【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar


ok!
Ao tocar este acorde em uma banda, com as duas mãos, como poderei faze-lo (dividi-lo)?

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


Bom, no meu caso, eu gosto de preencher bem, usar o quanto puder na harmonia, muitos apenas incluem o G e outro G de oitavada, então ai segue minha opinião:

usaria o G e o Am completos, veja como ficaria a disposição das notas:

G B D E A C = Am/G

Isto cria até uma familiaridade com arpejos e solos, ficando mais fácil de realiza-los e confortável, como em encadeamentos, que é outro assunto que também gosto muito.

Ex: o que conhecemos por descendo... G D/F# Em D C G/B Am Am/G G, e pr aí vai... em outras escalas e tons.

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


Aguardamos Dúvidas ou Dicas. Esperamos por você, poste o que precisa ou mostre o que sabe.

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


Aguardamos Dúvidas ou Dicas. Esperamos por você, poste o que precisa ou mostre o que sabe.

E aí qual tua dúvida? Pode postar!

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08 · Editado por: liliane.coimbra
· votar


Leo, continuando:
Vc estaria tocando o acorde de G na mao esquerda e o acorde de Am (invertido) na direita, é isso?
Estou certa se disser que assim vc estaria usando a 7a, a 2a e a 4a de Lá ?Ou ainda, a 7a, a 9a e a 11a ?

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


Exatamente, isto é uma escolha que eu faço.

7ª (G), 2ª (B) e 4ª (D) ou 7ª (G) 9ª (B) e 11ª(D).

E o primeiro exemplo é a forma certa de caracterizar, lembrando que este acorde é um lá menor dissonante que se inicia pelo sol, então conta-se dos menores grausº. Entendeu?

pedro_tecla
Veterano
# dez/08 · Editado por: pedro_tecla
· votar


pessoal preciso de uma dicas de posição da mão quando vou fazer acorde,as meus dedos coloco dos de posição bem desconfortável,eu queria que alguém me descem a posição certa de cada de dedo no acorde,exemplo f#m mão esquerda 5-2-1 direita 1-2-5 mais ou menos isso!!

pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


lembrando que e só quando e para passar de acorde rápido!!

Bclamberti
Veterano
# dez/08
· votar


Mais uma pérola

descessem

Bclamberti
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bclamberti
· votar


......eu queria que alguém me dessem a posição certa ....

continua errado cabeção.
nem assim vc aprende?

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


exemplo f#m mão esquerda 5-2-1 direita 1-2-5 mais ou menos isso!!

Modo Piano/Teclado ou Teclado/Piano
Seguindo a regra:

Na mão esquerda toque com acordes abertos
Na mão direita toque com acordes na 1a inversão.


- Mão Esquerda (acorde aberto) - Dedos 5, 2 e 1

Um acorde aberto é necessário na mão esquerda pois com esta mão geralmente toca-se os sons mais graves, consequentemente, se tocarmos o acorde na sua posição fundamental soará de maneira ofuscada.

Quanto mais grave for um acorde, mais aberto deverá ser sua formação

Um acorde aberto abrange uma oitava, no caso de C até C:

é formado por:

a) Nota fundamental do acorde C;
b) Quinta G;
c) Nota fundamental do acorde uma oitava acima C;

- Mão Direita (acorde na 1a inversão) - Dedos 1, 2 e 5


A mão direita tocará o mesmo acorde, no caso C, na primeira inversão, arpejado ou batido.

a) Segunda nota do acorde (E)
b) Terceira nota do acorde (G)
c) Nota fundamental uma oitava acima (C)

***************

E se você toca naquele modo mão juntas, em que faz o mesmo acorde no mesmo formato em ambas as mãos, os dedos são:

Mão esquerda 4, 2 e 1 e Mão direita 1, 2 e 4.

Bom este é os modos que eu conheço, e gosto de ensinar, pois fica até mais fácil para posteriormente você aprender a arpejar e solar dentro das escalas.


pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


valeu!!!!

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


Ficariamos muito gratos se os usuários postassem suas dúvidas ou até mesmo dicas. Contamos com vocês...........

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar



Ficariamos muito gratos se os usuários postassem suas dúvidas ou até mesmo dicas. Contamos com vocês...........


Aí manos, estão aqui a disposição de vocês...
Ficamos muito gratos quando esclarecemos suas dúvidas, ou até mesmo recebemos dicas de vocês.

