Apoio moral no aprendizado

Autor Mensagem
liliane.coimbra
Veterano
# nov/08


Amigos, eu sei que aqui não é nenhum centro de apoio fraternal, mas eu preciso da ajuda de voces... de verdade.

Bom, a maioria já me conhece um pouco de tanto que conto a minha história. Resumidamente, com noçoes muito rudimentares de intervalos e formaçao de acordes, comprei um psr e-303 no inicio de 2007 e comecei a estudar sozinha.

Almir chediak foi o livro que usei. Mas só até a metade, pq depois ele foca o violão...

Atualmente estou com o DGX-620 e com o MM6. Maravilhosos, na minha opnião... "ruim mesmo" é a pecinha com 10 dedos que os usa.
Toco na igreja e até recebo alguns elogios (de quem nao entende nada de musica) e alguns incentivos (de musicos), mas na verdade é que volta e meia me sinto em um beco sem saída.

As vezes olho alguns videos no you tube e fico desanimada com o meu desenvolvimento.

Parece que me falta o tal "pulo do gato" que ninguem ensina.
Coisas como mão esquerda, cromatismos, glissados (se é que se escreve assim mesmo), ornamentos, belas introduções e o desprendimento da melodia.

Simplesmente não sei o que atacar agora.
Só tenho uma coisa na cabeça: ESCALAS!
Mas é só isso mesmo ou tenho que "atacar" em outro foco?

Ainda estou sem tempo para professor, embora eu esteja meio ávida por um... quem quiser me ensinar gratuitamente pela net, eu aceito de bom grado. rsrs (quem me dera que fosse possivel). É pura falta de tempo mesmo... e de professor próximo.

Por favor, me auxiliem.... Alguem aqui já passou por isso? Como saiu disso?

Victorkeyboard
Veterano
# nov/08
· votar


Ola liliane

Eu de teoria tambem só sei até escala basica e algumas escalas mas nada de mto interessante

Acredito que quando voce treina o ouvido e tenta tirar coisas novas ajuda bastante , que sejam no início músicas fáceis e depois com o tempo ouvir algo mais cheio de variações harmônicas.

La na minha igreja o ministro toca muuuuuuuito teclado, na verdade ele aprendeu foi piano, então sempre que estamos ensaiando alguma musica e ele ve que pode melhorar ele me da um toque, ja aprendi muita coisinha interessante, como salsa, blues, balada e outros ritmos tbm

Lezinha.m
Veterano
# nov/08
· votar


liliane.coimbra
Se vc quer desenvolver melhor sua mão esquerda, talvez estudar um pouco de piano ajude...
O metodo de piano de Mario Mascarenhas, por exemplo, é bem legal e de facil compreensão...;D

espero ter ajudado

tmurback
Veterano
# nov/08
· votar


liliane.coimbra
Cara, estudar sozinho, ser autodidata, é algo bem difícil. Ainda mais para quem tem que trabalhar, estudar, cuidar de casa, dar atenção pra família, etc... Hora ou outra sempre vêm as dúvidas: qual conteúdo estudar? Estou no caminho certo? etc... Tudo isso gera uma desmotivação, e não sabemos qual rumo tomar...

Por tudo isso, aconselho você a procurar um bom professor. Primeiro, você terá uma seqüência de estudo. Segundo, terá alguém pra avaliar se você está bem ou mal, se pode seguir adiante ou deve permanecer naquele degrau mais ou pouco. Terceiro, poderá te dar dicas e mais dicas, ou seja, encurtar o árduo caminho do aprendizado. Quarto, você vai ter que estudar pois está pagando. Quinto, vai organizar seus conhecimentos, você vai saber onde está pisando. E por aí vai...

Eu falo por experiência própria. Quando comecei a fazer aula, parece que aprendi 5 anos em 1. Tudo foi ficando claro na cabeça. Assim, vamos supor que existam 4 níveis: básico, intermediário, avançado e profissional. Cara, pra você ser alguém avançado, basta estudo. Não precisa sofrer. Agora, pra ser profissional, precisa de estudo e tempo disponível.

Agora, pelo amor de Deus, não vai procurar qualquer um que diz que toca, que faz meia dúzia de efeitinhos no teclado e se acha o bonzão... Você precisa de um cara que saiba ensinar, que tenha paciência, que tenha didática, que tenha experiência.

