Yamaha Clavinova - escolhendo o modelo ideal

    Autor Mensagem
    mcoelho
    Veterano
    # mar/08


    Caros colegas,

    Pretendo comprar um piano Clavinova para estudar em casa.

    Minhas prioridades são:

    1) Teclas pesadas com um bom mecanismo, para que eu não sinta muita diferença na hora de tocar num piano acústico.
    2) Timbre Grand Piano excelente, a quantidade de timbres não faz diferença. Legal se tiver, mas não faço questão.
    3) Possibilidade de ligá-lo via USB no computador sem adaptadores USB-MIDI para utilizá-lo junto com softwares como Finale, Encore etc.

    Pesquisei vários modelos, mas infelizmente por se tratar de um instrumento caro, as lojas não têm o produto para teste. Em alguns casos, os vendedores não têm conhecimento sobre o funcionamento do produto, motivo pelo qual venho pedir a ajuda de vocês.

    Ao invés de procurar por um modelo em específico, gostaria da opinião de vocês sobre alguns recursos. Desta forma conseguirei escolher um bom modelo por um bom preço.

    Vou listar abaixo os recursos que achei que merecem destaque, se alguém puder me ajudar a tirar algumas dúvidas sobre estes recursos, conseguirei escolher o instrumento certo e este tópico certamente ajudará outros usuários.

    Vamos lá:

    1) Teclas Graded Hammer (GH) x Graded Hammer 3 (GH3)

    Eu toquei num Clavinova (CVP-401) que possui GH e achei as teclas extremamente confortáveis, mas um pouco leves se comparadas a alguns pianos acústicos.
    Existe uma diferença muito grande na qualidade das teclas entre GH e GH3? Esta diferença vale o preço?

    2) Polifonia

    Alguns modelos de Clavinova mais simples tem 64 vozes de polifonia, outros tem 96 e os mais caros 128. Pelo que pesquisei no fórum, pra quem toca só piano 64 devem ser suficientes, já que a pessoa teria que pressionar mais de 64 teclas ou fazer alguma coisa bem maluca com o pedal de sustain para utilizar a polifonia máxima. Isso procede?
    No meu caso, que utilizarei principalmente para estudar piano, 64 são mais que suficiente?
    A polifonia interfere na qualidade do timbre de piano?

    3) Mega Voices, Super Voices

    Eu assisti um demo do Clavinova CVP409 e achei estes timbres especiais são bem superiores aos convencionais, mas o video só mostrava timbres de Saxofone e de Violão. Existe Mega Voice ou Super Voice para Grand Piano? Faz muita diferença em termos de sonoridade?

    4) Qualidade dos timbres

    Na especificação técnica, leio muito a respeito da QUANTIDADE de timbres, quando me interesso, na verdade, pela QUALIDADE. No sistema MIDI, algumas placas de som especificam esta qualidade através da quantidade de memória Wave Table, existe o mesmo conceito para as Clavinovas? Como saber que uma Clavinova tem timbre melhor que outra?

    Seria através da análise destas especificações?

    - Number of Dynamic Steps
    - Number of Sampling Banks
    - Stereo Sustain Samples
    - Key-off Samples

    5) Potência dos alto-falantes

    O piano vai ficar numa sala de 30 m². Potência de 20w é mais que suficiente?

    6) Há algum item que esqueci de mencionar e que é crucial na hora de escolher uma Clavinova da Yamaha?


    Desde já muito obrigado a todos.

