Autor |
Mensagem |
LeandroDoria Veterano |
# out/03
Como faço p/ descobrir o tom da música nessa situação? Tem um lance no 7 grau, né?
|
Dennis_Tecladista_Doido Veterano |
# out/03
· votar
v deve distinguir a sonoridade do som pra ver se o tom é menor ou maior, isso é ouvido
|
O pianista Veterano |
# out/03
· votar
Quer um jeito bem simples, inclusive para leigos? Um # no G.
|
Michell Niero Veterano |
# out/03
· votar
depende da música e da maneira em que o acorde foi tocado
em certas inversóes é bem dificil distinguir um do outro mesmo
ai vai do ouvido mesmo, e testar a sonoridade de ambas as tonalidades
|
Sandrini Veterano |
# out/03
· votar
Pianista
Tenho essa mesma dúvida do LeandroDoria e pelo que li no livro "Teoria Elementar da Música (Osvaldo Lacerda)" o # no G seria na escala de Am harmônica, agora e na escala de Am natural?
|
O pianista Veterano |
# out/03
· votar
A certo, você já quer aprofundar mais assunto, então vamos lá.
Bem simples: a escalas natural, antiga ou primitiva, não tem sustenidos,a harmônica é a que eu já expliquei; e a melódica tem sustenidos no F e no G.
Assim, você aplica em qualquer escala.É simples, prefiro não entrar em detalhes.
|
LeandroDoria Veterano |
# out/03
· votar
Já eu nem sei isso de harmônica, melódica, primitiva, ...
Se alguém tiver tempo e paciência pra me explicar, eu agradeço! :)
|
Edson Sousa Veterano |
# out/03 · Editado por: Edson Sousa
· votar
LeandroDoria
Tom: Dó
Escala Maior ou Primitiva, ou Diatônica:
Dó, Ré, Mi , Fá, Sol, Lá, Si, Dó
Escala Menor Natural:
Dó, Ré, Mib, Fá, Sol, Láb, Sib, Dó
Escala Menor Harmônica:
Dó, Ré, Mib, Fá, Sol, Láb, Si, Dó
Escala Menor Melódica:
Dó, Ré, Mib, Fá, Sol, Lá, Si, Dó
[/b][b][b][/b]
|
Barbara Jolie Veterano |
# nov/03
· votar
Mas da onde que vem esses nomes?
Menor natural;
Menor harmônica e
Menor melódica?
|
O pianista Veterano |
# nov/03
· votar
Hehe, pessoal curioso nesse fórum!
Olha, aqui: http://www.mvhp.com.br/baixo7.htm
Vai ajuda bastante, qualquer dúvida pode perguntar. Mas o site tem uma explicação bem clara.
|
diegobs Veterano |
# nov/03
· votar
Esperem um pouco. A escala de la menor é a mesma que do maior.
Não tem dessa de ouvido. as duas escalas possuem o mesmo acor
de. Agora, como verificar se é um tom ou outro, ai realmente
eu nao sei, ..
|
mazza Veterano |
# nov/03 · Editado por: mazza
· votar
tenta descobrir, dentro da harmonia, aonde está o acorde de sétima da dominante, se for E7, a tonalidade será a de Am, se for G7, a tonalidade será de C, sacou?
essa é uma dica, mas existem outras: veja o acorde em que começa e termina a harmonia, na maioria das vezes, é esse o acorde do tom da música.
Mesmo assim, tem músicas que excluem o dominante, veja como exemplo a música MARACATu ATÔMICO, do Nelson Jacobino e do Jorge Mautner:
__Am7____________D7(9)_______Am7_________D7(9)
Atrás do arranha céu, tem um céu, tem um céu,
__Am7____________D7(9)_______Am7 D7(9)
Depois tem outro céu, sem estrelas
____Am7___________D7(9)_______Am7_________D7(9)
Em cima do guarda chuva tem a chuva tem a chuva
____F#m7______F#°___Em7_______Bm7_______C__________Am7
que tem gotas tão lindas que até dá vontade de comêlas
D7(9) Am7 D7(9) Am7
No caso acima, além da ausência do dominante primário, o clichê harmônico é
Im7 IV7 Im7
e ainda possui modulação para a tonalidade de Em, na última frase. Nesse caso, a regra que eu falei no início fica difícil de aplicar, mas mesmo assim, a tonalidade da música é de Lá menor, percebeu?
|
fathertime Veterano |
# nov/03
· votar
LeandroDoria
Basicamente, sabendo que a armadura não tem acidentes (sustenidos - bemóis)sabe-se que é C maior, ou sua relativa, A menor. Então, veja os acordes da música: se tiveraparecendo "muitos dós maiores essa parte está em dó maior. E assim para o lá menor.
