Bug's no TR!!!

    Autor Mensagem
    fábio_soul
    Veterano
    # jul/07


    Antes de mais nada, se preparem porque a história é longa. Para falar a verdade, até já comentei com o Áureo sobre um desses "possiveis bug's" que vou mencionar aqui, mas ele disse que não era. Para falar a verdade, como tem muita coisa de teclado que não entendo, não entendi muito bem a explicação dele a esse respeito. Mas, vamos ao que interessa. São vários pontos. Vou colocar por ítens:

    1- O TR possui 4 knobs. Algumas das funções que se pode direcionar a eles são Volume (CC#07) e Expression (CC#11). Porém, no modo COMBI, se eu configurar, no mixer, o volume de uma determinda part para, por exemplo, 80, quando eu direciono um knob com o controle de volume àquela part, o volume só oscila entre 0 e 80, enquanto, o que deveria acontecer seria o controle de volume oscilar o volume da part entre 0 e 127, mesmo que, no mixer, o volume da part seja 80 (ou 0, ou 01...). Na verdade o comando que oscila o volume, somente, no caso, entre 0 e 80 seria o expression (CC#11).
    O mais curioso de tudo é que este problema só ocorre no modo COMBI. Quando acesso o modo SEQ (seqüenciador), as funções têm os seus devidos papéis e funcionam normalmente, ou seja, o comando de volume (direcionado a um knob) oscila o volume de 0 a 127, independente do volume em que eu mixar a pista (inclusive, este comando altera o volume diretamente no mixer) e o comando expressão muda o volume entre 0 e o volume da pista no mixer.
    Resumindo, no modo COMBI o comando Volume (CC#07) e o comando Expression (CC#11) funcionam da mesma forma, enquanto deveriam ser coisas diferentes. Tanto o volume quanto o expressão funcionam como expressão.

    2- No modo COMBI, quando se destina a dois knobs o comando de volume (CC#07), mesmo que se vá ao comando MIDI Filter e destine cada um dos dois knobs para parts diferentes, ambos os knobs funcionam para ambas as parts, ou seja, se quiser controlar o volume de duas parts diferentes por meio dos knobs, é necessário configurar a um knob a função de Volume (CC#07) e a outro a função Expression (CC#11), e aí sim destinar cada um dos knobs à sua part. Então, no TR, não é possível controlar o volume de mais de duas parts, separadamente, na mesma combinação, pois só existem os comandos de volume e expressão que podem fazer isto e, no TR, não é possível destinar dois o mais knobs com a função CC#07 para parts diferentes. Este problema ocorre tanto no modo COMBI quanto no modo SEQ, diferentemente do nº 1, que não ocorre no modo SEQ.

    3- Quando se liga um controlador ao TR, via MIDI, e, no modo COMBI, destina-se uma part somente para o TR e outra somente ao controlador (através de mudança nos canais MIDI), não é possível controlar o volume da part destinada ao controlador por meio de algum knob do TR que esteja configurado a Volume ou a Expression, pois, por algum motivo, o controle não funciona, ao passo que, se a part do controlador (a qual se desejava controlar o volume pelo knob) for tocada não mais no controlador, mas no próprio TR, o controle de volume (ou expressão) funciona normalmente (na medida do possível, devido aos ítens 1 e 2 já citados,... mas funciona).

    4- Quando se liga um controlador ao TR, se, por exemplo, o knob 1, lá no programa que estou usando na combinação (e este mesmo destinado ao controlador), estiver sido configurado para abrir e fechar o filtro TVF, quando se está tocando o referido programa (part da combinação) no controlador, o knob não mais tem "poder" para abrir e fechar o filtro TVF referente ao programa, ao passo que, se o mesmo timbre for tocado diretamente no teclado do TR, a abertura do filtro destinada ao knob funciona perfeitamente. Isso acontece com qualquer tipo de ajuste em qualquer um dos filtros (TVA, TVF ou Pitch bend) destinados a um knob, sendo que, a única coisa que os knobs controlam, na part que está sendo executada no controlador, são os parâmetros destinados a eles nos próprios efeitos da combinação que está sendo usada (por exemplo, intensidade do reverb, do chorus, etc.).

    E aí, deu para entender o que eu quis dizer, ou ficou meio enrolada a explicação? Ou, ainda, vocês não tiveram paciência para ler tudo isso?

