Leitura Musical e Pronúncia Interna

    Autor Mensagem
    vernichtung
    Veterano
    # dez/07


    Olá, nunca toquei teclado antes e como não tenho tempo disponível para frequentar aulas, decidi comprar o método MODERN METHOD FOR KEYBOARD, que me foi bastante indicado. Entretanto, surgiu-me uma dúvida. Quando se lê uma música é preciso que se repita internamente o nome das notas? Por ex.: vejo a nota dó no pentagrama e repito-a internamente ao mesmo tempo em que pressiono a tecla.
    Isso me causa estranheza quando penso nos momentos em que aparecem acordes ou acidentes. Como os pronunciarei internamente? Mais estranho ainda é quando o andamento se torna rápido, é praticamente impossível soletrar as notas à velocidade das mãos.
    Alguém teria alguma dica a respeito?

    JamesHB
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: JamesHB
    · votar


    Não vou ter condições de te ajudar, mas vou narrar o que acontece comigo em minha experiência pessoal...

    Ainda sou iniciante, toco faz quase 3 anos, mas sem muito tempo pra praticar... o que observei é o seguinte: no início do aprendizado, o que ocorre é essa leitura nota a nota a que você se referiu, havendo mesmo a 'internalização' da mesma em nossa mente, em suas palavras. Ou seja, conforme se avança na música/exercício, você vai lendo as notas, as reconhece, e as toca no seu instrumento. Com o passar do tempo (isso em qualquer nível de aprendizado, acredito), e isso depende do seu grau de dedicação, você se liberta da partitura e ela passa a ser mais um instrumento de apoio do que necessariamente algo que você tenha que seguir durante toda a execução. Você aprende, ou, se preferir 'decora' o que você toca, ou, ainda, se o seu estilo é popular, alguma coisa mais informal, tendo em mente a melodia, você pode até mesmo escolher o que tocar.