Linhas de baixo - Hammond

    Autor Mensagem
    gustavocp
    Veterano
    # nov/07


    Eu gostaria de discutir algumas técnicas de bassline no Hammond.
    Esse assunto é amplo e existem muitos estilos, onde cada organista cria o seu e cria uma identidade própria nas suas linhas de baixo...
    Eu leio que a maioria dos organistas de jazz fazem as linhas de baixo com a mão esquerda e usam o pedal para auxiliar, marcando as notas tonicas bem stacatto no pedal, rapidamente só para dar aquele efeito de 'pluck' no início das notas do baixo como se fosse um contra-baixo de cordas.
    Essa técnica pelo visto é a mais usada pelos organistas. Nomes como Jimmy Smith, Jack McDuff, Joey DeFrancesco, Jimmy McGriff são todos adeptos deste estilo.
    Ouvi falar também que muitas vezes as notas que são tocadas com o pedal não precisam nem ser no mesmo tom da música, pois é tão rápido e grave que o som da nota acentuada no pedal fica comprometido. O Joey DeFrancesco até disse que às vezes pisa em várias notas do pedal ao mesmo tempo, em algumas horas da música pra dar intensidade no acento do baixo.
    O argumento é o de que marcar linhas de baixo no pedal do Hammond é uma ferramenta mais rítmica do que melódica...
    Tem alguns casos que eu sei que o organista faz a linha do pedal exatamente igual a que ele faz com a mão esquerda.
    E tem ainda aqueles monstros da cordenação que fazem a linha de baixo somente com o pedal e deixam a mão esquerda livre para fazer acordes ou comping. Além da dificuldade e do cansaço, essa última forma não permite a execução de grace notes (aquelas notas tocadas bem rápido antes da nota principal do baixo, que o Jimmy Smith usa, por exemplo).

    Eu queria saber de vocês que tocam Hammond no jazz, blues, funk, etc... como vocês fazem as linhas de baixo?
    Qual técnica que você mais usa?
    Prefere tocar de sapato, meia ou pés descalços?
    Vocês costumam usar bastante grace notes?
    Tem algumas linhas de baixo clássicas que vocês mais gostam?

    Era isso... Valeu!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    gustavocp


    Cara, um exemplo de baixo feito na pedaleira, ela utiliza o Lower mais como percursão.




    Abraço.

    gustavocp
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Ah... Sim, a dona Barbara...

    Mas tem um detalhe, eu acho que ela usa um daqueles módulos com som de string bass no pedal...
    É, ela é a única que eu conheço que toca desse jeito. Baixo completo no pedal e mão esquerda acompanhando o solo com comping e acordes...

    Matadora!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    gustavocp


    Acho que ela usa o som de piano do módulo. Tem um outro vídeo, vou postar hehehehe


    http://br.youtube.com/watch?v=60ut7yIuCEY



    Eu tenho a impressão que ela usa apenas o módulo para sons de piano, mas posso estar enganado.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    É, ela é a única que eu conheço que toca desse jeito. Baixo completo no pedal e mão esquerda acompanhando o solo com comping e acordes...

    Essa moça ai eu não conhecia! Mas achei o máximo. Nunca tinha visto "Hammondistas" mulheres. E garanto que fiquei muito impressionado com o Feeling Jazzistico dela! ele é excepcional!

    gustavocp
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu concordo, o feeling jazzístico dela é muito bom mesmo...

    Tem a Rhoda Scott também, que era conhecida por tocar com os pés descalços...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    que era conhecida por tocar com os pés descalços...


    Que exitante hehehehehehe

    storrecilha
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Cara, Barbara Dennerlein destroi no Hammond... Super Jazz...

    gustavocp
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Ninguém aqui toca os baixos do jazz com Hammond?

    :-/

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Eu aprendi na marra, fazia um trabalho apenas com Doors, e segurava o baixo. Difícil pra caramba, mas um puta aprendizado. Claro que eu não chego nem perto desses aí em cima, mas eu tento hehehehe
    E o massa é que depois que você acostuma fica mais natural a independência das mãos. E é legal também porque quando eu vou tocar um som de piano ou e.pianos dá para fazer o baixo neles também, sem parecer estranho. Até para MPB o que eu aprendi com os baixos do Hammond me ajudam, por exemplo as partituras do Tom Jobim tem a parte de baixo, que eu consigo tocar mais naturalmente do que se não tivesse aprendido a fazer os tais baixos. Mas é claro: muito estudo e paciência, que a coisa demora, e eu ainda estou longe de chegar perto do que eu quero tocar...

    Victorkeyboard
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mas é claro: muito estudo e paciência, que a coisa demora, e eu ainda estou longe de chegar perto do que eu quero tocar...

    exatamente, sempro penso assim, ja fiquei quase o dia inteiro as vezes pra tirar alguma musica ou parte de uma musica e o resultado é satisfatório qdo se tem paciencia, força de vontade e 1 ano e meio só de aula q eu tive à 6 anos atras

    Eduardo 336
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    Bá! os baixos do Doors é f**a de fazer.
    To começando a pegar as músicas agora por livre e espontânea vontade e to quebrando a cabeça aqui, muita cordenação...
    Só no Doors já da pra tirar um bom aprendizado mesmo, eu ando vendo cada coisa e cada vez eu reforço a idéia de que pra dominar mesmo só fazendo umas aulas...

    falow

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Só para constar: eu estava lendo meu post e parece que eu já mando muito de baixos. Mando nada, estou apenas começando, a estrada é longa hehehe. Com certeza tem muita gente aqui no fórum que manda de verdade, e não é meu caso, por enquanto hehehe.

    Eduardo 336
    Se eu tivesse feito aulas eu teria economizado alguns anos de estudo... aula é sempre bom...

    gustavocp
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: gustavocp
    · votar


    É... O que eu mais ouço e que mais me influencia (diretamente ou indiretamente) é o uso do pedal do hammond no jazz...
    Basicamente, eu faço (tento fazer) as linhas de baixo com a mão esquerda e uso o pedal pra fazer o 'thump' das notas do baixo.
    Eu acho legal porque dá pra fazer as linhas de baixo com aquelas 'grace notes' que quase todo hammondista no jazz usa. Aquelas notas quase imperceptíveis mas que estão lá, um pouco antes das notas do baixo que dão aquele groove no som.
    Tipo, eu não toco nada bem, mas acho incrível as linhas de baixo de caras como o Jimmy Smith, Tony Monaco, Joey DeFrancesco e Johnny Hammond Smith...

    Se alguém nunca ouviu uma música chamada 'The Sermon' do Jimmy Smith, confiram e vejam como o baixo que ele faz parece muito com um baixo de cordas... Como dizem os caras, não é a toa que chamavam ele de 'The Incredible'...

    rodrigosdl
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Olá!! estou iniciando o estudo sobre hammond, gostaria de indicações de estudos básicos com partituras e etc e tal..

    rodrigosdl
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Olá!!
    Comprei recentemente um simulador de hammond.
    Gostaria de indicações de onde posso conseguir na web, materiais de estudo básico, com partituras e etc e tal..

    Grato!

    Abraços!!

    gustavocp
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Olá!

    Legal, qual simulador você comprou?
    Tá feliz e ficando acordado até as 4h da manhã testando timbres e tocando? hehe

    Tem uma revista on-line... acho que é www.b3player.com
    Dá uma olhada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Linhas de baixo - Hammond