    Abraço a todos.

    Fiquem com Deus.

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Lembrando que todas essas questões foram discutidas com um grande amigo meu (que, inclusive, foi quem me vendeu o TR) que já teve um milhão de teclados, conhece muito bem os sistemas operacionais de cada marca e me disse que isso só acontece com o TR (e outros Korg's).

    AUTOBOT
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Por essas e outras que um dia esse lance de MIDI vai cair por terra.
    Sinto, mas não posso ajudar na questão do controlador. Vou ver se descubro algo sobre essa confusão de expressão e volume.

    tecladomax
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    No Le não acontecia isso

    não sei no lance de MIDI

    vmanzoni
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    os teclados hj em dia tão tudo vindo Bugado é?

    o JG tava com o sustain bugado (graças a Deus corrigiram hehe)

    agora o TR?
    daqui a pouco começam a falar de bug nos fantom's,triton's,motif's...

    isto q dá ter tecnologia avançada, tudo baseado em software...
    pelo menos ainda não apareceu um bug de dar tela azul ou coisa do tipo
    :D
    heheheh

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    AUTOBOT

    Por essas e outras que um dia esse lance de MIDI vai cair por terra.

    Não sei não... acho que se acontecer um dia, não vai ser por causa disso, já que é um bug do TR.

    tecladomax

    No Le não acontecia isso

    Então agora tenho certeza absoluta de que é bug do TR mesmo.

    Hammond B3
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    vmanzoni
    fábio_soul
    As versões Lite dos bons teclados das grandes empresas sempre virão bugadas, já que na fabricação, uma falha quase imperceptível em um modelo TOP, pode queimar gravemente a imagem da empresa.

    A, o TR veio bugado! a Korg naum vale nada.
    Não interessa!
    O Triton Extreme não tem bug, e é uma puta workstation! é assim que eles pensam e que "quase" todo mundo vê.

    Quando meu Juno G deu o problema do sustain, o vendedor da loja teve a sinceridade de dizer: Vende, junta grana e pega um Fantom X que seus problemas com BUG acabam.

    Quando se fala em Roland, já vem os tops na cabeça:G1000, VA76, G70, E80, JV 1000, XP80, Fantom, Fantom S, Fantom X.

    Quando se fala em Korg, só da top: Trinity, Triton Classic, Triton Pro, Triton Studio, Karma, MS2000, Triton Extreme, Oasys...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    quanto se isso é igual a outros modelos eu nunca vi, mas a minha humilde opnião

    1-.... o volume só oscila entre 0 e 80,
    pode ser que colocaram isso pra evitar subidas bruscas de volume, colocou um strings de fundo em 40 mas o knob estava no talo, quando você virar vai ter uma pancada de strings em 127 até chegar no valor que voce vai deixar
    quanto a não ter isso no SEQ entendo que você pode estar controlando outros canais que não tem a ver com o que você toca pelas teclas, então faz sentido ter mais independencia

    3-
    não é possível controlar o volume da part destinada ao controlador por meio de algum knob do TR
    se encarar as teclas e knobs do TR como um controlador a parte cada controlador controlaria seu canal midi, como você não colocou o teclado do TR pra controlar esse canal o knob também não vai

    os itens 3 e 4 eu entendo que o não seja alterado nada do que é comandado pelo controlador, o controlador tem que fazer por si proprio
    se o controlador for usado por outro tecladista suas alterações afetariam o timbre dele

    o 2 achei estranho, não sei qual seria a limitação do protocolo midi em relação aos comandos dos knobs

    certas coisas eu entendo mais como limitações proprositais pra você não ficar sempre com um teclado intermediario

