Piano para iniciante

Autor Mensagem
gabi_wanderley
Veterano
# jul/08 · Editado por: gabi_wanderley


Olá pessoal,

Sempre tive vontade de aprender piano. Mas duas coisas que me impossibilitam é a falta espaço e o alto preço. Gostaria de saber se há um piano que não seja tão caro e não ocupe muito espaço (pode ser em estante, etc).
Cheguei a pensar em comprar um teclado, que custe 500 reais ou menos, mas não sei se da no mesmo que um piano. Por sinal, qual a diferença entre teclado e piano elétrico?
Também não tenho nenhum conhecimento quanto as marcas.
O que vocês me dizem?

Até mais!

SaintFerio
Veterano
# jul/08
· votar


Vc poderia comprar algum piano digital... Pois piano de armário ou de calda, é caro, e novo então nem se fala... Piano digital vc vai precisar ligar ele numa tomada apenas e ligar em algum amplificador... Existem bons pianos digitais na faixa dos 2000 até 5000 reais... Aí depende de quanto vc está disposta a gastar...

A diferenção entre teclado e piano, eu costumo dizer que é mais ou menos a diferença (dada as devidas proporções) de um violão pra uma guitarra... Violão e Pianão são mais clássicos, já Teclado e Guitarra mais contemporâneos... Piano as teclas são mais duras, mais pesadas, teclado é leve... Teclados tem 1 milhão de timbres em um equipamento, piano só tem a regulagem deles (o piano digital costuma ter outros timbres tb).

Nos fale quanto vc está disposta a gastar e te falaremos algumas marcas... Se procurar no proprio Fóum aqui tem vários tópicos sobre isso.

gabi_wanderley
Veterano
# jul/08
· votar


Nossa, por esses preços, acho que teria que ser teclado.
Mas comprando um teclado básico, de no máximo 600 reais, eu poderia tocar músicas que normalmente são tocadas no piano?
E com um som semelhante?

tecladoprofusao
Veterano
# jul/08
· votar


gabi_wanderley
Bom, não sou pianista, só toquei em piano algumas vezes, mas pelo que deu pra sentir e pelo que vejo o pessoal conversar aqui é meio difícil aprender piano tocando em teclado. A princípio, um teclado típico tem 61 teclas, um piano tem 88. Mas não é só isso, as teclas do piano são muito mais pesadas, não são só "duras", são pesadas mesmo, dá pra sentir a inércia do mecanismo, o retorno das teclas, essas coisas.

Bom, se vc quiser um instrumento pra estudo, tem vários modelos da Fenix, Medeli e Goovin (tipo esse aqui) com teclado Hammer Action (pesado igual piano) a um custo de até R$ 1500. Porém não espere um som excelente. São, no máximo, razoáveis.
Um pouco mais caro que isso, até uns R$3000 vc acha alguns da Yamaha, como o P 85 e os Privia (Casio), como o PX 800 , que tem teclas excelentes e um som bom. A partir daí, o céu é o limite srsrs.. Acho que vc não vai querer um Steinway agora, né?

Na minha opinião vale a pena investir num piano bom, vc vai usar por mais tempo que um furreca, já que vc não fai ficar irritado com o som horrível de um instrumento barato demais. :)

Faop
Veterano
# jul/08
· votar


Diferença entre piano e teclado? Na minha opinião, quase todas, pra começa, quem toca piano toca teclado de olho fechado, quem toca teclado vai te uma dificuldade dos inferno de toca piano, ta acostumado com aquelas teclas extremamente leves, e quando vai toca em tecla original não consegue. No piano você se expressa melhor, consegue por mais sentimento na música, e em questão de timbragem, pra mim é o de menos, eu prefiro mil vezes ter só o timbre do meu piano junto com a banda, principalmente porque eu sei que eu vo demonstra melhor com o piano do que com o teclado. Eu tenho um teclado mais mesmo pra ter a parte de strings, porque num da pra eu toca o meu cello e um piano ao mesmo tempo. Se for fazer aula, compra nem que seja um digital simples, porque faze aula de piano pra treina em teclado é a mesma coisa que corre de ponta cabeça.

