cabo midi>com interface usb

    Autor Mensagem
    almy
    Veterano
    # ago/08


    Olá

    usei a busca mas nenhum dos topicos respondia o que quero saber....pois bem...vi no ebay um cabo que é midi>usb,de um lado ele tem uma ponta usb do outro é midi,e n meio tem um ledzinho ate p indiciar s tem conexao...segundo o anuncio,ele tb é interface de audio...minha duvida é a seguinte....comprando esse cabo...vc pode ligar ele no midi out do teclado e ligando no pc pela usb,controlar VSTs...tipo...korg legacy...b4 entre outros?na pratica...ele faz seu teclado normal poder ser usado como controlador?

    Afonseca
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Afonseca
    · votar


    Almy

    comprando esse cabo...vc pode ligar ele no midi out do teclado e ligando no pc pela usb,controlar VSTs...tipo...korg legacy...b4 entre outros?
    Sim, eu uso um cabo midi/usb para controlar diversos softwares, como Nuendo 3, Cubase SX-3, True Pianos, entre outros.

    na pratica...ele faz seu teclado normal poder ser usado como controlador?
    Sim, basta você ter qualquer teclado com entrada/saída midi, um computador com entrada USB e qualquer software que trabalhe com midi instalado no computador.

    Riva Stereokromatik
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    O negócio é o seguinte, eu tenho 2 cabos midi deste tipo de 30 e poucos reais q vendem aos montes no ML, funcionam, mas só não transmitem dados sysex... funcionam normalmente como transmissor de dados midi, tipo 'sequencer ou daw, para sintetizadores ou baterias eletronicas'... mas transmitir sysex, esqueçam... existem cabos melhores, por ex da M-audio, Emu, ( prelude ainda não testei ) vale a pena pagar mais caro e ter a segurança de ter um cabo confiável que transmita tanto dados midi como sysex

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Riva Stereokromatik
    Primeiro tem que ver se seu(s) equipamentos tem capacidade para tal, mas a resposta é obvia, claro que um cabo midi bom, tipo o da Roland é muito mais confiável, mais completo e comprovados recursos do que o xing ling de 30 mango

    Drolândia
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: Drolândia
    · votar


    Pessoal, boa noite...Tenho uma duvida.. Recentemente comprei um teclado yamaha psr 510 ( aqueles antigos rsrs ) e eu estava a fim de utilizar ele como um controlador midi, conectando ao computador e tendo os timbres do software Reason.. aai é o seguinte... eu compro um cabo converso de midi/usb como o do link (null )ou um interface placa de som externa que conecte midi/usb (null) o meu medo é que com o adaptador, eu tenha problemas com latencia, ja que nao possuo placa de som externa, apenas o driver ASIO instalado no PC. quando conecto minha guitarra para gravar no PC, é através da GT10, que ja possui seu driver que nao da atraso... Bom, estou com essa enorme duvida, pois nao quero desperdiçar dinheiro (que esta dificil ter rsrs). desde ja agradeço, abraço a todos!!!!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Drolandia

    complementando:

    Olha a resposta do Edson Caetano continua valendo, só o valor que foi atualizado, onde se lia R$ 30,00 hoje se lê R$ 59,00
    A diferença de preço é enorme, um bom cabo midi da Roland esta mais de R$ 200,00.

    Tenho um cabo midi da Roland há vários anos e nunca tive problemas.

    No seu caso parece que vai usar um teclado? e usar a interface de áudio interna do computador, que não foi projetada para trabalhar com produção musical, e aí o problema da latência aparece.
    Não que a interface interna do computador seja ruim, serve para escutar músicas e sons, mas para produzir áudio não são recomendáveis e deixam a desejar em muitos aspectos, latência, ruídos, conforme o peso dos samplers, não são compatíveis com a tecnologia ASIO,começam a pipocar e outros problemas.

    O próprio Edson Caetano fez um tópico sobre as configurações de uma certa placa (interface) interna padrão dos computadores usando o drive ASIO4ALL, que é um simulador do drive ASIO, e dá para minorar os problemas, e conforme o caso funcionar normal.
    Veja bem o ASIO4ALL não passa de um simulador, um quebra galho, não é um verdadeiro drive ASIO.


    Mesmo o seu teclado sendo mais antigo utiliza uma tecnologia de ponta, e para poder se obter o melhor, os acessórios, como os cabos tem que ser de qualidade, ou como o próprio Edson citou, confiáveis.

    Agora interface de áudio e interface midi, são duas coisas completamente diferentes.
    A interface de áudio é o coração do sistema, junto com o computador que deve ter uma boa configuração são a base fundamental.

    O ideal é ter um boa interface de áudio aliada a uma boa interface de midi.
    E o custo mínimo para um razoável set vai variar de R$ 700,00 a mil e poucos reais, dependendo das conexões necessárias e o que se quer gravar.

    Pesquise no fórum que vai encontrar o tópico.

    Drolândia
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Aldler3x3

    Muito obrigado, me foi de grande ajuda, agora ja sei oq fazer... Abraços, e um bom som a todos!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cabo midi>com interface usb