Bedin
Veterano
# dez/08
· votar


Pessoal!

Parabéns pela iniciativa!

Bedin
Veterano
# dez/08
· votar


Caso alguém possa me enviar materiais sobre os assuntos acima, segue meu e-mail: carlosbedin@gmail.com

Obrigado e parabéns à todos!

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar


Mão esquerda 4, 2 e 1 e Mão direita 1, 2 e 4.

É, eu aprendi ME 5,3 e 1 - MD 1-3-5, mas gostaria muito de usar o dedo 4, assim fica muito mais fácil incluir a 7a depois.

Mas vejamos, estou vendo agora sobre acordes abertos na mão esquerda e não gosto muito da ideia de 1a-5a-8a mesmo pq a gente acaba tocando 3 vezes a tonica. Não seria um disperdício de dedo? Principalmente se ja tem baixo na banda fazendo a tonica.

pedro_tecla
Veterano
# dez/08
· votar


valeu ai pela a ajuda!!!! tambem faço assim quando vou estudar,md,me.pego uma musica e vejo as posições dos dedos!!!

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


Bedin
me enviar materiais sobre os assuntos acima, segue meu e-mail: carlosbedin@gmail.com

Escreve quais assuntos!

pedro_tecla
valeu ai pela a ajuda!!!! tambem faço assim quando vou estudar,md,me.pego uma musica e vejo as posições dos dedos!!!

Poste mais alguma dúvida para que possamos lhe ajudar!


liliane.coimbra
Não seria um disperdício de dedo? Principalmente se ja tem baixo na banda fazendo a tonica.

Olá Liliane, então, harmonicamente falando a mão aberta expressaria uma tensão sonora maior e completa, que é muito diferente de quando tocamos na mão esquerda uma simples tríade e na direita a mesma coisa, imagine-se agora olhando para as teclas, é lógico que se as mãos estão tocando juntas os sons são bem próximos, limitando uma expansão dos timbres graves e agudos... Aí você pode perguntar: Então posso tocar o acorde nas teclas graves com a mão esquerda e lá nas teclas agudas nas últimas oitavas com a mão direita, pra mim isso seria uma forma brusca (bruta) de tocar, aí já estaria muitíssimo separados os timbres.

Então fica a seu critério ou não, sempre digo isso, que a escolha é sua, o bom do Piano ou teclado é nos proporcionar variás formas (inversões/versões) de tocar.

Lembrando que no modo piano ME 1º 5º e 8º e MD 3º 5º 1º (2ª inversão) fica bem completo harmonicamente, se já tem o baixo (não se preocupe, muitos acham que o baixo é o dono das notas graves) faça os acordes do C central ao agudo.

Espero ter ajudado.

atenciosamente,

LéoTeclas

pedro_tecla
Veterano
# dez/08 · Editado por: pedro_tecla
· votar


pessoal estou estudando com umas bases nessa musica,eu gostei dela por causa dos pianos e do triton extreme tambem,rsrsrsrsrs,mais e uma boa musica para estudos,pop lento,a musica so tem piano.e bom!!!
http://www.youtube.com/watch?v=ry9Txn6gOvw

ae vai a cifra!!
********************************************************

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


Conheço e toco essa música é boa.

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


Aí usuários cadê as dúvidas, faz mais de 11 dias que aguardo!

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar


Léo, consegui tocar (mas ainda preciso de treino por causa do tempo) a introdução da musica "Se a tua voz ouvir" do Min Toque no Altar.

Gostaria de saber se tem alguma outra música com introduções ou pequenos solos simples como esse para que eu use como exercicio.
Grata

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


Beleza:

do mesmo Grupo:
Muda-me
Te conhecer
Bendito Será
Olha Pra Mim.........

________

Qualquer dúvida entre em contato, para que seja postado para os demais usuários.

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar


Que timbre é esse que ele usa? na musica "muda-me"? sao 2 teclados ou é um dual com piano e strings?

