Apoio moral no aprendizado

Autor Mensagem
liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar

levyscarv
Quanto ao Ramonn Tessman, eu comprei um de seus dvds e descobri que boa parte dos 15 passos para tocar como um profissional que ele mostra eu já fazia sem ter noção do que estava fazendo.
Outras coisas ainda nao consigo aplicar. Tenho que estudar ainda mais e melhorar a tecnica da mao esquerda.

Pensei em comprar o dvd do Ramonn para a mao esquerda, mas por 70,00 eu fico com medo de nao ter um conteudo legal. Se alguem aqui já comprou, eu gostaria de trocar umas ideias pra ver se eu compro tb.

Não peguei aversão ao youtube ainda nao. rsrs só fiquei frustrada comigo mesma. Existem algumas aulas lá no you tube que sao muito boas. Estou buscando aperfeiçoar minha digitação para ter agilidade para fazer frases usando alguns recursos, como a escala cromatica, a escadinha 1-3-2-4 ... essas coisinhas. São simples, mas na hora da musica ajudam muito na digitação.

harofloww

Na igreja tem 2 pessoas que tocam "menos" que eu. Um é o segundo tecladista que já fez 2 anos de aula, mas ainda nao saiu das triades fundamentais. E agora apareceu mais um aprendiz, daqueles que toda hora pedem pra tocar uma míusiquinha no seu teclado, mas ainda nao sabe fazer todos os acordes, aí ficam te perguntando como faz.

Dá a impressão de que nao sei muita coisa. rsrs Sei bastante coisa teorica... meu problema é a pratica. Tornar as coisas que sei, simples, praticas e bonitas.

harofloww
Veterano
# nov/08
· votar

nesse caso, teriamos que ouvir alguma coisa sua, ver o seu estilo pra podermos opinar sobre ele, eu acho... tens como upar algum som ai?

flww
haroflow

Kriska
Veterano
# nov/08
· votar

liliane.coimbra

nossa vi minha historia muito parecida com a sua...
atualmente adquiri alguns dvds sobre curso de teclado, porem somente depois de ter comprado percebi que quero aprender técnicas de piano =.='

detalhe, também tenho um MM6 e te pergunto: vc acha que existe diferença no timbre de piano do MM6 para o DGX??? pq eu sinto uma enorme diferença...

no mais, desejo a você a mesma sorte que para mim pois estou nessa situação de não poder investir em aulas com professor e ao mesmo tempo saber que só assim para melhorar meu desempenho!!!

Henrique Leal
Veterano
# nov/08
· votar

nesse caso, teriamos que ouvir alguma coisa sua, ver o seu estilo pra podermos opinar sobre ele, eu acho... tens como upar algum som ai?

Seria legal. tem como liliane?

rapha_netto
Veterano
# nov/08 · Editado por: rapha_netto
· votar

liliane.coimbra

Eu sempre fico feliz em saber que seu interesse em evoluir continua aflorando a cada dia!

Primeiro, eu posso te dizer que ter essa fome por aprender e melhorar é o empuxo para todos músicos chegarem ao nível dos grandes. Tudo o que eu quero, assim como você, é sair do B-E-A-B-Á das cifras - tríades, tetrades, Maiores, menores e etc. entendo realmente toda as formações sonoras, improvisos e tudo mais... E mesmo sendo as trancos e barrancos, com muito esforço sei que consiguiremos! ; )

Segundo, nunca se deixe sub-estimar por outros músicos, se sentido inferior. Principalmente porque mesmo os melhores não são e nunca serão perfeitos e completos... E sei que é isso que os incentiva a estudar, estudar e estudar...

E assim como foi dito por todos... Com um professor tudo fica mais claro e fácil!

