Pianos ultrapassados JV - XP. Será ?!?!?

Autor Mensagem
Dimi Pop
Veterano
# nov/08
· votar


Ah, e eoutra coisa.

Quero ser mais claro:

Não disse QUE SÃO. Estou levantando a questão pois esse timbres não me agradam mais, não importando qual mudança se faça nas suas edições.

E pergunto se estão ultrapassados pois esses timbres, pelo menos para mim, não serão clássicos daqui há 20 anos como sãos o Moog, Hammond, CP80, Rhodes ...

Ou vocês já ouviram alguém falar que quer comprar um orgão Gianini ou um piano Palmer ?!?!?!

expedifer
Veterano
# nov/08 · Editado por: expedifer
· votar


Ultrapassado?

Ultrapassado sou eu: hoje fui ver as Ferraris no salão do automóvel e vi o..............quão pobre pobre sou!!!! Quase chorei (eu e não sei mais quantos atrás da cerca que os protege)!!!

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL841250-9658,00.html

Hammond B3
Veterano
# nov/08 · Editado por: Hammond B3
· votar


Pra mim, XP já é vintage!
Os pianos do Fantom G são ótimos, e estão perto, mais bem perto do real, mais ainda não troco pelos timbres dos XP, JV...

E insisto em dizer: O XP80 foi o melhor teclado que a Roland ja lançou!

Na época dele: Tinha ótimos pianos acusticos, eletricos, não tinha rhodes mais com uma plaquinha boa pra caralho se resolvia, ótimos hammonds pra época dele, dava até pra controlar as drawbars!!
ótimos Strings, Brass, Synths, Pads...

Tinha um sequencer fudido!
Saída individual de metronomo pro batera!!!
Enfim, era uma Workstation de palco e estudio de verdade!

Hoje, o Fantom G grava audio em 24 pistas...
pra mim, só isso!

tiago scott
Veterano
# nov/08 · Editado por: tiago scott
· votar


Dimi Pop
Veterano

Acho que entendi o ponto que você quer chegar, tipo mesmo que eu edit os timbres já não me agradam mais. A solução pra você é um Up-Grade. Nesse ponto de vista, se os timbres do XP e JV estão ultrapassados perto dos timbres que temos hoje, digo pra você: estão totalmente. Você nunca vai conseguir equiparar a qualidade de um som de lead ou pad de um M3 com um XP ou JV, ou mesmo conseguir uma qualidade de pianos e EPS de um Motif XS ou um Fantom G num XP ou JV, tudo isso são fases, a anos atrás os timbres do XP eram Top de linha, hoje está na vez de outros tipo (Motif XS, Fantom G, M3 e outros) e o velho XP e JV ficaram para trás. Realmente se você procura timbres mais atualizados e realistas só um Up-Grade, pois tirando gosto pessoal por Keys mais antigos, os timbres do XP e JV já estão antiquados.

Galisteu
Veterano
# nov/08
· votar


Quanto a pianos estão beeeeeem ultrapassados!!! Mas ainda possuem timbres fantásticos e no geral eles não ficam muito atrás dos novos teclados. A questão é que hoje os teclados possuem mais tecnologia, design e opções como USB, então os Xp´s e JV´s acabam ficando "antigos" sim e estão sendo difíceis de vender a cada dia que passa. Por ex. um XP50 (2.500) ou um XP30 (3.000) custam o preço de um teclado novo e bom! Então o comprador sempre se interessa em pagar por um produto novo a que comprar teclados de 10, 15 anos sem garantia. Se vc precisar vender um teclado desses rápido, tem q dividir o preço pela metade!!!

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08
· votar


Dimi Pop
Não disse QUE SÃO. Estou levantando a questão pois esse timbres não me agradam mais, não importando qual mudança se faça nas suas edições.

Pelo que vc tá dizendo, vc quer um piano realista, então ele não te supre mais! Se vc acha que ele te limita e não há o que fazer, troque ele! Acho que o CP33 é uma boa.

