Dá para corrigir posição dedos e ter noção total da posição das teclas com aulas de piano?

Autor Mensagem
Henrique Leal
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat
Eu não tenho piano acústico em casa, aí sexta-feira eu vou pra minha escola de música uma hora e meia antes do horário do coral e fico estudando no piano de lá, já que não tem aula nesse horário.

boa idéia.. .se eu conseguir entrar la no conservatório vou ver se há essa possibilidade...

...mas falta muito ainda.. os testes para entrar lá são no final de novembro...

btw, alguém sabe como são os testes antes de entrar em conservatório? Só ouvi dizer que não são sobre o instrumento.. mas seria sobe o que então? alguém ja fez?

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Henrique Leal
boa idéia.. .se eu conseguir entrar la no conservatório vou ver se há essa possibilidade...
Ah, acho que sempre tem um instrumento livre pra estudo, ou um horário em que ninguém tá tendo aula. Só perguntar direitinho. =)

btw, alguém sabe como são os testes antes de entrar em conservatório? Só ouvi dizer que não são sobre o instrumento.. mas seria sobe o que então? alguém ja fez?
Acho que depende do conservatório. Se for um em que você começa a aprender o instrumento lá, não vejo mesmo pra quê ter prova do instrumento. Mas se for um que já exigir certa prática, costuma ter sim. Tente se informar no próprio conservatório.

Henrique Leal
Veterano
# fev/09
· votar


Ae pessoal, to ressuscitando meu tópico antigo porque agora, tendo aulas de piano a professora começou a exigir a postura correta, principalmente nos dedos.

como o amigo Artref escreveu aqui:

(...) Tente manter a mão "bonita", sem falanges quebradas, com o pulso firme porém relaxado, tentando sempre tocar somente com os dedos e não com o braço, ombro e etc. (...)


A professora falou mesmo sobre as falanges, que as 2 da ponta não devem "quebrar", mas estou achando extremamente difícil isso... é totalmente automático, eu tenho que parar de prestar atenção da música para acertar o dedo, e na próxima nota, já tá errado de novo... principalmente com o dedo 3.

Gostaria de saber se tem alguma dica ou treino específico para fazer essa correção.

Vi falar sobre "imaginar que está segurando uma bolinha", e tal... mas eu sempre "seguro" a bolinha quebrando as falanges.... ou melhor.. é só botar a mão nas teclas que elas quebram... sabem oque posso estar fazendo de errado?

Artref
Veterano
# fev/09
· votar


Henrique Leal, bota um "post it" no teclado escrito assim: "Não quebre as falanges!", hehehe.

Eu não acho que existe algo específico pra isso; creio que seja questão apenas de você se policiar e lembrar de corrigir em tudo que estiver tocando (por isso o 'post-it', hehe). Você acostumou a tocar assim e agora terá que mudar, não é impossível.

Acho que vale a pena você trabalhar nisso, pois você estará preservando a saúde das suas articulações e ficará com uma posição de mão esteticamente melhor. Sem falar que acho que sua técnica vai melhorar. ;)

Henrique Leal
Veterano
# fev/09
· votar


creio que seja questão apenas de você se policiar e lembrar de corrigir em tudo que estiver tocando

Até estou tentando assim mesmo... mas o problema é que a professora passa umas músicas para tocar.. mas se eu parar toda hora que estiver tocando eu nunca vou conseguir tocar a música.. porque como eu disse, é realmente nota por nota que acontece isso... aí fico na dúvida entre dar prioridade à música ou à articulação correta dos dedos...

Agora que lembrei outra coisa que ela falou também... que é sobre o dedo 5 ficar muito levantado quando estou tocando.. isso não é sempre, mas quando vou colocar mais peso na tecla com outro dedo, o dedo 5 sobe muito.. isso também está muito difícil de corrigir .. espero conseguir resultados relativamente rápidos... mas não sei.. toco a 8 ou 9 anos desse jeito...

obrigado pelo apoio!

