Fantom XA - Controles

    Autor Mensagem
    keys_all
    Veterano
    # jul/07


    Galera é o seguinte, estou tentando fazer o seguinte esquema.

    Usar VST via USB com meu Fantom xa, porem queria alem de controlar os timbres atraves do teclado, queria controlar o volume por meio de algum Knob!... alguem aqui sabe como posso fazer isso?

    Por favor, alguem me de uma luz.

    Valew...

    keys_all
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    up

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    keys_all

    Cara... Não sei especificamente no seu SET, mas você já viu o número de cada canal de controle para os knobs que quer utilizar??? Tipo... Cada knob envia informações em um CC específico... Vc deve entrar dentro do plugin VST, selecionar as opções CTRL do parâmentro / efeito que quer controlar e escolher o CC equivalente ao Knob do seu FXA... A grosso modo é isso.. Pode ser que no VSTi as opções de controles tenham nomes diferentes, mas em suma funcionaria dessa maneira....

    keys_all
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Nossa brow... falou grego rsrs...

    nao manjo disso... rsrs...

    puts ta confuso e queria mto arrumar isso

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    keys_all

    Tipo... Dentro do seu Fantom XA dá pra manjar o que eu falei... Por exemplo... Vc tem inúmeros MFX dento do seu workstation... Vá em algum timbre, vá em Effects [EDIT], clique em MFX... vc vai ver que tem uma aba chamada CTRL[Control], certo? Ok... Essa aba permite vc endereçar Knobs, Faders e Buttons para controlar parâmentros do seu MFX... Vc clicando vc vai ver que tem até 4 opções de controles para parâmentros diferentes... É simples... Pega um orgão qualquer... Seleciona o MFX VK-Rotary em Effect[Edit].. Perfeito... Seta o VK-Rotary em Slow... Vai em Control... Na primeira opção seleciona o CC#01 MODULATION e na 2ª opão procure o canal CC#63 CUTOFF... Para ambos os canais selecione o parâmentro Speed com valor 63 (controle total)... No fim da página tem uma opção MFX Controller... Vai estar em OFF... Ajuste em 1... Salve... Agora toque o orgão... Perceba que quando você abrir o knob Cutoff vc vai disparar a Leslei Fast... Quando fechá-lo retornará a Leslei para Slow, de acordo com as configurações definidas dentro do MFX... Pronto... Vc acabou de endereçar um knob do seu teclado a um plugin MFX interno... O que ocorre com o plugin VST é a mesma coisa... Vc estará conectado via MIDI a um Virtual Synth... Dentro desse cara vai haver FX ou MFX os quais você pode controlar em tempo real... Ok... Tudo o que você pode controlar em tempo real terá uma opção de controle (CTRL / CONTROL) sei lá... Cada marca ou produto com sua linguagem... Cada botão, knob ou fader do Fantom-XA envia instruções MIDI por um canal de controle CONTROL CHANNEL (CC#)... No manual do seu teclado vai ter uma lista dos controles e seus respectivos CC... Vamos supor... Vc escolher o D-Beam para ativar o Overdrive em um Lead (VSTi)... Vc viu no manual do teclado que o D-Beam modo assignament é CC#13 (exemplo)... É simples... Vc abre o VSTi Plugin e dentro do (M)FX Overdrive vc vai nas opção de controle e seleciona o respectivo CC... Pronto... Vc estará controlando o seu VSTi, DXi... Bom... Falei isso com um pouco de conhecimento prévio em MIDI e no JunoG que se aproxima nos termos usados no Fantom-XA... Por isso pode ser que a nomeclatura se diferencie de um equipamento para outro, ok?

    Abraços..

    elektrodisco
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Desculpe entrar de abelhudo, mas gostaria de aproveitar o conhecimento dos amigos. TEnho um fantom x7 e devo confessar que pouco uso os recursos dele. Somente agora estou tentando me aprofundar. Dentro deste mesmo mfx control tem um sys control 4 endereçado ao cc4 Foot Pedal. Qual controle seria este ? Um pedal adicional (control pedal ?).Teria que comprar um pedal adicional ?
    Outor ponto. Dentro da opção sourece, nesta mesma tela, ha varias possibilidades que não tenho a idéia da fonte tais como legato, sostenuto, soft, portamento.... com aciono estes controles ?

    Obrigado pela ajuda e abraços

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    elektrodisco
    Com certeza o Fantom-X tem mais recursos de controle que o o JG/FANX... Bom... O SYSCTRL 4 está lá para mesma coisa que os 3... Vc pode configurar vários controles para a mesma coisa... O Foot Controler pode ser uma opção de pedal endereçavel (expressão) para controle do Rotary... No manual deve-se explicar cada controle existente e cada parâmetro de controle... Abraços...

    elektrodisco
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sim, mas o 4 esta direcioando ao foot type....este foot type e o pedal adicional ? se eu deixar como esta ele so tem efeito caso tenha este outro pedal ou alguma outra tecla o aciona ? E se eu colocar o reverb ??

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    elektrodisco

    Exato... Esse foot type está direcionado a entrada adicional de pedal... Vc pode controlar outro parâmetro desse MFX... Se vc deixá-lo ativado de fato e não utilizar o meio de controle ele vai se manter transparente...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fantom XA - Controles