Hammond B3
Veterano
# nov/08
· votar


Não adianta
Ta vendo o Fantom X e G ae, cheio de pianos sampleados, tecnologia de ponta, ultra realismo, e o que a Roland fez?

Lançou a SRX 96 XP Essentials, só pra Juno G e Fantom X G, com uma coletanea dos melhores timbres da linha XP, incluindo os pianos acústicos e alguns eletricos.

Não adianta denovo!
Vai tocar um dance no píano com os acusticos sampleados do Fantom G...

JP800, XPs, marcaram mesmo!

Enquanto a boa musica prevalecer, os XPs serão vintage!

mano_a_mano
Veterano
# nov/08
· votar


Podem lançar a melhor workstation do mundo daqui a algum tempo, mas o Roland XP-80 é, sempre foi e sempre será um clássico, assim como foram o Korg M1 e o Korg 01W.

mazza
Veterano
# nov/08 · Editado por: mazza
· votar


eu tenho os timbres do XP no módulo JV1010 e não tenho do que me queixar, pra mim são e continuam sendo MUITO BONS. Atualmente uso o The Grand ao vivo, mas continuo fiel à linha XP. Falem o que quiserem, pra mim não tem esse negócio de timbre ultrapassado, o que tem é teclado ultrapassado.

Scoth_Pr
Veterano
# nov/08
· votar


Eu não acho que tenham timbres ultrapassados, nem mesmo acho que sejam uma má escolha hoje em dia. O fato é que eu já enjoei demais de ouvir esse piano do XP, inclusive os no estilo DX / FM. Já soa velho aos meus ouvidos.

Esse papo de Roland XP hoje em dia e de que a Roland nunca fez um teclado tão bom e muuuuuito relativo. Naquele tempo era Rolnad XP / Korg M1 ou 01w / Yamaha DX7, SY 77. Não havia muita concorrência, e a Roland ganhou no quesito versatilidade para a linha XP.

O que se vê hoje em dia é uma adoração à essa linha que me faz pensar num saudosismo exagerado, ainda mais porque hoje os XP's são mais acessíveis.

Continuam sendo bons teclados, que fizeram história, boas teclas, boa construção, bons recursos, mas estão longe de chamarem tanto a atenção hoje em dia. Ja tiveram sua época de glória, o que sobra hoje é um público saudosista. Se me perguntarem eu gostaria de ter um Jv-1010, acho uma excelente aquisição pelo preço que vale, mas se eu pudesse escolher algo num valor mais elevado com certeza minha escolha seria outra.

Marcos Bruxo
Veterano
# nov/08
· votar


E insisto em dizer: O XP80 foi o melhor teclado que a Roland ja lançou!(2)
tbm acho !!!

Marcos Bruxo
Veterano
# nov/08
· votar


Se me perguntarem eu gostaria de ter um Jv-1010, acho uma excelente aquisição pelo preço que vale, mas se eu pudesse escolher algo num valor mais elevado com certeza minha escolha seria outra.

Tive um Jv-1010 !!!
vendi !!!
me arrependi !!!
realmente pelo preço é muito bom msm!!!

Scoth_Pr
Veterano
# nov/08
· votar


O melhor teclado que a Roland já lançou foi o Fantom G, isso ninguem pode discutir pois se trata de uma questão de tecnologia / qualidade dos samples / ferramentas etc... Indiscutivelmente um Fantom G é melhor que um XP-80 em todos os aspectos conhecidos.

Dizer que: O XP-80 foi o melhor teclado lançado naquela época, aí sim podemos concordar.

Em resumo: Pra mim os timbres do XP são bons, mas muito batidões já, tem muita coisa melhor no mercado hoje em dia.

