Pedaleira Tokai PD-2

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# out/13
· votar


mas leva 50 dias para produzirem uma (!!!!)
O que é isto?!?!?!?!


poucos usuários, eu quando comecei aprender música, em 1986 só existia curso de piano que era erudito e curso de órgão eletrônico
curso de órgão era movido pelas marcas, curso de orgão yamaha, curso da gambitt, curso minami, esse da minami foi o que se tornou hoje o da TKT

hoje você tem curso de piano popular ou curso de teclado e começa aprendendo já pensando em entrar em banda onde já tem baixista
também não há nenhum ícone tipo um Jordan Rudess da vida que inspire a molecada a aprender, se amanhã ele começar levar pedaleira nos shows do DT vai vender pedaleira igual banana na feira

Rick Pac
Veterano
# out/13
· votar


Uma boa demostração do Bass Pedal controlador MIDI Tj-13M




_BLACKMORE_
Veterano
# out/13 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Greenwood

mas leva 50 dias para produzirem uma (!!!!)
O que é isto?!?!?!?!


baixo consumo ... lote mínimo de fabricação. ... vc eh artesão mesmo?

Greenwood
Veterano
# out/13
· votar


fernando tecladista

Vc está certíssimo!!! É muita moda!!! Se o Jordan Rudess pisar num bicho destes vai virar febre!
Eu vou ter um porque começo a sentir necessidade, devido à minha produção musical.

Rick Pac

Legal esta aí! É meio tosca, mas é interessante!

_BLACKMORE_

Sou artesão musical!!! ;-)

O representante negociou com a Tokai: eles vão levar 30 dias e vão fazer uma especialmente pra mim!!! Estou pensando até em customizá-la!!!

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


fernando tecladista
Eu sou formado em órgão eletrônico... sempre dá saudade do meu Minami M5... vou postar umas fotos do mininu Edson tocando órgão

Na minha época nos conservatórios não existia curso de teclado, era exatamente como falou, ou encarava o de piano e seus 9 anos, ou o de órgão por 4... fiz o de 4 anos claro hehe

Greenwood
Veterano
# out/13
· votar


Amigos,

Faltam apenas 26 dias para a minha pedaleira chegar!!!

Tão logo chegue, eu posto um vídeo... juro que não será Tom Sawyer!!! ;-p~~

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


Pessoal,

Haja paciência, viu!!! Acho que vou ganhar o prêmio "Jedi dos Teclados"...

A pedaleira chegou hoje... vou testar e posto um review aqui... caso interesse, óbvio!!!

fernando tecladista
Veterano
# nov/13
· votar


posta ai

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


Meus amigos... decepção total!!!

Segue abaixo e-mail q mandei agorinha para a loja...

A pedaleira chegou ontem. Fiquei profundamente insatisfeito ao testar a mesma!!! Há um erro grosseiro na montagem: os botões de "Transpose" e "Poly/Memory" estão invertidos!!! Vejam na foto anexa. Quase não consigo testar o equipamento de tão dificil que foi descobrir isto.

Gostaria que entrassem em contato imediatamente com a Tokai e se informassem quanto tempo eles levam para corrigir este erro. Preciso de informação também como devolvo para vocês (Sedex a cobrar ou PAC?). A pedaleira demorou uma eternidade para chegar e ainda vem com um defeito destes!!! O pior: foi feita uma peça única para mim!!! Se dissesse que era uma linha de produção de dezenas por dia eu até poderia entender, mas como se comete um erro infantil destes ao se produzir uma peça única?!?!?!?!


Rick Pac
Veterano
# nov/13
· votar


Ainda bem que não é o Batmóvel e não inverteram o botão de START com o EJECT.

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


Rick Pac

Não sei se deu pra vc perceber, mas estou meio puto da vida!

fernando tecladista
Veterano
# nov/13
· votar


Greenwood
Não sei se deu pra vc perceber, mas estou meio puto da vida!
faço ideia
deve ser a mesma alegria de quando você leva o carro no mecânico, ele fica uma semana por lá e volta com o mesmo deifeito

de curiosidade inverteram o silk (pintura) ou a montagem em sí?

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


fernando tecladista

deve ser a mesma alegria de quando você leva o carro no mecânico, ele fica uma semana por lá e volta com o mesmo deifeito

Não é não!!! A sensação é como se eu fosse em Betim e pedisse pra Fiat fazer um Idea exclusivo pra mim, esperasse 40 dias e quando viesse, tavam trocadas as alavancas de farol e a de limpador de pára-brisas...
Muito pior!!!

de curiosidade inverteram o silk (pintura) ou a montagem em sí?

