Hammond, Rhodes, Wurlitzer, Acústico, Synths: algo pessoal.

    Autor Mensagem
    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07


    Vou tentar explicar porquê o gosto por eles.
    Comecei a tocar flauta aos 9 anos de idade, e minha professora do colégio falou pra mamãe que eu tinha ouvido pra coisa. Fiquei animado, puxa tenho tendência pra alguma coisa. Ganhei um tecladinho, e passei as músicas que sabia da flauta pro tecladinho, sem nem pensar. Afinal uma nota é nota em qualquer lugar. Aí tirei o Bolero, de Ravel, de ouvido, ouvindo todo dia, ás seis da tarde, aquela rádio que sempre tocava aquela música naquele horário. Fiquei animado. Falei: vou pros acordes. Tirei Let it Be, quase tive um infarto novinho. Muito bom. Várias notas conversando.
    Aí alguém falou: compra algo mais "completinho" pra ele. Chegou meu 5 oitavas. Quase tinha orgasmo tocando hehehe.
    Os anos passam, eu com 17 anos, um baterista me convocou para tocar. Banda boa, bons músicos. Não queria, minha música era pra mim. Mas acabei cedendo (mudou minha vida isso).
    Primeiro show: tava tão nervoso que a primeira música "toquei" com o volume no mínimo. Tremia tanto que se fosse coçar o nariz acertava o olho.
    Aí acostumei, tocava em três bandas, mas o teclado não ajudava (Minami mc-200A). Passei muito tempo tocando sem um instrumento legal. Hoje em dia percebo que a performance está sim ligada a qualidade que você tem a disposição. Por isso sempre brigo, porquê qualidade é qualidade, e ter o que é legal não é ruim, pelo contrário é muito bom. Vejo comentários hipócritas e invejosos que desmerecem a busca pela qualidade, mas eu entendo, cada um na sua. Mas eu quero ter o melhor, em termos de som, equipamento, e não deixo que essa promiscuidade hipócrita interfira nos meus objetivos: tocar o melhor que eu posso, no melhor instrumento que eu puder, e quiser...

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Timbre ruim é horrível em qualquer instrumento...

    Talvez eu esteja enganado, (com o meu ínfimo conhecimento sobre teclados eletrônicos) mas (infelizmente) parece que no mundo das teclas, qualidade tem um peso muito grande no timbre...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    Mas eu quero ter o melhor, em termos de som, equipamento, e não deixo que essa promiscuidade hipócrita interfira nos meus objetivos: tocar o melhor que eu posso, no melhor instrumento que eu puder, e quiser...

    Eu não tenho inveja de ninguém, meu Alpha-1 é ótimo em tudo o que eu preciso e não ha Fantom melhor que ele... :)

    Brincadeiras à parte, eu concordo com você. Tem muita gente que fala: "O que adianta ter tanta qualidade assim no palco se as pessoas não estão nem aí pra qualidade ou não conseguem diferenciar um timbre bom de um timbre ruim etc...". No meu ponto de vista, eu quero ter os melhores timbres, mas não é pra receber elogios nem pra agradar público.... é simplesmente: pra mim mesmo. Um timbre bom ajuda muito a desenvolver o ouvido pra notar as sutis diferenças entre as notas, expressões, sentimento etc...

    Mas por favor, não vamos começar de novo com "Feeling x Técnica", "De volta a simplicidade", "Rufles x fandangos" etc...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    Mas eu quero ter o melhor, em termos de som, equipamento, e não deixo que essa promiscuidade hipócrita interfira nos meus objetivos: tocar o melhor que eu posso, no melhor instrumento que eu puder, e quiser...

