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jeje Veterano |
# nov/07
Bom dia.
Tenho um teclado korg n364, recentemente adquiri um notebook, com o qual gostaria de guardar timbres para enviar para o teclado, só que tenho dúvidas a respeito disso.
Tais como:
Como enviar para o notebook?
Qual programa usar?
Posso usar placa de som onboard? ou devo comprar uma offboard?
Caso tenha que usar uma placa offboard, gostaria de uma indicação da melhor.
Agradeço a todos que possam me ajudar.
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ALE ZAMORA Veterano |
# nov/07
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Amigo voce nao pode mandar timbres pra seu teclado... voce tem que trabalhar com o banco dele. Conecte ele no pc pelo cabo midi.. se seu computador nao tem porto midi, voce poce conseguir uma placa de som que tenha (como MBOX2 ou M-AUDIO FW410 ou assim por diante) Se seu teclado conecta pelo USB... melhor ainda porque nao tem que gastar dinheiro em placas, ja porde trabalhar com placa interna. Depois instale Sonar (mais basico) ou protools (mais potente) para criar seus midis e asigne os canais e timbres pelo comando do canal. Envie pelo cabo pra o teclado e tenha um bom show.
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jeje Veterano |
# nov/07
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Amigo,
Você deve estar enganado. Em um estúdio quando você está gravando, você pode estar com um teclado com poucos timbres. Ex: SP88 e fazer com que ele tenha mais timbres. Você não trabalha com um banco SP88 mas com um banco externo via midi. O que eu gostaria é poder usar pianos e ógãos para meu teclado.
Sei que é possível, só não sei o caminho. Agradeço sua ajuda.
Agradeço quem me consiga uma possível solução.
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johnny_floripa Veterano |
# nov/07
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jeje
Procure aqui no cifraclub tópicos sobre VST. Tem muita coisa e algo pode te ajudar.
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Mauro Lacerda Veterano |
# nov/07
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Procure aqui no cifraclub tópicos sobre VST. Tem muita coisa e algo pode te ajudar. (2)
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camiloaquino Veterano |
# jan/12
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Galera estou com uma dúvida que pode ser banal pra quem já lida com MIDI há mais tempo.....mas ainda sou muito cru no assunto. Minha dúvida é a seguinte: Tenho 2 teclados (ou módulo) e quero utilizar os sons desse teclado ou módulo mas tocando nas teclas do outro teclado. Quando ligo os cabos MIDI, consigo utilizar os sons dos 2 teclados ao mesmo tempo (ou o som do teclado + o som do módulo)? Ou se ligo em MIDI, só consigo utilizar o som de um equipamento sem utilizar os recursos do teclado controlador? Valeu
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Edson Caetano Veterano
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# jan/12
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camiloaquino Como pode o Midi um padrão de décadas ainda nos deixa com tantas dúvidas hehe eu ainda vou te falar que ainda encrenco nisso aí, e por conta disso só fiz até hoje conexoes simples Midi do tipo Teclado - Interface - PC
Quando se trata de teclado, nunca pensei em fazer o caminho de 2 vias, fazer o teclado ser controlador e controlado, normalmente aqui, eu conecto o teclado com as melhores teclas para controlar o teclado com os melhores timbres, um simples cabo midi In no Out já resolveu
Já que deu a deixa, vou perguntar tambem, e o Midi Thru como utilizar
Sei que tem uns caras feras em Midi com ampla experiencia com módulos aqui... nem vou citar o nome heim hehehe
no aguardo
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danielcatolico Veterano |
# jan/12
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camiloaquino
Cada equipamento é único em suas configurações. Tem que ler o manual na parte de especificações. Mass...
No geral os presets trabalham recebendo em todos os canais. Nesse "pensamento preset" a transmissão geralmente e feita no canal 1. Também, normalmente, além de transmitir, executa.
Ex. ligue os teclados KeyA e KeyB (Out-----In, um cabo MIDI). Quando vc tocar um Dó o teclado KeyA, será transmitido seu próprio som do KeyA (outputKeyA) e será transmitido o mesmo Dó em MIDI para o KeyB que o executará com o som (outputKeyB) que estiver no canal 1. Ou seja, sairá os dois.
Mas tudo isso é manipulável nos controles internos ou externos.
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tmurback Veterano |
# jan/12
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Edson Caetano Pelo que já pesquisei é o MIDI Thru reenvia tudo o que recebe no MIDI In, o que já não acontece no MIDI Out.
Exemplo 1 KeyA Out >> KeyB In KeyB Out >> KeyC In Tudo o que for tocado em A será recebido e reproduzido por B, mas as mensagens MIDI não chegarão a C. Assim, C somente receberá mensagens e reproduzirá o que for tocado em B - e no próprio C, obviamente.
Exemplo 2 KeyA Out >> KeyB In KeyB Thru>> KeyC In Tudo o que for tocado em A será recebido e reproduzido por B e por C.
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danielcatolico Veterano |
# jan/12
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Pelo que já pesquisei é o MIDI Thru reenvia tudo o que recebe no MIDI In, o que já não acontece no MIDI Out.