A montagem. O Silk tá idêntico ao manual.

Liguei pra lá, mas tá fechado... dia de não-sei-o-que negro... mais uma bobagem que inventaram para passar o dia em casa.

Amanhã vamos ver a proposta deles...

fernando tecladista
Veterano
# nov/13 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Greenwood
metade do estado de SP é feriado hoje
inclusive em são paulo mesmo
http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20131119180750&cat=paraiba&k eys=saiba-cidades-vao-ter-feriado-dia-consciencia-negra


eu estou já na 3ª pedaleira, já tive duas minamis Mpd 3010, que a construção delas era mais simples, onde cada seletor tinha um par de fios que se juntava a outros pares e seguia tudo amarrado até a placa, nesse era facil acertar, somente inverter os cabos e resoldar

de curiosidade abri a minha agora, nunca tinha feito isso, eu fiquei surpreso de como é mais bem construida e de como é vedada achei que teria kilos de poeira e teia de aranha, mas está limpa por dentro após anos de uso
nessa já é parecida com a construção de qualquer teclado
você tem os seletores que se localizam em um circuito impresso e nesse há um cabo flat que vai para a placa mãe

a hipotese mais simples é que o "oreia" que montou deve ter ligado esse cabo flat invertido em uma das pontas, mas isso não é coisa pra ficar testando em casa se ela está na garantia, é coisa pra uma assistência com o manual de serviço dela em mãos
no teste de fabrica deve ter virado o conceito "apertou acendeu então funciona"

agora que você descobriu o problema e sabe como fazer toca pra curtir mesmo assim

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


fernando tecladista

Valeu pela força!!! Você tem me ajudado bastante neste assunto. Aliás, nem precisava ter aberto a sua pedaleira! Mas serviu para termos certeza que a Tokai é bem construída. O problema foi o "Oreia seca" mesmo!!! E o supervisor dele!!!

Você é da Paraíba? Amo João Pessoa!!! Ô cidade linda! Terra do Herbert Viana...

Meu amigo, acho que a raiva tá passando... vou aproveitar mesmo o equipamento, que é muito bonito, robusto e convidativo, enquanto aguardo notícias do revendedor...

erico.ascencao
Veterano
# nov/13
· votar


Greenwood
Cara, pra você que está fuçando com estas pedaleiras, tenho uma pergunta.

O Geddy Lee faz miséria com estes controladores, e uma das coisas mais simples que ele faz é tocar alguns acordes pisando em apenas um pedal. Já li alguns manuais de synths e vi que há recursos de se tocar acordes com uma única tecla, mas o que eu gostaria de saber é se dá pra fazer o mesmo usando os pedais do controlador.

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


erico.ascencao

Cara, pra você que está fuçando com estas pedaleiras, tenho uma pergunta.

Isto é uma pergunta? Se for, é pq eu quero tocar com os pés, enquanto estou com as duas mãos ocupadas. Ou seja, é pra isto que serve uma pedaleira MIDI.

O Geddy Lee faz miséria com estes controladores, e uma das coisas mais simples que ele faz é tocar alguns acordes pisando em apenas um pedal

Não. O Geddy Lee toca uma pedaleira inteira. Não apenas UM pedal. Preste mais atenção aos vídeos do RUSH.

mas o que eu gostaria de saber é se dá pra fazer o mesmo usando os pedais do controlador.

Não entendi foi nada!!! Dá uma olhada aqui e vê sobre o que a gente está falando... acho que vc está viajando...



erico.ascencao
Veterano
# nov/13
· votar


Greenwood
Pegando o exemplo de Tom Sawyer, aquele timbre sweep é basicamente uma nota MI, certo? A minha dúvida é se seria possível tocar um acorde E (mi maior) pisando no pedal MI, por exemplo. Sei que vários synths possuem o recurso de você tocar um acorde pressionando apenas uma tecla, então minha dúvida é se seria possível utilizar este recurso pisando num único pedal da pedaleira MIDI.

