Defeito no Kurzweil SP76

Autor Mensagem
Gheller
Veterano
# jul/08


Olá pessoal, sou nova por aqui e preciso da ajuda de vocês !!!
Sou tecladista, tenho um Kurzweil SP76, e acho que ele está com um Sério problema, ele está desligando e quando eu ligo novamente ele volta sem som, e ai eu preciso liga-ló novamente pra funcionar, mas fica fazendo este processo.
Alguém já passou por isso?
O que pode ser?
O que devo fazer...?? conto com a ajuda de vocês..

Abraços,

Vera Gheller

Marcos Bruxo
Veterano
# jul/08
· votar


Gheller
isso pode ser a fonte do teclado pode este oxilando a amperagem e por isso esta fazendo isso .
O legal seria vc leva em uma eletronica para testar a fonte e tbm dar uma olhada na placa principla dele. ou se tiver uma autorizada melhor para levar

Gheller
Veterano
# jul/08
· votar


Marcos..
A minha fonte já deu problema uma vez, a fonte pode ser uma das causadoras do problema então.. caso seja a placa principal (Deus permita que não) você tem noção de quanto custa?,
Eu liguei pra autorizada hoje, pediram pra eu testar ele em casa, já que eu liguei ele em outro ambiente, mas juro que estou muito preocupada.

Abraços

Marcos Bruxo
Veterano
# jul/08
· votar


Gheller
a placa é muito dificil ser pq seu teclado é suficientemente novo!!!
mas a fonte pode estar oxilando!!!! faz assim leva a uma eletronica la eles tem fontes para teste , entao vc ja fika sabe se é no teclado.
outra koisa la eles testan a fonte com o multimetro vc ja fika sabendo na hr se ela esta oxilando se estiver , eles fazem uma fonte similar para vc!!!!

Marcos Bruxo
Veterano
# jul/08
· votar


Bah!! nem quanto custa a placa
se for a fonte com uns 80,00 mangos resolve

Gheller
Veterano
# jul/08
· votar


isso já aconteceu com algum de vocês que tem o SP? sabem de alguém que tenha acontecido isso? não vou conseguir tempo pra levar na autorizada essa semana, por que to trabalhando muito, e então to pensando em levar na eletrônica perto daqui de casa, mas tbm to meio que com medo de deixar o cara abrir, e fazer bagunça dentro do teclado..

Diino
Veterano
# jul/08
· votar


isso pode ser a fonte do teclado pode este oxilando a amperagem

vc quis dizer: oscilando ?

abç

Gheller
Veterano
# jul/08 · Editado por: Gheller
· votar


Diino, ou Marcos
O quê quer dizer amperagem??

abçs

Marcos Bruxo
Veterano
# jul/08
· votar


Diino
sim!!!
ñ repara ñ aki onde moro a gente fala tão arrastado q escreve "HERADO" msm rsrsrs

Gheller
Veterano
# jul/08
· votar


my friends,

o que quer dizer amperagem? nunca ouvi falar sobre..

kiss

Starllan
Veterano
# jul/08 · Editado por: Starllan
· votar


A definição de amperagem em poucas palavras é: Unidade de tensão elétrica a qual o nome correto é o Amper , ou seja, é feita uma demanda de tensão de energia para o funcionamento do seu teclado a qual para cada demanda tensão elétrica vai existir uma fonte que tb terá medidas em Amper para o funcionamento desta fonte.... mas geralmente as pessoas que não conhece o assunto, chega numa loja e pede uma fonte 220 Volts. um exemplo básico.. é o disjuntor de energia da sua casa, que quando vc vai comprar, pede o disjuntor com numeração em "amperes", e esse disjuntor é comprado de acordo com a demanda de carga total de equipamentos que vai ser utilizado na casa... Mais comum é ser feita esta demanda p/ compra de tal disjuntor quando o medidor é trifásico... geralmente monofáfico o disjuntor padrão é de 15 ou 20 ampers. Se eu tiver errado em algo, podem corrigir.

