Tocar sem partitura

Autor Mensagem
fanny79
Veterano
# jul/08


Preciso de alguns exercicios para treinar meu dedilhado, definitivamente a partitura tá difícil. Será que alguém tem algumas músicas do evanescence e outras para fornecer, bem do tipo Dó Ré .... Pra mim realmente entender, quem sabe a partitura rola um dia, qd eu entender!!

Faop
Veterano
# jul/08 · Editado por: Faop
· votar


É o seguinte: Hein?
Num sei se é isso, mas você ta querendo o peixe ao invés de aprender a pescar? Conselho: Treina essa tua leitura, uma hora ela vai fica boa, e paciência, nada é de uma hora pra outra, é impossível alguem toca que nem Rick Wakeman de cara.

Edit: Pra toca sem partitura você tem que primeiro decorar a dita cuja, num adianta eu fala pra você assim: "(sol si mi sol) (sol si do mi)" sendo que você num vai saber o tempo correto e ainda mais, num vai ta treinando a sua leitura (sem conta que isso que eu te passei foi só a mão direita, clave de sol, ainda teria a mão esquerda que é outra coisa).

fernando tecladista
Veterano
# jul/08
· votar


definitivamente a partitura tá difícil.
bem do tipo Dó Ré .


se partitura está dificil, vai ser dificil tocar alguma coisa de forma alternativa, você vai ter que aprender essa linguagem alternativa
e já que vai aprender, já aprende o certo

é igual eu querer aprender inglês e começar a escrever todas as palavras pela pronuncia e não pela forma escrita correta, vira uma coisa que só eu entendo e que depois com o tempo você vê que não levou a nada

-------------------------------------
Será que alguém tem algumas músicas do evanescence e outras para fornecer
aprender instrumento é algo progressivo, tocar música desse nível é lá pelos 2 anos de estudo no mínimo
tem que começar tocando coisinhas toscas: oh suzana, jingle bells, asa branca... ou ficar com exercicios...
depois você aprende o que gosta

CheshireCat
Veterano
# jul/08
· votar


fanny79
será que alguém tem algumas músicas do evanescence e outras para fornecer, bem do tipo Dó Ré
Hein? Você quer as notas escritas por extenso? Tipo "Do mi la mi"??

Não tem isso... Aprenda a ler partitura primeiro, você só tem a ganhar com isso.

E como disse o fernando tecladista, essas músicas são bem avançadas. Talvez o seu problema seja esse, você está pegando partituras difíceis e por isso não sabe nem por onde começar.

Além disso, a divisão de tempo dessas músicas mais rock costuma ser bem "quebrada". Pra juntar as duas mãos, dá um pouco de trabalho.

Vá com calma. Treine a leitura junto com o dedilhado, com músicas simples. É bem chato só tocar musiquinhas bobinhas no começo, mas é necessário. =)

Ch4p0L1N
Veterano
# jul/08
· votar


tem uma piada assim:

como faz pro pianista parar de tocar?
- tira a partitura da frente dele

como faz pro guitarrista parar de tocar?
- põe a partitura na frente dele

=)

rapha_netto
Veterano
# jul/08
· votar


Eu toco a uns 4 anos ...No ínicio aprendi a formar os acordes pelos desenhozinhos e tocava toscamente os acordes num estilo bem blam, blam, blem, blom.... casticava os ouvidos e me irritava porque nunca ficava igual as músicas, só passava perto!!!

Resolvi aprender de verdade... e fui fazer aula! Só assim eu comecei realmente a tocar! Aprendi as posições corretas dos dedos, a postura do corpo (braços, coluna vertebral e etc.), aprendi a ler as partituras e ainda tenho que treinar muito (principalmente tempo)... pra chegar a um bom nível!

Depois das aulas... minha mente abriu consideravelmente e comecei a cair nos estudos para aprender Hamonia Funcional. Não mais montar os acordes pelos desenhos, mas saber o "porquê" de cada e escala...

