【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


Olá LeoTecla

O que é um acorde aberto?

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar


Como já disseram:

"É possível abrir o acorde, fazendo com que a sequencia de notas tenha um espaço no meio. Por exemplo, uma triade fechada poderia ser executada com 3 possibilidades de sequencia de notas:
T 3 5 - 3 5 T - 5 3 T. Mesmo em posições diferentes, as notas sempre obedecem a uma mesma sequencia. Se ao invés de T 3 5 utilizarmos T 5 3, teremos um acorde aberto. O Normal seria que a terça viesse antes da quinta e ao invés disso temos um espaço. Neste caso, temos ainda outro espaço entre a quinta e a terça.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/08
· votar


liliane.coimbra

Grato!

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


liliane.coimbra

Blz boa resposta, eu não havia entendido a pergunta, achava que se referia ao modelo de acorde em que o preenchemos com as duas mãos, sendo que além de o acorde da mão esquerda ser aberto T 5 3 o da mão direita também seria T 5 3.

Também imaginei outra coisa, que queria fazer os acordes deixando um espaço entre as duas mãos...

Carlos Souza Jr.
Estamos aqui conte conosco!

jó santos
Veterano
# dez/08 · Editado por: jó santos
· votar


Cara se entendi bem você sola com as duas mãos ao mesmo tempo, se for isso beleza isso já é um bom começo, muitos so conseguem solar com a mão direito.

muito obrigado léo teclas pelas dicas!
só uma coisinha eu me expressei mal na minha pergunta e por isso vc entendeu mal!
eu só consigo solar com a mão direita não tenho nem ideia de como solar com as duas mãos ao mesmo tempo.
se vc quiser me ensinar ficaria muito grato!

feliz ano novo pra vc e todos do forum!

pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


rsrsrsrsrsrsrs,jó tenho o mesmo problema,só consigo fazer bases na mão esquerda,já que você ta bom com a mão direita,treina mais a mão esquerda para melhorar a coordenação motora!!

pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


depois você vai passando da velocidade devagar(semibreve)para a mais rápida(colcheia) geralmente eu fico controlando os botões e outras coisas enquanto solo com a mão esquerda,o pessoal da banda fica gritando e a mão esquerda,o som da mão esquerda(faz o som grave)depois tenho que falar com minha banda,rsrsrsrsrsrsrsrs.já to melhorando com a mão esquerda!!

LéoTecla
Veterano
# dez/08 · Editado por: LéoTecla
· votar


jó santos
se vc quiser me ensinar ficaria muito grato!

Aí você consegue ler partituras? Mesmo assim me informe seu e-mail para que eu possa enviar um material explicativo para ler partitura e um exercício básico do Hanon.
Este exercício faz com que você sole as mesmas notas simultaneamente com as duas mãos. Mas se você não quiser partir para as partituras tudo bem, faça o seguinte vá solando as escalas simultaneamente com as duas mãos ex:
A escala mais simples - C D E F G A B e voltando B A G F E D C, vá solando indo e voltando, fazendo com as duas mãos, se souber as demais escalas de todos os tons treine também a de D é muito simples também, a de G, a de E, a de B e etc. Se precisar de alguma dica sobre as escalas nos contate, mesmo assim quero que receba os arquivos, pois seria muito bom que já iniciasse lendo partituras.

feliz ano novo pra vc e todos do forum, Também, valeu cara!


pedro_tecla


tenho o mesmo problema,
treina mais a mão esquerda

Olá Pedro, é certo que tem que treinar a mão esquerda, por isso gosto de dizer que temos que fazer com que a mão esquerda acompanhe o ritmo/velocidade da mão direita, por isso deve-se solar com ambas as mãos aumentando a velocidade e o exercício conforme a mão esquerda vá evoluindo e ficando com a mesma agilidade da mão direita.

Qualquer outra dúvida postem...

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar


Taí! solar com as duas mãos pra mim é um grande desafio!!

leandro rodrigues
Veterano
# dez/08
· votar


liliane.coimbra
Taí! solar com as duas mãos pra mim é um grande desafio!!

Quando você toca na sua igreja, o que a sua mão esquerda faz?

