Locais que fazem CDs e minha linha de som é muito voltado pra esta área...

    E quando comecei a tocar em minha Igreja ... Todo mundo só gostava das músiquinhas do tipo MKpublicitá (maior gravadora evangélica localizada no Rio de Janeiro) e ainda Soul e Black Music. Eu não gostava (e não gosto) nada desses estilos...

    Minha solução veio com o tempo... eu me esforçava e suportava tocando aquelas músicas e eu fui estudando e crescendo musicalmente (sei que ainda falta muito pra eu poder chegar lá) ... e aos poucos fui trazendo um som aqui e outro ali... mostrava ao líder as músicas nova, trazia o cd e passava pra todos escutarem as músicas, montava as harmonias e assim foi...

    Acho que a dica que posso te dar é para você levar sons que mais te agrada ou mais fáceis de encaixar os timbres mais comuns (pianos, strings, pads e etc.) sendo totalmente franco com o pessoal da sua Igreja: expondo pra eles as dificuldades que você tem de adequar o teclado as modinhas de viola. Tenho certeza que vai dar tudo certo!

    PauloFernando
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Hammond! Fica bom com quase tudo.
    Eu náo saquei bem o moda de viola, mas se for algo q puxe um folk, mete um hammond.

    Agora, flauta e viola costumam ser populares, ou talvez harmonica. Agora, o segredo é o de sempre: trocou de instrumento no teclado, pense em como o instrumentista original atacaria, em outras palavras, se é som de gaita, o que um gaitista faria nessa musica....

    boa sorte e nos informe o que funcionou.

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu acho melhor conversar com o "tiozinho". Se ele não sabe o que está fazendo fica ruim tentar fazer alguma coisa junto com ele.

    Eu tive um problema parecido com o guitarrista da banda da igreja que eu tocava (eu sou baixista e tô dando uns "pitacos" aqui ... rsrsrs). Era mais ou menos a mesma coisa. O cara cada vez fazia uns bagulhos diferentes e ficava difícil a banda tentar encaixar tudo (o tecladista também se complicava).

    O pior é que que quando ele fazia as porcarias dele, ficava parecendo que eu é quem tinha errado.

    Durante muito tempo fiquei meio quieto tentando botar só as cabeças de nota pra não destoar muito. No final, ele acabou saindo e as coisas voltaram ao normal com o novo guitarrista.

    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Henrique Leal
    · votar


    liliane.coimbra

    A primeira coisa que pensei foi de vc colocar um timbre de viola também e tentar um dueto caipira... rsrs
    Ficaria muito ruim?


    Realmente já pensei nisso... mas tipo.. não sei se combina com o ambiente. Acho que seria o mesmo que mandar umas guitarras totalmente pesadas e uma bateria com pedal duplo a todo vapor.
    Mas posso tentar...

    e em contradição...

    Artref
    Por fim, crie também. Nada impede de você colocar um lead numa moda de viola e criar uma sonoridade única.

    Acredite, já tentei isso (só no ensaio) ... mas realmente os sons não se encaixam.. ou não consegui "observar a beleza" da mistura...

    tiago scott
    Realmente você tocou num ponto-chave... no ponto em que chega a coisa, eu realmente tenho dúvidas se quero e devo continuar, mas ainda estou dando um tempo. Começo do ano que vem, pretendo estar estudando em um conservatório, e lá vou ter mais contatos musicais... estou crendo que isso possa vir a ser uma saída caso não se resolva o problema quanto a esse grupo.

    rapha_netto
    Valeu pela dica também. Vendo seu comentário reparo que na verdade o problema maior talvez não seja nem mesmo o estilo, mas sim a impossibilidade de se fazer arranjos.
    Digo, mesmo que eu levasse umas músicas diferentes, não sei se ia adiantar, porque como citei, o violonista toca tudo "de cabeça", o máximo que ele anota é o tom.


    PauloFernando
    Sobre o Hammond, como já disse, num tenho técnica para utilizá-lo, acabaria ficando só no "fundinho"... e mesmo assim nem imagino um hammond com a 'moda' sem ser fazendo cama.