_SIDERADO_
Veterano
# nov/08
· votar


Bem, creio que a discussão aqui não esteja em torno de qual foi o "melhor", pois ai o ultimo lançamento da Roland sempre será o melhor, ou então, de outra forma, eles não precisariam lançar mais nada. Penso que a verdadeira discussão que aqui se instalou (desvirtuando o tópico, é verdade) - onde alguns colegas têm defendido o XP-80 como sendo o melhor que a Roland já lançou - É "Qual o teclado abriu maior vantagem sobre os seus pares, de outras marcas, na mesma época". Dessa forma também entendo que o Roland XP-80 foi o melhor teclado que a Roland já lançou. Em sua época revolucionou. Agora pergunto, qual foi a revolução trazida pelo Fantom G em relação a seus concorrentes contemporaneos? O que ele inovou em relação à M3, Triton Extreme, Motif XS ou outros à altura???? Bem, acho que, se ele tiver realmente aberto alguma vantagem sobre os outros (abriu???) essa vantagem não foi assim tão grande o quanto foi a vantagem que o XP-80 abriu sobre seus concorrentes contemporaneos.

Abraço.

PS: lembrando que isso aqui é um forum. Cada opinião tem o mesmo valor, ou ao menos deveria ter. Essa impressão acima é a minha, não sendo necessário ser a melhor.

Hammond B3
Veterano
# nov/08
· votar


Exato!
por isso disse que o XP80 foi o melhor teclado que a Roland já lançou.

Não do XP80, mais sim, do conceito em fabricar um teclado com todos os timbres excelentes!

Hoje, infelismente, timbres de qualidade não são prioridade, pelo menos na Roland!

Hammond B3, vc ficou louco? o que são aqueles pianos do Fantom G cara!! vc ta pirado?

Leia o meu Nick.

Se tiver um, só um timbre de orgão a nível do VK8 no Fantom G, eu corto meu saco e meus dedos fora!

E o bicho custa caro...

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Desculpa divagar um pouco, mas...

Dizer que o XP 80 é o melhor teclado da Roland é a mesma coisa que dizer que o Opala é o melhor carro da GM. Foi na época, não é mais, apareceram coisas melhores. Mas, embora não seja mais, não deixou de ser o teclado que era, ainda tem ótimos timbres, teclas boas, tamanho razoável...

... mas voltando ao assunto:

O piano dele lembra o CP80. E o CP80 tá desatualizado? Como "simulador de piano" sim, mas o timbre dele ainda é bem explorado. Deixou de ser "mais um piano elétrico" e passou a ser "o CP80". Assim, a meu ver, é "o XP80". Quer deixar aquela música lenta bem romântica e melosa? XP nela! :)
Entre outros exemplos rsrs..

É igual sintetizador: se vc só usar o básico soa como anos 70... se souber explorar os recursos e dominar ele, vc cria sons atuais e até futuristas, coisa realmente expressiva.

Agora, se o que vc precisa é piano realista, repito mais uma vez: vai de CP33, Privia, Prokeys... Larga o XP e se "atualiza". Lembre-se que o teclado tem que atender suas necessidades. Menos que isso atrapalha, mais que isso é desperdício. Falou? ;)

_SIDERADO_
Veterano
# nov/08
· votar


Para não restar dúvidas, vou esclarescer novamente:

1º Não quero dizer, em nenhum momento, que a simulação de "piano acústico" do XP-80 (sim, simulação! Como já dizia o velho e sábio [huahuahuhuauha, brincadeira] ROTTA: "Quer um som de piano ultra realista??? Compre um piano acústico") chega mais próximo de um piano real que a "simulação de piano acústico" de um Fantom G.

2º Não quero dizer, em nenhum momento, que qualquer timbre presente no XP-80 seja melhor ou superior aos trazidos pelo Fantom G (mesmo porque isso é questão de gosto - e gosto, tecnicamente falando, é igual a certo "orifício rugoso, monossílabo tônico, localizado na região infero-lombar do corpo humano": cada qual tem o seu);

3º O que pretendo defender aqui é a superiorida quantitativa-qualitativa-tecnológica-sonora que o XP-80 impôs a seus pares contemporâneos, ou seja, aos workstations de meados da decada de 90.

