Tem ou tocou escaleta?

Autor Mensagem
Pianist
Veterano
# dez/07


Falaê pessoal,
Queria saber se alguém aqui tem ou já tocou escaleta, e que avaliasse se vale a pena ter uma pra tocar em "Serenatas" com o grupo de louvor da igreja?

O que vem a ser uma serenata?*
É quando tocamos na parte da noite em algum lugar público, ex: a casa de alguém que frequente a igreja... ou até mesmo praças...

Falou!

fábio_soul
Veterano
# dez/07
· votar


Pianist

Cara, o outro tecladista que toca junto comigo em uma banda católica tem uma e quase nunca usa. De certa forma, acho interessante a escaleta, mas só se você for do tipo de tecladista que gosta (e sabe) de encher de firulas no meio das músicas, porque se for para comprar uma escaleta e querer fazer harmonia das músicas não dá, né cara!!! Os caras que estiverem junto com você vão querer arrebentar a sua escaleta no meio. Mas, se eu tivesse dinheiro sobrando, compraria uma pra colocar na minha Stay em cima do TR e ainda falava pra todo mundo que é um controlador MIDI.

tecladomax
Veterano
# dez/07
· votar


Pianist

Eu tenho uma

comprei por que no proximo CD da minha banda irei gravar 2 solos de 2 musicas com ela, ai no show vou fazer uma performance no palco na hora de solar com ela

e tem outra

semprei tive inveja dos caras tocando violão na praia ou no campo onde não tem uma tomada pra ligar o teclado

agora com a escaleta toco em todo lugar

rsrsrrsrsrrs

abraços!

Pianist
Veterano
# dez/07
· votar


tecladomax
HUHUAAHuUAHuHAA boa boa...

fábio_soul
Eu sou o tipo do tecladista que completa qualquer firula sobrando ahuhauhauaha... qualquer tempo extra que tive e dá pra por nota eu ponho ahuauaahuahuah...

Mas o que eu estou dizendo é o seguinte... eu não quero usá-la pra ficar fazendo a base da música quero usá-la como um instrumento de sopro ex: flauta, sax... porque às vezes não temos flautistas ou saxofonistas com agente daí fica só o violão e não tem os solos... quero usá-la assim! Entende? Como se fosse uma gaita, flauta... ou qualquer outro instrumento de sopro...

Dá certo?

Ah... alguém sabe alguma música que tenha escaleta ou alguém que toque e tenha gravado em mp3?

Falou!

fernando tecladista
Veterano
# dez/07 · Editado por: fernando tecladista
· votar


comprei uma por impulso e ela está guardada aqui até hoje, usei algumas vezes, é interessante

já tive casos de "serenata" e por brincadeira eu levo um casio a pilha que eu tenho aqui

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/07
· votar


Pianist
Acho que dá sim, cara. Eu já vi ela sendo usada para esse fim e ficou bom. Eu teria uma com certeza!

Pianist
Veterano
# dez/07
· votar


fernando tecladista
Tenso... =/

Daí que bate o medo...

abirex
Veterano
# dez/07
· votar


Olha eu já toquei em algumas mais nunca tive, porém seria um instrumento que teria se tivesse grana sobrando.

Bandas que já utilizaram, tem nenhum de nós, Estatura Mediana, deve ter mais, mais não é um instrumento muito difundido não

acho que é mais interessante aprender uma gaita de boca

um abraço
Abiran

Pianist
Veterano
# dez/07
· votar


abirex
O lance é esse... eu até que sei alguma coisa de gaita de boca, mas acho que o processo de evolução é mais complicado, sozinho dá pra ir até um certo ponto depois fica muito difícil, já que também não há muita gente que toque e que você possa pescar alguma coisa.

Daí pensei na escaleta, já que o som é parecido...

O modelo CSR, acho que é isso, é bom? Pois vi uma e a diferença de preço para uma Yamaha é quase de 4x...

E outra coisa... tem como afinar uma escaleta?