Em Bauru, conheço o Nelson Bergamini. Pode procurar que o cara é fera. Excelente professor. É professor do CLAM em São Paulo. Muito centrado, muito consciente.

liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar


Eu prometo que vou procurar um professor descente quando eu achar um eu farei aulas com ele, mas por enquanto eu nao tenho encontrado nenhum perto daqui e com tempo hábil pra encaixar no meu tempo. A única saida seria fazer aulas de piano no conservatorio da cidade e voltar aos rudimentos normais,ou seja: leitura de partitura e teoria musical...
É isso aí?
:(

um-tecladista-thiago
Veterano
# nov/08 · Editado por: um-tecladista-thiago
· votar


vei so consigui aprender mesmo com um professor,por isso tenho talento de sobra.

johnny_floripa
Veterano
# nov/08
· votar


um-tecladista-thiago

Procure um professor de português também, aí você vai ter talento de sobra para escrever no forum.

um-tecladista-thiago
Veterano
# nov/08
· votar


foi mal vo corrigir.

tmurback
Veterano
# nov/08
· votar


Então, César Camargo Mariano, um dos maiores pianistas de todos os tempos, disse que a música é 20% inspiração e 80% transpiração. Ou seja, o talento fica muito limitado sem estudo.

liliane.coimbra
Cara, pra ser bom você precisa de material bom - aprender com professor bom, ler livro bom, ouvir música boa, etc. Então, leia bons livros e ouça música boa!!!

um-tecladista-thiago
Veterano
# nov/08
· votar


procura um consservatorio ou uma escola de musica famosa.

liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar


Estou estudando o livro do musico e comecei a fazer os entediantes exercicios de escala.
Ainda nao dá pro professor, que está nos planos em breve...
Se tiverem outra sugestão...

tmurback
Veterano
# nov/08
· votar


Aí, é por aí!!! :-)

Eraques Neto
Veterano
# nov/08 · Editado por: Eraques Neto
· votar


um-tecladista-thiago

Procure um professor de português também, aí você vai ter talento de sobra para escrever no forum. (2)


vei so consigui aprender mesmo com um professor,por isso tenho talento de sobra.

A humildade passa longe aí, hein meu véio!??!!?

Henrique Leal
Veterano
# nov/08
· votar


Toco na igreja e até recebo alguns elogios (de quem nao entende nada de musica) e alguns incentivos (de musicos), mas na verdade é que volta e meia me sinto em um beco sem saída.

As vezes olho alguns videos no you tube e fico desanimada com o meu desenvolvimento.

Parece que me falta o tal "pulo do gato" que ninguem ensina.
Coisas como mão esquerda, cromatismos, glissados (se é que se escreve assim mesmo), ornamentos, belas introduções e o desprendimento da melodia.


Bem o "apoio" que posso dar é te dizer que estou nessa há pelo menos 8 anos!... o máximo que tive foram 6 meses de aulas de musicalização e comprando revistas de banca de jornal... não vou dizer que não me ajudaram, pois o que sei de básico em partitura foi com isso.

Agora vejo (também frustado olhando vídeos do youtube) o quanto eu poderia estar avançado se tivesse estudado música desde quando comecei (imagina..!! 8 anos!!!) e ainda era criança.. e criança acho que é bom para absorver este tipo de aprendizado.

Bem atualmente estou a reparar isso entrando no conservatório aqui da cidade (já citei em outros tópicos), para isso vou ter que passar numa prova pra entrar lá no final desse mês...

Agora quanto às técnicas, eu realmente acho que desenvolvi uma própria ao longo desse tempo, tocando na igreja tinha que acompanhar violão, então acabei até meio que fazendo toques parecidos om batidas de violão, e isso me era útil quando o mesmo faltava... e foi sempre assim nesses 8 anos...

Agora, quando conheci bandas que tinham teclado e faziam uns solos realmente difíceis, adotei como desafio aprender essas músicas... e de todas que tentei... todas consegui... mas nisso adquiri o "problema"(?) de só saber COPIAR...
Faço piano, cravo, cítara, flauta, orquestra , "atabaque de fundo de terrero" e o escambau que tiver na música... e seja lá qual a complexidade... (claro que o tempo pra aprender varia)... mas só pra copiar eu sou bom.. tenho algumas composições... mas acho que são muito pobres perto das músicas que já toco..

Vixi.. depois da história... ..posso desejar boa sorte na procura de um professor ou conservatório... também estou nessa!

