Roland E60 x korg Pa50.

Autor Mensagem
Canário
Veterano
# out/07


Amigos,

Já vi um tópico a este respeito, mas ainda não consegui ter parâmetros para decidir entre estes dois modelos. Gostaria da opinião dos amigos que conhecem ambos modelos, principalmente a respeito dos timbres, programação de ritmos, sequencer, etc.

Um abraço, obrigado.

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


Canário

pois é

eu tambem estou entre esses 2 teclados

mais estou mais inclinado para o PA

por que tenho um triton le e os timbres do PA lembram um pouco os dele

a maioria dos tecladistas que tocam com arrajador que conheço aqui em Recife me indicaram o PA

daqui pra segunda feira decido qual vou pegar

abraços!

expedifer
Veterano
# out/07 · Editado por: expedifer
· votar


Cara: vou te passar o que me dizeram na loja quando fui comprar um Juno G (dias antes e dias depois):

Tava lá um E80, G70, PA1X, Tyros, PA50, E50, etc. Tive a chance de testar alguns e havia outras pessoas testando outros. Sobre a linha Roland, me dizeram que realmente (não sei porque), a Linha E50/60 não tinha a mesma qualidade sonora do E80 e G70. Talves por ter menos recursos, talves por ter outro processador (isso pode ser improvável), talves por ter menos saidas, etc. Só a Roland pode dizer (se dizer que não há diferença então não há porque se pagar de 5 a 6mil de diferença pros Tops).

Eu gostei muito mais do som do G70, violento e poderoso, contra do E80 pouco mais suave (acredito que nas siglas G e E haja diferença de processador de som apesar de terem os mesmos timbres, não tenho certeza, mas há diferenças em algo entre eles, dai o profissionalismo de 76 teclas e pesadas no G70).

Voltando ao PA50, este na época do lançamento, derivou do PA80 que era o único Top da Korg, passando absolutamente o mesmo teclado para o PA50, apenas sem sampler e HD, só isso mais nada. Diferente do E50 que nunca nasceu Top e nem foi derivado de algum Top pois nem no processamento de timbres tem tal caracteristica.

É claro que devido a tecnologia e avanços, ainda assim o E50 é muito (mas muito mesmo) melhor ate que o VA76 (apenas faltando sampler e teclas) em praticamente tudo, inclusive melhor que o G1000 e demais linhas anteriores, seja qual for da Roland. Só isso lhe credencia qualidade. Mas como nem tudo é perfeito ou o máximo, tai na Roland o E80 e G70 como superiores, dai os preços mais altos, mais acessórios, funções, etc. Dai a eu por falta de grana pra comprar um G70, comprei um Juno G pra ser controlado por um arranjador, fui feliz e hoje posso dizer que tenho um G70 disfarçado pois além de ter testado o G70, comprovei que o Juno G tem os mesmos timbres que são do Fantom X. Estou muito feliz.

Pra resumir: se vc gosta de som que consiga ser "violento" e dê o máximo que puder, escolha o PA50 pois é "pau para toda obra" como se diz na giria pois toca bem todos os ritmos brasileiros. Já se vc gosta de um teclado com "mais postura", mais comportado, para sons mais "finos", nobres e de alto nivel sem ser violento, pesado e querer aparecer, sua escolha é o E50. Isso a grosso modo e sem entrar em detalhes de timbragem.

Foi o que me passaram e ouvi inclusive de músicos experientes testando lá os teclados.

expedifer
Veterano
# out/07 · Editado por: expedifer
· votar


Obs: mas nada melhor que vc ir testar os dois, isso é radical na escolha.

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


expedifer

Eu tive essa mesma impressão

mais falando de edição e criação de ritimos

quem é melhor? PA50 ou E-50?

por que em qualidade de timbres eu fico com o PA50 (tirando o piano que gostei mais o do E-50).

abraços!

expedifer
Veterano
# out/07 · Editado por: expedifer
· votar


Já tive o PA80 (não o 50). Cara, vc vai puxar os cabelos, se descabelar, vai querer morrer, talves tomar traquilizantes e acabar se internando numa clinica de neuróticos se tentar montar ritmos num Korg, seja ele qual for.

Brincadeiras e exageros a parte, o sistema Korg é complicado pra montar ritmos. Nunca sai exatamente como vc quer. Dai a falta absurda de ritmos pelo Br, principalmente brasileiros. Quase ninguem tem, quem tem não repassa, quem cria cobra muito mais caro que de outros, etc.

Estamos comparando com outras marcas. A mais fácil que existe (ate uma criançinha monta) é da linha PSR. Se vc botar teu cão em cima do teclado talves saia um ritmo montado nesse PSR (brincaderinha)!! O sitema Roland já é de média complexidade, pouco mais que a do PSR. Já a da Korg, cara vc precisa "decorar" o manual korg e ainda assim não fica craque. É complicado mesmo. Não pense no "entrei na edição, toquei algo, e pronto". Tocar é a parte mais facil. Dificil é finalizar, ficar bom.