Sendo sincero, nunca uso partituras, mas treino acordes e escalas e após. Pra mim até ficou mais fácil o uso da harmonia funcional não só para tocar as musicas, mas para a criação e minhas composições também ... Tudo ficou mais fácil quando não mais comecei a pensar naquele ou nesse acorde mas sim em graus (1° , 3°, 5°, 7° Grau) e nas escalas...

Só pra resumir... para eu chegar nas escalas foi um longo caminho que tive de percorrer e tudo começou com as partituras e um professor de piano!

Sem professor... tudo é mais difícil!

Minow
Veterano
# jul/08
· votar


CheshireCat
Hein? Você quer as notas escritas por extenso? Tipo "Do mi la mi"?

Eu acho que ele tava falando de cifra....

Cifra é uma ferramenta muito útil pra facilitar algumas coisas, por exemplo uma partitura com aquele monte de cacho de uva cheia de alteração que é uma merda de ler rápido, mas uma coisa não substitui a outra!

CheshireCat
Veterano
# jul/08
· votar


rapha_netto
Sem professor... tudo é mais difícil!
Concordo. =)

Minow
Eu acho que ele tava falando de cifra....
Ah, tá, pode ser. É que normalmente quando falam de cifra, falam com as letras e panz. Já vi gente que queria que tivesse escrito do re mi, literalmente O_o

uma partitura com aquele monte de cacho de uva
Haha! Minha reação quando vi um acorde pela primeira vez foi perguntar "O que eu faço com esse cacho de uvas??? Que é isso?? <o>"

LuizPauloGS
Veterano
# jul/08 · Editado por: LuizPauloGS
· votar


Ch4p0L1N
como faz pro guitarrista parar de tocar?
- põe a partitura na frente dele


Huahuahuah, mto boa!!! foda q eu tb num uso mto de partitura no teclado (força do habito de tirar de ouvido rs), imagina na guitarra... graças a Deus que existem as tablaturas rss

sandmarc
Veterano
# jul/08
· votar


Seguinte amigo(a)....

Eu estou fazendo aulas a cerca de 8 meses e realmente a gente fica doido pra tocar o que gosta. Mas no começo é assim mesmo, a gente tem que se contentar que o que consegue tocar, não o que gostaria.

Estou na 2ª apostila e ela é cheia de músicas da "terceira idade" ( Sinatra, Luiz Miguel, uns boleros, etc ). Não é o que eu gosto, mas didaticamente é interessante neste momento.

Agora, dá pra ir peneirando coisa boa. Tenho aqui um arquivo zip com 75 músicas um pouco menos difíceis que coletei na internet. Se tiver interesse deixe seu email que posso lhe passar.

Abraço.

fanny79
Veterano
# jul/08
· votar


Bem agradeço pelos comentários, sei q o jeito é aprender mesmo
Meu e-mail é Stefany_gs@yahoo.com.br
Quem tiver músicas fáceis para q eu possa aprender pelo menos o básico (Eu já sei um pouco, aliás sei bem pouco), eu agradeço!!

dtplayer
Veterano
# jul/08
· votar


Olha bicho, pega e aprende a ler. No inicio tira a musica direto da partitura e memoriza ela, vai chegar uma hora que tu vai conseguir tocar na hora.

igorgcr
Veterano
# jul/08 · Editado por: igorgcr
· votar


fernando tecladista
nossa cara... 2 anos de estudo pra tocar evanescence? acho q vc está um pouco enganado não?
eu devo ter demorado no máximo uns 7 meses pra começar a tocar essas coisinhas mais tosquinhas... isso porque essas musicas eu tinha que tirar sozinho, com a professora só clássicos.
a segunda música que eu aprendi foi "jesus alegria dos homens" e depois foi um prelúdio de bach, em sol maior...

não é uma questão de tempo passado e sim do quanto se estuda...