4º Por último, utilizo este espaço para perguntar aos abonados que já tiveram o privilégio de utilizar e comparar as novas workstations top's de linha, tipo Fantom G, M3, Triton Xtreme, Motif XS, dentre outras de igual poder, o seguinte:

- "Qual a evolução quantitativa-qualitativa-tecnológica-sonora trazida pelo Fantom G em relação a seus pares contemporâneos, que possa ser comparada à 'revolução' que foi o lançamento do XP-80 no meio musical???"

Abraços.

_SIDERADO_
Veterano
# nov/08
· votar


Ihhhh, esqueci:

Por todo o exposto acima é que volto a afirmar:

"O XP-80 foi o melhor teclado que a Roland já lançou."

Hammond B3
Veterano
# nov/08
· votar


_SIDERADO_

Se o mesmo conceito tivesse prevalecido, com certeza hoje, o Fantom G seria o TOP dos TOPS, sonho de consumo de muito nego bão ae...

tiago scott
Veterano
# nov/08
· votar


Brodhers.

Eu acho que o XP 80 revolucionou em sua época, pois pelo que me lembro era o Top dos Top de linha, e todo grande tecladista conceituado usava um. Mas os tempos mudam, assim como houve as fases de Triton Classic, Fantom, Motif, Extreme, e hoje na era do G, M3 e XS. Eu particularmente acredito que hoje temos acesso a mais realismo de timbres, e mil e uma funcionalidades para usarmos o Key, em stúdio, com sistema de gravação, mais interatividade ao vivo etc. Mas o príncipio e finalidade de uso é o mesmo desde os primórdis DX7, M1 até hoje Oasys, M3 XS. Mas eu sou sincero comigo mesmo se hoje tivesse de montar um Set não usaria um XP, ou Triton Classic, eu sou do tipo que gosto de inovação e coisas atualizadas, mas não esquecendo do príncipio de tudo.

tmurback
Veterano
# nov/08 · Editado por: tmurback
· votar


Galera,

A verdade é que a distância entre geração atual e a nova geração de teclados está cada vez menor. É só observamos as gerações anteriores dos teclados atuais. Os atuais são melhores, claro, mas a geração anterior também é muito boa, não há uma diferença gritante.

Atualmente, na minha opinião, apenas há um teclado que distoa dos outros - o Korg OASYS. Pensem no OASYS... e então respondam: o que mais um workstation pode ter? O que de tão maravilhoso ou surpreendente a próxima geração terá? É difícil imaginar... Parece que é o teclado definitivo; parece que as possibildade se esgotaram!!! Acho que foi +/- assim com o XP80 em sua geração.

No entanto, alguém, muito bem pago, lá nos laboratórios dos fabricantes, já tem alguma coisa nova, uma carta na manga e, certamente, novos produtos serão lançados, novas melhorias serão incorporadas e o assim o mercado vai caminhando...

Hoje, por exemplo, eu jamais compraria um XP80. Há quem goste. Eu não gosto. E assim será com o OASYS, e com os demais... Se o XP80 será um instrumento que prevaleceu sobre o tempo, como o Rhodos, o CP80, o M1,... só o próprio tempo vai dizer. Na minha opinião, por enquanto, não é.

Hammond B3
Veterano
# nov/08
· votar


Mas eu sou sincero comigo mesmo se hoje tivesse de montar um Set não usaria um XP, ou Triton Classic

Por isso que acabei de montar meu set definitivo pra não por as mãos por muito tempo:
Roland VR760 + XP30, que acho que vou trocar ele por um sintetizador.

Paquei no VR760, o mesmo preço do Fantom G7.
é que eu detesto inovação rsrsr

fábio_soul
Veterano
# nov/08
· votar


Paquei no VR760, o mesmo preço do Fantom G7.
é que eu detesto inovação rsrsr


Esse cara é autêntico!

Artref
Veterano
# nov/08
· votar


A verdade é que a distância entre geração atual e a nova geração de teclados está cada vez menor. É só observamos as gerações anteriores dos teclados atuais. Os atuais são melhores, claro, mas a geração anterior também é muito boa, não há uma diferença gritante.