Falou!

leandro rodrigues
Veterano
# dez/07
· votar


Escaleta é uma das minhas resoluções de ano novo... hehehe... Tô afinzão de comprar uma. Já pensou poder levar ela pra todo lugar?? Além de explorar as sonoridades q ela permite, vou competir pau a pau com os chatos da rodinha de violão de churrasco. Meu sonho é fazer uma rodinha de escaleta...

O bom desse instrumento é o som dela, som de Harmônica.

Mas tirando isso...

storrecilha
Veterano
# dez/07
· votar


Pianist
E outra coisa... tem como afinar uma escaleta?

Cara, escaleta tem o mesmo dispositivo de som da gaita e acordeon, ou seja, as palhetas, com o tempo, podem desafinar sim, aí é levar para alguém que afina gaita de boca ou acordeon, pelo que eu andei lendo sobre acordeon, geralmente compensa mais trocar as palhetas se estiverem muito desafinadas...

storrecilha
Veterano
# dez/07
· votar


para ouvir o som de escaleta, procurem no youtube por "melodica"

kiki
Moderador
# dez/07
· votar


que curioso, escaleta é melodica e gaita é harmonica

eu tenho, uso pouco, só pra brincar. a vantagem é que eu erro menos que na gaita.

Pianist
Veterano
# dez/07
· votar


kiki
Você toca gaita?
LEGAL! Tenho uma Black Blues em G, a minha primeira foi uma FreeBlues em C mas não durou muito!

Você tem msn? Tem algum material de gaita? Ou sabe algum músico que toque bem a gaita?

Falou!

Música de Preto
Veterano
# dez/07
· votar


leandro rodrigues
Escaleta é uma das minhas resoluções de ano novo...
Com certeza! Assim como acordeão também. Já até encontrei um a preço acessível, da Groovin'. digo assim porque, segundo já ouvi falar esse instrumento é caríssimo! Quanto a escaleta, já vi um de 250 e outra de 55 reais(!). Já toquei em uma e sensação é fantástica!

Tiagão
Veterano
# abr/08
· votar


algum tem metodos de escaleta por favor me ajudem eu to procurando e nao acho em lugar nenhum por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!, eu comprei uma e num sei nada eu queria alguma teoria da escaleta ele eh piano ou sopro, eu vo tocar soprano, tenor, baixo ou oq? eu num sei eu cosigo tocar q tipo de musicas com ela? ela eh pra solar ou acompenhar, ela tem do re mi fa sol la como que eh!!!!!!!!!!!!!!!!

mano_a_mano
Veterano
# abr/08
· votar


Tiagão
ele eh piano ou sopro,
É "ambos". Tem que tocar as teclas, mas também tem que soprar. Mas não é apenas soprar, tem toda uma técnica de respiração, que é quase idêntica à de quem faz canto. Não dá para largar o ar todo de uma vez só, senão logo fica sem fôlego e não tem como fazer frases mais longas no instrumento.

eu vo tocar soprano, tenor, baixo ou oq?
Soprano.

eu cosigo tocar q tipo de musicas com ela?
Qualquer uma. A escaleta é um instrumento que cai bem em praticamente todos os gêneros musicais.

ela eh pra solar ou acompenhar
Ela é principalmente um instrumento para solo - não é por acaso que o seu nome original é "melodica", enquanto a gaita de boca é chamada "harmonica". Mas nada impede que se faça harmonias com ela também, pois é possível tocar mais de uma nota ao mesmo tempo.

ela tem do re mi fa sol la
Ela tem todas as 12 notas da escala cromática:

- dó
- dó#/réb
- ré
- ré#/mib
- mi
- fá
- fá#/solb
- sol
- sol#/láb
- lá
- lá#/sib
- si

Eu conheço modelos de 32 e de 37 teclas. Tem alguma diferente?

