Recomeçando do Zero

    Autor Mensagem
    SaintFerio
    Veterano
    # ago/08


    O pessoal mais antigo aqui do fórum me conhece, volta e meia eu to por aqui e volta e meia eu sumo...

    Alguns poucos sabem que tive de vender todo o meu setup dos sonhos há alguns meses pra poder fazer um investimento em outra coisa... Graças a Deus está tudo indo nos conformes e em 30 dias vou começar a escolher um teclado pra comprar e recomeçar... Foram 8 anos pra montar aquele que eu tinha por último (Roland VK-8M + Roland PC2000 MKII + KURZWEIL ME-1 + M-AUDIO KEYSTATION 88es + Roland XV-5050) e agora vou ter que começar debaixo de novo... Táva pensando em um Alesis QS6 que eu já tive 2 e sempre gostei, ou algum teclado equivalente. Mas tenho visto em alguns sites o Korg TR61 e o X50 por um preço REALMENTE convidativo, abaixo do mercado mesmo. Mas aí tb pensei em notebook. Os mais conservadores não gostam e tal, mas eu já usei meu próprio PC em show e aprovei... Aí táva pensando em algo com CME-UF7 ou algum outro controller de 76 teclas + Notebook, Creio que com 2500 eu montaria este setup e se não me engano tem alguém aqui no Fórum que tá usando tb essa mesma config né? Mas quando eu usava o PC ao vivo levava o Sonar mesmo pra rodar os VSTs e era um pé no saco mudar de timbre por ele mesmo. Tem algum programa que funcione STAND ALONE bem? E é verdade que o UF7 costuma travar bastante? Já me disseram isso... E da pra usar o UF7 via USB sem precisar de uma boa placa de som no notebook ou vou ter que comprar mesmo uma separado?

    Meu orçamento é no MÁXIMO 2500,00 mas pretendo gastar até menos se for comprar só o X50 da Korg ou o TR61, pq o preço que consigo eles é mto barato mesmo.

    Gosto mto da idéia do notebook mas sei lá, notebook desvaloriza mto, teclado demora mais pra desvalorizar, esse é um dos pontos que tá pesando pra mim na hora de escolher.

    Agora fico na Dúvida, TR61, X-50 ou Controller + NoteBook... Lembrando que em qualidade sei que nada vai superar o Notebook e Controller, mas não sei se a praticidade compensa... E sei que o TR é bem melhor que o X-50, mas é que o X-50 eu consigo mais barato tb, então de repente posso economizar mais um pouco...


    Situação difícil né? Heheh, quem puder, colabore trocando idéias aí, valeu!

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bem vindo de volta então... hehehe
    Bom, como você mesmo disse se você quiser qualidade o notebook é a melhor opção mesmo. Em relação aos VSTs você pode usar o Brainspawn Forte para abrir os VSTs que não funcionam em stand alone. Ele é leve, fácil de usar e da pra montar os timbres como se fosse um rack, carregue os plugins, configure a seu gosto e salve, pronto, depois é só abrir o save e usar.
    Cara, atualmente to usando VSTs ao vivo e não me arrependo em nada, depois que você configura tudo fica ótimo.

    Em relação a placa de som pro notebook vai depender muito dos outros componentes dele, tipo processador, memória e etc.
    Se você tiver um hardware fraco vai precisar de uma placa de som, senão o som onboard vai bem. Obviamente pra tocar ao vivo e fazer gravações amadoras, se quiser algo mais profissional na gravação vai precisar mesmo de uma placa de som. Pra te dar um exemplo, tenho um notebook com a seguinte configuração: Turion X2 2.0GHz, 2GB de memória e 160GB de HD. Ele roda legal o Akoustik, The Grand 2 e Hammond B4 sob Windows Vista. Se pegar um notebook com mais ou menos essa configuração você vai conseguir rodar eles sem problemas.

    Valeu!!!

    SaintFerio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ricardo_Adorador
    Se for pra pegar algum notebook vai ser um Core 2 Duo ou no mínimo Dual Core com 2GB de Ram e HD de 160... No meu PC eu usavava a Audigy ZS Platinum PRO pra gravações performances ao vivo... Nunca tive problemas, mas não gostava do THE GRAND na época não tinha o 2... Preferia os pianos Kurzweil mesmo.... Já B4, FM7 e outros que costumava usar era balela...

    Vc usa qual controller no notebook?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    SaintFerio

    Eu tenho um UF8, e uso apenas ele com VSTs. Para gravações, uso o Cubase. Para tocar ao vivo, dá para usar o Forte, que é muito bom. Se você procurar aquino fórum, tem um tópico que acho que chama Usb + Uf8, lá eu postei todas as minhas impressões e usos com o UF8.

