Ajuda Urgente - Leitura musical

    Autor Mensagem
    jakobus
    Veterano
    # out/05


    Olá. Tenho um grande problema que descobri há alguns meses; mas antes de dizer o que é, preciso narrar um pouco da minha frustrante história na música:
    Nunca tive a oportunidade de estudar música (apesar de ter alguma vocação desde cedo – o problema eram meus pais que não notaram isso antes), mas ano passado entrei num suposto site que “mudou a minha vida” – achei uma página “milagrosa” que ensinava a tocar piano (mesmo aquele que nunca leu partitura). O método parecia simples e dinâmico, mas acabou destruindo (talvez) a minha leitura de música. Ele ensinava de uma forma bem diferente a associar notas escritas (figuras musicais do pentagrama) com as teclas a serem executadas. Eu aprendi e até me senti animado pensando que sabia ler música. Então foi quando entrei em Fevereiro deste ano (2005) numa escola de música para estudar piano. Me preparei com algumas pecinhas para garantir minha entrada e passei no teste. Mas foi no decorrer das aulas que eu vim notar uma certa dificuldade de leitura; quando a extensão musical era de até 5 notas seguidas (como Do, Re, Mi, Fa e Sol) eu tocava a musica inteira praticamente sem errar, porém quando se movia o pulso para alcançar outras notas não conseguia associar muito bem, acabava errando a nota por má leitura da figura (nome da nota) no pentagrama... Assim, os erros não paravam mais... tinha que levar dias e dias para preparar uma peça (o que consecutivamente me fazia decorar toda a melodia, como se a partitura fosse somente algo que me fizesse aprender a música, e não algo que me fizesse ler bem quando quisesse, sem erros). O pior era quando ia ler alguma peça com a professora, que de certa forma não entendia o porquê de eu errar coisas simples...
    Mas foi numa viagem com amigos que descobri que estava fazendo a coisa errada: por incrível que pareça, eu não conseguia dizer o nome das notas que tocava simultaneamente, meu cérebro simplesmente decorava os movimentos (errados ou não) e eu conseguia executar, ou seja, descobri que nunca li música na minha vida (simplesmente “decifrava” o que estava escrito e decorava, depois de muito errar; tudo isso sem dizer o nome de uma notinha sequer! Meus amigos bem mais avançados do que eu comentaram ‘por alto’ que eles diziam mentalmente os nomes das notas enquanto tocavam, de forma que liam a música de verdade! Me senti totalmente arrasado em saber que fui enganado com métodos de internet que induzem a pessoa a uma satisfação longe de ser realmente de acordo com os padrões mínimos para leitura. Estou terminando o ano de um trabalho mal feito, sem auto-confiança e sem esperança de conseguir mudar, pois ontem li em uma comunidade do orkut de violinistas o pedido de ajuda de um rapaz que foi “enganado” da mesma forma que eu (porém, através do método Suzuki de Violino). Ele queria saber como reverter o quadro, pois estudou por muitos anos com o método (quase 10 anos) e descobriu então que não sabia ler partitura. Descobriu que aprendeu a assimilar movimentos e posição de onde estavam as notas (o que aconteceu comigo); ou seja, quando ele queria ler algo, por exemplo, com amigos, nunca lia de forma correta, tocava bem um compasso e depois falhava, e assim por diante, errando muito e voltando dezenas de vezes ao começo até que sua mente tivesse gravado todos os movimentos e sons, fazendo com que isso acontecesse automaticamente ao olhar a partitura – e isso não é ler música. Comparei sua situação com a minha e me senti muito mal; pior foi quando li uma simples frase que ele escreveu: “Nem sei se algum dia vou conseguir ler partitura(...) Consigo apenas ler coisas simples como ritmos fáceis etc...”. Suas palavras me tiraram toda a esperança de que um dia farei corretamente e lerei bem e fluentemente partituras. Assim como ele fez, peço ajuda! Se você que leu até aqui se comoveu com minha história, saiba que muitos (inclusive amigos seus) podem estar passando por isso, fazendo um trabalho inútil que não servirá de nada pelo resto de suas vidas, então diga-me (nos) o que fazer para reverter de vez esse quadro. Quero ler música de verdade, e não decorar algo...Não quero que as músicas surjam nas minhas mãos sem que a minha mente esteja dizendo os nomes das notas , pois ainda quando toco fico com a mente vazia somente coordenando movimentos e sons a serem ouvidos... que terrível descoberta. Mas acho que ainda há tempo de mudar, preciso de sua ajuda então... Meu e-mail é jakobus18@yahoo.de, mande uma mensagem de ajuda com alguma sugestão de solução, preciso resolver esse problema de algum jeito... Se quiser, publique esta mensagem com sua solução em fóruns, etc, para que outros não continuem sendo enganados desta forma...