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    fernando tecladista

    pode ser que colocaram isso pra evitar subidas bruscas de volume

    Mas se eu não quisesse mudanças bruscas de volume, é só utilizar o comando Expression CC#11, pois esta é a função dele. Agora, a função do Volume CC#07 é oscilar o volume do mínimo ao máximo.
    Como, no TR, no modo COMBI (que é o que mais se usa), o volume não funciona alterando o volume "na íntegra", é muito complicado quando, por exemplo, quero utilizar um piano misturado com som de cordas, pois se eu deixar o som de cordas, inicialmente, zerado (para que quando eu mude para a tal combinação o som já não saia em seu volume indicado), não tem como eu abrir o volume dele se não entrar no mixer e alterar, o que é inviável para se fazer ao vivo. O ideal seria o som estar inicialmente zerado, para que quando eu acessasse a combinação, o som de piano saísse puro e, no momento em que eu desejasse, eu, manipulando um knob, abrisse o volume dele, sem ter que apertar botões para acessar o mixer, e então "dar on" no strings, entendeu? Praticamente todas as outras marcas funcionam assim. Por que o TR tem que ser diferente? Aliás, alguém que tenha um Korg melhor que o meu, pode me informar se isso acontece também? (EXTREME, por exemplo).

    se encarar as teclas e knobs do TR como um controlador a parte cada controlador controlaria seu canal midi, como você não colocou o teclado do TR pra controlar esse canal o knob também não vai

    Vou tentar fazer isto para ver se funciona.

    se o controlador for usado por outro tecladista suas alterações afetariam o timbre dele

    Mas aí é só eu selecionar a part que eu quero que o knob atue. Por exemplo, se eu quiser que não afete o teclado do outro tecladista, é só filtrar o comando do knob somente para as parts restritas ao teclado do TR.

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    fernando tecladista

    se encarar as teclas e knobs do TR como um controlador a parte cada controlador controlaria seu canal midi, como você não colocou o teclado do TR pra controlar esse canal o knob também não vai

    É, mas, pensando bem, se fosse assim, os knobs não controlariam os parâmetros a eles direcionados dos efeitos da combinação usada no timbre destinado ao controlador, como acontece. Releia esta parte do fato:

    Isso acontece com qualquer tipo de ajuste em qualquer um dos filtros (TVA, TVF ou Pitch bend) destinados a um knob, sendo que, a única coisa que os knobs controlam, na part que está sendo executada no controlador, são os parâmetros destinados a eles nos próprios efeitos da combinação que está sendo usada (por exemplo, intensidade do reverb, do chorus, etc.).

    korgman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Caro Fábio,

    Fiquei muito contente ao visualizar suas questões, afinal com certeza elas foram fruto de muita edição, talvez fruto de um bom estudo do meu tutorial pratico para os a edição de Knobs de controle.., e para isso mesmo que eu o criei, para evoluir o proicesso de edição dos usuários do prodto, assim como os outros tutoriais e minhas vídeo aulas

    Mas.. he he he reitero como disse por telefone.. isto não é um bug.

    O mais divertido é que bastou sua suposição, para a "demagogia burra", e não re refiro a todos.. interver no tópico, gente que sequer conhece esta edição deste produto, e bem como porque tal função funciona assim.

    Bugs acontecem em qualquer classe de teclado, e são as atualizações das versões operacionais, que vão eliminando quando eles surgem.., para teclados que podem atualizar versões claro.

    Você possui o Korg TR pesquisou... e levantou a questão brilhantemente.. e isso eu valorizo.. parabéns..

    Vamos as questões:


    1- O TR possui 4 knobs. Algumas das funções que se pode direcionar a eles são Volume (CC#07) e Expression (CC#11). Porém, no modo COMBI, se eu configurar, no mixer, o volume de uma determinda part para, por exemplo, 80, quando eu direciono um knob com o controle de volume àquela part, o volume só oscila entre 0 e 80, enquanto, o que deveria acontecer seria o controle de volume oscilar o volume da part entre 0 e 127, mesmo que, no mixer, o volume da part seja 80 (ou 0, ou 01...). Na verdade o comando que oscila o volume, somente, no caso, entre 0 e 80 seria o expression (CC#11).
    O mais curioso de tudo é que este problema só ocorre no modo COMBI. Quando acesso o modo SEQ (seqüenciador), as funções têm os seus devidos papéis e funcionam normalmente, ou seja, o comando de volume (direcionado a um knob) oscila o volume de 0 a 127, independente do volume em que eu mixar a pista (inclusive, este comando altera o volume diretamente no mixer) e o comando expressão muda o volume entre 0 e o volume da pista no mixer.
    Resumindo, no modo COMBI o comando Volume (CC#07) e o comando Expression (CC#11) funcionam da mesma forma, enquanto deveriam ser coisas diferentes. Tanto o volume quanto o expressão funcionam como expressão.