E pra finalizar - Desafie-se e tente tirar - O QUE DIZER (toque no Altar) .... Se você conseguir ... você é melhor do que eu .. porque o músiquinha díficil ... huahauahuahuahau

http://www.youtube.com/watch?v=6av2oeZ03FM

liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar

Realmente o som do MM6 é diferente do DGX, mas isso pode ser devido as caixas do DGX, eu nunca liguei ele na mesa ou no cubo. De qualquer forma, os timbres sao diferentes sim!!
___
Não sejam impiedosos comigo, eu estou estudando teoria sozinha ha 3 anos, mas nao tenho aulas praticas!
Gravei há pouco tempo
http://br.youtube.com/watch?v=LdyMnJhqfMw

rapha_netto
Veterano
# nov/08
· votar

liliane.coimbra

Me descullpa a bricandeira... hehehehe

Um grande abraço!

liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar

Eu ainda não tenho habilidade pratica. Conheço a teoria, pq estudei sozinha. Mas ainda nao consigo ousar muito.
Esta maneira que toquei no video acima é a maneira que eu toco na banda.

Acabo sem saber o que fazer com a mao esquerda e com o restante das teclas rsrs

harofloww
Veterano
# nov/08 · Editado por: harofloww
· votar

liliane.coimbra

então... acho que tu tem que se soltar mais.... e usar mais toda a extensão do teclado sabe... aproveitar os graves e tacar um pedal de sustain lah... fazer um barulho... até porque o sax em si é uma coisa barulhenta pra caramba, convenhamos...

não sei se sou eu, mas eu gosto de bastante rubato... partes rápidas, partes mais lentas... bem dinâmica...

mas tá legal, por você estar aprendendo "sozinha"... acho que estás indo bem...

flww
haroflow

-- edit --

tenta praticar arpejos, dá uma escutada em alguma coisa do Jordan Rudess, ele abusa demais deles, acaba enjoando, mas é uma boa influência no quesito técnica... =)

liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar

ok. valeu pela dica!!
Como disse, estou fazendo exercicios do livro "a dose do dia" e do segundo livro da Leila flacther, mas nenhum deles dá uma ideia de criatividade... a ideia é so adquirir força nos dedos e leitura de partitura.

Henrique Leal
Veterano
# nov/08
· votar

você já leu ESSE tópico, tem umas dicas que ajudam ou pouco no quesito criatividade e é um texto motivador a mais para o estudo.

liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar

Ainda nao tinha visto... obrigada meeesmo!

liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar

Onde procurar sobre os acordes de apoio?

LéoTecla
Veterano
# dez/08 · Editado por: LéoTecla
· votar

Gostei do seu video.

Um conselho: Vi que você articula bem os dedos, tem uma boa coordenação motora nos movimentos dos tais. Evolua com seus exercicios, toque partituras crescentes no andamento.

Toque essa Minueto 2 do Bach
Depois Pour Elise do Beethoven

Não se preocupe em pegar musicas de outros compositores próximos (digo brasileiros), pois creio eu que eles se basearam em grandes compositores. Não que eu esteja menosprezando o trabalho deles, pois, todos são muito bons, por estar se aproximando dos seus compositores admirados, por isso faça igual a eles foque além, procure estudar peças eu digo se possível todas as peças de um tal compositor:

J.S. Bach (meu preferido, estudamos muito sobre ele na universidade)
Beethoven (o grande, mas para mim, um pouco complicado de acompanhar)
Hanon (muito bom para iniciantes, tem até uns cadernos de exercícios)
Liszt (pouco conhecido por muitos, mas vale a pena analisar)
Brahms (pouco conhecido também, mas tenho uma coleção de Cds dele, o cara tem belas músicas)
Chopin (muito bom também, musicas bem expressantes)
Schumann (este seria um pouco difícil de analisar logo de inicio)
Rachmaninoff (este não conheço muito bem)

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar

LéoTecla

Um pianista amigo meu já tinha me falado da posição de minhas mãos, mas tinha dito que precisa melhorar um pouco mais. (só não falou como rsrs).

Quanto as peças acima, eu tenho que ir com muita calma, pq minha leitura de partitura é semi-analfabeta. rsrs Digamos que conheço as sílabas, mas as palavras não saem com perfeiçao. rsrs
Tenho que praticar leitura pra melhorar.