Gheller
Veterano
# jul/08
· votar


Starllan,

Entendi, agora se me perguntarem ou comentarem sobre amperagem, já não fico mais viajando...rsrs

abraços,

Vera Gheller

Jeferson Fernandes
Veterano
# jul/08
· votar


Starllan
amperagem em poucas palavras é: Unidade de tensão elétrica a qual o nome correto é o Amper , ou seja, é feita uma demanda de tensão de energia para o funcionamento do seu teclado a qual para cada demanda tensão elétrica vai existir uma fonte que tb terá medidas em Amper para o funcionamento desta fonte....

Só uma correção... A Unidade de Tensão elétrica é VOLT... AMPERES é a unidade de Corrente Elétrica... A corrente elétrica é o fluxo elétrico demandado em função da carga estabelecida por um equipamento elétrico. Enquanto a Tensão é bipolarizada a corrente elétrica é uma só e é em série. Ou seja, depende de uma continuidade do circuito. Para se obter a corrente elétrica pela lei de OHMS se divide a Tensão pela Resitência, ou seja I (corrente) = T (tensão) / R (resistência ohmica). Como verificamos isso nos nossos equipamentos...

O fornecimento da Rede Elétrica é em Tensão Alternada (VAC) 110V ou 220V. Equipamentos eletrônicos utilizam uma forma de tensão Contínua VCC. Ou seja, a VAC é composta por ciclos senoidas (semi-ciclos positivos e negativos) que agregam valores variados em uma constante de tempo (chamada de Frequência qual a unidade é em Hertz)... No caso essa corrente alternada é atenuada pelo Transformador da fonte em uma proporção que resulte na tensão de alimentação do equipamento, ou seja, algo em torno de 9VAC ~ 12VAC. A corrente alternada como já dito trabalha em ciclos de 2Pis Radiano (360 graus). Para o funcionamento de equipamentos eletrônicos é necessário um valor constante, contínuo (VCC). Por isso há uma ponte de diodos (Ponte Retificadora) que conduz eletricida a partir de 700mV e corta o semi-ciclo negativo da onda. Após isso, a tensão passa por um filtro capacitivo (Banco de Capacitores) que se Carregam quando a tensão vai de 0 ao Pico, e descarregam quando a a tensão vai de Pico a -Pico passando por zero... Isso causa a estabilização do sinal elétrico, retificando então o sinal que era senoidal em um sinal semelhante a uma reta. Medindo este sinal em uma constante de tempo verificamos que a variação de valores de tensão é mínimo e é atenuado para os valores de alimentação do equipamento. Dependendo dos filtros e estabilizadores de tensão essa tensão se torna totalmente contínua... Essa forma de tensão é chamada de VCC... Porque é importante a tensão ser contínua? Porque verificamos pela lei de OHMS que a corrente é resultante da tensão/resistência, ou seja, a variação da tensão ocasiona oscilação de corrente.

Todo o circuito eletrônico de um equipamento possui uma Resistência (impedância), ou seja, oposição ao fluxo elétrico (resistência a qual pode ser calcula pelos Calculos de Resistência Equivalente de Thevenim). Como essa resistência se opõe ao fluxo elétrico na proporção da fórmula da lei de OHMS, a fluxo elétrico resultante é chamado de corrente. Podemos ver que a corrente de consumo é baixíssima, coisa de mA, uA...

Ou seja, Quanto menor a carga oferecida pelo circuito, maior a corrente de consumo (fluxo) e mais será exigido do circuito de alimentação (fonte). Neste caso, toda fonte está condicionada a fornecer uma corrente máxima de pico, de acordo com suas características físicas (capacidade térmica dos materiais "o fluxo de corrente ocasiona aumento da temperatura" )...

A fonte tem que estar apta a fornecer a quantidade de corrente exigida pelo equipamento em funcão da sua carga.

Oscilações de tensão (proveniente da rede elétrica, ou do transformador, ou ainda dos estabilizadores da fonte) ocasiona oscilação de corrente elétrica (amperagem) e mal funcionamento do equipamento. Solução, substituir a fonte em caso de fuga de corrente ou mal funcionamento da mesma, ou providência estabilizador de tensão para fornecimento da rede elétrica a fonte.

Quando há uma alteração ou variação da carga de todo o circuito elétrico o efeito é o mesmo. Porém seria um problema intermitente na placa, o que necessitaria ser localizado e solucionado internamente.

