Korg 01W/fd & M1 quais são as diferenças?

    Autor Mensagem
    Marcos Bruxo
    Veterano
    # jul/08


    tenho 1 amigo q tem o M1 e eu tenho o 01W/fd ja percebi q alguns timbres q tenho ele ñ consegue editar (talvez seja o problema rsrs)
    mas ele me perguntou quais são as diferenças e eu ñ conheço este "M1"
    alguem sabe quais são as diferenças ? se tem alguma !!!

    johnny_floripa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    O M1 é o primeiro workstation inventado. Lançado em 1988, tinha 4MB de ROM, 16 notas de polifonia, trazia um sequencer integrado (novidade na época) de 8 pistas, 100 samples de instrumentos, e era multitimbral de 8 partes. A síntese no M1 era chamada AI (Advanced Integrated).

    O 01/W é considerado o verdadeiro sucessor do M1, de 1991, tinha 6MB de ROM, multitimbral de 16 partes, 32 notas de polifonia, 254 samples de instrumentos. Até a síntese foi renomeada para AI² (a mesma das séries X e N).

    No meio dos dois tem a série T (Korg T1, T2 e T3), que são Korgs M1 com Wave Rom estendida (8MB), display melhor, disk drive, sequencer com maior capacidade, quatro Midi Out's, mas com as mesmas 16 notas de polifonia.

    Reza a lenda que o nome do sucessor do M1 era para ser M10, mas um dos executivos da Korg leu o papel de cabeça para baixo e gostou, e assim foi batizado o 01/W.

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    johnny_floripa
    hum!!!
    kara vamos ver se entendi:
    1º vem o "M1"
    depois o "T3"
    depois o "X3"
    depois o "01W"
    depois o "N364"
    seria assim ???
    Vlw!!!

    johnny_floripa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    O X3 veio depois do 01/W.

    Dá uma olhada aqui.

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    johnny_floripa
    bah!!! kara este material q estava precisando msm !!!
    Vlw!!!

    RRPRRP
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Olá.

    Já tive um 01/W. Outras diferenças com relação ao M1:

    O 01/W aceita placa de expansão. Tinha uma de Hammond + Piano acustico e eletrico que era muito boa.

    O 01/W também permite que os multisamples sejam reproduzidos de uma forma não linear, criando novas formas de onda com variações praticamente inesgotaveis (talvez seja um exagero afirmar).

    Até hoje, acho um instrumento excelente.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    O 01/W aceita placa de expansão
    o que ele aceita é cartão de memória
    ou só com timbres ou de multisamples

    RRPRRP
    O 01/W também permite que os multisamples sejam reproduzidos de uma forma não linear
    comenta isso que não entendi o que você quiz dizer

    RRPRRP
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    fernando tecladista

    Olá.

    O 01/W tem duas entradas na traseira. Uma para um cartão com multisamples e outro para o cartão de memoria para armazenar adicionalmente programas, combinations e sequences. O meu 01/W foi vendido ha mais de 4 anos mas, eu lembro disto.

    Com relação a reprodução dos multisamples, é meio dificil de explicar mas, vou tentar:

    Por exemplo se voce reproduz um multisample dente de serra (sawtooth) linearmente, o resultado será uma forma de onda dente de serra. Se voce ler a ROM de forma não linear, o resultado será uma forma de onda diferente da dente de serra (como se tivesse distorcido a forma de onda original - veja bem que não tem nada a ver com o efeito de distorção). Se não me engano, o 01/W permitia até 50 curvas de reprodução não-lineares.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    RRPRRP

    você está falando do wave shaping

    83689
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Marcos Bruxo
    kara pra quem tem um 01w da korg q é o BIXO!!!
    o q vc quer saber sobre o M1?????
    kara o M1 é + M...1
    rsrsrs
    + é ou ñ é verdade???

    johnny_floripa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ????

    RRPRRP
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    fernando tecladista

    Wave shaping.. é isso ai...tinha esquecido do nome que eles dão para esta função.

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    83689
    kara pra quem tem um 01w da korg q é o BIXO!!!
    o q vc quer saber sobre o M1?????

    olha aki na minha região conheço 3 karas com o M1
    e só tenho o 01W/fd!!!
    por isso axei bom saber sobre o M1,tem 2 kara querendo trocar de teclado comigo um me paga a volta e o outro quer trocar de mano-a-mano ambos pelo "M1", só agora tive certeza q é melhor deixar komo tá.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Korg 01W/fd & M1 quais são as diferenças?