    KORGMAN - Esta é uma função única o Korg triton le e Korg TR o controle irá respeitar o valor máximo editado, e não o ultrapassará, fato que nosso amigo Fernando já mencionou anteriormente.

    Apenas não entendi porque voce quer que isso ocorra, afinal se quer mais volume basta ajustar o volume para o máximo, e controlar o quanto vai querer ao vivo, e esta é a função única do controle Volume 7 no Korg TR, graduar até onde você editou o volume da parte co comb.

    Se este função fosse importante com certeza a Korg teria colocado as funções do parametro Dmod usado no modo de efeitos que explico abaixo,

    O Parametro D MOD serve para a utilização dos Knobs de tempo real para modulação de efeitos.

    Este controles possuem a função que aventou, para isso existe estes controles (duplos) para cada um dos Knobs, conforme explico abaixo:

    Kb1#17 (Knob Mod1: CC#17)
    Kb2#19 (Knob Mod2: CC#19)
    Kb3#20 (Knob Mod3: CC#20)
    Kb4#21 (Knob Mod4: CC#21)
    Kb1[+] (Knob Mod1: CC#17 [+])
    Kb2[+] (Knob Mod2: CC#19 [+])
    Kb3[+] (Knob Mod3: CC#20 [+])
    Kb4[+] (Knob Mod4: CC#21 [+])

    Escolhendo os primeiros 4 controles voce terá o controle de iuntensidade de efeito até o limite estabelecido. já os ultimos 4 controles desconsideram este limite, e levam o valor da intendidade do efeito (parametro dmod) para o máximo.

    Controles esdpecificos para funções específicas, apenas isso.. nada de Bug.

    ________________________________

    2- No modo COMBI, quando se destina a dois knobs o comando de volume (CC#07), mesmo que se vá ao comando MIDI Filter e destine cada um dos dois knobs para parts diferentes, ambos os knobs funcionam para ambas as parts, ou seja, se quiser controlar o volume de duas parts diferentes por meio dos knobs, é necessário configurar a um knob a função de Volume (CC#07) e a outro a função Expression (CC#11), e aí sim destinar cada um dos knobs à sua part. Então, no TR, não é possível controlar o volume de mais de duas parts, separadamente, na mesma combinação, pois só existem os comandos de volume e expressão que podem fazer isto e, no TR, não é possível destinar dois o mais knobs com a função CC#07 para parts diferentes. Este problema ocorre tanto no modo COMBI quanto no modo SEQ, diferentemente do nº 1, que não ocorre no modo SEQ.

    KORGMAN - Reiterendo questões anteriores o Controle & tem esta função única..

    Quando ajustado ele irá alterar o volume de todas as partes do comb que possuirem o visto virtual de seleção do parametro MIDI FILTER.

    O Meu Triton Studio é assim, o Extreme.. o Oasys.. resumindo

    DICA

    Entretanto!!!!!! se procurarem por alguns timbres de orgão no TR, onde é possivel almentar volume de drawbars usando os Knobs vocês irão perceber que esta é uma solução bem interessante.

    Basta usar um Knob 1 (CONTROLE VOLUME 7 ) para controlar o volume de uma ou mais partes e usar um outro KNOB 2 ou 3 por exemplo para controlar o parametro Dmod no modo de efeitos para intensidade/volume acessem os modulo de inserção e master deste timbrtes que a solução para um segundo controle de voluyme "INTERNO", será possível.

    _________________________________

    3- Quando se liga um controlador ao TR, via MIDI, e, no modo COMBI, destina-se uma part somente para o TR e outra somente ao controlador (através de mudança nos canais MIDI), não é possível controlar o volume da part destinada ao controlador por meio de algum knob do TR que esteja configurado a Volume ou a Expression, pois, por algum motivo, o controle não funciona, ao passo que, se a part do controlador (a qual se desejava controlar o volume pelo knob) for tocada não mais no controlador, mas no próprio TR, o controle de volume (ou expressão) funciona normalmente (na medida do possível, devido aos ítens 1 e 2 já citados,... mas funciona).