É claro que uma música pode apresentar modulações, então não basta apenas ver o último acordes para saber a tonalidade.
|
diegobs Veterano |
# nov/03
· votar
Mas é importante saber em que tom está a música? Não faz diferença nesse caso faz? (tanto faz Am ou C).. ou não?
|
O pianista Veterano |
# nov/03
· votar
No piano faz uma diferença MUITO grande mesmo, são duas coisas opostas, modos maiores e menores, emoções diferente, mas no teclado alguém pode lhe explicar melhor.
|
fathertime Veterano |
# nov/03
· votar
diegobs
Faz diferença sim (só não sei porque mas faz!!!)
ah, quer saber, pra mim não tem muita diferença não...
|
Guizola Veterano |
# nov/03
· votar
Vcs não conseguem distinguir o tom de uma música???Eu não acredito, mas esse fórum tem tecladistas mesmo? Am, qual a relativca maior de Am? C, certo, primeira nota de uma música é Am? ENtão na música inteira vc pensa em dó...Todos devem saber a sequência harmônica de C, não é? Então é isso, não tem drama...MAs cabe salientar que é muito difícil tirar de ouvido uma música de Mpb como Cartano Veloso e Djavan, pois possue muito acordes dissonantes...Nem eu que tenho ouvido absoluto consigo...
|
O pianista Veterano |
# nov/03
· votar
Guizola
Talvez se você tivesse um bom ouvido relativo conseguiria... OA não é toda essa coisa não....
|
diegobs Veterano |
# dez/03
· votar
Guizola, não entendi o que vc falou. Como é que faz pra distinguir? Todo mundo fala que tem que ter o feeling, tem que ter ouvido. Mas afinal.. o negócio é ver se na música tem mais acorde menor, ou começa com Am, tá em lá menor. é tipo isso, certo pianista? Uma música em lá menor teria um feeling mais pesado.. uma música em dó maior um jeitão mais leve.. tipo isso?
Agora, o feeling da música não muda por saber se ela está em um tom ou outro. Tipo, eu mesmo sem saber se é dó ou lá menor, tocaria a música da mesma maneira. Porque o importante é o ouvido que vc tem pra ela e não o rótulo de um nome de tom.
|
mazza Veterano |
# dez/03
· votar
muda todo o campo harmônico, se a música é maior ou menor...
basta ver a cadência.
|
diegobs Veterano |
# dez/03
· votar
agora vc me confundiu.
O campo harmônico de lá menor e dó maior não é o mesmo??
Eu achava que era assim:
Campo harmônico de dó maior:
C-Dm-Em-F-G-Am-B5-C
Campo harmônico de 'lá menor
Am-B5-C-Dm-Em-F-G-Am
Não é assim naum??
|
mazza Veterano |
# dez/03 · Editado por: mazza
· votar
diegobs
pois entaum, e cadê a cadência? o campo harmônico diz respeito à CATEGORIA dos acordes, e naum somente a sua formação. Naum diz respeito somente à formação da tríade, mas na organização das notas de uma escala para formar acordes e daí, resultar no encadeamento desses acordes.
Tente formar a cadência I - IV - V no modo de dó maior. Os acordes serão: C - F e G (Tônica, subdominante e dominante)e compare com os mesmos acordes no campo harmônico de lá menor, percebe que eles exercem funções totalmente distintas, pois passam a exercer a função de III, VI e VII graus da escala de lá menor?
Compreendeu??? será que consegui explicar??? sei lá...
|
diegobs Veterano |
# dez/03
· votar
Mas são os mesmíssimos acordes ou não??
|
mazza Veterano |
# dez/03
· votar
diegobs
são, mas naum é só isso...
meu, cê tá confundindo TONALIDADE com CAMPO HARMÔNICO...
podem ser os mesmos acordes mas eles possuem FUNÇÕES DIFERENTES na harmonia... naum sei como explicar melhor...é melhor ver um pouco de teoria - funções dos acordes: tônica, dominante e subdominante, para entender melhor... cadência, essas coisas...trítono e suas resoluções...
sei lá por onde começar...
|
fermata Veterano |
# dez/03
· votar
Nossa... tá uma confusão aqui, hein? eheheheheh
Eu não entendo pq tem uma pá de pessoas (não só daqui, não...) q teimam em tentar aprender música sozinho!!! Meu, existe conservatório (inclusive GRATUITOS) pra ensinar isso!