Vou devagar, nao tenho muito tempo pra praticar... então vou estudando a teoria quando o tempo no trabalho deixa. Mas em casa para praticar, o tempo é bem restrito.

Quanto a usar mais as outras oitavas, esta semana estou tentando tocar as músicas que geralmente toco na igreja, de maneira diferente: Me rendi ao 1-5-8-9-10 na mão esquerda, na verdade fazendo um combinado com a direita.rsrs E para o agudo, estou tentando usar as notas do acorde oitavas acima ou algumas minusculas frases usando a escala do tom da musica. Descobri que usar a pentatonica do tom da musica tb e legal... só que fica repetitivo e tenho que diversificar.
Dentro de mais algumas semanas eu posto outro video... será diferente, pq tentarei fazer sozinha (sem o sax), mas dará uma visão diferente,que pode ser melhor ou pior rsrs

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar

será diferente, pq tentarei fazer sozinha (sem o sax), mas dará uma visão diferente,que pode ser melhor ou pior

Foi um dos pontos que observei, o Sax soava um pouco mais alto, mas mesmo assim podia ouvir o seu acompanhamento, que estava bem preenchido. Continue exercitando, e não tente ficar no mesmo top ou nível, pegue uma musica que já toca bem e se sente a vontade, e inclua nela tudo que está aprendendo.

Em meu caso, pego uma música de ouvido: Diante do trono, Trazendo a Arca, David Quinlam... E percebo que dentro da harmonia cabe mais alguma coisa, que o proprio compositor instrumentista não usou... Então incluo, e os colegas que tocam comigo na Igreja gostam, pois se sentem a vontade deixando eu levar a Música. Já em bandas creio que seja um pouco difícil, pois ficamos restritos a batidas, um pequeno solinho, um string... O que eu quero dizer é que não se sinta acompanhando, pois isso nos prende e não conseguimos ver além no campo musical. O instrumento Teclado/Piano embora não seja o mais querido pelos que tocam e até mesmo pelos que ouvem, preenche muito bem e é capaz de expressar uma bela melodia.

Só mais uma coisa, arrume tempo para estudar as Partituras, Compassos, Tempos... Comece lendo uma partitura que voce tem o som para ouvir, para se familiarizar com os tempos dos compassos.

Sapopemba
Veterano
# dez/08 · Editado por: Sapopemba
· votar

Liliane, tenho pouco tempo para comentar, mas quero dar umas dicas:

A primeira é uma não-dica: comprei o DVD Toque Ritmos e Estilos Musicais em Tempo Recorde, do Ramon Tessamann, e não recomendo. Basicamente, ele diz para usar a mão esquerda para simular o bumbo (ou surdo, não lembro ao certo) e a direita para fazer o papel da caixa. A idéia é interessante, mas não é suficientemente detalhada no vídeo, na minha opinião.

A segunda dica, que acho que ajudaria a resolver seu problema (acho que o que você precisa é aprender a desenvolver acompanhamentos). A solução, creio, é um livro chamado Harmonia e Estilos Para Teclado, do Antônio Adolfo (sim, ele mesmo), que, entre outras coisas, desenvolve a parte 7 do Livro do Músico, que você já tem. Pena que o livro não vem com um CD com as gravações, mas dá para passar os exemplos do livro para softwares como o Encore, Finale, Sibelius ou coisa parecida e aí ouvir o que se quer estudar.

Terceira dica: Tem outro livro muito bom, mas é em inglês. Chama-se The Pop Piano Book. Seu autor é um tal de Mark Harrison, e pode ser adquirido, por exemplo, na Amazon:
http://www.amazon.com/Pop-Piano-Book-Mark-Harrison/dp/0793598788

Se comprar este último, avise-me, pois tenho os midis dos exemplos do livro. Meu e-mail é amplamente@gmail.com

Acho que com esses dois materiais você terá condições de se desenvolver bastante e acabar com a frustração de não saber como resolver seu problema.