    4- Quando se liga um controlador ao TR, se, por exemplo, o knob 1, lá no programa que estou usando na combinação (e este mesmo destinado ao controlador), estiver sido configurado para abrir e fechar o filtro TVF, quando se está tocando o referido programa (part da combinação) no controlador, o knob não mais tem "poder" para abrir e fechar o filtro TVF referente ao programa, ao passo que, se o mesmo timbre for tocado diretamente no teclado do TR, a abertura do filtro destinada ao knob funciona perfeitamente. Isso acontece com qualquer tipo de ajuste em qualquer um dos filtros (TVA, TVF ou Pitch bend) destinados a um knob, sendo que, a única coisa que os knobs controlam, na part que está sendo executada no controlador, são os parâmetros destinados a eles nos próprios efeitos da combinação que está sendo usada (por exemplo, intensidade do reverb, do chorus, etc.).

    KORG - Respondendo as duas ao mesmo tempo, pois são semelhantes.......

    Lembre-se!!! quando está alterando um VCF você está alterando um parametro contido em um program.. e não em um COM tal quais os efeitos e volumes, e por isso que só conseguirá efetuar este tipo de alteração tocando no TR, e não no controlador, a não ser que seu controlador possua um controle de VCF via MIDI e um Knob param fazê-lo, afinal neste caso ele é o mestre o o TR ér o Slave(escravo MIDI).
    ________________________________________________

    E aí, deu para entender o que eu quis dizer, ou ficou meio enrolada a explicação? Ou, ainda, vocês não tiveram paciência para ler tudo isso?

    As questões que trocamos por telefone , eu havia explicado da mesma maneira, entretanto as outras vc não havia me falado.

    Mas aqui está postado publicamente, assim esclareço um pouco mais suas dúvidas, e espero que as tenha sempre he he he!! afinal é meu trabalho.

    BUGS DETONADOS CLARO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Valeu Galera.

    vmanzoni
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    korgman

    Sobre a questào do volume que só vai de 0 a 80, o problema pelo jeito deve ser: Costume heheheh
    todo teclado q eu vejo e acho q ele deve ter visto qd vc controla algo pelos Knobs, ele muda de 0 a 127, independente das programações...

    mas assim,.... só ra fazer um outro comentário:
    "Bugs acontecem em qualquer classe de teclado, e são as atualizações das versões operacionais, que vão eliminando quando eles surgem.., para teclados que podem atualizar versões claro. "

    eu concordo e disse isso a cima (de maneira irônica),... o problema é: Tecnologia! os teclados tem tantas funções, tanta coisa, que às vezes passa algo despercebido. Ainda bem q se pode atualizar a versão, senão eu era um dos lasckados (no caso do Bug do sustain do JG q foi consertado no início do ano heheh).

    vmanzoni
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    [Off'z]
    korgman vou roubar uma frase q vi vc falando para outro usuário em outro tópico:
    "Você não dorme não?"
    hheehhe

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    korgman

    KORGMAN - Esta é uma função única o Korg triton le e Korg TR o controle irá respeitar o valor máximo editado, e não o ultrapassará, fato que nosso amigo Fernando já mencionou anteriormente.

    Apenas não entendi porque voce quer que isso ocorra, afinal se quer mais volume basta ajustar o volume para o máximo, e controlar o quanto vai querer ao vivo, e esta é a função única do controle Volume 7 no Korg TR, graduar até onde você editou o volume da parte co comb.


    A questão não é exatamente esta, mas sim, a que eu expus em post anterior:

    "Mas se eu não quisesse mudanças bruscas de volume, é só utilizar o comando Expression CC#11, pois esta é a função dele. Agora, a função do Volume CC#07 é oscilar o volume do mínimo ao máximo.
    Como, no TR, no modo COMBI (que é o que mais se usa), o volume não funciona alterando o volume "na íntegra", é muito complicado quando, por exemplo, quero utilizar um piano misturado com som de cordas, pois se eu deixar o som de cordas, inicialmente, zerado (para que quando eu mude para a tal combinação o som já não saia em seu volume indicado), não tem como eu abrir o volume dele se não entrar no mixer e alterar, o que é inviável para se fazer ao vivo. O ideal seria o som estar inicialmente zerado, para que quando eu acessasse a combinação, o som de piano saísse puro e, no momento em que eu desejasse, eu, manipulando um knob, abrisse o volume dele, sem ter que apertar botões para acessar o mixer, e então "dar on" no strings, entendeu? Praticamente todas as outras marcas funcionam assim.
    "

    O controle CC#07, no TR, usando o modo COMBI, funciona do mesmo jeito do CC#11. Então não precisava ter volume e expressão, somente o expressão resolveria o problema!


