Leitura Musical e Pronúncia Interna

    Autor Mensagem
    vernichtung
    Veterano
    # dez/07


    Olá, nunca toquei teclado antes e como não tenho tempo disponível para frequentar aulas, decidi comprar o método MODERN METHOD FOR KEYBOARD, que me foi bastante indicado. Entretanto, surgiu-me uma dúvida. Quando se lê uma música é preciso que se repita internamente o nome das notas? Por ex.: vejo a nota dó no pentagrama e repito-a internamente ao mesmo tempo em que pressiono a tecla.
    Isso me causa estranheza quando penso nos momentos em que aparecem acordes ou acidentes. Como os pronunciarei internamente? Mais estranho ainda é quando o andamento se torna rápido, é praticamente impossível soletrar as notas à velocidade das mãos.
    Alguém teria alguma dica a respeito?

    JamesHB
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: JamesHB
    · votar


    Não vou ter condições de te ajudar, mas vou narrar o que acontece comigo em minha experiência pessoal...

    Ainda sou iniciante, toco faz quase 3 anos, mas sem muito tempo pra praticar... o que observei é o seguinte: no início do aprendizado, o que ocorre é essa leitura nota a nota a que você se referiu, havendo mesmo a 'internalização' da mesma em nossa mente, em suas palavras. Ou seja, conforme se avança na música/exercício, você vai lendo as notas, as reconhece, e as toca no seu instrumento. Com o passar do tempo (isso em qualquer nível de aprendizado, acredito), e isso depende do seu grau de dedicação, você se liberta da partitura e ela passa a ser mais um instrumento de apoio do que necessariamente algo que você tenha que seguir durante toda a execução. Você aprende, ou, se preferir 'decora' o que você toca, ou, ainda, se o seu estilo é popular, alguma coisa mais informal, tendo em mente a melodia, você pode até mesmo escolher o que tocar.

    Confesso que não tenho experiência na parte popular e em harmonia, por isso não passei por esse último exemplo (improviso, etc). Mas em minha experiência, tenho notado que a partitura é importante, primeiro, para você fazer a leitura pormenorizada e aprender, e, em segundo lugar, posteriormente, pra te apoiar em passagens que você tenha mais dificuldade, etc, pq acho que é impossível, a partir de certo momento, fazer a leitura em tempo real do que você vai tocar.

    som
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    vernichtung

    É como a leitura de palavras. No início a criança vê a letra, reconhece, depois forma a sílaba, pronuncia a sílaba, pensa para pronunciar a seguinte etc., fica dificultosa a leitura, travada:

    ca... sa, ba... na... na

    Com a prática torna-se automático. Aposto que ao ler minha mensagem você não soletra as palavras, mas as lê inteiras e até grupos de palavras de uma só vez - é o estágio da competência inconsciente.

    Bons estudos o/

    storrecilha
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: storrecilha
    · votar


    vernichtung


    cara, isso de pronunciar a nota enquanto vc toca chama-se solfejo, que é algo que vc pode praticar tocando ou não, ou seja, vc pode apenas pegar uma partitura e ir cantando as notas, fazendo a correta divisão dos tempos (não precisa cantar no tom correto, mas se vc aplicar alguma musicalidade no solfejo, te ajudará no futuro)
    no mais, faço minhas as palavras dos colegas, som e JamesHB

    vernichtung
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Obrigado a todos pelas respostas!

    SaintFerio
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Toco teclado há quase 8 anos... Hj vejo a nota, falo ela mentalmente, mas quando a vejo, eu visualizo minha mão fazendo ou então a inversão dela quando já to familizarido com a harmonia hehe, legal isso:P

    Queria saber pensar em outro idioma, isso seria legal! Heheh mas só tenho inglês basico pra me virar jogando video game, navegar na net e fuçar nas opções dos teclados :P

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    cara, isso de pronunciar a nota enquanto vc toca chama-se solfejo, que é algo que vc pode praticar tocando ou não
    Solfejo deve ser feito sem tocar nenhum instrumento. Senão, deixa de ser um estudo de percepção e vira estudo de instrumento.

    Estude solfejo. No início vai ser difícil, mas os benefícios são muitos. Existem uma cacetada de métodos para solfejo, um dos melhores é o Pozzoli (ou Pozolli, enfim xD). Tem o Bona também, ambos são fáceis de achar pela Internet.

    A única coisa que você pode tocar no instrumento, no início pra dar uma ajuda, é o arpejo da tríade do acorde da tonalidade da música e ficar batendo a tônica na cabeça do tempo, como se fosse o metrônomo (e estudar com o metrônomo ainda é melhor).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leitura Musical e Pronúncia Interna