Artref
Ps.: ahh e eu vi vídeos do Rubstein que você indicou... realmente... perfeitas as mãos dele. Realmente entendi a importância estética disso também.

Henrique Leal
Veterano
# fev/09
· votar


Estava assistindo agora, mais uns vídeos do Rubinstein e alguns do Horowitz, e estava observando que acho que um "segredo" para ajudar com essa postura dos dedos, é ao tocar teclas brancas, manter a palma da mão fora das teclas...

Digo: mais próxima ao corpo, assim os dedos não precisam e nem dobram sozinhos ao tocar... ou dobram menos.. está certo isso?

TG Aoshi
Veterano
# fev/09
· votar


Henrique Leal
Não tem segredo, é como Artref falou, é na raça mesmo. Tem que ter MUITA paciência, e dê prioriade a postura!!

Outra coisa, não me lembro direito da posição dos dedos do Rubinstein, mas como está treinando tocar "segurando uma bolinha", é bom não se espelhar no Horowitz, pois a posição que ele usa é completamente diferente dessa.

Quanto a dificuldade de não "quebrar as falanges", me vem duas coisas a cabeça: falta de costume ou que talvez os dedos estejam encontrando as teclas com um ângulo "errado".

Henrique Leal
Veterano
# fev/09
· votar


Quanto a dificuldade de não "quebrar as falanges", me vem duas coisas a cabeça: falta de costume ou que talvez os dedos estejam encontrando as teclas com um ângulo "errado".

acho que "falta de costume" se traduziria melhor em "vício de postura errada", agora quanto ao ângulo, realmente pode ser, pois às vezes vejo pianistas tocando com a parte macia do dedo (não completamente, mas em certas notas e posições) e outros apenas com a ponta dos dedos, parecendo até mesmo usar um pouco da unha no contato com as teclas...

Devem estar certos mesmos.. no fundo a questão vai ser MUITA² paciência... agora, só vou ter que me acertar com a professora sobre a prioridade, pois com ela passando musicas novas sempre, fica complicado lera partitura enquanto presto atenção na posição dos dedos.

Acho que vai demorar bem, até que eu tenha a confiança de não olhar para os dedos e saber que estão tocando certo.

Diego MG
Veterano
# fev/09 · Editado por: Diego MG
· votar


tenho dificuldade quando estou fazendo uma certa escala na música. Ex: 1,2,3,1,2,3,4,1,2,3.quase sempre na mudança de 3 para 1 ou de 4 para 1 a nota da uma quebrada! Algum macete nessas notas?

Henrique Leal
um pouco da unha eu uso no staccato! Acho que fica melhor!

Henrique Leal
Veterano
# fev/09
· votar


andei observando outra coisa sobre o assunto... até mesmo sobre as escalas como citou o Diego MG:

Quando o de 3 fica "solto", ou seja, sem apertar notas... a falange da ponta quebra, nesse caso já é normal, ou as falanges não podem quebrar tanto pressionando quanto não pressionando alguma tecla?

To meio na dúvida com o dedo 3, porque ele é GRANDE, então a ponta dele não é "nivelada" com os dedos 2 e 4, e nos casos dos dedos 1 e 5, eles ficam "mais para trás", como lhe dar com essa diferença de posição como dito pelo TG Aoshi, então, qual o ângulo certo que cada dedo tem que pegar as teclas?

TG Aoshi
Veterano
# fev/09
· votar


Diego MG
É questão de treino mesmo, a não ser que você esteja fazendo alguma coisa errada.

Henrique Leal
Quando o de 3 fica "solto", ou seja, sem apertar notas... a falange da ponta quebra, nesse caso já é normal, ou as falanges não podem quebrar tanto pressionando quanto não pressionando alguma tecla?

Er... Tipo, como assim? <O> Agora fiquei em dúvida, o que você quer dizer com "quebrar" a falange?

