Meu Nord Stage de pobre ! (Tokai TX-5 + Kurz ME-1)

    Autor Mensagem
    Mojo
    Veterano
    # nov/07


    Enfim chegou meu ME-1. Conhecia bem os timbres dele através de vários testes no KME61 (a versão teclado dele) e no próprio PC2 (de quem os timbres são derivados). Mas o fato de como ele se comportaria controlado pelo TX-5 foi totalmente nas cegas. E não é que deu (muito) certo??

    Fácil de se alternar entre o órgão e os timbres do módulo: basta criar um preset com todas as drawbars em 0 e o teclado regulado para sensitivo (como um synth, não um orgão) e voilá, o timbre do modulo ta ali, sem o orgão em layer. Pra voltar pro timbre do orgão, só voltar pra um preset normal e baixar o volume do modulo. CLARO que devem ter modos mais eficientes, mas pra um burro-em-Midi como eu, tá mais do que bom e faz tudo o que eu rpeciso. O interessante é que o transpose do orgão funciona automatico com o modulo, assim como a sensibilidade. Ainda nao descobri como fazer o pedal de sustain funcionar como tal (ele só controla a velocidade da leslie no TX), mas na boa, nao faz muita falta.

    E os timbres? Do caralho, pelo menos os que eu uso. O interessante é que os eletromecânicos dele são quentes o suficiente pra não precisar usar o Ampworks ou qualquer simulador de amp valvulado como ajuda. A não ser que vc queira alguma saturação especifica ou precise dos efeitos externos, é claro. No meu caso, não precisou (e olha que eu sou chato pra isso). Os rhodes são levemente superiores aos do Prokeys, mais "cheios". Os wurlis perdem um pouco na sujeira (sujeira não é distorção), no fator analogico, mas ainda assim são bem realistas. Os clavs são mais brilhantes em geral, mais "mordedores", os do prokeys se encaixam melhor no mix. Cada um com a sua vantagem. Os pianos acusticos são bem mais "dark" no geral, achei menos evidente a troca de layers do que no Prokeys, onde se nota facilmente onde acaba a layer pianissimo e começa a layer forte. Os outros timbres só passeei, posso dizer que os orquestrais, os baixos e os analogicos (são os timbres que eu possa vir a usar um dia) são bem bacanas mesmo. Achei bem facil de se controlar a dinamica, mesmo com as teclas leves do Tokai!!

    Uma coisa interessante: dependendo do registro de drawbars que eu esteja usando, se eu botar um piano do modulo em layer, pode rolar um troço que chamam de Harmonic Beatin, ou seja, briga de harmônicos, já que registros de drawbars são feitos de harmonicos muitas vezes dissonantes entre si, mas que juntos funcionam. Quando se bota um elemento estranho junto, como um timbre de orgão, rola essa briga. Mas se usar só as drawbars brancas e marrons (fundamentais e quintas), os timbres do orgão e do piano se sobrepõem na boa.

    Concluindo, tô bem satisfeito mesmo. É um modulo plug and play, pra galera do palco, à prova de burros como eu queria. Os "editores/fuçadores/sintetistas" se decepcionariam, acho. Mas pra quem quer apenas ligar o teclado e fazer musica (lembra da historia da "volta à simplicidade"? Então), é do caralho.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Demos.....

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Me obrigue!

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    hahaha...

    Agora falando sério, o peso dos timbres é como os do PC2? Será que os eletromecânicos são os mesmos que os do PC2?

    Pq se for, um Setup com um controlador 88 teclas + ME-1 + TX-5 Classic bate o PC2 facinho né, e com muitas possibilidads a mais.

    E os controles de Split, layers, efeitos?? É basicão?

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Agora falando sério, o peso dos timbres é como os do PC2? Será que os eletromecânicos são os mesmos que os do PC2?

    Isso é relativo. Depende do fone (ou do amp) da equalização, etc. Mas os timbres são derivados, talvez um pouco (muito pouco) comprimidos e sem os efeitos do PC2 pra dar aquela empurrada. Mas eu achei muito, muito bom, e já disse que eu sou chato pra timbre vintage? ;)

    Pq se for, um Setup com um controlador 88 teclas + ME-1 + TX-5 Classic bate o PC2 facinho né, e com muitas possibilidads a mais.

    Cada um tem suas vantagens. Não sei como os tais controles/knobs do controller se comportariam em relação ao modulo. Só testando mesmo.

    Mas no meu caso, isso ta muito além do que consigo/quero/preciso.

    E os controles de Split, layers, efeitos?? É basicão?

