Dúvida: Improvisos em Fá ( Rock and Roll )

    Autor Mensagem
    TiagoJ.
    Veterano
    # jan/08


    Pessoal, gostaria de pedir uma ajuda a vocês. Eu tenho um grande problema com improvisos, não sei se é porque minha teoria está fraca como por exemplo esquecer determinadas escalas ou se é porque minha criatividade está ruim, mas meus improvisos não estão bons.

    O problema é que eu estou precisando criar um certo improviso em uma música própria que está na escala de Fá Maior, a música é estilo Hard Rock e estou tentando um improviso um tanto Rock/Blues, sabem? Difícil é que não tem nada da música para mostrar, só posso dizer que a base é em Fá e Sol. Estou tentando inspirar em Deep Purple, Stevie Wonder, Ray Charles, Emerson Lake & Palmer, mas não está indo mesmo.

    E ai, poderiam me ajudar com alguma dica? Ficaria grato =)

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    TiagoJ.

    Experimente utilizar dois modos: Fá Jônio e Sol Dórico. Aqui se entende que os acordes sejam F e Gm (as mesmas notas da escala de Fá maior).

    Caso os dois acordes sejam maiores, experimente utilizar os dois modos: Fá Lídio e Sol Mixolídio. Aqui se entende que os acordes sejam F e G (as mesmas notas da escala de Dó maior).

    Dê uma estudada nos assuntos: intervalos, modos e dê uma olhada no tópico "motivos melódicos":
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44993/

    Boa sorte!

    TiagoJ.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Bom, achei interessante esse tópico mas acho que fiquei um pouco perdido por ser de guitarra, ou não tem nada a ver? Não sei ser tablatura =/

    É, realmente estou precisando estudar campo harmônico mesmo, estou muito perdido =P

    TiagoJ.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    *ler tablatura

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Desculpe TiagoJ.. Vacilei ao te indicar um tópico pra guitarra. Foi mal.

    TiagoJ.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Que isso cara, não tem problema não! É interessante o tópico até, estou tão desesperado que leio até assunto sobre guitarra se precisar =P

    Mas então, o pessoal da banda disse que eu estou muito encanado com escala, campo harmônico e o escambau, por isso não está fluindo nada, até porque só saiu alguma coisa legal quando eu toquei alguma coisa aleatória até achar o ponto. Será mesmo?

    Albernardino
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    se tah em F maior

    vc pode usar as notas
    F - G - A - A# - C - D - E
    e bolar algo
    sabendo essa escala e aplicando essas notas em toda a extensao do teclado eh imposiivel vc nao criar nada
    vai lah tiw
    se consegue!

    victorio
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: victorio
    · votar


    Meio blues.... mm.....

    Tem certeza que quer meio blues? Bem, se for o caso, vc te que mandar "outside". Seria bom se vc dissesse a harmonia do solo. Fica mais fácil de dizer as escalas.

    Uma boa pegada, só pra começar, é usar a escala pentatônica menor ou maior de blues (se o acorde for maior). Dá uma cara maneira na música. As escalas são:

    Pentatônica maior:
    fá - sol - láb - lá - dó - ré - (fá)

    Pentatônica menor:
    fá - láb - sib - si - dó - mib - (fá)

    Para uma análise melhor, a harmona ajuda...

    dilmerfloyd
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Que acha de dar uma sofisticada nesse rock? monte uma melodia no solo com base na escala pentatônica blues, Fá - láb - sib - si - ré - mib, uso cromatismos...use licks com notas em quartas e quintas, blues notes, oitavadas rápidas etc... não sei se ajudei

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Improvisos em Fá ( Rock and Roll )