Mas vamos reconhecer a Korg: quando pronto um ritmos nele e bem montado, não há marca que o supere na qualidade, riqueza, efeitos e arranjos (falo de finalização de montagem e edição). É uma máquina de montar ritmos. Mas para poucos. Eu como nunca consegui montar um bom ritmo nele, desisti e nunca mais quis fazer outro, só comprando eles por ai. Muito dificil. Se vc quer tocar ritmos dos outros, vá de Korg. Se faz questão em montar, vá de Roland.

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


expedifer

Mais sera que nem com a video aula do Aurio gale da pra aprender?

Qual o teclado arranjador que vc usa hoje?

valeu!

expedifer
Veterano
# out/07 · Editado por: expedifer
· votar


Mais sera que nem com a video aula do Aurio gale da pra aprender?

O Galli simplesmente apresentou uma especie de "Demo" do que o teclado pode fazer, sem entrar em detalhes técnicas profundas, principalmente na edição. Sobre montagem de ritmo, entra a sensibilidade e a solução/correção do que vc errou. Ai cada um com seus próprios problemas, defeitos e consertos. E cada marca oferece solução melhor ou pior pro que vc fez, dai a tecnologia e facilidade. A da korg é muito complicada pra achar o acerto ou a forma (função, re-edição) . Foi como noutro tópico dizeram que a coisa mais complicada que há em materia de sampler é montagem/edição num Juno G. Alguns achavam que nem fazia multi-samples, mas descobriram que dá e que isso não esta no manual, coisa que no Triton já é mais facil.

Mas no PA50 alem de mais complicado é muito mais completo. E isso não há como pôr num video de pouco tempo (imagine ensinar mais de 50 funções só na aplicação de ritmo entre outras aplicações, impossível). .

sobre mim, tenho dois arranjadores: um E 600 (que estou vendendo apos comprar o Juno G) e um PSR 1000 (recebi ele na venda do PA80)

Canário
Veterano
# out/07
· votar


Pessoal, valeu pelas dicas.

E quanto ao sequencer? Qual tem mais recursos e facilidade de utilização?
E a respeito de armazenamento? Vi que o E-60 aceita cartao de memória e o PA-50, apenas disquete. Seria isso mesmo?

[]s,

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


expedifer

mais vc chegou a fazer algum ritimo no PA ?

E em relação a edição de timbres?

Abraços!

expedifer
Veterano
# out/07
· votar


tecladomax

Tentei montar ritmos mas nunca ficava bom. Sempre saia ou distorcido ou fora de curso ou o conjunto (pistas) se deslocavam, etc, etc. No começo achei que era seu sitema confuso. Mas depois que acompanhei um amigo expert em montar nele, fiquei deslumbardo com a capacidade desse editor de ritmos. Ate que aprendi o "jeito" mas era muito dificil. E olha que eu monto bem no E600/G800 e qualquer yamaha.

Já montar timbres sim: é facil e fica muito bom.

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


expedifer

muito obrigado

acho que vou pegar um pa50 mesmo

abraços!

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


Tava lendo em alguns tópicos que o PA50 da muito problema

nas teclas, visor, botões, mancha facil

isso é verdade?

expedifer
Veterano
# out/07
· votar


tecladomax
Não, se vc comprar de boa procedência (loja com garantia da Pride e NF) fique tranquilo, rarissimo dar problema (equipamento de 1ª linha) e não como os do Paraguai e do ML.

Canário
Veterano
# out/07
· votar


expedifer

E quanto ao sequencer? É no mesmo padrao dos Roland? Como será que funciona esse lance de 2 sequencer`s?

Um abraço, tks!

Canário
Veterano
# out/07 · Editado por: Canário
· votar


Colegas,

Hoje fui na loja e testei os dois... Na verdade, testei muiiiito mais o E-60 e vou optar por ele. O vendedor comentou que este Korg tem tecnologia de uns 3 anos atrás (apesar de ser muito bom). Algumas coisas que me fizeram pender mais para o E-60 foram as seguintes:

- Permite trabalhar com cartoes de memória (inclusive vem 1 com ritmos Brasileiros de 256mb), além do disquete.
- O painel é touch-screen e facilita muito a operação
- Possui 76 teclas (pena que nao sao semi-pesadas)
- Tem saida USB (para mim que vou ligar o teclado no notebook, isso é excelente)
- Achei a operação mais simples e intuitiva
- Em 3 lojas que fui, disseram que o PA-50 é muito indicado para quem toca forró, que nao é o meu caso

Gostei dos ritmos, dos timbres, dos recursos como o modo "Guitar" que faz umas batidas legais.

Nao consegui testar a parte de programacao (sequencer e ritmos).

Quem tiver mais alguma opiniao, mande por favor. ;)

expedifer
Veterano
# out/07
· votar


Canário
Apesar de eu ter tido um PA80, parabéns pela escolha (os itens que vc citou me fizeram o vender apesar do seu belo som: ainda vou ver se compro um arranjador korg melhor mas é MUITO caro, talvez não).

Fez muito boa escolha.