Comece testando a fonte em um serviço técnico.

Att,

Jeferson Fernandes
Técnico em Eletrônica
Técnico em Telecomunicações
Analista de Configurações em Telecomunicações....

....rs.....

Gheller
Veterano
# jul/08
· votar


Bom... se for a fonte o problema é pequeno, por que uns amigos estavam me assustando, dizendo que era a placa mãe.. e que essa custa quase o mesmo valor que o teclado.. aff.. imagina meu desespero !


abraços

binhoalves
Veterano
# jul/08
· votar


Não sei se aconteceu com vocês(e também não tem a ver com o tópico, mas com o mteclado), mas tinha um sp-88 e sempre que eu usava o piano e trocava para o orgão, o som do orgão ficava como se eu estivesse segurando o pedal de sustain, mas eu não estava pisando-o. Esntão, tinha que desplugar o pedal no mei da música e plugá-lo de novo para funcionar legal.
Já aconteceu com vc's?

LuizFelipe
Veterano
# jul/08
· votar


E aí pessoal, tudo bem??
Tenho um qs6.1 e acho que vocês podem me ajudar neste tópico mesmo, para não ter que abrir outro.
É o seguinte. Aqui em Brasília, a voltagem é de 220 volts, então uso um transformador (daqueles grandes, de ferro) no meu teclado, cuja fonte (interna) é de 110v. Acontece que o visor dele fica escurecendo, bem tenuamente, em ciclos, e as saídas right e left ficam com um pequeno chiado (esse chiado não é percebido na saída de fone de ouvido).
Certa vez, quando toquei em Três Marias, onde a voltagem é de 110V, ele funcionou perfeitamente.
Agora pergunto, será que o problema é com a fonte interna (que pode ter sido substituída, pois comprei o teclado já usado) ou será que é o transformador (acho que não, pois já usei alguns transformadores, e até estabilizadores e o problema persistiu)??

Gostaria de ter uma idéia antes de levá-lo para assistência... sabe como é, para ninguém me passar a perna... hehehe

E me desculpem por desvirtuar o tópico.

Obrigado!!

Starllan
Veterano
# jul/08
· votar


Olá Jeferson, a forma que eu quis explicar, foi só um meio rápido dela enteder o necessário sobre amper, explicação assim nós teriamos que fazer um curso he he he he, não sou técnico.. mas eu e creio que a Gheller que é a mais interessada no assunto , ficamos agradecidos pela explicação e entender melhor sobre o assunto.

Gheller
Veterano
# jul/08
· votar


Pessoal,
Quero agradecer a todos, pelas explicações, pela força ae, assim que levar meu filhote na autorizada e tiver resposta do que pode ser, eu vou postar aqui, pra galera ficar ciente, torçam por mim, pra que não seja nada grave, acho que não vou nem conseguir ter paz no final de semana tanta preocupação, rsrss e se souberem de alguém que teve esse "Problema" que o meu SP tah tendo, me digam, pra eu ter uma noção..

Abraços,
Menina Gheller

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/08
· votar


a placa é muito dificil ser pq seu teclado é suficientemente novo!!!

Não sei onde vc encontrou essa informação de que o SP76 é relativamente novo. Ele foi lançado por volta de 1993~1995 e faz um bom tempo q está no mercado. Ele foi apenas relançado com outras cores, champangne e preto, sendo a cor original lilás.

Sem desvirtuar muito, acredito q o problema está na fonte. Com o meu já aconteceu em alguns lugares, por problemas na rede elétrica. Quando tem muita coisa ligada numa tomada só, ele fica assim. Ligando ele num estabilizador, o problema desaparece. Faz um teste com um estabilizador e diz pra gente se funcionou.