Faop
Veterano
# jul/08
· votar


tecladoprofusao
Acho que vc não vai querer um Steinway agora, né?

Bom, se você quiser me da um eu num reclamo viu hehe

gabi_wanderley
Veterano
# jul/08
· votar


Até que esse piano Yamaha P 85 não ta caro, dentro das proporções. Da pra comprar uma estante de apoio pra ele por fora? É muito caro?
Ano que vem eu vou fazer teste para entrar no Conservatório Pernambucano de Música e aprender violão. Enquanto isso, vou ficar juntando um dinheirinho por mês, pra, quando der, eu comprar um piano desse.
Acho que daqui pra 2010 eu consigo. :D
Quanto tempo de curso de violão deve ter?
Porque, depois que eu terminar o de violão, teria que aprender novamente uma parte teórica para piano, ou só seria mais a prática?

Faop
Veterano
# jul/08
· votar


Seria um pouco das duas, porque você vai ta sabendo a teoria músical ja, porém, num vai saber o jeito de se aplicar no piano, sem conta que vai precisa das tecnicas gerais claro.

O violão imagino eu que uns 6 anos, piano geralmente é de 8 a 10 anos.

gabi_wanderley
Veterano
# jul/08
· votar


Mas eu aprendendo os 6 anos de violão, vou fazer mais 8 ou 10 de piano? Será que em menos tempo eu consigo?

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/08
· votar


gabi_wanderley
Conservatório Pernambucano de Música eu pulei fora dali ahuahahah é enrrolação d+... demora muito para pessoa "pegar no instrumento" muito bla bla bla... tive saco nao!!! Fui atrás de professor particular mesmo... =]

Faop
Veterano
# jul/08
· votar


gabi_wanderley
Você fará menos porque ja vai ter noção de teoria musical, e de partitura em clave de sol.

gabi_wanderley
Veterano
# jul/08
· votar


ThyagoAmaral
Conservatório Pernambucano de Música eu pulei fora dali ahuahahah é enrrolação d+... demora muito para pessoa "pegar no instrumento" muito bla bla bla... tive saco nao!!! Fui atrás de professor particular mesmo... =]

A enrolação que você se refere é a teoria? Pois eu to indo pra lá justamente pra aprender teoria. De teoria não sei nada, o que sei, é na prática, aprendendo sozinha. :D
Você fez aula de que lá?

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/08
· votar


gabi_wanderley
Comecei Teclado... mas a não tive paciência não... eu sou muito prático... e aguniado também!!! :P

gabi_wanderley
Veterano
# ago/08
· votar


No caso, eu comprando o Yamaha P85, teria como conseguir a estante dele? Será que é muito cara?
Vale mais a pena eu pedir para um marceneiro fazer?

AGCC
Veterano
# ago/08
· votar


gabi_wanderley
Olá, seja bem vinda ao mundo da música e prepare-se . Bem, na verdade não existe um "piano para iniciante", minha indicação pra você é que compre um teclado primeiro, ou pegue um emprestado, muita gente acha uma coisa e depois de uns segundos acham outra, por isso digo a menos que você tenha muito dinheiro sobrando, compre um teclado.

Quanto ao que o SaintFerio disse eu discordo:
Vc poderia comprar algum piano digital... Pois piano de armário ou de calda, é caro, e novo então nem se fala... Piano digital vc vai precisar ligar ele numa tomada apenas e ligar em algum amplificador... Existem bons pianos digitais na faixa dos 2000 até 5000 reais... Aí depende de quanto vc está disposta a gastar...

Piano Digital de 5000 reais? Compra um Piano Acústico Semi-Usado tem uns em ótimos estados, piano não é igual instrumental digital que estraga fácil com o tempo e acaba. Piano bem cuidado dura uma vida toda, e com 5000 você compra o piano acústico(usado).