    Eu não tenho inveja de ninguém, meu Alpha-1 é ótimo em tudo o que eu preciso e não ha Fantom melhor que ele... :)

    Brincadeiras à parte, eu concordo com você. Tem muita gente que fala: "O que adianta ter tanta qualidade assim no palco se as pessoas não estão nem aí pra qualidade ou não conseguem diferenciar um timbre bom de um timbre ruim etc...". No meu ponto de vista, eu quero ter os melhores timbres, mas não é pra receber elogios nem pra agradar público.... é simplesmente: pra mim mesmo. Um timbre bom ajuda muito a desenvolver o ouvido pra notar as sutis diferenças entre as notas, expressões, sentimento etc...

    Mas por favor, não vamos começar de novo com "Feeling x Técnica", "De volta a simplicidade", "Rufles x fandangos" etc...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    hehe

    Foi mais um desabafo mesmo. É que toquei ontem em um piano de verdade e fiquei emocionado...

    _SIDERADO_
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    Amigo, tocar em um Fritz Dobbert meia calda realmente deixa qualquer um emocionado. Imagina então como será tocar num Steinway Model D. Deve ser algo próximo do nirvana.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    _SIDERADO_


    Deve ser magnífico.

    storrecilha
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    Cara, compartilho bastante do que vc relatou, o contato desde pequeno com a musica, o prazer que proporciona um bom instrumento.
    Concordo que ter um bom instrumento além de ajudar na qualidade do som, ainda oferece um grande incentivo ao estudo. Recentemente comprei um piano acustico de armario, nossa, foi o realizar de um sonho de infancia! Estou estudando muito, mas muito mais que antes...
    E quanto aos teclados tb acho que um bom instrumento ajuda, mas eu particularmente, prefiro um teclado com bons, mesmo que poucos, timbres. Para mim, menos é mais, porque exige de mim mesmo mais desenvoltura. Por isso que ainda pretendo ter um Nord Electro, ou algo semelhante.
    Acho um excelente exemplo o do Hammndo B3 que trocou para um teclado considerado não-top e esta fazendo um excelente trabalho! O fato é que os teclados em geral exigem bastante trabalho prévio de programação e seleção... não são como um piano, por exemplo, cru, puro, sem variações. Por isso que eu prefiro os sons de piano acustico, rhodes e hammond... para mim é mais que suficiente!
    O que noto é que há um certo extremismo nos comentários a esse respeito... sempre se associa os extremos, mas o teclado não faz A musica, quem a faz é O musico, e todo trabalhador deve ter sua ferramenta!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    storrecilha


    É isso aí, falou tudo. Como deve ser bom ter um piano em casa. Eu raramente toquei piano ma minha vida, então cada vez que encosto em um eu assusto. É muito diferente de um teclado digital, mesmo porque o instrumento vibra com o som.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    otimos comentarios

    Mthskrt
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cara, o que está acontecendo comigo hoje é bem o que vc falou mesmo. Estou ensaiando aqui para tocar num festival de natal, 14 músicas. Tudo muito legal, todo mundo mó supimpa, temos metais e percursões muito criativas e interessantes.
    só que pela falta de teclado melhor na casa, estou treinando com um PSR-78. Dá até pena de tocar nele, é foda de entender alguma coisa quando se têm acordes, ou seja: o inferno.
    Toquei ontem na casa de um amigo todas as músicas no piano de meia calda dele (pobre coitado...), pensei que estava de volta ao Paraíso - tudo parecia certo e perfeito, todas as músicas.

    Sim, qualidade de instrumento faz a diferença. Só que qualidade de músico é mais significativo quando o instrumento é muito bom em dois casos (claro, darf).


    "Rufles x fandangos" etc...

    CALA A BOCA PORRA, FANDANGOS É MUITO MELHOR!



    Foi mais um desabafo mesmo. É que toquei ontem em um piano de verdade e fiquei emocionado...

    Fato xD Piano de verdade é foda \o

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    fernando tecladista


    Valeu, a turma sabe o quanto é complicada essa questão. Vira e mexe alguém se incomoda e deixa um recado que vai por aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hammond, Rhodes, Wurlitzer, Acústico, Synths: algo pessoal.