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


é um dual com piano e strings

É exatamente isso, pois toco assim, uso a junção de dois sons, creio que seu teclado tem essa opção, o som é um mais próximo de um violino (alguns strings se aproximam). Depois da introdução deixe só o piano (opicional).

liliane.coimbra
Veterano
# dez/08
· votar


Ontem eu peguei a cifra do muda-me, mas a introdução parece que vai de ouvido mesmo.
A musica é forte! Isso me leva a toca-la com força... rsrs a folha mal parava na estante de tanto que eu batia das teclas. rsrs
Mas a introduçao ainda nao saiu por falta de tempo... talvez hoje saia. rsrs

Off: Legal ter me achado no outro forum... estou em muitos por aí. rsrs

LéoTecla
Veterano
# dez/08
· votar


Mas a introduçao ainda nao saiu por falta de tempo... talvez hoje saia. rsrs

Ela é bem simples, lenta e por isso se torna simples, basta apenas fazer o solo dentro dos acordes da introdução que tem na própria cifra.


Off: Legal ter me achado no outro forum... estou em muitos por aí. rsrs

É percebi que você tem ótimas presenças, digo em ótimos lugares que nos trazem bons ensinamentos. Psiuuu Ah obrigado por responder...

jó santos
Veterano
# dez/08
· votar


léo tecla eu só sei tocar teclado fazendo um solo ou acordes com as duas mãos gostaria que vc me desse umas dicas pra tocar de outra forma.

LéoTecla
Veterano
# dez/08 · Editado por: LéoTecla
· votar


Jó Santos...
sei tocar teclado fazendo um solo ou acordes com as duas mãos gostaria que vc me desse umas dicas pra tocar de outra forma.

Cara se entendi bem você sola com as duas mãos ao mesmo tempo, se for isso beleza isso já é um bom começo, muitos so conseguem solar com a mão direita...

É bem simples, basta fixar o acompanhamento na mão esquerda, fazendo o acorde em que você está solando, ex: se eu solo... C D E F - F F, C D F E - E E, veja que não solei nenhuma nota com acidente (sustenido ou bemol) então pode o acorde C ou Am (seu relativo), e esse acorde deve ser feito na mão esquerda, basta ver na cifra que está tocando qual o acorde que ela pede.

Se você faz o mesmo acorde com as duas mãos veja essa dica para mudar:

Harmonicamente falando a mão aberta expressaria uma tensão sonora maior e completa, que é muito diferente de quando tocamos na mão esquerda uma simples tríade e na direita a mesma coisa, imagine-se agora olhando para as teclas, é lógico que se as mãos estão tocando juntas os sons são bem próximos, limitando uma expansão dos timbres graves e agudos... Aí você pode perguntar: Então posso tocar o acorde nas teclas graves com a mão esquerda e lá nas teclas agudas nas últimas oitavas com a mão direita, pra mim isso seria uma forma brusca (bruta) de tocar, aí já estaria muitíssimo separados os timbres.

Então fica a seu critério ou não, sempre digo isso, que a escolha é sua, o bom do Piano ou teclado é nos proporcionar variás formas (inversões/versões) de tocar.

Lembrando que no modo piano Mão Esquerda 1º(grau) 5º(grau) e 8º(grau) e Mão Direita 3º(grau) 5º(grau)) 1º(grau) (2ª inversão) fica bem completo harmonicamente,


Modo Piano/Teclado ou Teclado/Piano
Seguindo a regra:

Na mão esquerda toque com acordes abertos
Na mão direita toque com acordes na 1a inversão.

- Mão Esquerda (acorde aberto) - Dedos 5, 2 e 1

Um acorde aberto é necessário na mão esquerda pois com esta mão geralmente toca-se os sons mais graves, consequentemente, se tocarmos o acorde na sua posição fundamental soará de maneira ofuscada.

Quanto mais grave for um acorde, mais aberto deverá ser sua formação

Um acorde aberto abrange uma oitava, no caso de C até C:

é formado por:

a) Nota fundamental do acorde C;
b) Quinta G;
c) Nota fundamental do acorde uma oitava acima C;

- Mão Direita (acorde na 1a inversão) - Dedos 1, 2 e 5

A mão direita tocará o mesmo acorde, no caso C, na primeira inversão, arpejado ou batido.

a) Segunda nota do acorde (E)
b) Terceira nota do acorde (G)
c) Nota fundamental uma oitava acima (C)

***************

E se você toca naquele modo mão juntas, em que faz o mesmo acorde no mesmo formato em ambas as mãos, os dedos são:

Mão esquerda 4, 2 e 1 e Mão direita 1, 2 e 4.

Bom este é os modos que eu conheço, e gosto de ensinar, pois fica até mais fácil para posteriormente você aprender a arpejar e solar dentro das escalas.
[b][/b]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!