Ricardo Tecladista
Veterano
# nov/08 · Editado por: Ricardo Tecladista
· votar


"A Pratica leva a Perfeição"...Boa Sorte... Pratique Pratique e Pratique...vai proucurando coisas novas...e realizando-as sempre que poder...é isso que eu estou fazendo...

um-tecladista-thiago
Veterano
# nov/08
· votar


vei eu recomendaria no minimo 5 horas gasta por dia no teclado,hoje não faço mais isso porque tenho meu emprego mais eu pego no teclado quando vo apresentar e as vezes num dia de folga, estudar e muito bom você vai aprendendo mais e mais,se você ja sabe teoria a pratica se torna facil e so saber montar solos,acordes,escalas e o resto,foi assim que eu aprendi des dos 9 anos 1 ano de teoria e meu pai comprou um teclado pra mim e comercei a pegar aulas de pratica,assim fiquei bom no teclado,e depois fui pra ticando outros instrumentos de meu enterece.
ai entrei no conservatorio e aprendi o resto e fiz uma falcudade de musica via satelite,foi muito dificil chegar onde estou.
se você ver video do youtube e se desanima ,porque não consegue vazer então nem gaste tempo com isto vai fuçar o teclado que rende mais em vez de te desanimar.

Ricardo_Adorador
Veterano
# nov/08
· votar


um-tecladista-thiago

anh???

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08
· votar


liliane.coimbra
Não é que essa semana tá acontecendo o mesmo comigo? Ontem o som do piano que eu tinha editado tava me dando nos nervos... Quando acontece isso comigo eu geralmente faço é o oposto do que o pessoal vem falando: desligo o teclado e guardo ele por uma semana. Quando a saudade bate parece que a inspiração vem junto com ela rsrs... Isso dá uma renovada no ânimo.

Mas não adianta mascarar assim pra sempre, não. Eu tb já tô pesquisando umas aulas, achei um curso aqui perto de casa, vou fazer alguns meses pra pegar umas dicas, tirar uns vícios (tipo meu "1-5-8" na mão esquerda rsrs...), aprender a tocar de verdade...

Mas não desanima, não. Todo bom aprendizado requer dedicação e demora a mostrar o resultado.

Lord fafe
Veterano
# nov/08
· votar


foi muito dificil chegar onde estou.
um-tecladista-thiago

ÊÊta humildade¬¬hehe...

liliane.coimbra

No seu caso acho que não te resta muitas opções... Só professor mesmo... eu tenho até pena de você... pelegrinou tanto... acho que vc conhece todos os livros de música do brasil...

liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar


Lord fafe
acho que vc conhece todos os livros de música do brasil...

Imagina...
Comprei alguns, outros achei na net...
Mas só estudei mesmo o Almir chediak (harmonia e improvisação 1) e estou iniciando agora esse Livro do Músico (a passos muito lentos por falta de tempo com o livro e o teclado juntos).

No meu trabalho tem dias que tá bem calmo, aí dá tempo de estudar, e fazer os exercícios teoricos. Mas em casa a pratica se perde por falta de tempo e quando acho um tempinho, caio na tentação de aprender a tocar novas músicas e nao pratico. (falta de disciplina do auto-didata)

Esta semana comecei a fazer escala cromatica com a mao direita. Confesso que achei que fosse mais dificil, mas estou indo bem. ;)

O Meu problema mais imediato é que faço acordes com as 2 mãos. Raramente abro o acorde da mão esquerda, e acorde fechado na mão esquerda embola um pouco as vezes.
O problema é que: Já viu quantos tecladistas tocam usando 1-5-8 ?? A mão esquerda não faz outra coisa? Então faço acordes na segunda oitava e na terceira, quarta e quinta, deixo a mão direita solta pra solar (quase sempre dentro dos acordes, o que me faz cair sempre muito proximo a melodia... arg!)

Tudo acima é referente a mim mesmo e a minha falta de técnica...
Mas ainda tenho um probleminha: 3 guitarras, um baixo, um sax, a abençoada bateria (esta ajuda bastante) e um eventual segundo teclado com um tecladista mais básico que eu (só sabe algumas cifras na posição fundamental) na banda.

Sinto-me em um balaio de gatos tampado, e de olhos vendados!

Procurei um professor (seria o melhor que a cidade tem), mas ele diz: não tenho tempo... a gente marca uma aula aqui outra ali.
O saxofonista, é musico de verdade, e ele me dá umas dicas bacanas, alem de tirar algumas dúvidas de teoria. Ultima dica: "abre o acorde da mão esquerda... está embolando um pouco". E cair no 1-5-8 de novo? ainda por cima com baixo na banda? Ah... o músico é ele... ele deve saber do que está falando, né?

tiago scott
Veterano
# nov/08
· votar


liliane.coimbra
Membro

Acho muito legal o apoio da galera do forum quanto a procurar caminhos para ajuda-la. Por favor só desculpe algumas formas de tratamento como "Véi" , que acho um absurdo para se falar com uma menina aqui do fórum, eu prefiro usar sister mesmo rsrsrsrs.