Videomaker
Veterano
# abr/08
· votar


Tenho uma escaleta azul com 37 notas da CSR, que já desafinou 2 notas.
Fico doido quando chega um "inteligente" e pergunta se é de brinquedo...!!!

fernando tecladista
Veterano
# abr/08
· votar


Fico doido quando chega um "inteligente" e pergunta se é de brinquedo...!!!
junta isso com o fator de toda escaleta que eu vi ter cor de calcinha

Videomaker
Veterano
# abr/08 · Editado por: Videomaker
· votar


kkkk.... azulzinha com cor de calcinha,

até que rimou, né Fernando...???

kkkkkkk......!!!!

liliane.coimbra
Veterano
# abr/08
· votar


VIDEOMAKER
Tenho uma escaleta azul com 37 notas da CSR, que já desafinou 2 notas.

Como assim?
Tem como afinar novamente?

Tiagão
Veterano
# abr/08
· votar


o manos valeu pala dica, ontem eu falei com minha vizinha que toca teclado ela me deu uns toques eu descobri q a minha escaleta veio com manual sim mas eu não entendi as instruçõesa minha escaleta e yamaha 37 teclas o manual dizia que as notas iam de fá uma oitava abaixo até ´fá uma oitava acima sendo as brancas as naturais e as pretas sustenido ou bemol (esse papo de uma oitava acima e abaixo eu num sei se eu to falando do jeito certo, mas eu acho q soa bonito) eu não sei muito bem teoria, eu toco flauta doce, aprendi meio q sozinho e de teoria eu sei na raça.

a escaleta p37D
metodo partitura

fá= 3 abaixo
sol=espaço
la= 2 abaixo
si=espaço
do= 1 abaixo
re=espaço

* mi= 1 linha
fa= espaço
* sol= 2 linha
la= espaço
* si= 3 linha
do= espaço
* re= 4 linha
mi= espaço
* fa= 5 linha

sol= espaço
la= 1 acima
si= espaço
do= 2 acima
re= espaço
mi= 3 acima
fa= espaço

essas são as 22 teclas brancas naturais

Pianist
Veterano
# abr/08
· votar


Falaê galerinha gente boa...

Então estão falando de Escaleta novamente? De vez em quando eu penso em ter uma, só penso rsrs, mas tem umas coisas que me desanimam, não é do preço que estou falando hehehe... o que acontece quando uma nota começa a desafinar? Você perde a escaleta ou tem como afinar igual agente afina violão? =]

Falou!

mano_a_mano
Veterano
# abr/08
· votar


Pianist
Dá para afinar sim, mas eu ainda não sei de que jeito. E por falar em afinar, a minha está precisando disso. Tem um Lá que já está em cerca de 437Hz...

Pianist
Veterano
# abr/08
· votar


mano_a_mano
Hehehe... mas então tem como afinar né? Menos mau... A afinação certa é 420mhz né?

Falou!

mano_a_mano
Veterano
# abr/08
· votar


Pianist
A afinação certa é 440Hz, que é a freqüência exata da nota Lá.

Marcos Bruxo
Veterano
# abr/08
· votar


fábio_soul

firulas no meio das músicas, porque se for para comprar uma escaleta e querer fazer harmonia das músicas não dá, né cara!!! Os caras que estiverem junto com você vão querer arrebentar a sua escaleta no meio.

Realmente os Harmonicos fikam bem "Chatos".
kara axo que a melhor forma de se usar este intrumento é komo vc diz: ...em cima do TR e ainda falava pra todo mundo que é um controlador MIDI.

Kara vou fazer isso!!! muito bem bolado!!!!

fernando tecladista
Veterano
# abr/08
· votar


comprar uma escaleta e querer fazer harmonia das músicas não dá
escaleta é mais pra solo, ou no maximo algumas frases com terças tentando imitar gaita (de boca)
se quer fazer harmonia mesmo vai ter que ser de sanfona

Marcos Bruxo
Veterano
# mai/08
· votar


komo foi falado a cima "sanfona realmente o timbre deste instrumento lembra bem isso msm uma sanfona

Pianist
Veterano
# mai/08
· votar


Alguém tem aquelas escaletas de 50 pila?
Funfa bem? =]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tem ou tocou escaleta?