-edit-
pra tocar sem partitura é só você treinar umas 100 vezes que vc acaba decorando..... treinar por frases também ajuda... e depois que vc dominar uma frase da música vc passa pra próxima, e vai conetando tudo.

CheshireCat
Veterano
# jul/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


fanny79
Quem tiver músicas fáceis para q eu possa aprender pelo menos o básico (Eu já sei um pouco, aliás sei bem pouco), eu agradeço!!
Ok, vou te mandar umas músicas do Suzuki I =)

igorgcr
nossa cara... 2 anos de estudo pra tocar evanescence? acho q vc está um pouco enganado não?
Cara, você é uma exceção.
Eu concordo com o fernando tecladista. Meu professor concordaria com ele. Os métodos de estudo em geral concordariam também, já que você diz que uma das primeiras músicas que tocou foi aquele minueto, e ele está no Suzuki II.
(e músicas do Evanescence são tão ou mais difíceis que o Suzuki II)


não é uma questão de tempo passado e sim do quanto se estuda...
Claro que isso é verdade. Se eu estudar umas 3 horas por dia, certamente avançarei bem mais rápido que um cara que estuda meia hora, mesmo que a gente tenha começado as aulas no mesmo dia.
Mas presume-se que um iniciante toque uma, uma hora e meia por dia. Mesmo porque no começo é difícil tirar um som legal, tem a postura, os dedos não estão acostumados...
Eu não acho legal ter pressa.

edit: Outra coisa, a gente não quer dizer que antes dos 2 anos seja impossível tocar. Às vezes eu pego coisas pra tocar que são mais avançadas do que meu ano de estudo. São estimulantes, mas dão muito mais trabalho. 2 anos seria pra conseguir tocar aquilo com certa fluência, sem ficar apanhando muito.

igorgcr
Veterano
# jul/08
· votar


CheshireCat
2 anos seria pra conseguir tocar aquilo com certa fluência, sem ficar apanhando muito
bom, realmente oq vc fala é verdade na maioria das vezes já que sou uma excessão...

é que eu acho q as pessoas devem sempre estar tentando algo acima do nível atual... se vc estuda sempre alguma coisa que está no seu limite de tocabilidade não existe desenvolvimento...
eu comecei a desenvolver velocidade e muita independencia de mão esquerda após começar a tocar chopin e liszt.

por isso pareço estar sempre influenciando as pessoas a tentarem algo mais desenvolvido. foi assim q funcionou comigo... mas cada um é cada um...
acho que a fanny79 deve tentar sim tocar coisas de evanescence... pelo menos aquela lentinha, acho q é "my immortal", vai ser um desenvolvimento bom pro arpejamento de mão esquerda e também de dedilhado contínuo na mão direita .

vale a pena tentar...

e eu estudo mais ou menos oq vc falou quando tenho algo desafiador pra estudar... 3 horas,.... varia nos dias, mas geralmente é mais ou menos isso mesmo.

CheshireCat
Veterano
# jul/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


igorgcr
Então, é que eu quero ser professora. Por isso tento focar mais na didática. =)

Cada pessoa tem o seu "ritmo". Algumas pessoas têm mais facilidade pra aprender, por isso podem, por exemplo, estudar menos e se desenvolver tanto quanto aquelas que estudam bem mais. Outras têm um pouco mais de dificuldade...

é que eu acho q as pessoas devem sempre estar tentando algo acima do nível atual... se vc estuda sempre alguma coisa que está no seu limite de tocabilidade não existe desenvolvimento...
Claro que não é pra ficarem tocando coisas fáceis eternamente sem evoluir. Eu sou a favor de uma evolução mais gradativa. Não ficar dando grandes saltos de cada vez, e sim caminhando com firmeza.

