Autor |
Mensagem |
TiagoJ. Veterano |
# jan/08
Pessoal, gostaria de pedir uma ajuda a vocês. Eu tenho um grande problema com improvisos, não sei se é porque minha teoria está fraca como por exemplo esquecer determinadas escalas ou se é porque minha criatividade está ruim, mas meus improvisos não estão bons.
O problema é que eu estou precisando criar um certo improviso em uma música própria que está na escala de Fá Maior, a música é estilo Hard Rock e estou tentando um improviso um tanto Rock/Blues, sabem? Difícil é que não tem nada da música para mostrar, só posso dizer que a base é em Fá e Sol. Estou tentando inspirar em Deep Purple, Stevie Wonder, Ray Charles, Emerson Lake & Palmer, mas não está indo mesmo.
E ai, poderiam me ajudar com alguma dica? Ficaria grato =)
|
LeandroP Moderador |
# jan/08
· votar
TiagoJ.
Experimente utilizar dois modos: Fá Jônio e Sol Dórico. Aqui se entende que os acordes sejam F e Gm (as mesmas notas da escala de Fá maior).
Caso os dois acordes sejam maiores, experimente utilizar os dois modos: Fá Lídio e Sol Mixolídio. Aqui se entende que os acordes sejam F e G (as mesmas notas da escala de Dó maior).
Dê uma estudada nos assuntos: intervalos, modos e dê uma olhada no tópico "motivos melódicos": http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44993/
Boa sorte!
|
TiagoJ. Veterano |
# jan/08
· votar
Bom, achei interessante esse tópico mas acho que fiquei um pouco perdido por ser de guitarra, ou não tem nada a ver? Não sei ser tablatura =/
É, realmente estou precisando estudar campo harmônico mesmo, estou muito perdido =P
|
TiagoJ. Veterano |
# jan/08
· votar
*ler tablatura
|
LeandroP Moderador |
# jan/08 · Editado por: LeandroP
· votar
Desculpe TiagoJ.. Vacilei ao te indicar um tópico pra guitarra. Foi mal.
|
TiagoJ. Veterano |
# jan/08
· votar
Que isso cara, não tem problema não! É interessante o tópico até, estou tão desesperado que leio até assunto sobre guitarra se precisar =P
Mas então, o pessoal da banda disse que eu estou muito encanado com escala, campo harmônico e o escambau, por isso não está fluindo nada, até porque só saiu alguma coisa legal quando eu toquei alguma coisa aleatória até achar o ponto. Será mesmo?
|
Albernardino Veterano |
# jan/08
· votar
se tah em F maior
vc pode usar as notas F - G - A - A# - C - D - E e bolar algo sabendo essa escala e aplicando essas notas em toda a extensao do teclado eh imposiivel vc nao criar nada vai lah tiw se consegue!
|
victorio Veterano |
# jan/08 · Editado por: victorio
· votar
Meio blues.... mm.....
Tem certeza que quer meio blues? Bem, se for o caso, vc te que mandar "outside". Seria bom se vc dissesse a harmonia do solo. Fica mais fácil de dizer as escalas.
Uma boa pegada, só pra começar, é usar a escala pentatônica menor ou maior de blues (se o acorde for maior). Dá uma cara maneira na música. As escalas são:
Pentatônica maior: fá - sol - láb - lá - dó - ré - (fá)
Pentatônica menor: fá - láb - sib - si - dó - mib - (fá)
Para uma análise melhor, a harmona ajuda...
|
dilmerfloyd Veterano |
# jan/08
· votar
Que acha de dar uma sofisticada nesse rock? monte uma melodia no solo com base na escala pentatônica blues, Fá - láb - sib - si - ré - mib, uso cromatismos...use licks com notas em quartas e quintas, blues notes, oitavadas rápidas etc... não sei se ajudei
|