Você só faz acordes fixos com a mão esquerda? Usa a mão esquerda só prá fazer acordes oitavados?

Explica aí!!

Beijos

pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


Taí! solar com as duas mãos pra mim é um grande desafio!!(2)

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar


A minha mão esquerda faz acordes fechados e abertos. Na maior parte fechados e muitas vezes invertidos. Enquanto a direita fica entre os acordes fechados e pequenas frases de improviso e melodia.
Estou tentando aprender a dividir o acorde entre as 2 mãos para tocar mais bonito. rsrs

jó santos
Veterano
# jan/09
· votar


aí vai o meu e-mail léotecla:jose_santos_filho@yahoo.com.br

desde já te agradeço muito.

leandro rodrigues
Veterano
# jan/09
· votar


liliane.coimbra
Na maior parte fechados e muitas vezes invertidos

Então você só faz acordes FIXOS?

Se for isso, é muito ruim, o ideal seria fazer técnicas de piano( usar partituras e seguir o que a partitura pede

teteo
Veterano
# jan/09
· votar


Léo tecla



já ouví falar muito mas não sei o que é "solfejo"?

teteo
Veterano
# jan/09 · Editado por: teteo
· votar


Léo tecla
manda pra mim esse explicativo de partitura,por favor,cara.
meu e-mail é : marcelo_neresoliveira@ig.com.br
valeu mesmo,cara , de boa.

Henrique Leal
Veterano
# jan/09
· votar


uma perguntinha... não tenho certeza se já vi alguém fazendo isso em algum lugar (se é que é possível, mas creio que seja)..

Sobre esse lance de solar com as 2 mãos, é possível (e muito difícil) chegar a um nível onde vc consegue fazer solos totalmente diferentes com as duas mãos aos mesmo tempo?

Digo... por exemplo querendo imitar uma orquestra, enquanto strings (cordas) fazem uma melodia, brass (metais) fazem outra totalmente diferente, mas claro na mesma formula de compasso e tom.

E qual seria uma técnica ou treinamento para conseguir chegar a tal façanha...

E abusando, se alguém souber se algum vídeo com exemplo disto que falo e puderem postar..

liliane.coimbra
Veterano
# jan/09
· votar


leandro rodrigues

Não nessessariamente apenas acordes fixos.
A mão direita é a responsavel pelas variações atualmente. rsrs
A esquerda está em uma fase transitoria, está deixando de apenas arpejar acordes fechados, para usar acordes abertos e fazer o baixo quando estou tocando sozinha.

Mas eu vou aprendendo aos poucos, nao adianta forçar.
Todos me falam sobre tecnica pianisticas, mas sinceramente não sei por onde começar e nem se já comecei por algum lugar. rsrs

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


jó santos

aí vai o meu e-mail léotecla:jose_santos_filho@yahoo.com.br
desde já te agradeço muito.

Enviei cara , verifica o e-mail.
Estamos aqui para ajudar, conte conosco!!!

____________

teteo

já ouví falar muito mas não sei o que é "solfejo"?
marcelo_neresoliveira@ig.com.br


Enviei um material para seu e-mail, verifique.
Qualquer dúvida conte conosco!!!


_____________

Henrique Leal

SOLAR COM AS DUAS MÃOS

E qual seria uma técnica ou treinamento para conseguir chegar a tal façanha...

HANON, o próprio ensina exercícios de solos do básico ao avançado, em que são solados com ambas as mãos. Se necessitar de tais arquivos do HANON nos informe seu e-mail para que possamos enviar.
Conte Conosco!!!

Henrique Leal
Veterano
# jan/09
· votar


...Se necessitar de tais arquivos do HANON...

Acho que ainda não tenho nível pra isso.. bem.. mas só olhando as partituras... (se forem as mesmas que baixei são fáceis de ler, mas não executei ainda)

se puder enviar:[ h e n r m g s @ h o t m a i l . c o m ] (tudojunto!) para já ter em mãos... (mas não precisa se incomodar se for dar trabalho)

[off]
[ Também estou até hoje esperando resultado do teste no conservatório pra ver se eu passei.. mas ja cancelaram 3x... falo porque queria ter uma noção de método de estudo do conservatório também para aplicar nos meus estudos particulares e já que demorei 8 anos pra começar a estudar sério, não começar errado... ]

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


Henrique Leal
se puder enviar:[ h e n r m g s @ h o t m a i l . c o m ]


Tá enviado.