Bom não vou falar muito dessa vez, apenas quero que você reflita numa coisa que é fato, você pode estudar livros e teorias, o problema de não ter alguém para te mostrar o caminho, é que você pode ter nas mãos um diamante bruto e que pode te deixar riquissima em conhecimento, mas se não souber lapida-lo vai aproveitar apenas 2% dos 100 que poderia. Pense bem, você estudou Almir chediak, você pode ter gasto por exemplo 6 meses para absorver, numa escola ou com um professor a parte você gastaria no máximo 1 mês e meio. Tá vendo, é melhor fazer um sacrifício de pegar pelo menos 1 aula por semana, mesmo que demore 2 horas para chegar no local, do que perder 1 ano em matéria de 2 meses de estudo.

Quanto a ver vídeos no You Tube, não fique se martirizando procure análisar por outro lado, tipo: Qual o caminho devo fazer para alcançar um nível ainda maior que o desse cara. Tudo na vida leva tempo, e música leva a vida inteira. Mesmo que você esteja num bom nível, sempre vai ter alguém que vai mostrar que vc precisa subir mais um degrau. Grandes músicos como o grande César Camargo Mariano aqui citado (putz posso morrer já, pois conheci o cara pessoalmente e falei com ele no show do Shopping Anália Franco (SP), um Monstro) voltando ... caras como esse estudam até hoje. O meu professor de arranjo e improviso um guitar de Jazz ensinou caras aqui de SP como Jarbas barbosa (Sandy) , Mozzart Mello (professor IGT) e outros, e o cara vive indo para Europa e EUA estudar, o cara é monstro, e toca a mais de 30 anos e ainda estuda por isso está onde está.

O aprendizado é eterno, quem mais se esforçar e encontrar caminhos para tonar o aprendizado em execução, técnica e perfeição será um grande músico.

(Como sempre falei demais, me desculpe mas espero ter ajudado e fica na paz minha sister rsrsrsrsrs)

silvG8
Veterano
# nov/08
· votar


Lord fafe
foi muito dificil chegar onde estou.
um-tecladista-thiago

ÊÊta humildade¬¬hehe...


ÊÊta caÔ!!
um cara de 21 anos que começou aos 9 (no teclado de acordo com ele) formado em música?
só o piano são 15 anos... um tanto quanto duvidoso...

liliane.coimbra
bom, não li todas as respostas, mas que tal "atacar" os arpejos agora? arpejo é legal!

mazza
Veterano
# nov/08
· votar


falcudade de musica via satelite
eintaum tah bomm

PauloFernando
Veterano
# nov/08
· votar


Ataque todos os acordes agora. Triades, tetrades maiores, menores, diminutas, dominantes.

Estude os com arpejos, depois procure por padróes ritmicos.

Estudou todas as escalas? Maiores, menores, harmonicas, melodicas, pentatonicas, dodecafonicas?


Eu recomendo vc comprar um livro do Antonio Adolfo chamado piano e teclado.

Procure pelo site do Emilio Mendonça. Tem pdfs com partituras pra vc aplicar o que aprendeu no livro.

Mas, insistiria pra vc ir atras de aulas.

boa sorte

liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar


silvG8
bom, não li todas as respostas, mas que tal "atacar" os arpejos agora? arpejo é legal!

É estou tentando aprimorar isso na mão esquerda... é uma boa dica!


PauloFernando


Ataque todos os acordes agora. Triades, tetrades maiores, menores, diminutas, dominantes.

Isso é o que eu tenho feito continuamente (e só isso, parece), por causa das inversões e tonalidades mais acidentadas... as diminutas sao minhas paixões. Mas ainda tenho problemas com algumas tétrades...

Estude os com arpejos, depois procure por padróes ritmicos
Padrões ritmicos acho que será uma das ultimas coisas que vou procurar, pra mim é esta a parte mais dificil agora.

Estudou todas as escalas? Maiores, menores, harmonicas, melodicas, pentatonicas, dodecafonicas?

Maiores, menores, harmônicas, melódicas, pentatonicas... sim, mas dedocafonicas eu nunca tinha ouvido falar... e nem li por aí... isso existe mesmo?