Pra saber o tom, basta ver a armadura. Sabe onde fica a clave de sol? logo depois tem sustenidos ou bemóis. se não tiver nada é C
Se for sustenido, vai pela quantidade:
1 sustenido: a música está em G maior
2 está em D, 3 está em A, 4 em E, 5 em B. 6 em F# e 7 em C#
Se for bemol é mais fácil. Se tiver 1 bemol é em Fá maior. Se tiver mais, o tom é o bemol anterior ao último. Por exemplo: se tiver 3 bemóis, eles são si, mi, lá. Então o tom é de Eb.
Pronto, vc tem todas tonalidades maiores.Para as menores vc tem q saber a relativa e aí complica. Primeiro pega prática nesses.
Agora, esse negócio de ficar tocando de ouvido é bom pra treinar, mas se quiser mesmo ser músico, aprenda a teoria, a seguir uma partitura... senão vc vai ficar imitando o jeito de interpretar do músico q vc está ouvindo e não desenvolve o próprio jeito. Na partitura tem um monte de informações importantes... acostume-se a aprender uma música pela partitura e não "ouvindo" aquele q já tem um estilo próprio.
Espero ter ajudado...
Boa sorte
Fermata
|
diegobs Veterano |
# dez/03
· votar
oi, valeu pelas ajudas. Mas tipo, eu não toco só de ouvido não. Eu me formei em teclado (5 anos), se bem que nunca fui muito bom em teoria. E já fiz um tempo aula de violão. Conheço bastante da teoria. A minha dúvida não é como reconhecer o tom da música. Isso eu sei fazer. A minha dúvida é se existe alguma diferença entre a música estar em dó maior ou lá menor. Tipo, o que eu quero dizer é que se eu toco uma música de um jeito e depois de um tempo descubro que a música estava em determinada tonalidade, isso não modificará a minha interpretação da música. É o mesmo que adorar o gosto de comida e depois , por descobrir que lá dentro tinha miolo de carneiro eu páro de gostar. Isso não tem sentido. Quanto a saber teoria, não é isso que estou discutindo. Concordo com vc, Fermata , que é preciso saber teoria para ser um bom músico. A teoria sobre isso eu já sei. Gostaria de saber diferenças práticas. UF!! Cansei de escrever!
|
diegobs Veterano |
# dez/03
· votar
Mazza,
valeu pelo esforço em responder. Mas não estou confundindo tonalidade com campo harmônico não. Talvez tenha me expressado errado. Não sei tb como explicar melhor minha dúvida. O que quero saber realmente, é se é necessário saber em que tom está uma música? Isso faz diferença? Se sim, por quê?
Perguntando de outra maneira: Suponha que estou compondo uma música. A priori eu não determinei o tom dela. Utilizo acordes que estão presentes no campo harmônico de dó maior (ou lá menor?). Quero atribuir uma tonalidade a minha composição. Qual a tonalidade que irei escolher? Afinal: A música é mais tristona, tem mais acorde menor... então é lá menor, ou se a música é mais pra cima, mais acordes maiores, então é dó maior? Concluindo: Qual o quesito para determinar o tom? (mesmo achando que isso não faz diferença no final?)
|
diegobs Veterano |
# dez/03
· votar
Fermata,
eu não estou entre o pá de pessoas que teimam em aprender sozinhos não. Eu fiz 5 anos de aula de teclado e continuo estudando até hoje (não só a prática). Se tocasse só de ouvido, não estaria aqui neste fórum discutindo questões teóricas. Estou apenas expondo a minhas opiniões e as dúvidas pra quais não tenho resposta.
Tipo, o que eu quero é levantar polêmicas, e tentar ir contra. Acho que esse é o modo mais maduro e produtivo, pois é assim, discutindo com os outros,que nós nos acrescentamos. E gosto de expor minhas idéias e dúvidas, desafiando para que alguém possa me provar o contrário. Não estou aqui para julgar, mas apenas para debater. Acho isso muito saudável.
Todavia, agradeço a sua ajuda, apesar de ainda não ter sanado minha dúvida.
|
conte Veterano |
# dez/03
· votar
e axava q naum tinha diferença , q tanto faz vc dizer q uma música tah em tom menor ou maior.
mas eh q eu axo q na guitarra naum demonstra tanta diferença qnto do piano.
|
mazza Veterano |
# dez/03
· votar
diegobs
sinto, mas naum sei como explicar melhor do que eu já falei.
a única coisa que posso dizer, é que o que determina a tonalidade de uma música, se ela está na tonalidade de dó maior ou de lá menor, é pela resolução do trítono, através do que se determina a função tonal dos acordes (tônica, dominante e subdominante). Pela resolução do trítono, você descobre a cadência, e por tabela se a harmonia está em tom maior ou menor.
sei lá se estou ajudando ou atrapalhando mais ainda... naum sei como explicar melhor, sinto muito.
|