Isto é um conceito/orientação a ser seguido por equipamentos MIDI.
Mas nem sempre é assim. Muitos equipamentos retransmitem em MIDI Out.
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tmurback Veterano |
# jan/12 · Editado por: tmurback
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danielcatolico Realmente, isso varia de equipamento para equipamento, tem uns até que são configuráveis, tipo, se você quer que a porta Out retransmita ou não os comandos MIDI, ou seja, se quer que ela funcione como uma Thru. Aí, cada um tem que dar uma explorada no seu equipamento pra ver que opções ele oferece.
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Edson Caetano Veterano
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# jan/12
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Perguntei da Thru, porque to vendo que um monte de equipamento ta vindo sem elas, meu SP por exemplo, queria fazer ele controlar o Kronos junto com outros teclados, na verdade ligar tudo que eu tenho de teclas, imaginava que isso só seria possível com o Midi Thru repassando o sinal
To vendo que alem da lista telefonica do Kronos Manual vou ter que pegar todos os outros manuais e distrinchar o capitulo Midi novamente hehe
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danielcatolico Veterano |
# jan/12
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To vendo que alem da lista telefonica do Kronos Manual vou ter que pegar todos os outros manuais e distrinchar o capitulo Midi novamente hehe
Esse é o mais sensato a se fazer. Não conheço as funçoes do SP; mas, se te serve de consolo, muitos equipamentos são presetados para usar o MIDI Out como se fosse Thru.
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fernando tecladista Veterano |
# jan/12
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Pelo que já pesquisei é o MIDI Thru reenvia tudo o que recebe no MIDI In isso
Mas nem sempre é assim. Muitos equipamentos retransmitem em MIDI Out
percentualmente é muito pouco comparando com o que se tem por ai, então não dá nem pra considerar muito isso era comum em sequenciador externo já que se liga um teclado no sequenciador e esse sequenciador comanda um módulo então tinha um botão lá de midi merge (ou midi echo?) que fazia isso, assim o controlador e o sequenciador usavam o mesmo módulo
porque to vendo que um monte de equipamento ta vindo sem elas
vejo isso como uma forma de empurrar as vendas para teclados maiores,, pelo gasto em si, deve ser um soquete mais alguns componentes eletronicos, se isso der 40,00 a mais no preço final deve ser muito
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fernando tecladista Veterano |
# jan/12
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na verdade ligar tudo que eu tenho de teclas, imaginava que isso só seria possível com o Midi Thru repassando o sinal
quais teclados vão entrar nessa brincadeira?
a ideia basica é o midi thru se só tiver um sem midi thru esse fica no fim da fila (chamado cascata) muita coisa ligada começa dar perda de sinal, mensagens erradas, notas presas, não tocadas.... fiz um testes certa vez aqui e não dá pra passar de 4, depende um pouco de cada teclado pra resolver isso tem que arrumar uma "thru box" ou roteador tipo essa: http://3.bp.blogspot.com/-DJY-yK2T6dE/TkMamVwY7QI/AAAAAAAC0jk/i_vdg1YE 3B8/s1600/_MG_9629.jpg
ou
http://www.emwbrasil.com.br/produtos/foto1/grande/_midi_roteador.jpg
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outro problema que você pode encontrar é com equipamentos mais simples aqui eu tenho uma bateria DD-50 e uma DJX eu não tenho como mutar os canais que não quero, então elas tocam tudo que se passa pelos 16 canais midi tive um alpha-1 que tinha umas 3 configurações de canais prontas, uma com mute em uns 8 canais, mais nos impares, outra mais nos pares, outra só aberto os canais do acompanhamento outra o inverso
alguns equipamentos que não nudam o ch 10 da bateria, então não dá pra usar bumbo e caixa de um teclado e usar pratos, bongos de outro porque vai tocar tudo junto
------------------------- se seus equipamentos forem todos bons, você faz o que pensar, se for algum entry level ele até pode te dar dor de cabeça
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_BLACKMORE_ Veterano |
# jan/12
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alguns equipamentos que não nudam o ch 10 da bateria,
apesar de MIDI ser uma comunicação padrão, nem todas as empresas a seguem a risca. Neste seu caso, verifique a possibilidade de utilizar os control change (CC), que é exatamente um tipo de filtro onde a nota só é realmente tocada se o CC for o mesmo. Por exemplo, no teclado Yamaha MM6 se vc enviar uma msg MIDI sem o CC ele reproduz timbres genéricos do padrão MIDI ... agora para vc tocar um órgão e rapidamente pular para um string, por exemplo, basta mudar a CC do órgão para a da string ... o canal MIDI é o mesmo, não muda e isso faz com que possam ser ligados vários equipamentos no mesmo canal, mas apenas o que estiver com o CC certo irá funcionar.