Sugiro que passe na Freenote (o endereço físico da loja pode ser encontrado no site www.freenote.com.br), e folheie esses dois livros. Se gostar do livro do Mark Harrison, saiba que comprá-lo na Amazon (ou em outros sites) sai bem mais barato.

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar

É em ingles vai ser um pouco dificil...
Mas eu até tento ;)

Vou procurar o do Antonio Adolfo (Harmonia e Estilos para Teclado)
Mas acho que antes tenho que chegar a parte 7 do livro do musico. Aí sim dá pra aprofundar...

Ainda nao estou tendo tempo para gravar algo a mais...
Mas já estou escolhendo a música.

Sapopemba
Veterano
# dez/08 · Editado por: Sapopemba
· votar

Acho que quem pretende aprender piano popular se depara com um problema muito sério, que é a qualidade do material didático.
Ao contrário de quem estuda piano erudito, que teve sua metodologia desenvolvida há centenas de anos, a didática do piano popular ainda está em fase inicial de desenvolvimento, sendo, a meu ver, bastante insatisfatória, colocando freqüentemente a carroça na frente dos bois e gerando, com isso, uma grande frustração no estudante, que pensa ser ele o culpado por não se desenvolver a contento, quando o problema na verdade está no livro ou no professor.

Na minha opinião, o Livro do Músico, do Antônio Adolfo, não deve ser estudado na seqüência dos capítulos. Lecionar harmonia e improvisação, reharmonização e outras coisas avançadas antes de se ensinar padrões rítmicos só pode gerar frustração. A não ser que o aluno seja um prodígio, mas nesse caso ele não precisa de didática, ao contrário dos pobres mortais.

Creio que piano popular deveria ser ensinado/aprendido de forma similar ao do violão popular, com pequenas alterações:

1- Aprenda a ler as claves de Sol e de Fá. Não precisa ler partituras à primeira vista, mas apenas entendê-las para poder DECORAR a música (esta é uma diferença com a música erudita).

2- Aprenda a ler cifras, com bastante fluência, estas, sim, à primeira vista.

3- Aprenda os padrões rítmicos das músicas populares: balada, bossa-nova, samba, bolero, baião, etc.
Esses padrões devem ser aprendidos primeiro só com a mão esquerda, depois só com a direita, depois com as duas mãos.

4- Aprenda a tocar esses padrões acompanhando sua própria voz cantando uma melodia que você já tenha decorado muito bem. Faça o mesmo acompanhando um instrumento melódico ou outra pessoa cantando.

5- Aprenda a tocar a melodia das músicas.

6- Aprenda a tocar simultaneamente os padrões rítmicos e a melodia.

7- Aprenda a tocar em conjunto, ao menos com bateria e baixo. O conjunto, a propósito, pode ser substituído por programas como o Band-in-a-Box.

Dito isso, acho que somente a partir de assimilados os itens 1 a 6 deveria-se ensinar harmonia e improvisação, com seus modos gregos e tudo mais. Por isso, acho que poderia-se pular muitas partes do Livro do Músico. Teoria é importantíssima, mas estudada na hora errada só serve para complicar as coisas e desanimar.

Dessa forma, se você lê as claves de Sol e de Fá e sabe ler as cifras, poderia pular o Livro do Músico inteiro, partindo direto para o livro Harmonia e Estilos para Teclado e usando o Livro do Músico apenas para consulta, quando achar necessário.

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar

um... como eu disse, eu já leio as partituras de modo a compreende-las e poder estuda-las... (é o que chamo de semi-analfabetismo) sem a mínima chance de primeira vista.
Quanto as cifras, eu tb já uso ha bastante tempo. Existem porem as que são menos usadas ou as mais complexas, que tenho que monta-las primeiro e "encaixa-las" no que se refere a digitação na hora da musica (entre o acorde anterior e o posterior).
Padroes ritmicos seria o meu maior desafio.
Vou dar uma olhada na parte 7 do livro e tentar fazer os exercicios.