fernando tecladista
Veterano
# nov/13
· votar


undefinederico.ascencao
O Geddy Lee faz miséria com estes controladores, e uma das coisas mais simples que ele faz é tocar alguns acordes pisando em apenas um pedal. Já li alguns manuais de synths e vi que há recursos de se tocar acordes com uma única tecla, mas o que eu gostaria de saber é se dá pra fazer o mesmo usando os pedais do controlador

entendi ideia já vi até gente fazendo isso até com bateria eletronica

essa da tokai não tem como, o que você conseguiria é fazendo isso programando no teclado e a pedaleira tocar aquela unica nota, e o teclado em sí faz a programação

pensando em combi de korg e em campo harmonico maior seria ter a part1 na fundamental, a parte2 uma 5ª acima ou 4ª abaixo pra dar o power chord, o problema é querer fazer as terças que podem ser maiores ou maiores e fica limitado a quantidade de parts mas dá pra colocar algumas para algumas triades segundo o exemplo eu posso colocar a part3 limitada a extensão somente de uma nota: C4 mas com transpose dela terça maior acima (+4), a part 4 somente para no espaço de D4 e E4 mas transpose de terça menor (+3) e ir usando para os outros acordes que tem na musica
falei grego?

erico.ascencao
Veterano
# nov/13
· votar


fernando tecladista
Opa, acho que você entendeu minha pergunta! Eu pensei justamente em programar pra tocar um acorde a partir de uma única tecla (ou pedal, no caso deste controlador) e usar a pedaleira controladora apenas para tocar o pedal único e disparar o acorde.

Agora a dúvida vai mais fundo: como programar estes acordes a partir de uma única tecla? No meu raciocínio simplório, eu imaginava ser possível programar, dentro de um patch salvo no teclado, que ao tocar a tecla C4 saia o acorde Cm, que ao tocar a tecla D4 saia o acorde D... aí a coisa varia de teclado pra teclado, tem que entender o manual...

Estou falando muita bobagem?

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/13
· votar


erico.ascencao

isso vc consegue com um destes programas DAW ... vc programa o recebimento de uma nota que devolve outra ou outras ... apesar de saber que é possível eu não sei como fazer, pois a única vez que vi isso foi com o antigo Sonar 2 ... então, se vc vai sintetizar sons com um VST será um pulo para fazer essa tua implementação.

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


erico.ascencao

É exatamente como o Fernando falou: nos Korgs vc monta uma "combi", nos Roland vc faz um "Live Set" com 03 camadas: uma na tônica, outra joga um transpose +4 (terça maior) e outra transpose +7 (quinta). Pode ser o mesmo timbre ou timbres variados pra ficar mais louco... mas aí vc perde a variação do acorde menor...

Uma dica (repetindo de novo o Fernando): faz um power chord (só tônica e quinta). Com 03 camadas eu faria, tônica; transpose +7 (quinta), e a 3ª camada eu jogava uma oitava a baixo outra tônica!!!

Aí, fazendo a dica acima, vc pisa em uma nota do pedal e sai aquela cama pesada de sons!!!

Estou falando muita bobagem?

Nada!!! É isto mesmo... a gente sente a necessidade e depois vai descobrir como o equipamento a supre...
Estou testando inúmeras possibilidades com a pedaleira! Muito bom!!!

fernando tecladista
Veterano
# nov/13
· votar


erico.ascencao
como programar estes acordes a partir de uma única tecla?
um caminho foi o que comentei acima, talvez tenha mais pratico se o teclado já foi projetado com esse pensamento
o problema em sí é o acorde cheio I-III-V porque dentro do campo harmonico ele varia a terça de acordo com o grau, C-Dm-Em-F mas facilita programar o power chord de I e V que são intervalos iguais em qualquer acorde do campo harmonico

talvez até mais facil em um teclado arranjador com aqueles "auto harmony" de duo, trio, block.... você programa a oitava da pedaleira pra tocar as notas do meio do teclado (area da mão direita) deixa o auto harmony ligado, bate o acorde pra dar o tom (área da mão esquerda), e a nota que a pedaleira mandar o teclado faz a harmonia no tom que você escolheu, não sei se dá certo em qualquer marca, meu roland faz o auto harmony em um canal midi diferente do canal do solo, talvez em yamaha

erico.ascencao
Veterano
# nov/13
· votar


fernando tecladista
Greenwood
Opa, valeu pela ajuda! Estou dando uma lida no manual do Roland Juno Di, só pra ter um exemplo de aplicação. O primeiro problema encontrado é o fato de o teclado não permitir salvar o esquema de formação de acorde com uma tecla. Mas independente deste inconveniente, dá pra programar até um Cm9 se quiser :P

A sugestão que o fernando tecladista até que dá pra ser usada. Dá pra fazer um dual com dois sons idênticos mas com um deles em quinta. Ou pegar 3 partes com sons idênticos mas com terça e quinta. A pergunta é: a mensagem MIDI que a pedaleira manda é um "C" genérico ou é um "C2", "C5"? Pergunto isso porque as diferentes partes do teclado vão ter obviamente diferentes "Cs" e eu preciso garantir que o pedal "C" acione os "Cs" de diferentes partes.