FaloU!

gabi_wanderley
Veterano
# ago/08
· votar


caio_albertassi
Olá, seja bem vinda ao mundo da música e prepare-se . Bem, na verdade não existe um "piano para iniciante", minha indicação pra você é que compre um teclado primeiro, ou pegue um emprestado, muita gente acha uma coisa e depois de uns segundos acham outra, por isso digo a menos que você tenha muito dinheiro sobrando, compre um teclado.

Eu já tinha pego um teclado emprestado com meu primo. Acho um instrumento interessante, mas fui pensar melhor, e vi que o piano se encaixa melhor naquilo que tenho em mente. Acho o piano um instrumento simplesmente fascinante, a paixão que tenho pelo piano é a mesma que tenho pelo violão e pelo sax. Esses são meus instrumentos favoritos.

Estou começando com o violão, que é algo mais acessível. Enquanto estiver cursando violão no conservatório, vou ficar juntando um dinheirinho por mês, pra quando terminar, comprar um piano e aprender a tocá-lo.

Eu sei que parece um pouco cedo pra pedir opniões sobre marcas, etc. já que, daqui pra lá, muitos outros modelos vão surgir, mas queria ter pelo menos uma base de custo.
Meu objetivo é aprender a tocar os três instrumentos que citei (violão, piano e sax), que são os mais bonitos, na minha opnião. Quem sabe eu não aprendo sax depois do piano? Acho que aprender música nunca é demais e sempre vale a pena arranjar um tempinho pra isso.
Desculpa pelo texto! :D

Obrigada pela ajuda!

Faop
Veterano
# ago/08
· votar


Piano bem cuidado dura uma vida toda

Falou tudo, eu tenho um piano aqui em casa que tem mais de 60 anos, e está em perfeitas condicões.

gabi_wanderley
Veterano
# ago/08
· votar


Faop
Piano bem cuidado dura uma vida toda

Falou tudo, eu tenho um piano aqui em casa que tem mais de 60 anos, e está em perfeitas condicões.


Isso inclui Piano Digital?
uahauhauahuahu
Vou comprar um com a intenção de que dure muuuito tempo.
Perguntas:
- Qual é mais ou menos o comprimento do piano digital? Ele tbm é muito pesado?
- Posso guardar ele como faz com teclado, numa bolsa de proteção? Existe case pra teclado digital?
- Na hora de tocar, o que eu faço? Compro aqueles suportes em X? Esses comuns, que usam pra teclados, segura ele numa boa?

Essas perguntas podem parecer meio estranhas, mas é pq eu quero saber de tudo antes. :D

SaintFerio
Veterano
# ago/08
· votar


gabi_wanderley
O peso de um piano digital vareia entre uns 18KG até uns 35KG, em comparação aos pianos comuns são muito mais leves, mas em comparação a um teclado de pequeno ou médio porte eles são mto pesados :P

Pode guardar ele em bags como de teclado, mas o aconselhável é que vc compre um CASE... Sim, existe case para piano digital, vc acha em lojas especializadas ou na internet mesmo em sites como o Mercado Livre que tem vendedores que fazem na medida do seu instrumento.

Suporte em X pra piano digital eu acho feio e dependendo do modelo mto frágil... O ideal é vc comprar um STAY, que são suportes mais resistentes e fáceis tb de se carregar, isso se vc for tirar ele mto de casa... Agora se vc for usar só em casa tem estantes de madeira dependendo do modelo que vc comprar, já vem até junto!