Dentro ainda dos padrões ritmicos, tenho alguma dificuldade de identifica-los (entre as músicas ditas "evangélicas" atuais), principalmente nas músicas com o andamento mais acelerado. A tendência da banda (mas especificamente do guitarrista da banda) é converter tudo em rock, pq ele só sabe a batida do rock, as outras ele sabe, mas o vicio do rock impera!).

Procurei o livro do antonio adolfo, que foi citado e encontrei um chamado: "Antonio Adolfo - Música (Leitura, conceitos e exercícios)"
Neste livro ele chega a falar de pentacorde (assunto pouco citado), mas somente na aula 49 ele introduz: "Exercício de independência e coordenação rímica I"

Alguem conhece o livro?
Ele pode ser encontrado no 4shared.

Lucas Ari Koivunen
Veterano
# dez/08
· votar

ah vei eu comecei a tocar a uma ano atras...a cada dia vejo evolução, eu comecei primeiro com pratica fui praticando algumas musicas que eu gosto. Depois peguei escalas , tentei pegar improvisaçao nao consegui. Ai continuei na pratica, depois epguei alguns exercicios como hanon, czerny, ferdinand. Sou doido pra tocar blues, vo começar os estudos logo que ve que estou pronto para começar , eu não pulo as etapas sou paciente.Eu tava precisando tempos atras de soltar os dedos comecei a fazer exercicios e hj ja estao bem melhores

resumindo:voce tem que ter paciencia com seu instrumento uma pessoa vai ter mais velocidade que vc outra tem mais facilidade em improvisar. Isto varia voce tem que ir fazendo seu estudo de acordo com sua evoluçao vc tem q moldar-se com o que vc ve q da certo, eu faço isto e da certo! Talvez voce precise de mais pratica, precise de mais feeling, mais elasticidade. Aliais voce que sabe como estao seus dedos.

espero ter ajudado

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar

Mais um dia frustrante...
Pensei que nesta 2a feira eu conseguiria gravar algo pra postar. Procurei no meu repertório alguma coisa que mostrasse o que sei, qual foi a minha decepção em descobrir que o que sei, é basicamente teoria.
As musicas que costumo tocar em banda já estão me dando nos nervos. Não tem nada novo ou que saia daquela mesmisse.
Acostumei mal.
Sinto-me mal!
Estou em crise?!?!
Ainda assim farei o video. Ajuda é sempre bom e eu REALMENTE preciso de ajuda.

Talvez você precise de mais pratica, precise de mais feeling, mais elasticidade.

feeling, com certeza!!
Elasticidade... sim!

Essas coisas nao nascem em árvores, né?
Aos que o fazem, peço orem por mim. Preciso de paciencia comigo mesma.

Artref
Veterano
# dez/08 · Editado por: Artref
· votar

Lili, acho que você se cobra muito. Pode ser apenas uma fase. Faz 20 anos que toco teclado e teve época que sinceramente quase larguei de vez. A inspiração não vinha e os problemas e preconceitos que músicos sofrem só atrapalhavam ainda mais. Mas no fim sempre acontece outra coisa, ou você sente falta, etc, e as coisas melhoram.

O progresso é contínuo e nós mesmos às vezes não percebemos, e por isso às vezes nos frustramos. Eu por exemplo estou estudando uma música há 8 meses, e às vezes fico chateado porque acho que não estou melhorando. Mas minha namorada, que me ouve tocar uma vez por mês, diz que a cada dia fica melhor, que a dinâmica está melhorando, que as notas estão mais limpas, etc. Quem está de fora vê melhor, e quem está dentro às vezes não está vendo o geral.

Somente o fato de você estar buscando informações aqui e na synth-br já mostra que você está melhorando. Tenho certeza de que você pode aproveitar várias dicas que foram dadas, basta aplicar, ter paciência e evoluir conforme seus gostos, como apontou o amigo Lucas Ari Koivunen. Respeite suas aptidões naturais e seus gostos, e evolua conforme eles. Eu, por exemplo, não gosto de jazz, improvisação e nem de nada muito dissonante, então não adiantaria eu forçar um estudo em cima de acordes "sei lá o quê", harmonia "não sei o quê", improvisação "etcetera". Aprendi um pouco, vi que não era a minha e parti para outra. Sigo mais o que aprendi na prática nesse ponto.