Gheller
Veterano
# jul/08
· votar


Pessoal, olha que coisa louca que tah acontecendo.. vou relatar pra vocês !!!
hoje a tarde eu fui ligar meu teclado novamente, pra testar novamente se o problema continuava, e tive uma surpresinha... toquei nele por 3 horas seguidas... isso mesmo 3 horas, e ele não parou um minuto.. ou seja não aconteceu o que estava acontecendo quando abri o tópico (que foi na 5ª feira a noite que comecou a acontecer) certo, como hje, toquei um tempao com ele e ele não parou, pude respirar mais fundo..Só que quando fui pra igreja, agora a noite, e liguei ele, toquei menos de 15 minutos, e começou a acontecer novamente o problema, desligou e quando o liguei novamente, voltou sem som.. eu uso ele numa extensão que só tem ele ligado, é a mesma extensão que uso em casa, sinceramente agora não sei o que fazer.

Help me

Vera

Faop
Veterano
# jul/08
· votar


Eu acho que eu sei o que é: Falso contato da fonte.
Eu tinha um Casiozão antigo ruim pacas, que quando eu dava uma mexidinha no suporte ele desligava, ai foi só uma gambiarra básica pra dexa ele funcionando e fico tudo certo.
Eu imagino que quando você toca em um ambiente externo, você mexe o teclado, as vezes um impacto mais forte, ou uma trombada, num sei, mas provavelmente deve ser falso contato mesmo.

Gheller
Veterano
# jul/08 · Editado por: Gheller
· votar


Faop..

Mas quando liguei em casa que funcionou por horas, ele tava ligado da mesma forma que lá na ig, com a fonte longe de qualquer toque, mas pode ser isso tbm claro, mas no seu caso quando ele desligava, ele voltava a liga com som?? ou sem som? no meu caso volta sem som, até que eu ligue novamente, pro som voltar.. isso tem me deixado preocupada.

Abç

Faop
Veterano
# jul/08
· votar


Gheller
Voltava com som, mas se for um falso contato mesmo, tem que ver rápido, por um único motivo, toda vez que ele volta depois que ele desliga, ele vem com uma corrente elétrica muito forte, o pessoal ai pode confirma isso pra mim, é igual quando acaba a eletricidade da tua casa e quando volta queimo os seus eletrodomésticos, porém deve ser algo do sistema de audio que falha quando você desliga.

Starllan
Veterano
# jul/08
· votar


Vou ser mais prático.... Troque de fonte e teste o teclado.. após isso os amigos do forum porerão lhe dar mais informações. Enquanto ouver a dúvida desta fonte q/ vc usa, ninguém poderá lhe dar um suporte melhor do problema via forum.

Gheller
Veterano
# jul/08 · Editado por: Gheller
· votar


Starllan,

Eu vou fazer isso hoje, to levando minha fonte na autorizada agora pela manhã, por que aqui em Vitória - ES, é quase impossível encontrar uma fonte do Kurzweil pra comprar (ou similar) já liguei pra todas as lojas de instrumentos musicais, e olha que são muitas, então levarei a fonte na autorizada, pra darem uma checada geral nela.
Acho que na 4ª feira, eles devem me entregar, então vou testar o teclado na IG, já que o teclado só está parando de funcionar lá.. em casa tah funcionando normalmente.
Vou postar aqui o resultado..

Abçs e obrigado a todos, por enquanto!

Gheller

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/08
· votar


vc fez um teste com estabilizador na igreja??? Bom testar antes de levar na autorizada. Talvez funcione.

Gheller
Veterano
# jul/08
· votar


Jonathas Lacerda
Nem fiz ainda, ontem eu tava passando um pouco de mau, nem deu pra levar o teclado pra ig, pra fazer o teste, ainda mais que pesa tanto, e sou eu que levo, ai nem levei, pra testar com o estabilizador.
Tipo, vc mencionou acima que com o seu já aconteceu em alguns lugares certo? mais aconteceu o que eu mencionei? (desligava, e quando voltava a ligar voltava sem som?)

Abçs, e obrigada.

Vera

Gheller
Veterano
# jul/08
· votar


Jonathas Lacerda

preciso falar com vc, me add se puder..

MSN: veragueler@hotmail.com
abçs

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/08
· votar


tá add

Gheller
Veterano
# jul/08
· votar


Pessoal...

Minha fonte está na autorizada desde 2ª feira, pela demora em me dar um retorno, ela deve está com problema (e sério)..rs

Abraços,
Vera

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Defeito no Kurzweil SP76