Agora eu compliquei... :S

fernando tecladista
Veterano
# nov/13
· votar


A pergunta é: a mensagem MIDI que a pedaleira manda é um "C" genérico ou é um "C2", "C5"
na verdade ela manda um numero e o teclado entende isso como uma nota, veja a tabela:
http://www.phys.unsw.edu.au/jw/graphics/notesinvert.GIF

o primeiro lá de um piano é a nota 21, e o dózinho do piano é a 108 então dá até pra ter notas mais graves ou agudas, já que transmite de 1 a 128
o dó central C4 é a nota 60
não lembro qual é a configuração de fabrica da tokai e também nem lembro mais como usa o tranpose da pedaleira, já que ela não usa o conceito de + e - em transpose, mas sim 12, 24... pensando em oitava,
mas digamos que ela use o C2 pro dózão e o C3 pro dózinho então as mensagens são de nota 36 e nota 48, se você resolver tocar uma oitava acima na pedaleira ela não manda mensagem de transpose pro teclado, mas sim as notas de 48 a 60

se eu precisar usar transpose de -1 pra tocar meio tom abaixo, quando eu tocar uma tecla dó essa sai com a mensagem de 59 e não 60, que recebe vai tocar 59 sem saber se aquilo é um Sí de verdade ou um Dó com transpose em -1

erico.ascencao
Veterano
# nov/13
· votar


fernando tecladista
Entendi, então um dos parâmetros a ser configurado na PD-2 é o próprio transpose. Então imagino que, realmente, ela mande apenas uma nota. A "multiplicação de notas" tem que ser feita com recursos do próprio teclado. Na minha cabeça, a única forma de fazer isso é através do dual, isso se for possível jogar um transpose num dos sons que compõem o dual.

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


fernando tecladista
erico.ascencao

Exatamente isto!!! A Tokai trabalha com transpose, então vejamos:
0 (zero) = Primeira oitava (C0 a B0). Ou seja, se eu pisar no 1º pedal (C), no teclado vai sair o gravão do C0.

Então o que eu fiz:
Programei a pedaleira assim:
Transpose +36
Isto significa que ela tá tocando a 2ª oitava do meu teclado (ela está ligada num Roland Juno Gi ==> 5 oitavas).
Esta pedaleira pode trabalhar com transpose de 0 a 36. O resto, tem que programar no teclado.

Espero ter sido claro!

Pessoal, agora vou dizer uma coisa: como é que nós tecladistas (com exceção do Fernando) demoramos tanto para perceber a necessidade básica de uma pedaleira?

Uma pedaleira MIDI é essencial!!!

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


Pedaleira deixada na assistência técnica da Tokai. Descobri uma a 3 quarteirões da minha casa!!! Vamos rezar bastante pra receber boas notícias na 2ª feira...

Greenwood
Veterano
# nov/13
· votar


Recebi a pedaleira. Realmente tinha um erro de fábrica.
É muito bem construída, metal, fechadinha, pedais fortes, parecem resistentes, mas não sei se recomendo...
Se pudesse voltar no tempo, teria gasto mil pau a mais e comprado uma Roland.
Ahhh... esqueci que vcs não gostam de Roland! Foi mal!!!
Escuta, galera, a Korg, que é a mais fodona do mercado, fabrica pedaleira MIDI?

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/13
· votar


Recebi a pedaleira. Realmente tinha um erro de fábrica.

foi corrigido então ... tudo ok?

É muito bem construída, metal, fechadinha, pedais fortes, parecem resistentes, mas não sei se recomendo...

pois é ... já está bem relatada a sua saga :)

nessa assistência que vc levou a tua pedaleira ... será que eles não possuem um jogo de teclas para venda não?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedaleira Tokai PD-2