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/07
· votar


Hoje eu brinquei um PA50... É bacaninha... Fiquei surpreso com o peso dos timbres.... e talz... Mas timbres, nada demais não...

Abraços...

midman
Veterano
# out/07
· votar


ae galera, eu tava nessa duvida a pouco tempo e optei pelo PA 50, mas nao descarto a qualidade da roland ate mesmo pq eu sempre tive roland, acho q a primeira vista fica ate dificil saber quem tem melhores timbres, mas isso é questao de gosto. evou mais alem, pretendo adquirir mais um teclado e provavelmente sera um E60 da roland, para poder variar a timbragem.

Quero tbm informar q nao é assim tao complicado montar os ritmos no PA 50 da korg, basta alguns litros de café e algumas noites dedicadas para encontrar o caminho das pedras e que tambem descobri que alem dos 20mb disponibilizados originalmente, podemos substituir os styles de fábrica por outros feitos por nós o que nos deixa com mais 320 locaçoes para salvar os ritmos, sendo q com isso acho q qualquer um terá um set de styles suficiente pra qualquer evento.

quero tbm convidar aos usuarios sejam eles de qualquer teclado arranjador para montarmos um grupo e desenvolvermos o nossos styles. quem interessar entre em contato comigo no msn.
musica_midi@hotmail.com

um abraço a todos.

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


midman

vc poderia postar algum demo dos styles que vc montou?

Em comparação aos concorrentes do PA50, o PA50 tem mais qualidade nos styles?

Vc poderia esplicar como funciona esse sequencer do PA50 16 +16 ?

com sinceridade

Se vc foce classificar o PA50 numa escala de 1 à 10, qual seria sua nota?

abraços!

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


Nessa quarta feira estarei indo comprar um arranjador

mais ainda estou cheio de dúvidas

mais estou quase pegando o PA50 mesmo

mais estou com medo de ter dificuldades de criar stylos nele

alguem pode me ajudar?

expedifer
Veterano
# out/07 · Editado por: expedifer
· votar


tecladomax
mais estou quase pegando o PA50 mesmo

Me surprendeu: vc não diz em outo tópico que o teclado Yamaha "é o melhor do mundo"?

tecladomax
Veterano
# out/07 · Editado por: tecladomax
· votar


expedifer

eu não disse que o Tyros 2 é o melhor teclado de todos
vc entendeu mau

eu falei que ele é o melhor teclado arranjador (na minha opnião)

mais o problema é o valor

se eu estivesse com 9.000,00 deponivel pra comprar um Arranjador eu pegaria com certeza

eu até poderia comprar

mais ai deixaria de pegar um XS7 que esta nos meus proximos planos

abraços!

expedifer
Veterano
# out/07 · Editado por: expedifer
· votar


Bom, caso queira mesmo comprar um PA50 ou pra quem tiver duvida pelo E50, taqui um video curto de um PA80 em ação, com som de muito boa qualidade e bons arranjos:

Foi o que achei pra postar (não há do PA50 em DVD de altissima qualidade e definição como este, dai que não reduzi o tamanho e perdendo qualidade) de uma banda tocando nele, e só achei nesse ritmo. Mas o arquivo é grande: 80Mb. Destaque para a bateria e os metais (de primeira). Pra quem tiver paciência, baixe e ligue num bom som com boas caixas:

http://www.mediafire.com/?4zmxztxdkbq

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


expedifer

valeu mesmo

vou baixar

abraços!

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


expedifer

Os timbres do PA50 são os mesmos do PA80?

abraços!

expedifer
Veterano
# out/07
· votar


tecladomax
Sim: absolutamente iguais ate na quantidade. Só perde na falta de HD, sampler e algumas saidas/conexões na parte traseira alem de conexões de placas/pcmcia

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


expedifer

a ultima dúvida

No PA50 eu poderia montar um show completo?

Tipo uma musica atraz da outra

eu eu faria só a base e os arranjos?

ele faz isso?

como vejo o pessoal tocando em casamentos e deixão tudo programado

ai é só soltar as musicas e fazer os solos e base?

abraços!

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


expedifer

a ultima dúvida

No PA50 eu poderia montar um show completo?

Tipo uma musica atraz da outra

eu eu faria só a base e os arranjos?

ele faz isso?

como vejo o pessoal tocando em casamentos e deixão tudo programado

ai é só soltar as musicas e fazer os solos e base?

abraços!

expedifer
Veterano
# out/07 · Editado por: expedifer
· votar


Sim: ele tem memoria pra vc guardar quantos arranjos compostos quiser (com os timbres, tempo, entradas, edições, oitavas, etc) assim como nos novos Yamahas e Rolands. Todos esses novos teclados já tem isso (de 5 anos pra cá de forma completa). E ainda a Korg tem algo inedito: numa virada (fill) ou variação pode-se compor uma música completa (introdução) que pode levar muitos minutos ate acabar, muito usada em introdução de shows com efeitos e luzes, alem de fazer mixagem de um midi a outro sem nunca parar (começa um quando termina o outro sem intervalo: 2 sequeciandores).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland E60 x korg Pa50.