    Agora, flauta e viola costumam ser populares, ou talvez harmonica. Agora, o segredo é o de sempre: trocou de instrumento no teclado, pense em como o instrumentista original atacaria, em outras palavras, se é som de gaita, o que um gaitista faria nessa musica....

    Você chegou a me dar a idéia de pegar 2 destes sons que citou e dividir o teclado, mas aí caio no problema da independência das mãos (mas nada que escrevendo numa partitura não resolveria, o que cai novamente sobre o problema dos arranjos)

    mjcmello
    Que tipo de conversa?.. tipo.. o tiozinho é tiozinho meeemo... beirado os 70 acho... Entende com é meio complicado "exigir" alguma mudança.. sendo mais que eu é que entrei depois.. então não tenho muito o que falar... por isso estava tentando achar uma solução no meu modo de tocar mesmo


    Pelo que to observando o meu problema está sendo quanto aos arranjos, o fato de não ter como combinar passagens, ou mesmo tocar algo "igual"... tipo.. seguir a partitura à risca...

    Preciso me empenhar mais em encontrar uma galera pra tocar aqui na minha cidade... mas aí já que seria, de inicio, sem compromisso, tocar algo que eu realmente goste, e nisso complica pela região onde estou morando atualmente.


    Bem.. tentei responder mais ou menos pra todo mundo ae.. (ficou "meio"? enorme o post). Valeu galera! Aqui achei um pessoal que entende bem do instrumento que toca e gosta de ajudar... se tiverem mais algumas observações e réplicas a fazer, fiquem a vontade.

    Abraço.

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Henrique Leal

    Você não deve "exigir" nada. Se a banda concordou que era necessário um teclado, é preciso ter uma conversa franca pra poder todos terem espaço.

    Se não chegarem a um consenso, só vejo duas alternativas:

    Ou você sai da banda (acho meio radical isso) ou fica lá pelos agudos (na banda às vezes a gente tem que ceder um pouco para o bem de todos e ficar bonito).

    Um abraço.

    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    PauloFernando
    boa sorte e nos informe o que funcionou.

    "Anos" depois...

    Bem.. só fazendo um review... basicamente a questão era encaixar teclado em músicas de moda de viola, tocando com um tiozinho que faz umas "porcarias" (como diz o mjcmello sobre um guitarrista), impossibilitandofazer arranjos com as músicas...

    Algumas coisas que tentei:

    Usar som de violão no teclado "imitando" o estilo (que geralmente ão em dupla de violao violão mesmo):

    O som fica confuso quando sai na caixa, até por motivo do tiozinho usar tal acorde no ensaio, e na hora de tocar usar outro (que as vezes até cobina, mas quebra com o que foi ensaiado)

    Tentei utilizar a divisão do teclado, com um som pad bem leve (+ função MBassSwitch do EM-25: faz tocar contra-baixo junto com o arcorde do split da mão esquerda) e na mão direita "brincar" com alguns sons sugeridos aqui, dente eles a "flauta de pau" que foi um dos que melhor encaixou (mas isso não significa bom), também com som de rabeca, violino, flauta e até metais...

    Novamente o problema é a falta de poder fazer arranjos junto com o 'tiozinho'... mata os acordes da mão esquerda com os pads...

    A ultima chance seria tocar a melodia cantada com um som de faluta ou violino... mas aí, fazer isso é tão ou até "mais legal" que ficar fazendo o famoso "fundinho"...

    Logo concluo que o problema não está sendo o teclado... na verdade isso seria apenas um dificultador. Logo é horrivel tocar sem saber pra onde se vai... qual a próxima nota? (pricipalmete quando é algo que soa dissonante... to lá... com o dedo já indo no bendito acorde... e quando vê... "volta pro Dó!" (numa música em dó...)...

    Ta parecendo diário isso daqui, e eu desabafando.... ma é pela minha "felicidade"(?) de ter queimado a fonte hoje, beeem quando fui ligar o teclado pra tocarmos... daí acharam um violão velho na igreja, afinei ele... e aí sim! tivemos uma "dupra caipirrra".... (só tocando os básicos.. Maior, menor...)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eu até estava dando dicas mas notei que é eu que preciso de umas