    Meu PC: dual core, 2 Ghz, 2 Gb de memória, hd de 250 gigas. Eu vou comprar uma placa de audio, M-audio Audiofile 2496, que custa 400 paus nova aqui em Sampa. Vou comprá-la porque faço gravações, então os VSTs que uso (todos pesadíssimos) + plugins de efeitos, masterização etc... exigem uma placa de audio. Mas para tocar ao vivo, por exemplo, eu acho que apenas com a conexão USB dá, mas uma placa é bem melhor.

    Para você ter idéia, com todos meus VSTs, plugins, etc... instalados, eu consigo usar o Akoustik Piano com latência de 12, 13 metros por segundo. Não é o ideal, lógico, mas não é algo tão notável e tão "atrapalhador" da perfomance, embora eu vá comprar a placa para tirar a latência.

    Uma dica: compre um PC em vez do note. Claro, notebook é mais prático e tal, mas PC você pode atualizar, ir aos poucos, como eu, aumentando a memória, comprando a placa (eu ainda não tenho a placa mas já uso ele de boa), etc... Tem a vantagem que se quiser colocar um Quad Core, daqui a seis meses por exemplo, dá para mudar, atualizar, etc... Fora que com um monitor LCD pequeno fica tudo fácil de carregar (PC, fonte, cabos e tela LCD) cabem numa caixa pequena ou numa sacola grande (eu não tenho preguiça de carregar equipamentos, tanto que comprei o UF8 mesmo pesando 27,5 kilos, para mim o importante é o som).


    Abraço.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Taqui o link do tópico que falei.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/145365/

    Artref
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Olha, eu compraria o X-50. Você pega um teclado NOVO, legal, prático, com sons bacanas e que não vai desvalorizar tanto quanto o seu notebook, que daqui a 9 meses já estará obsoleto. Você também fica livre de problemas como latência, travadas, incompatibilidade e etc.

    Mais pra frente você troca o X-50 e pega um Extreme ou um M3. =)

    Scoth_Pr
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mauro Lacerda

    Para você ter idéia, com todos meus VSTs, plugins, etc... instalados, eu consigo usar o Akoustik Piano com latência de 12, 13 metros por segundo.

    Metros por segundo?? O correto é milisegundos hehe (ms).

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Scoth_Pr


    ops hehe

    SaintFerio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mauro Lacerda
    Mauro, legal a sua idéia! Já usei meu PC ao vivo e gostava mto! Mas o problema é pra carregar, eu era o último da banda pra montar e desmontar! Até o baterista terminava primeiro que eu! Quero um pouco mais de praticidade com o notebook...

    O seu UF8 vc usa via USB mesmo? Já ouvi relatos dizendo que ele trava via USB as vezes, é verdade?

    Artref
    To nessa dúvida viu cara... O X-50 eu vou pagar uns 1800 no máximo 2 mil... E é um teclado que me pareceu interessante pra mim, assim como o QS6 que eu tinha e que me era mto válido, fazia tudo, nada nele era ótimo, mas todos os timbres eram legais e nunca me deixou na mão... O TR61 talvez seje bom negócio tb, é um pouco mais caro pra mim vai sair na faixa dos 2500,00 mas é um maquinão tb... Que pena não ser rico e poder comprar todos logo de uma vez xD!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    O meu nunca travou, mas de qualquer forma antes de tocar ao vivo eu quero ter a placa de som...só para garantir, pois ao vivo não dá para arriscar.

    riceira
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    SaintFerio

    Já que consegue o X-50 por 1,8 mil e o TR61 por 2,5 mil não dá para pensar duas vezes: amanhã vc pode vendê-los por 2,5 mil e 3,5 mil respectivamente a preço de mercado. Se já precisou vender seus teclados uma vez, quem garante que um dia não poderá acontecer o mesmo? Já aconteceu comigo.
    Agora, comprando notebook, irá perder dinheiro com certeza!
    Eu quando adquiro um teclado, penso primeiro no investimento acima de tudo!

    SaintFerio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    riceira
    Eu hj penso assim como vc! Antiagmente perdia grana negociando teclados... Mas de algum tempo pra cá, só ganhei. Comprei mais barato e vendi mais caro... Hehehe é esse o meu lema! O notebook vai ser mais útil, posso soltar qualquer sampler, enfim, fazer mais coisa... Mas se eu hj pago 2 mil nele, daqui 2 anos ele valerá mil reais ou pouco mais... Já o teclado se eu pagar esses valores que falei, daqui 2 anos eles vão estar valendo mais, com certeza!

    storrecilha
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    SaintFerio
    cara, depois vc me diz onde vc consegue um tr61 por 2,5 q eu tb quero...