Eu recomendo vc comprar um livro do Antonio Adolfo chamado piano e teclado

Tendo em vista que estou estudando o Livro do Musico e pretendo termina-lo (já gastei uma graninha nele, né) estou evitando comprar outro agora. Mas acabo de ganhar o livro 2 da Leila Fletcher e um livro "doses diarias" numero 1. Vamos ver no que isso vai dar, pois sao livros mais praticos que o Livro do Musico (bastante teorico, embora tenha alguns exercicios)

Consegui uma coisa boa em relação a professor...
Pelomenos teoricamente, estou podendo contar com a ajuda do saxofonista da igreja. Ele entende bem toda a parte teorica. Ele até toca teclado, mas sabe aquela coisa da técnica aplicada as teclas? Então... vou continuar procurando algum pianista/tecladista pra me ajudar.

PauloFernando
Veterano
# nov/08
· votar


Lilane, dodecafonia é algo vamos dizer 'moderno'. Ela foi criada por volta de 1920. Aos ouvidos ela soa um pouco aspera no começo, depois vc acaba acostumando. Para alguns até soa redonda visto que é baseada em cromatismo, series harmonicas etc...

Eu diria que ela é mais presente em jazz e musica contemporanea. Eu citei só por citar, afinal vc precisa de ideias =)

Ela é interessante mas eu deixaria como estudo paralelo ou para depois.

Pelo que estou entendendo vc está com uma boa bagagem teorica, entáo realmente tente procurar estilos na internet, reggae, rock, jazz, bossa...coisas assim.

Depois seguindo a tendencia, vc já pode sair da harmonia tonal e ir para a modal, já ouviu falar dos modos gregos? De uma olhada. É um estudo bem sutil aos ouvidos.

Bons estudos!

PS: Esse livro do musico é só teoria?

liliane.coimbra
Veterano
# nov/08
· votar


PS: Esse livro do musico é só teoria?

É teoria, mas possui exercicios tb.
Por isso que o comprei... mas ainda nao cheguei nos exercícios que acho que preciso...
Não quero pular capitulos, pq nessas revisões acabo aprendendo algo a mais...

Henrique Leal
Veterano
# nov/08
· votar


Lilane, dodecafonia é algo vamos dizer 'moderno'. Ela foi criada por volta de 1920. Aos ouvidos ela soa um pouco aspera no começo, depois vc acaba acostumando. Para alguns até soa redonda visto que é baseada em cromatismo, series harmonicas etc...

só comentando .. já ouvi algumas músicas .. e são realmente "esquisitas"... deve ser igual "metal" e vocal gutural (como dizem por aí.. é quando o cara "canta" com "voz de monstro") leva um tempinho pra acostumar e começar a apreciar...

liliane.coimbra
Quanto aos 1-5-8... acostumei a usar bastante... e as vezes arpejo 2 oitavas (geralmente 2ª e 3ª) quando dá...


ah.. estou só na expectativa... 10 dias pro teste no conservatório.. hehe


levyscarv
Veterano
# nov/08
· votar


liliane.coimbra
Membro


sei que vc deve ter pego um pouco de aversão ao youtube!!
mais vou te passar um link legal!!!

o nome do professor é ramon tessmann, ele é deveras bom!!

http://br.youtube.com/user/jazzteclado

nesse link ele da algumas aulas de harmonia e improvisação, modos gregos entre outros!!

ai tem varias coisas que vão ser uteis, outras naum!!
tente procurar as uteis, que são as aulas e aproveite!!

ele tem uma boa didatica!!

seria legal vc baixar todo esse material pra naum ter que ficar visualizando pelo IE!!


espero que esse materia te ajude!!


abraços!!!

;p

harofloww
Veterano
# nov/08
· votar


a melhor coisa a fazer pra se estimular é: encontrar alguém que saiba menos do que você... :P

fora isso, trocar idéias mesmo... se não encontrar alguém na sua cidade pra ajudar, pega msn's por ai... outra coisa que não se deve fazer é se deixar desanimar, já passei por essa fase de assistir alguns vídeos e ficar pra baixo, o certo é fazer o contrário: "Vou continuar estudando e conseguirei fazer isso!".

encontrar um estilo de música que tu goste e tentar tirar as músicas também é um jeito de se animar, acho que você vendo a "coisa" pronta é legal, mas se bater pra fazer igual é muito mais legal =D...

flww
haroflow

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Apoio moral no aprendizado