Meu ponto de vista é que não adianta ensinar multiplicação se a pessoa ainda tem muita dificuldade pra somar, entende? Ela mal consegue ler uma partitura, não acho que esteja na hora de tentar tocar Evanescence.

eu comecei a desenvolver velocidade e muita independencia de mão esquerda após começar a tocar chopin e liszt.
Eu desenvolvi as duas mãos juntas, nunca tive muito problema com a esquerda... Ela sempre foi tão rápida e fluente quanto a direita(às vezes até mais)

acho que a fanny79 deve tentar sim tocar coisas de evanescence... pelo menos aquela lentinha, acho q é "my immortal"
Por ser estimulante, ela até poderia tentar. É legal fazer algo desafiador, mas como um projeto mais a longo prazo. Por exemplo, supondo que com mais experiência ela pegasse a música em 1 mês, hoje ela demoraria uns 3 meses pra aprontá-la...

Mas eu acho que seria interessante ela fazer umas músicas mais fáceis primeiro, pra pegar mais fluência na leitura e no dedilhado. Depois pensar num projeto mais avançado =)

igorgcr
Veterano
# jul/08
· votar


eu comecei a desenvolver velocidade e muita independencia de mão esquerda após começar a tocar chopin e liszt.
Eu desenvolvi as duas mãos juntas, nunca tive muito problema com a esquerda... Ela sempre foi tão rápida e fluente quanto a direita(às vezes até mais)


não po, eu comecei a desenvolver velocidade (com ambas as mãos) e ainda consegui desenvolver uma independencia muito legal, por exemplo, tocando quartinas com a mão esquerda e quintinas com a mão direita... hauSHusahAUH
não que uma era mais rápido q a outra...

de fato, de muitas coisas q vc falou acima não posso discordar...
boa sorte com a tentativa de virar professora... :)

fernando tecladista
Veterano
# jul/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


igorgcr
não é uma questão de tempo passado e sim do quanto se estuda...
isso nem precisa comentar, tempo de estudo, idade, cabeça boa, até genética....
joguei uma estimativa de acordo com o que conheço de gente que resolveu aprender teclado nessa tua idade, pessoal que geralmente trabalha, a noite tem faculdade e que sobra no maximo uma hora por dia pra estudar, quando não tem monografia pra fazer
hoje eu tenho 33 comecei aprender 11
a velocidade que aprendi dos 11 aos 18 foi uma (eu era o pupilo do conservatório)
dos 18 até uns 25 foi outra
dos 25 até hoje com casamento, casa, imposto, cachorro.... mais um trabalho que fode minha cuca 9 horas por dia é bem diferente

----------------------

e tocar também pode se dividir em varios níveis:
- simplismente tocar lendo a partitura (se pega outro tom tem que estudar tudo de novo)
- tocar entendendo o que se toca (tom, acordes campo harmônico)
- tocar em grupo (melhor se sua banda tem músicos bons)

e o ultimo nivel:
- tocar com sua banda onde todos são medianos e atravessam pra caraca e se você não tem uma puta noção de métrica pulsação você se perde
e essa sua bandinha resolve tocar por ai em um lugar sem retorno pro teclado com a guitarra no talo e trocentos bebados cantando junto

igorgcr
Veterano
# jul/08
· votar


fernando tecladista
eu naum entendi direito oq vc quis dizer... hoje eu tenho 19 anos e faço medicina.
posso te garantir que tempo de sobra não é uma coisa que eu tenho muito... geralmente estudo piano sempre que possivel, embora em semanas com provas eu meio que o abandono.
eu treino PIANO, e não teclado...
hoje eu tenho 19 anos e comecei a tocar com 12. acredito que desses 7 anos com o qual estive tocando tive um desenvolvimento muito bom. toco coisas que muitas pessoas jamais tocaram e q provavelmente vc tb não toca.
isso não quer dizer muita coisa... significa q posso ter nascido com a cabeça boa pra isso.
eu consigo entender que trabalho, casa e tudo mais pode ajudar a prejudicar o estudo, mas quando se adquire um certo nivel o estudo torna-se não tão necessário, qualquer 30 minutos q vc sentar e tocar vc mantém seu desenvolvimento.
eu graças a deus estou chegando nesse nível, posso ficar sem tocar 1 semana q quando toco 30 minutos é como se tivesse estudado todos os dias.
em relação ao trabalho de tempo, nada é muito trabalhoso quando o estudo é feito com o uso de metrônomo.