    Não sei. Como disse, só vi o que preciso. E isso ele faz bem pra caralho. Acredito que não faça nada de muito avançado não. É pra tocar mesmo.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mojo

    O PK era seu ou emprestado, daquela gravação? Tá só com o TX e o módulo?
    Demos... hehehe

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    O PK é e continuará sendo meu hehehe... Ele entra em cena em shows maiores, gravações e etc. Se duvidar, o ME ligado nele tbem, pq não... A idéia do modulo é ter um set mais compacto pra shows menores, viagens, ensaios e etc... O meu QS6.1 que tá sem uso, provavelmente venderei...

    Demos, tô meio sem saco de gravar... Mas vou ver se rola uma com banda...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cara, aproveitando o teu tópico, eu postei um tempo atrás nesse link um vídeo de uma banda gospel australiana onde o tecladista canta tocando o Rhodes, e eu queria saber como fazer (num rompler ou VST) pra deixar o timbre gordo desse jeito.

    No ME-1 ou no PK dá pra deixar ele assim? Reverb, Chorus...?

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Video is no longer avaliable...

    Timbre gordo é válvula, cara... Ou uma boa simulação de válvula, como o Ampworks ou o POD... E equalização... Chorus e reverb vão acabar pasteurizando...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mojo


    Perguntei justamente pelo fato de o módulo ligado no PK poder ser uzado em toda sua extensão=88 teclas. Para pianos acústicos e elétricos as teclas do PK devem ser melhores.
    Vc usa o PK como lower do TX?
    Quanto ao vício de ficar dias editando um timbre, passou hehehe
    Agora estou mais piano, elétricos e hammond. Ando tão calmo que tou até tirando Tom Jobim hehe puta exercício.

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Para pianos acústicos e elétricos as teclas do PK devem ser melhores.
    Vc usa o PK como lower do TX?


    Melhores pq foram feitas pra isso. Mas o TX tem uma ação Fatar que fica entre synth e semi-pesadas muito legal. Lembra as dos QS 6/7. Bem fácil de dar a dinamica, logico q nisso as curvas de sensibilidade do modulo ajudam. Em resumo, a combinação pianos eletricos do ME com a mecanica e os orgãos do TX é um set-up basico, pratico e bem funcional pra rock (especialmente classico), blues, soul, funk e jazz/fusion.

    Ah, nao uso o PK como lower não. Não senti necessidade. Os dois jogos de drawbars resolvem bem.

    AUTOBOT
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sabe, seu Mojo, ainda bem que o senhor é um camarada prudente, ao contrário de uns sujeitos que andaram por este forum há um tempo e eles gostavam dos mesmos sons que vosmecê, tanto que eu falava pra eles:

    - Compra um PC2, rapaz, que tem tudo isso que você gosta, órgãos, pianos e muito mais! - mas que nada. Eles tinham uma tara por um teclado colorado chamado Mord Eletros, que só tem órgão e piano e custa os zoio da cara.

    Acho que até disse pra eles que se o problema era a cor, uma lata de tinta resolvia.

    E eles foram embora assim (menos o tal Fernando, que Deus o tenha)... quebrando a cabeça e não vendo a simplicidade de sua solução.

    Mas o senhor é um cara esperto e fez uma excelente escolha custoXbenefício, seu Mojo... Mojo??? Ei, cê não é o...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mojo

    Ta aí o vídeo:



    Será que só com válvulas mesmo?

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Scoth_Pr

    Aí rola reverb e um trampo no sustain bem forte, mas válvula ajuda demais no quesito gordura. E é um Rhodes de verdade, né amigón... num qué nada né....

    ATOBOB

    meliore como comentarista,ok,abrasus,ok. vose naum mamda im min, thau thau

    ei, e o Motif??

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mojo

    Hum... e vc, como entendido do assunto (sem sarcasmo), o que achou desse timbre? Como tá a técnica e a pegada do cara? Eu seiq ue numa música dessas é complicado falar de técnica, mas o que vc achou no geral?

    Quanto ao AUTOBOB, acho que ele falou que comprou um XS7 num acesso de fúria contra o tecladomax sem ter comprado nada não... Pelo menos é o que se deduz desse anonimato nos posts dele, né Sr. Wilmar?

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Scoth_Pr

    Ah cara, nada de errado ali não, fez o que tem que fazer... Não tem uma técnica propriamente dita não, é mais da hora...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mojo

    Tô perguntando isso pq ultimamente o timbre de Rhodes tá tomando um lugar bem importante no meu Setup de timbres, e é por essas e outras que quero pegar um notebook e ter entre os programas o "Eletrik Piano" da NI... ôôô timbrão de Rhodes e Wurlys!

    Ultimamente meu sonho era um pianão acústico e um teclado pra timbres adicionais... Agora eu me contento com um S90ES ou um PC3, mas quero ter um suitcase original hehe....

