É bobagem ter um programador na banda?

    Autor Mensagem
    piolho fofo
    Veterano
    # fev/08


    tipo, o slipknot tem o craig jones que usa o sonar para fazer sequencias de samples e pra controlar os efeitos das guitarras (às vezes na voz tb)

    mas qual a vantagem de se ter um programador na banda? não é arriscado depender de computador? não é inútil ter um cara só pra ficar mudando efeito? e depois, o dj não poderia ser sampler e programador tb?

    e mais, o sequenciador não pode fazer tudo automaticamente? ele tá na banda só pra apertar o play e depois ficar chupando o dedo?

    enfim, me digam pra q ter um programador na banda

    Fabinhomusic
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    piolho fofo

    Depende....se ele for controlar tudo em tempo real num show ao vivo até seria interessante, mas pra estudio já não sei se seria tão interessante assim, pois, qualquer um da banda poderia fazer isso ou até mesmo o produtor pode fazer....


    não é arriscado depender de computador?

    Risco existe em todas a areas, mas vc pode reduzilos com equipamentos adequados e de ponta...

    Abraços

    Fabinhomusic
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    piolho fofo

    Depende....se ele for controlar tudo em tempo real num show ao vivo até seria interessante, mas pra estudio já não sei se seria tão interessante assim, pois, qualquer um da banda poderia fazer isso ou até mesmo o produtor pode fazer....


    não é arriscado depender de computador?

    Risco existe em todas a areas, mas vc pode reduzilos com equipamentos adequados e de ponta...

    Abraços

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    não é arriscado depender de computador?

    sim, mas sempre tem que ter um plano B
    se usa sequencias em computador, leve um mp3 player de bolso com boa parte das sequencias gravadas, na hora do susto quebra o galho
    ou até em esquemas mais "organicos", em um show que estava fazendo o ampli do guitarrista resolveu parar, sorte que eu sabia por cima alguns solo dele, como ele também faz ideia de alguns dos meus

    o dj não poderia ser sampler e programador tb?
    tudo depende do DJ, tem uns que só sabe fazer fuc, fuc, fuc....
    já vi DJ em palco que era metade Dj e metade percussionista, o set dele tinha além dos eletronicos com scratch e samplers com loops, tinha também um kit basico de percussão acustica pra outras músicas

    enfim, me digam pra q ter um programador na banda
    eu não acompanho o slipknot, mas se fosse um projeto meu eu colocaria pra ficar mais interativo, o tal programador vai ficar mais como um músico, tem ora que tal coisa sai mais baixa ou alta, tem hora que ele resolve botar uma coisa de ultima hora, dependendo enfia mais delay do que da ultima vez que tocou, ou se é um lugar mais calmo ele fica mais na miuda, ou se um show de grande porte ele solta a franga
    com o sequenciador você vai tocar 500 vezes iguais independente do lugar que foi, ai pode ouvir um comentario "os caras são frios no palco"

    korgman
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Olá Fernando,

    Em 1989 eu tinha uma banda cover onde todos póssuiam sistemas de efeito com conexão MIDI.

    E como adorava trabalhar como MIDI, interliguei a pedaleira do guitarrista e o Rack do Baixista, e o D4 Alesis do Baterista, de forma que quando chamasse a primeira combinação de meu D70 da musica a ser tocada, eu "trocava" a programação de efeitos do Guitarrista, do baixista e bem como o programa de bateria do D4 a ser usado., no caso do D4 os Kits era apenas 3 e variava quando a musica era com bateria acustia ou eletronica, coisa comum na época a operação de trigar a bateria com o D4.


    Usamos este sistema por um bom tempo, depois saí da banda e nunca mais usei este sistema com os integrantes da banda seguinte onde entrei, mas realmente o sistema é pratico para troca de timbres no início da musica.

    Para fazê-lo em uma sequencia MIDI´é muito mais prático para criar alterações durante a execução da musica, e com click para o baterista claro.

    Mas acho que "clicar" toda uma seleção musical não seja muito interessante, afinal a banda fica muito "presa" , e vale apenas quando o numero de efeitos de teclados sejam muito maiores que a real capacidade de que um tecladista possa executar.

    Entretanto funciona e funciona bem, sinda mais em se tratando no ganho de tempo na demora entre o dim de uma musica e o começo da outra...

    Basta querer usar e ter paciencia para programar tudo, e com certeza de preferencia que seja o tecladista, afinal se deixar a função na mão de um tecnico, o tecladista não terá estabilidade "trabalhista" .

    Afinal com um tecnico com um computador gerenciando MIDI's samplers e controles exclusivos de periféricos da banda..

    Qualquer tecladista poderá ocupar o seu lugar..

    Eu prefiro prender o r"abo de todos" no meu sistema.

    Assim serei sempre impressindível para a execução de um show..

    Valeu

    Korgman
    www.youtube.com/korgmann

    NillMaker
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Irmao, num acho ''bobagem''.... mas acho que nao tem graca pra quem toca o instrumento... Um das partes mais legais ( pelo menos na minha opiniao) de se tocar teclado, eh que eh um instrumento muito versativl, flexivel e muito bacana devido alto numero de timbres, programacoes, efeitos e bla bla bla, diferenciando-se dos outros instrumentos, pq nele vem imbutido varios. Acho que se tivesse uma pessoa para programar meus efeitos, nao teria tanta graca nao.. nao ficaria ''a minha cara'' entendeu??? Rsrsrsr! Abracos! A paz!

    cidadaojack
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Nillmaker, me mande um e-mail! cidadaojack@yahoo.com.br.
    Preciso falar com você!
    A paz!

    Desculpe a encheção de saco!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É bobagem ter um programador na banda?