Sério, man? Sei lá, pra mim a diferença é absurdamente gritante...Eu escuto os teclados atuais, cujas amostras têm mais tamanho e etc, e noto aquele som cristalino. Já as amostras das gerações passadas carregam consigo aquela velha compressão, não é um som límpido, enfim.

Pensando nos recursos, aí que vejo ainda mais o quanto a tecnologia avançou. É só pegar um Trinity e comparar com um M3. Mesmo o Trinity dando ainda um puta som, a diferença tecnológica é gigantesca.

mano_a_mano
Veterano
# nov/08
· votar


Só lembrando uma coisa: quando se fala "clássico", não significa necessariamente "o melhor", e sim "que marcou época". Esse foi o caso do Roland XP-80, do Korg Trinity, do Yamaha DX7 e de vários outros instrumentos. É óbvio que hoje temos coisas bem melhores, sonora e tecnologicamente, mas a discussão aqui não é sobre "qual o melhor".

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08
· votar


É óbvio que hoje temos coisas bem melhores, sonora e tecnologicamente, mas a discussão aqui não é sobre "qual o melhor".

É... acho que apareceu algum teclado um pouquinho melhor que o DX7 ultimamente rsrs...

Qualquer instrumento que se transforme de velharia em clássico ou vintage vai sempre soar atemporal, afinal é aquele timbre e não outro. O piano do XP pra mim é algo assim, ele não parou no tempo, ele parou o tempo rsrs... Dá pra reconhecer ele de longe, tem uma "identidade" só dele, tem gente que gosta e tem gente que não gosta.

silvG8
Veterano
# nov/08
· votar


Hammond B3
Hoje, o Fantom G grava audio em 24 pistas...
pra mim, só isso!

acho que vc está meio enganado! meio não, completamente!!


Não adianta denovo!
Vai tocar um dance no píano com os acusticos sampleados do Fantom G...

cara, com 75 presets diferentes de piano e ainda se tratar de um sintetizador onde se pode criar uma quantidade quase infinita de sons, arranjar um piano pra tocar dance não é naaaada dificil!


_SIDERADO_
"orifício rugoso, monossílabo tônico, localizado na região infero-lombar do corpo humano"
região infero-lombar=períneo
mais uma palavra aí pra você complicar a sua descrição de cu...
rsrs

Dimi Pop
Veterano
# nov/08
· votar


Apesar de o debate ter saído um pouco do foco - o XP-80 virou astro - pude absorver várias idéias e visões do mesmo timbre.

Ainda há pessoas que adoram o som deste piano; talvez por não ter tido oportunidade de tocar em algo melhor, ou até mesmo ter estado pouco tempo com este timbre.
Como trabalho há mais de 10 anos com este timbre, estou completamente enjoado dele.

Não acho que ele seja vintage não !!!

Acho muito difícil alguém daqui há 10 anos, deixar de usar um puta timbre de piano para usar um timbre magrinho de piano do XP/JV assim como hoje se deixa qualquer teclado para por um Rhodes, um Hammond no palco.

Dos teclados atuais, o único que eu vejo possibilidade de virar um vintage é o Nord; isso por ser uma "versão 2000" do Moog. Mas aí já e outra discussão ...

Uma coisa é certa. Não uso mais os timbres de piano acústico das linhas XP/JV em minhas gravações para não soarem amadoras.
E foi por isso que levantei a questão.

tmurback
Veterano
# nov/08 · Editado por: tmurback
· votar


Dimi Pop
Pelo menos você identificou aqui compradores em potencial para o seu XP-80... rsrsrs...

tiago scott
Veterano
# nov/08
· votar


Dimi Pop
Veterano

o único que eu vejo possibilidade de virar um vintage é o Nord (2)

Apesar que pode haver pessoas que digam que preferem o timbre de piano do XP, do que o do Nord Electro II, rsrsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pianos ultrapassados JV - XP. Será ?!?!?