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Edson Caetano Veterano
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# jan/12
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fernando tecladista Tudo começou vários anos atrás quando eu olhava o meu E-66 encostado, eu gosto até dos timbres dele, mais por saudosismo, mas já era, a sonoridade dele ficou totalmente obsoleta, mas desfazer dele que já me acompanha a muito tempo nem a pau, aí que olhei sério para o Midi pela primeira vez, e eu fiquei doente, comecei a sofrer de GAS hehehe
Do meu primeiro cabinho Midi/USB prelude até o K foram rios de dinheiro injetados e isso em 7 anos apenas, para vocês terem uma idéia o meu registro no fórum é de 2006, época que eu entrei aqui para comprar meu segundo teclado que acabou sendo o SP88x, antes era só o E66 solitário
Hoje com a porrada de equipamentos que eu tenho, acabei deixando o E66 de lado novamente, o que eu quero acabar com isso habilitando ele em midi para controlar tambem o K, só não defini o jeito melhor
Na verdade nos ultimos dias descobri que com a nova OS do K eu posso ligar controladores USB direto nele, já facilitou, mas a idéia principal seria
K - como módulo SP88x - como controlador de piano E-66 - como controlador de timbres diversos Nanopad 2 - como trigger de efeitos (este entra direto no USB)
daí como efeito didático midi, iria inserir um a-pro 800 e um umx250 ao sistema, não tenho intençao de uni-los ao K porque o Apro é o controlador oficial da minha DAW Sonar, e o UMX é o controlador oficial do IPad, por enquanto
A treta se dá no E66, como ligar ele ao K, talvez esteja comendo bola,
O SP88 está ligado e funcionando, mas este não tem o thru, então não consigo repassar o sinal para o E-66, e ao contrário utilizando o Thru do Roland para o SP88 eu não consigo fazer funcionar, é isso que está me atrapalhando aqui no momento
Se alguem tiver uma luz...
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fernando tecladista Veterano |
# jan/12
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o midi thru você vai usar pra um teclado controlando 1, 2, 3 outros modulos ou teclados
pelo que entendi você quer o contrario, usar o SP88 + o E66 controlando o Kronos, assim você terá mais 2 timbres diferentes do kronos em outros teclados
eu não conheço o SP muito menos o kronos a fundo, mas pelo que li do SP
achei um manual: http://www.americanmusical.com/ItemFiles/Manual/Kurzweil/SP76-SP88_Man ual.pdf que diz na 5-3 MIDI In Nrm, Mrg This controls what happens to MIDI messages received by the MIDI In port. Nrm (Normal) means that received messages are only interpreted, not resent. Mrg (Merge) means that all MIDI messages (except System Exclusive) are merged with internally generated messages and then resent to the MIDI Out port.
então dá pra fazer o que o danielcatolico comentou
em termos de ligações
[ E66 midi out ] ---->[sp 88 midi in] [sp 88 midi out]---->[kronos midi in]
então você habilita a função de merge no SP e tudo que você tocar no E66 passa pelo SP e sai junto pro Kronos
então configura os canais como por exemplo E66 com midi Tr em CH 02 SP88 com midi Tr em Ch 03 o kronos fica com global em 01 que já deve ser o de fabrica
do kronos eu não sei se eles ainda mantem o conceito do modo prog ser monotimbral (só um canal midi) e no combi ser multi-timbral (varios canais midi) como é nos korgs anteriores
se for assim você tem que criar um combi, com os timbres do kronos usando o ch 01 o timbre (ou timbres em layer) para o E66 no Ch 02 e o CH 03 para o SP mais o nano pad em outro CH
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eu outros teclados que não tem esse recurso do midi merge, existe as merge box tipo essa: http://www.emwbrasil.com.br/produtos/foto1/grande/_midi_mixer.jpg
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essa parte eu manjo um pouco, mas parte dela é na teoria, já fiz essas ligações aqui, quando me emprestaram o sequenciador da alesis MMT 8 certa vez então eu controlava o D-20 com um PSR mais o sequenciador que é a mesma logica de usar o SP
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fernando tecladista Veterano |
# jan/12
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Na verdade nos ultimos dias descobri que com a nova OS do K eu posso ligar controladores USB direto nele
você sabe o que dá pra ligar, se é só um controlador ou trequinhos da korg posso ligar algo mais complexo de outras marcas do tipo uma UM-3G http://www.mensageiromusical.com.br/public/upload/produtos/imagem_1318 4.jpg
com 3 midi in e 3 out e fazer instalação como se faz em um PC?
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Edson Caetano Veterano
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# jan/12
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fernando tecladista Eu estou em recesso, a casa esta reformando e tudo esta desmontado, mas vou testar a sua idéia imediatamente que remontar o studio...
Legal este UM-3G, já tinha visto mas nunca dei bola, dá para jogar toda a tralha no pc
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fernando tecladista Veterano |
# jan/12
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Legal este UM-3G, já tinha visto mas nunca dei bola, dá para jogar toda a tralha no pc eu também achei e dá pra ligar mais duas como escrava da primeira, então posso ter até 9 portas eu comprei uma e acabei comprando outro mês passado com várias portas resolvi o problema dos equipos midi mais toscos onde eles ficam exclusivos com uma saida, os configuraveis já deu pra jogar um ou 2 usando o thru
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