    Marcelo

    Tio Roy
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Olá Marcelo,

    um tempo atrás estava com mesmo dilema: Qual piano digital comprar? No Brasil, dificilmente encontramos lojas com um bom monstruário de equipamentos para teste. E a melhor forma de escolher um instrumento é tocando. E a preferência pela qualidade timbres de piano é algo pessoal e pode variar de pessoa para pessoa. Após meses de pesquisa, me decidi por comprar o clavinova CVP-405. E confesso que me surpreendi com o instrumento, é simplesmente o melhor que já tive e estou realmente muito satisfeito. Não estou dizendo para comprá-lo, pois como já disse, a escolha é pessoal e sugiro que você faça sua peregrinação de estudos. Pesquise bastante nos sites de fabricantes, faça download de manuais e músicas demos. No caso dos Clavinovas, visite o site www.clavinova.co.uk, este site tem inclusive um quadro comparativo entre os instrumentos da mesma linha. E não se acanhe em realizar "test drives" em equipamentos expostos nas lojas de sua região. Sobre seu questionário só me vejo em condições a responder algumas questões:
    2) Polifonia - 64 de polifonia é mais do que suficiente para uso como pianista padrão. É também polifonia suficiente para composição de arquivos midi. Como você mesmo disse: Quando tocamos 64 notas simultaneamente?
    3) Mega voices, super... Como já disse o gosto por timbre é algo pessoal. Pessoalmente, gostei de todas as amostras samples Mega Voices, Super Articulation, cool. Sem medo de afirmar, as melhores amostras de piano CVP são os classificados como "Natural".
    6) Gostei bastante dos recursos para estudo de piano que estão disponíveis nos CVP. Apresentação de partitura na tela, exercícios de mão esquerda e mão direita no aprendizado de músicas, gravação de arquivos wav em pen drive.
    Espero ter contribuído, boa sorte em sua escolha.

    ROTTA
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Movido para o fórum de teclado.
    Abraços.

    mcoelho
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: mcoelho
    · votar


    Olá pessoal,

    Depois de ler bastante a respeito sobre Clavinovas, consultar algumas lojas e testar pessoalmente alguns modelos, acabei optando pelo modelo CVP405:

    Fatores que me levaram a comprar a CVP405:

    * Foi o melhor modelo que pude pagar
    * As teclas são GH3 (Graded Hammer 3) e não GH (como a CVP401), o efeito é bem diferente.
    * Possui 128 vozes de polifonia (e não 96 como a CVP403 e CVP401)
    * Possui timbres do tipo Mega Voices e Super Articulation Voices (CVP403 e CVP401 não tem)
    * Conexão com a Internet (para download de músicas/estilos/etc), recurso também disponível na CVP403

    A CVP405 só perde para a CVP407/CVP409 em alguns pontos:

    * Amplificador com 160w de potência: se você for comprar uma Clavinova para estudar em casa, e vai usar fones de ouvido boa parte do tempo, é um recurso desnecessário, muita potência.
    * CVP409 possui teclas NW (Natural Wood), melhores do que a GH3: Particularmente, achei a diferença bem sutil, quando toquei nesta CVP409, mas a diferença de preço é MUITO GRANDE.
    * CVP407 e CVP409 possuem 128+128 vozes de polifonia. 128+128 significa que são 128 vozes para os estilos de acompanhamento e mais 128 vozes para o instrumento que está sendo tocado no momento, ou seja, são vozes de polifonia independentes - talvez uma tendência daqui pra frente, separar as vozes de polifonia em grupos.
    * Quantidade de timbres e acompanhamentos (CVP409 > CVP407 > CVP405), ou seja, quanto mais caro o modelo, mais timbres.
    * CVP409 possui Geração de som com 4 níveis de sampling, contra 3 níveis nos demais modelos. O que resulta numa dinâmica diferente na hora de reproduzir os timbres.

    Na hora de comprar, recomendo o seguinte:

    * Teste alguns modelos, não tenha vergonha de ir à loja, testar o produto e deixar pra comprar só depois.
    * Pesquise o preço em várias lojas, pechinche muito e você conseguirá preços e condições bem melhores do que se vê nas lojas por aí. Em quanto menos parcelas você se propuser a pagar, melhor ficará o preço. Portanto, vale a pena juntar a grana primeiro e comprar a vista depois.
    * Vá até a loja para ver se eles têm o produto em estoque a pronta entrega. Existe loja que diz que tem o produto, faz a venda, recebe sua grana e só depois faz o pedido, ou seja, pra receber o produto você terá canseira na certa.

    Espero ter colaborado.

    Fabinhomusic
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    mcoelho

    Desculpe amigo mas quanto vc pagou por ela???

    mcoelho
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    R$ 8.800 em 3 vezes sem juros na Made in Brazil de Moema

    mcoelho
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    6) Gostei bastante dos recursos para estudo de piano que estão disponíveis nos CVP. Apresentação de partitura na tela, exercícios de mão esquerda e mão direita no aprendizado de músicas, gravação de arquivos wav em pen drive.

    Não consegui encontrar os exercícios, apenas músicas completas, mas exercícios, não.

    Também não consegui conectar meu Pen Drive, mas verifiquei que o problema é o modelo 4Gb Kingston, vou ter que comprar um 2Gb Kingston. :(

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha Clavinova - escolhendo o modelo ideal