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Scoth_Pr
    Tô perguntando isso pq ultimamente o timbre de Rhodes tá tomando um lugar bem importante no meu Setup de timbres, e é por essas e outras que quero pegar um notebook e ter entre os programas o "Eletrik Piano" da NI... ôôô timbrão de Rhodes e Wurlys!

    Duvido que algum hardware top, como esses q vc citou não te dê um timbre idêntico a esses softwares q vc citou, especialmente no mix de uma banda. São do caralho, mas hardware é hardware ao vivo... Galera dificulta um mundo pra ter 0,1 de melhora...

    Agora um suitcase original, aí sim hein.

    AUTOBOT
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: AUTOBOT
    · votar


    Scoth_Pr
    Mojo

    Ok, seus patifes, o cara não pode nem ficar quieto. Vou contar a real:

    - Fiz a compra do XS7 num dia antes em que bati boca com o Tecladomax... e cancelei porque a mulé tava há mais tempo na prioridade da mudança da sala... mas ela pediu com jeitinho... e eu já tava tão estressado com a peleja com o Tecladomax que não resisti à pressão feminina :p

    Além do mais, não pensem que a última palavra aqui em casa não é minha, porque ela é, sim: "Sim, amor!!!"

    Enfim, é como eu digo: CASÔ... CAGÔ!

    Mas meu Motif XS não está longe não. Quero pegar ele até fevereiro. E o incrível preço que eu consegui na Ptylaceh ainda vai valê.

    A única diferença é que talvez eu fique com o XS6.

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    atobob

    pegue um morde eletrico,ok

    sarpa
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Suitcase é suitcase, não tem jeito.

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    A gente vai tocando e descobrindo mais coisas hehehe...

    O prokeys ainda dá um coro nos agudos dos EP´s e Clav´s... natural, pra um teclado com 7 timbres, q a atenção seja maior mesmo nos detalhes... O Kurz comete o crime de transpor os samples nos agudos, e nao samplear nota a nota... Mas enfim, ainda assim, muito bons os timbres e nada q uma boa equalização nao ajude a minimizar... E os médios/graves, que é onde a gente passa a maior parte do tempo, são absurdamente do caralho.

    Eduardo 336
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mojo

    Você disse que fica dimunuindo o volume do módulo pra voltar pro órgão e tal...
    agora vai uma dica/dúvida: o TX não tem os "channels"? tipo.. d repente da pra configurar os timbres do TX no Channel 1 e o módulo no Channel 2, aí quando você quiser passar de um pra outro é só mudar o canal e quando quiser usar os 2 juntos é só "mixar" os dois canais... acho que seria uma boa.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eduardo 336
    Verdade.... tenta fazer isso Mojo eu faço isso no SP76 + JV1010!!! Agora se nao tiver jeito... compra um pedal de volume pra zerar o volume do modulo ai tu nao perde tanto tempo... tipo postei um troço aqui pra ligar o SP76 + JV1010 + PCR300e pra poder controlar tudo junto o JV1010... mais o PCR300 pegava o som do SP ai tinha q arrumar outra porta OUT e ai a putaria era grande ($$$$) resultado... tow usando pedal de volume pra cortar o som do SP... hehehe

    DEMOS ?

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eduardo 336
    ThyagoAmaral

    Por enquanto tá bacana, preciso de poucos timbres, mas com muita qualidade. E isso o modulo me dá. Não preciso mudar 20 vezes por musica e tal, a maioria tem 2 timbres no maximo, piano e orgão, isso dá pra fazer no muque tranquilamente. E o TX não é um controlador muito avançado, não esqueçam disso hehehe... Valeu pela ajuda.

    Por enquanto ainda rola a lua de mel... Vam vê ao vivo.

    Abs.

    adao chagas
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Particularmente eu gosto do timbre do PRO1, que não tem todas as nuances do Rhodes, mas quebra um galho:

    http://br.geocities.com/adao_chagas/prorod.mp3

    Mojo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    adao chagas

    Mais Fusion/Jazz esse né?? Bacana, mas o meu gosto são aqueles mais mordedores, com mais ataque...

    Tá sumido hein cara??

    hehehe abs.

    adao chagas
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Olá Mojo,

    Esse é o problema dos "romplers": você não tem muita opção. Abaixo uma opção mais simples para o Hammond:

    Um abraço

    http://www.youtube.com/watch?v=fblX9o6WSh8&feature=related

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    adao chagas

    Achei leal o timbre do PRO1... se vc forçar ele dá aquela rasgada com overdrive?

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Galera dificulta um mundo pra ter 0,1 de melhora...
    CASÔ... CAGÔ!

    frases sabias neste tópico

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu Nord Stage de pobre ! (Tokai TX-5 + Kurz ME-1)