eu com certeza entraria em uma faculdade de música com facilidade, até porque com os professores particulares que tive até hoje considero que tive um desenvolvimento muito maior do que amigos que hoje fazem faculdade de música. de repente a culpa é da tal genética que você falou, mas não sei te dizer ao certo.

acredito que as pessoas cessam seu desenvolvimento quando começam a achar que chegaram em um nível superior de "tocação" assim dizendo.

eu nunca estou satisfeito, acho q esse é o segredo.
tocar músicas para as quais já estamos preparados deve ser pra nível profissional, tocando em barzinhos e etc. agora a nível de estudo, devemos tentar estar sempre dando um passo a frente e não mantendo o nível de dificuldade.

então, pra terminar, acredito que como vc teve de 11 a 18, de 19 a 25, e daí em diante pra evoluir, devia eu concluir que vc deveria tocar muito bem, e que vc não perderia suas habilidades por falta de prática, ao menos que ficasse o ano todo sem tocar, coisa que eu duvido que vc faz, já que vc tem tempo pra entrar nesse fórum direto.

no mais é isso, boa sorte com os estudo aí pra todos.

fernando tecladista
Veterano
# jul/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


qualquer 30 minutos q vc sentar e tocar vc mantém seu desenvolvimento.
é por ai que comentei, você "mantém" mas praticamente quase que estaciona em evolução
muita coisa dificil que eu tocava por prazer de fio a pavio quando tinha 18, 19 hoje está capenga, sei que é só chegar lá revisar que logo fica bom, mas nesses 30 min a 1 hora que sobra do tempo que eu posso fazer barulho aqui eu tenho que decidir se eu faço uma revisão do 3º movimento da sonata ao luar ou se eu tiro o solo da música nova que esta entrando na banda

em relação ao trabalho de tempo, nada é muito trabalhoso quando o estudo é feito com o uso de metrônomo
metronomo é mecânico, fica facil... metronônomo não toca bebado, metrônomo não fica olhando a mulherada, metronomo não acorda de mal da vida, foi isso que comentei lá, tocar sozinho é uma coisa, se a dona do tópico pensa em ser uma Amy Lee cover vai demorar mais tempo pra ela ter jogo de cintura em tocar em grupo do que somente tocar a música sozinha em casa. tocar em casa ela pode levar 6 meses, em grupo 2 anos ou mais
tudo depende ela está começando com 19 não com 11 ou 12 como a gente que nessa idade a única coisa na cabeça era música e video-game

Ken Himura
Veterano
# jul/08
· votar


Só se toca Liszt e Chopin depois de 10 anos de estudo. Antes disso, você assassina as músicas =P e brinca um pouco.

Todos os meus professores de piano disseram isso =P

igorgcr
Veterano
# jul/08 · Editado por: igorgcr
· votar


Só se toca Liszt e Chopin depois de 10 anos de estudo. Antes disso, você assassina as músicas =P e brinca um pouco.

edit:

ou não né??
vai saber!
bom, se eu estivesse assassinando as músicas eu preferia não tocar... :)

TG Aoshi
Veterano
# jul/08
· votar


Só se toca Liszt e Chopin depois de 10 anos de estudo. Antes disso, você assassina as músicas =P e brinca um pouco. (2)

a.k.a.: Acertar todas as notas no tempo certo, não quer dizer que vc está tocando...

igorgcr
Veterano
# jul/08
· votar


TG Aoshi
Ken Himura
dexa eu perguntar a v6 participantes de desenho...
qual o problema de alguém tocar melhor que v6?
eu não preciso ficar provando aqui que toco nem nada, agora v6 ficam numa insegurança que nunca vi... arranja oq fazer!