To meio na dúvida com o dedo 3, porque ele é GRANDE, então a ponta dele não é "nivelada" com os dedos 2 e 4, e nos casos dos dedos 1 e 5, eles ficam "mais para trás", como lhe dar com essa diferença de posição como dito pelo TG Aoshi, então, qual o ângulo certo que cada dedo tem que pegar as teclas?

Nivelado em relação a distância entre a ponta dos dedos e a mão, não tem como mesmo. Agora sobre o ângulo, dizem que algo entre 45º e 90º.

E pra tocar usando os dedos em forma de concha, fica meio difícil usar a parte macia dos dedos.

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


Henrique Leal
Até estou tentando assim mesmo... mas o problema é que a professora passa umas músicas para tocar.. mas se eu parar toda hora que estiver tocando eu nunca vou conseguir tocar a música.. porque como eu disse, é realmente nota por nota que acontece isso... aí fico na dúvida entre dar prioridade à música ou à articulação correta dos dedos...
Dar prioridade às duas ao mesmo tempo não dá mesmo. Separa um tempinho à parte só pra verificar a postura, mas também sem desleixar totalmente quando tá aprendendo as músicas. Eu tô tentando fazer isso por recomendação do meu professor. (é, eu finalmente falei com ele sobre os meus problemas de postura que muitos aqui conhecem)

Tenta usar alguma música que você saiba de cor pra fazer esse exercício, assim você não tem que ficar lendo e pode se dedicar melhor à postura.

Henrique Leal
Veterano
# fev/09
· votar


Tenta usar alguma música que você saiba de cor pra fazer esse exercício, assim você não tem que ficar lendo e pode se dedicar melhor à postura.

Ótima idéia!

Er... Tipo, como assim? <O> Agora fiquei em dúvida, o que você quer dizer com "quebrar" a falange?

haeehauehaueau

"quebrar" .. em outras palavras"... dobrar

fico imaginando o que você deve ter imaginado..!!

tenhopsr2100
Veterano
# jun/10
· votar


amigos este topico me deixou em duvida cruel . afinal devemos tocar com os dedos apenas . ou usar a força e o muvimentos dos pulsos e braços. como a mao deve se apoiar no teclado . outra duvida nao consigo levantar somente o dedo 4 se os outros estiverem pressionando teclas ao mesmo tempo isso é algum deficiencia de treinanemnto ou é possivel fazer isso

Artref
Veterano
# jun/10
· votar


tenhopsr2100, existem várias escolas de técnicas. Usar pulso e braço vai depender do que você está tocando, da complexidade técnica da música, se precisa de braço/pulso ou não. A princípio, para coisas simples, usa-se somente os dedos. Conforme você vai avançando, vai precisar usar braço e pulso em algumas coisas, se bem que sempre vai ter um cara muito bom te falando pra usar e outro falando pra não usar, hahaha. Aí você testa, vê o que fica melhor pra você e manda ver.

tenhopsr2100
Veterano
# jun/10
· votar


VALEU AMIGAO! AGORA COM RELAÇÃO AO DEDO 4 É NORMAL A GENTE TER DIFICULDADE PRA MEXER SOMENTE COM ELE SEM MEXER O 5 E O 3

ThiagoMafra
Veterano
# jun/10
· votar


O dedo 4 é o dedo mais fraco.

Artref
Veterano
# jun/10
· votar


tenhopsr2100, sim, é natural essa dificuldade e tem até justificativa anatômica. Não me lembro exatamente, mas parece que os dedos 4 e 5 compartilham um mesmo ligamento (ou tendão, sei lá), o que tira um pouco da independência do 4. Vou procurar minha fonte aqui e depois posto a explicação completa. Mas é normal.

tenhopsr2100
Veterano
# jun/10
· votar


poxa me exclareceu demais amigao valeu !

waltercruz
Veterano
# jun/10
· votar


tenhopsr2100

como disse minha professora de piano anos atrás... os tendões dos dedos 123 e 5 passam por cima e o do dedo 4 por baixo, tornando-o mais fraco mesmo :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dá para corrigir posição dedos e ter noção total da posição das teclas com aulas de piano?