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    . Táva pensando em um Alesis QS6 que eu já tive 2 e sempre gostei

    uma das minhas "leis" de músico é nunca repetir equipamento, não sou muito de trocar teclado, mas se fosse sempre procuraria ter um outro, se eu passei pra frente foi por algum motivo que não gostei, se hoje ainda desperta vontade de ter é mero saudosismo
    outro dia estava com saudades de um psr-48 que tive

    Mas tenho visto em alguns sites o Korg TR61 e o X50
    se eu tenho a hipotese de trabalhar com sequenciador pensaria no TR mas como a grana tá apertada e for só pra tocar ao vivo o X50 tá otimo


    ------------------------
    se eu fosse montar o set do zero como tu, entre as opções "chavões" de custo X benefico eu pensaria no X50 em primeiro, no MM6 em segundo mesmo o pessoal comentando que é capado em edição, o juno-d acho legalzinho mas tem muito timbre com cara de GM que já cansou meu ouvido e também já cansei de ver e ouvir por ai

    SaintFerio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    storrecilha
    Se o meu der certo te falo como fazer:P

    fernando tecladista
    Já repeti o QS6 duas vezes heheh é um bom teclado! Eu passo pra frente pra poder conhecer coisas novas! Pq como não tenho tanta grana, eu não posso ter todos o teclados que quero, mas posso ir testando, um a um, vendendo, trocando, fazendo bons negócios hehe!
    É, acho que talvez pegue o X-50 pelo fato de ter tudo que eu preciso e ser mais barato, pra quem está recomeçando que nem eu vai ser viável... Tenho ainda uns 30 dias pra pensar, enquanto isso vou pegando o máximo de informações sobre os teclados que estou em mente pra comprar...

    nereumoraes
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Oi... ., 'SaintFerio' estou com uma duvida ,vc quer usar o notbook em palco seria por motivo de ter varios arquivos mid de voz, musicas e Estilos para ser usados no seu teclado durante o show...? Por acaso se for esta intenção voce não poderia usar alguns teclados novos que hoje aceitão cargas de arquivos externos , através do "Pen-drive" como fosse extenção de memoria,..........????? com issso voce não precisaria usar o seu notbook,.....OK,....conferi ou não seria para esta finalidade, gostaria de saber.......! ok.

    SaintFerio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    nereumoraes
    Na verdade o notebook seria para usar os timbres melhores que o mercado tem a oferecer dentre pianos, organs, strings e outros além de poder sampler algumas coisas para aberturas de shows e outras coisas... Mas basicamente é por causa dos timbres ótimos a um preço baixo. Relação custo benefício!

    Scoth_Pr
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    SaintFerio

    Na hora que vc testar de novo o B4II vc vai querer comprar o primeiro notebook que aparecer. È um hammond perfeito.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Concordo com o Scoth...

    SaintFerio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Scoth_Pr
    Novo B4II? Eu conheço o B4II desde 2006... Saiu alguma nova versão? Hehehe o B4 original é mto bom o B4II nem se fala, o melhor clone mesmo do B3... Agora esse novo, não sei qual é não hehe!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    testar de novo o B4II

    Acho que ele quis dizer que quando você escutar de novo não vai querer algum "hammondzinho" desses teclados mais baratos...

    Por falar em Hammond, alguém já tocou com o Charlie Retro Organ. Ele tem samples de Hammond ao invéz de ser um simulador como o B4, deve ser interessante. Se alguém já usou poderia postar as impressões, porque acho que vou comprá-lo para complementar o B4 (não para usar junto, obviamente), mas para usar em algumas gravações. Pretendo também comprar algum programa de samples de Moogs, que também são diferentes do resultado do Minimoog da Arturia, por exemplo.

    SaintFerio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mauro Lacerda
    Charlie uma vez eu tentei baixar na net pra ver se funfava legal cara... Putz, nunca consegui terminar o download via emule :P

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    SaintFerio


    Na realidade eu não baixo nada pela net, prefiro comprar os programas porque aí eles já vem certinho, não tem problema de ter arquivos corrompidos, etc... Comprei todos meus VSTs, é ótimo pois terei eles sempre, se der problema no pc, por exemplo, tenho tudo na mão.

    SaintFerio
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mauro Lacerda
    Tu tá certo, mas da pra testar antes né? Vai que não vale a pena e vc gasta uma boa grana num software que não atende o esperado hehe!

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # set/08
    · votar


    SaintFerio

    E-mule já morreu, eu baixei os meus por torrent.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original