Artref
Veterano
# jul/08
· votar


Tem gente se achando nesse tópico, rs rs rs...

quando se adquire um certo nivel o estudo torna-se não tão necessário, qualquer 30 minutos q vc sentar e tocar vc mantém seu desenvolvimento.

Falou bobagem. Grandes pianistas de verdade estudam muito.

igorgcr
Veterano
# jul/08
· votar


e tem gente com inveja.

Falou bobagem. Grandes pianistas de verdade estudam muito.

eles treinam não pra adquirir técnica e sim pra "decorar" a música.

Artref
Veterano
# jul/08 · Editado por: Artref
· votar


EDit: deixa quieto o que eu ia falar.

yurikat
Veterano
# jul/08
· votar


eles treinam não pra adquirir técnica e sim pra "decorar" a música.

Jesus....

A música é um aprendizado constante... todo estudo proporciona alguma forma de aprendizado, isto deveria ser claro para todos...

agora... acho muito dificil algum pianista estudar horas e horas apenas para "decorar" uma música!!??!!
Este musico seria no mínimo um babaca, ainda mais porque o que faz a música se tornar "boa música" é o feeling, a técnica e as novas possibilidades harmonicas... que o pianista emprega na mesma. O ponto alto da questão é que tudo isto não se aprende apenas com o "decoreba", mas sim com anos de estudo e dedicação.

Outra coisa, os grandes mestres nunca deixaram de estudar, ainda mais porque para se manter no "topo" com o passar dos anos, o musico precisa estar em constante renovação, e isto somente acontece com muito estudo.
Falou

TG Aoshi
Veterano
# jul/08
· votar


igorgcr
dexa eu perguntar a v6 participantes de desenho...
qual o problema de alguém tocar melhor que v6?
eu não preciso ficar provando aqui que toco nem nada, agora v6 ficam numa insegurança que nunca vi... arranja oq fazer!


???????????????????

Ken Himura
Veterano
# jul/08
· votar


igorgcr

Pelo visto aqui, sim você está assassinando as músicas, e brincando um pouco. =P

Pelo visto, você não tá sabendo estudar e tá achando tudo mil maravilhas. Dependendo de qual for sua pretensão como pianista, você pode estar se condenando a ter que estudar TUDO do início, denovo.

eles treinam não pra adquirir técnica e sim pra "decorar" a música.
Errado. Já que o foco é música clássica, vou dizer como funcionam as coisas nesse meio, pro pessoal que dá muitos recitais e concertos - aliás, serve pra qualquer instrumento este "roteiro". Primeiro, o artista estuda uns 10 anos (geralmente aí tá a faculdade no meio) pra obter um nível aceitável de técnica, pode ser um pouco menos, um pouco mais. Mas 10 anos é um prazo bem, digamos, redondo. Depois disso, o cara parte pra fazer um estudo muito mais profundo, à escolha dele. Esse tempo é variável, depende do curso, mas um mestrado regular dura uns 2 anos. Muitos escolhem até extender ainda mais a profundidade, fazendo doutorados e cursos além desse.

Depois de uns 20 anos, o cara tem qualidade, indiscutivelmente, pra se chamar de pianista. Sabe por quê? Porque a pemba que eles seguram é enorme; e se ele deslizar um pouco que seja, ela já começa a entrar, com caco de vidro e areia.

Como qualquer coisa na vida, a técnica musical se perde muito mais facilmente do que se obtém. Uma rotina "média" de algum aspirante a concertista dentro da faculdade é doideira.