Faz bem vc perguntar antes de comprar... O ideal é vc pesquisar e testar vários modelos, tanto de pianos digitais quanto de case, suportes e etc.

gabi_wanderley
Veterano
# ago/08 · Editado por: gabi_wanderley
· votar


SaintFerio
Você teria alguma foto desse suporte STAY?
Eu acho que vou deixar ele mais em casa, mas, modelos de pianos digitais com estante sai muito mais caro do que ele sem a estante. Pq esse Yamaha P85 mesmo tem as duas opções. Se com estante não for tão mais caro, posso até pensar no caso.
Mas como o apartamento aqui é pequeno, acho que vou ficar guardando ele num case e sempre que for tocar, coloco ele no suporte.
Nessas próximas semanas eu devo ir no centro da cidade, então eu aproveito e olho os pianos digitais nas lojas de música.

Faop
Veterano
# ago/08
· votar


Eu num confiaria um piano digital nos dois braços do stay, só se você comprar duas e por uma em cada ponta, porque como o piano é muito grande, se você por um impacto um pouco mais forte no extremo agudo ou no extremo grave o piano pode cair no chão.

Faop
Veterano
# ago/08
· votar


O site da stay é esse: http://www.staymusic.com.br/teclado.htm

gabi_wanderley
Veterano
# ago/08
· votar


Faop
Então, que suporte seria bom?

Faop
Veterano
# ago/08
· votar


Bom, você poderia usar a sugestão do SaintFerio, que é mandar fazer um suporte de madeira.

E-09
Veterano
# ago/08
· votar


Olha gabi, tenho o p-70 a pouco (12 dias acho), e não te aconselho a tirar e colocar no local da forma que você está querendo...

1- ele é bem grande e mesmo que você vá colocar em um lugar com a case para guardar, isto demandaria outro espço só para guarda-lo.

2-é muito pesado para este monta desmonta do rack/estante.

3-monta desmonta = perigo de risco e pequenos esbarrões...

Então pela minha humilde opnião, piano digital quanto menos mecher melhor...

gabi_wanderley
Veterano
# ago/08
· votar


E-09
Então, que tipo de suporte seria legal eu mandar fazer? Tipo de madeira?
Pq acho que, se for comprar já com a estante, deve sair bem mais caro.
Vou te fazer uma pergunta que pode parecer estranha: Quais as medidas dele(altura, largura e profundidade)?

ThyagoAmaral
Veterano
# ago/08
· votar


gabi_wanderley
Compra uma estante pra Teclado normal de boa qualidade... ou até mesmo uma STAY... particularmente nao curto esses suportes de madeiras... tem quem goste... eu acho feio pracarai!!! =]

gabi_wanderley
Veterano
# ago/08
· votar


ThyagoAmaral
Onde eu posso achar essa estante?
Ela serve pra piano digital tbm?
Quanto custa, em média?

BlindNode
Veterano
# ago/08
· votar


Eu uso uma estante em X duplo (fixação por parafuso atravessado, em vez de engrenagens plásticas como no X simples). O piano digital fica lá montado e não mexo, se fosse guardar sempre ficaria com preguiça só de pensar em pegar os 18kg e colocar no suporte, além dos inevitáveis acidentes e paredes lascadas. A Stay antiga atrapalha na hora de usar pedal, pra quem está acostumado com a posição do piano acústico. A Stay nova já tem espaço embaixo pra seu pé, e eles mesmos recomendam usar 2 suportes, e fica portanto mais caro que um X duplo.
Não descarte de cara os que já vêm com suporte na medida certa (alguns têm o espaço certo pra colocar pedal). A diferença de preço talvez compense a dor de cabeça de ficar procurando suportes, algumas vezes inadequados.
Recomendo aprender a olhar os sites da Yamaha, Casio(Privia), Roland, etc, além dos sites de lojas de instrumentos musicais, pra ver as medidas e pesos dos pianos, e os preços que encaixam no que vc pretende gastar.

AGCC
Veterano
# ago/08
· votar


gabi_wanderley
Bem os pianos digitais são duradouros também, claro que sim, a manutenção é bem mais barta mas o timbre não se compara né? Hehehe...

Bem parabéns pra você, assim que eu começar a trabalhar de novo vou juntar uma grana também para comprar um SP 88 pra mim! XD SU-KE!

Falou!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Piano para iniciante