    Obrigado pela atenção,

    Anônimo.

    Mario Umetsu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Gostaria muito de ajudar,até poderia,
    Más,
    Dá pra resumir?:O

    Crengou
    Veterano
    # out/05
    · votar


    cara o que se vai ter que fazer agora é começar tudo do zero! arrume um bom professor, pra ter dar aulas desde o começo, como se você estivesse se iniciando no piano e na música agora! nunca tinha visto alguma coisa parecido com a sua, então acho que isso é o melhor. você vai ter que "desaprender" o que vem tocado, e aprender tudo de novo do jeito certo, tomando cuidado pra não cometer os mesmo erros que vem cometendo... procure um bom professor, explique a situação pra ele e tenha aulas com ele, estude teoria, e acho que você poderá tocar "certo"

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05
    · votar


    considerando que vc vai arrumar um bom professor, que não seja um aventureiro com um metodo milagroso

    vai ter que começar do zero, zerinho mesmo, e só tocar o que o professor mandar, não vai adiantar tocar meia hora da aula e ficar mais 2 horas fazendo o que vc "já sabe do seu modo"

    e geralmente no começo tudo que o professor te passa, parece que sempre tem um "jeitinho mais facil de fazer" mas este não leva a caminho algum só empaca

    já vi gente que no começo pegava partituras com dedilhado escrito e achava que 1 era dó,... 2 era ré,... (empacou)
    já vi gente tocando a escala de dó começando de dó ao sol usando todos os dedos e depois tocava o lá, sí, dó, só com o dedo 5 (empacou)
    já vi gente que ouviu que pra ler clave de fá tem que contar duas notas acima da de sol, e até hoje o cara tem que contar nota por nota pra cada nota da de fá (empacou)

    sempre que algum amigo "iniciante" aparecer com um papo "faz assim que é mais facil" duvide e pergunte ao seu professor antes de ficar a semana toda fazendo o que te falaram

    talvez te ajude no começo vc ler uma nota e tocar ler a proxima e tocar sem se preocupar em descobrir a musica
    tinha um pianista (não sei se era o chopin ou o lizst) que falava para os alunos dele na primeira leitura segurar 5 seg cada nota então passar para a proxima, sem se preocupar com as figuras de tempo
    depois fazer a mesma coisa com 4 seg, depois com 3... 2 .. ...1 e então colocar os tempos

    Fernando Gouveia
    Veterano
    # out/05
    · votar


    É meu amigo... como o pessoal disse ai... vc precisa de um bom professor, explica pra ele a sua história... o metodo que foi utilizado e procure estudar metodos reconhecidos.. por exemplo o Pozoli!

    Começa fazendo escalas (Hanon) ... de inicio com 1 oitava... depois 2
    aumentando o tempo gradativamente ... e o mais importante... usando os dedos certos.

    Outro dia estava vendo um tecladista tocar na igreja... toca muito bem... porém nao tinha tecnica alguma, só faltava dobrar a mao ao inverso pra tocar... as notas saiam... mas ele fazia muita coisa sem necessidade... nada como um dedão passando no meio da mão pra resolver...

    Enfim... o segredo é: ESTUDAR, ESTUDAR e ESTUDAR

    corra desses metodos MILAGROSOS ( tudo que ver "mais facil" corra... vc nao vê essas empresas "Compra isso que vc vai emagrecer"... tem um amigo que trabalha comigo vive tomando essas coisas e de que adianta??? a mesma coisa é pra música... se esforce que vc vai conseguir a tocar direito )

    Valew

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # out/05
    · votar


    jakobus

    Ja experimentou tocar de ouvido?????????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda Urgente - Leitura musical