São, pelo menos, 5 horas (só contando o tempo no instrumento, sem os descansos) POR DIA. 10% do tempo pra aquecer, geralmente são feitos alguns exercícios bobos aqui. Depois vêm 60% do tempo com exercícios técnicos, porque se ele não fizer isso, "acaba" a técnica e ele tem que estudar o dobro . Uma das funções do estudo é manter a sua técnica. O restante do tempo, 30%, ele usa para dar uma passada no repertório atual e estudar os TRECHOS DIFÍCEIS.

Isso é um estudo médio, rotineiro. Imagina um pesado...

Um amigo violinista, extremamente virtuoso, me disse uma vez: "Cara, nós somos uma raça doida: chegamos a um nível de domínio que a gente tem de estudar todo dia a mesma coisa para manter este nível. Por exemplo, prum concurso, uma vez, tive que estudar este Sarasate aqui*. É uma parada cabulosa tocar isso bem... depois que eu conseguir dominar, tive que tocá-la, pelo menos, uma vez todo dia pra conseguir executá-la pro público. Se eu ficasse 3 dias estudando normal, mas sem tocá-la, eu teria que estudar a peça inteira denovo".

Um grande pianista, acho que o Arthur Moreira Lima, sempre dizia em entrevistas quando perguntado sobre isso: "Bom, tenho que estudar todos os dias, porque: se eu ficar 1 dia sem estudar, eu já percebo diferença; se eu ficar 2 dias sem estudar, minha esposa já percebe diferença; e se eu ficar 3 dias sem estudar, todos os vizinhos já percebem, e comentam comigo".

Você tem que imaginar sua técnica desse modo: cada dia que você estuda é como se estivesse colocando uma carta num castelo de cartas; cada dia sem estudar é como se alguém assoprasse o castelo - no início, pode não derrubar o castelo todo, mas constantemente, derruba com tudo.

Meia-hora por dia eu não acredito ser suficiente pra fazer isso tudo acima. Ah, e os grandes solistas têm, pelo menos, um mestrado em performance. Será que algum deles só estuda meia-hora por dia, ou estudou durante a faculdade/extensões??

Outra coisa, tem que se saber o que estudar. Claro que é legal tocar coisas de Liszt, Chopin, Rachmaninoff, mas as coisas tem um tempo para acontecerem, de forma natural. Tentar adiantar muito as coisas pode fazer você tocar mal as peças e, ainda pior, só conseguir tocar estas peças - matando totalmente a habilidade para tocar coisas mais ou menos do mesmo nível.

Eu mesmo, com 1 ano de piano, estava tentando tocar pra valer a Rapsódia Húngara 2, e já tocava "tranqüilamente" metade do primeiro movimento. Mas já tava lendo aquele treco há mais de 3 meses e não conseguia pegar o resto, nem mecanicamente.

Aí que está o 'x' da questão. Dar saltos para nivelar por cima funcionam, e freqüentemente são feitos. Mas não quando a diferença é abissal, aí é um horror. Você tem que ser capaz de tocar a peça inteira mecanicamente em, estourando, 2 semanas. Depois daí, é só enfocar na interpretação, até sentir que não tem onde melhorar (aí entra a importância de ter um professor, pela referência externa de alguém que sabe). Depois o ciclo reinicia, com outras peças, até a morte ou aposentadoria... o que vier primeiro =P.

Ou você acha que o Arnaldo Cohen ficou estudando que nem um doido o Rach 3 por mais de 5 anos antes de apresentá-lo por mera brincadeira ou capricho?

"A técnica deve ser a primeira aquisição de um pianista", disse Rachmaninoff uma vez.

Como ficou a história com a Rapsódia? Resolvi, então, ouvir um dia uma gravação do Claudio Arrau e desisti de tocá-la naquele instante, sabia que tinha uma coisa errada comigo. Como há mais de 4 anos tenho sido violinista, o sonho de tocá-la está sendo adiado... mas não morro antes disso. =P

PS.:
* - http://www.youtube.com/watch?v=o3wjxFT_lIY

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar sem partitura