E engraçado você citar que não achou nada pra gravar, esses dias me pediram pra tocar qualquer coisa e não saiu nada. Estou tão bitolado em uma só música que dá branco, hahaha. (A não ser solos e hamornias de banda, o que é "inaudível" para um ouvinte sem a banda acompanhando, hehehe).

Por fim, como você parece ter muita fé, sempre ore bastante, para que Deus lhe mostre o caminho em relação à música e te ajude a prosseguir feliz.

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar

Artref
Valeu, Artref...
Acho que tenho que dar uma pausa até "me encontrar" novamente.
Tenho coisas pra resolver... pode ser isso que está me atrapalhando.Valeu mesmo, vc abriu meus olhos para outras coisas.
Obrigada!

LéoTecla
Veterano
# dez/08 · Editado por: LéoTecla
· votar

Kriska
percebi que quero aprender técnicas de piano

É exatamente o primordial e necessário, para que tanto se veja além e realmente esteja indo até este estágio. Bom, não estou menosprezando o teclado, pois toco estilo piano no teclado o que chamo Teclado/Piano. Até me lembro o bendito dia em que inventei em minha cabeça de ir atrás de um professor, paguei um só mês e me arrependi, na matrícula disse que queria aprender técnicas de piano, mas o cara só me passava cifras e mais cifras. Hoje depois de pouco mais de 5 anos de Piano/Autodidata evolui bastante. Mas vejam bem, esses 5 anos poderiam ser apenas 2 ou menos se eu tivessem um bom professor realmente.

rapha_netto
Desafie-se e tente tirar - O QUE DIZER (toque no Altar) .... Se você conseguir ... você é melhor do que eu .. porque o músiquinha díficil

Bom, tirar a musica de ouvido é muito importante, pegar/copiar arpejos ou solos que outros compositores colocam nessas musicas e muito bom também, mas não se prenda só a isso. Se neste momento você não está conseguindo pegar tal composição, isto significa que você ainda não está habilitado em tal nível, pois quando chegamos à um bom nível, ao ouvirmos uma composição, por mais complexa (não uso a palavra difícil) que seja, em um só instante repetimos ela em nosso instrumento. Pois temos o conhecimento sonoro, técnicos, prática, parece até que fica gravado em nossa mente como se já soubéssemos.

liliane.coimbra

Beleza já encontrei, vou analisar...
Mas uma vez: Só mais uma coisa, arrume tempo para estudar as Partituras, Compassos, Tempos... Comece lendo uma partitura que voce tem o som para ouvir, para se familiarizar com os tempos dos compassos.

Muitos estão lhe dando dicas que acabam resumindo nisso...

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar

liliane.coimbra

Beleza já encontrei, vou analisar...

O Livro é muito bom. Bem explicativo e detalhado, posso até ser apedrejado agora, mas achei melhor do que um P. Bona que tenho aqui em casa

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar

kkk
Verifiquei que tenho mesmo que me afiar na pauta, principalmente se eu quiser continuar sozinha. Daqui pra frente, todos os métodos ritmicos precisam de leitura de pauta para exemplificar e fazer exercicios.
Como eu conhecia as figuras, e seus valores, mas nao decorei seus nomes. Já tratei de imprimir uma tabelinha aqui. Não é dificil, mas sem saber dizer o nome delas, fica ainda mais dificil tirar dúvidas com amigos on line rsrs

Agora chega de download. Vai começar o trabalho árduo! Impressoes e horas de estudo E PRATICA!! Acho que o meu maior problema é a falta de pratica.

Uma hora eu chego em algum lugar.
Sem crise e sem pressa. Não posso continuar usando a música como bengala.
Bjs!

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar

Bjs!

Boa garota.

Ah, gostei dessa parte:

Bjs!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original