Henrique Leal
Veterano
# jan/09
· votar


LéoTecla

Obrigado pelas partituras.. o que eu tinha era só as partituras do primeiro arquivo, mas mesmo assim não era com as descrições de como executar... muito massa! Valeu!

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


Conte conosco, estamos aqui!

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


Vejo que existem poucas dúvidas referentes a Teoria Piano ou Teclado.

Novamente peço que postem aqui dúvidas ou dicas dentro desses termos, o que vejo muito é tópicos sobre peças, intrumentos, acessórios, mas não teóricos.

Contamos com vocês!

liliane.coimbra
Veterano
# jan/09
· votar


As pessoas sempre me aconselham a procurar as técnicas pianísticas... O que exatamente seria isso?
Aí me falam do Hanon, Czerny e outros... mas sao exercícios para desenvolver a técnina não são?
Cheguei a fazer alguns, mas não sei como aplica-los na hora do vamos ver :(

Outra dificuldade: Como escolher o melhor timbre para a música?

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


liliane.coimbra
técnicas pianísticas: Resposta Científica


(...)O uso do gesto de deslocamento do punho no sentido parabólico é um recurso que permite a mudança de direção em uma trajetória sem a interrupção do movimento, realizando o
com maior regularidade. Com este tipo de direcionamento da técnica tem-se uma maior consciência do controle cinestésico, que produz informações sobre "a posição das partes do corpo relativas umas às outras; a posição do corpo no espaço; os movimentos corporais; a natureza dos objetos com os quais os corpo estabelece contato". (HAYWOOD & GETCHELL, 2004, p. 187)(...).

Resposta Pessoal:

Há muitas palavras para explicar o que é técnica pianística, envolve a questão corporal, exercícios de locomoção Motora dos dedos, conhecimentos teóricos e mais teóricos. Piano é técnica, execução, composição, produção... Teclado para mim é apenas acompanhamento, alguns arranjos, alguma ilustração da melodia por ter variedades de sons (voices). Tudo bem nada contra o teclado, pois treino no meio, só toco em piano na universidade.

Procure títulos de Livros que falem sobre a didática do ensino de piano.

Bom, falar de técnica pianistica, como você viu envolve muitos termos.

liliane.coimbra
Veterano
# jan/09
· votar


Acho que é por isso que sempre me sinto meio perdida. rsrs

________

Quanto aos timbres, como posso adquirir feeling para escolher o melhor para cada música?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jan/09
· votar


liliane.coimbra

Não sou professor mas essa vou responder o que eu acho.

Quando vou escolher um timbre pra uma música penso no compositor, no público, em mim mesmo e nos sons que o meu instrumento tem a oferecer.

Normalmente, quando se compõe uma música, se pensa em tudo, mesmo que incoscientemente. Temos aquela impressão de que, nossa essa música fica perfeita em um piano, ou violão e etc...
E pra uma platéia de violonistas nunca use som de violão no teclado hehehe
Quando vou acompanhar a minha irmã, que canta, normalmente uso um piano elétrico, pq apesar de adorar o piano, ela sempre acha que o EP fica melhor...E ela tem razão, enche mais quando se toca com somente uma pessoa, e como contra, se perde em dinâmica ao se tocar com EPs(minha opnião)

Quanto ao instrumento...Sempre soa melhor um piano elétrico ou um orgão em um instrumento da korg hehehe

liliane.coimbra
Veterano
# jan/09
· votar


Carlos_Souza_Jr

Obrigada pela dica. Vou pensar mais nos cantores.

Só percebi isso na vez que gravei um pequeno video com um saxofonista. O timbre de Midi Piano, ficou melhor com o som do sax.

Artref
Veterano
# jan/09
· votar


Piano é técnica, execução, composição, produção... Teclado para mim é apenas acompanhamento, alguns arranjos, alguma ilustração da melodia por ter variedades de sons (voices).

Vou pedir o banimento deste infiel por menosprezar o instrumento mais avançado, completo e complexo do universo, rs...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!