    KORGMAN - Reiterendo questões anteriores o Controle & tem esta função única..

    Quando ajustado ele irá alterar o volume de todas as partes do comb que possuirem o visto virtual de seleção do parametro MIDI FILTER.

    O Meu Triton Studio é assim, o Extreme.. o Oasys.. resumindo


    Era isso que eu queria saber: se nos Korg's melhores acontece o mesmo... então não é um bug somente do TR, mas sim de todos os teclados da Korg!!! hahahahahahahaha... Brincadeira! Então é a forma de funcionamento dos teclados Korg, mesmo. Mas, convenhamos nós que, se o MIDI FILTER filtrasse os comandos como nos teclados Roland, por exemplo, seria bem melhor do que este modo de funcionamento dos Korg's!!!

    Mas tem uma outra coisinha a se considerar: o nosso amigo tecladomax postou ali acima que no Le dele não acontecia isto! Afinal, acontece ou não em todos os teclados Korg?!

    Entretanto!!!!!! se procurarem por alguns timbres de orgão no TR, onde é possivel almentar volume de drawbars usando os Knobs vocês irão perceber que esta é uma solução bem interessante.

    Basta usar um Knob 1 (CONTROLE VOLUME 7 ) para controlar o volume de uma ou mais partes e usar um outro KNOB 2 ou 3 por exemplo para controlar o parametro Dmod no modo de efeitos para intensidade/volume acessem os modulo de inserção e master deste timbrtes que a solução para um segundo controle de voluyme "INTERNO", será possível.


    Volto a afirmar: seria muito menos "descomplicado" se a questão do MIDI FILTER funcionasse do mesmo modo que nas outras marcas. Afinal, para que complicar se você pode descomplicar?

    As questões que trocamos por telefone , eu havia explicado da mesma maneira, entretanto as outras vc não havia me falado.

    Pois é... é que as outras questões eu só fui descobrir ontem, trocando e-mails com um amigo, mexendo bastante nos teclados, etc...

    Confesso que ainda não entendi muito bem a questão dos controles dos knobs para o som destinado ao controlador MIDI...

    Valeu.

    Abraço.

    korgman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Olá Manzoni,

    DRACULA

    É verdade brother, cheguei do workshop de Curitiba ontem, e ao abrir Cifra, resolvi dar uma atualizada nas questões.

    E só da para fazer de madruga.. afinal ficar 3 dias fora de casa minhas filhas exigem mais atenção e pai é pai.. He he he

    OS VERSÕES

    Quanto a atualização operacional, com certeza é a salvação da pátria.

    Me lembro que quando foi veiculado aqui aquele problema , como hoje ele está perfeito.

    Afinal teclados foram concebidos para serem perfeitos, e quando algo acontece, a engenharia do fabricante resolve.

    Valeu.

    korgman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Olá novamente Fábio,

    O mais interessante, que a Korg fez uma alteração com respeito ao esta função no X50

    Se salvar o Comb com Knob de volume para a posição zerada, ela ficará zerada quando acessar o comb novamente, e salvar com o volume já no maximo assim o ficará.

    O negócio é aguardar uma nova vers~çao operacional que habilite o salvamento do Knob para a posição zerada ou maxima, priopiciando a possibilidade do usuário escolher este ajuste, igual a que o X50 pode fazer.

    Os comandos das ferramentas de edição geralmente vão evoluindo com o passar do tempo e são as versões que as disponibilizam.

    Lembro quando o primeiro Triton foi lançado ele carregava os samplers da Akai , mas não criava uma combinação com os Layers, coisa que precisavamos fazer, depois surgiu uma versão que habilitava esta opção..

    Não é um Bug como diz.. mas sim complementos de ferramenta

    VCF TESTE

    Agora a tarde conectei via midi um X50 "como master" em um korg TR como "escravo" MIDI, toquei no X50 (master), graduando o knob controlando VCF do TR e funcionou adequadamente..

    Acho que alguma coisa não está programada adequadamente em seu controlador externo, que impede que toque no controlador e gradue no Korg TR, aqui deu certo!!!..

    Mas é assim que evoluimos na edição destas maquininhas.. trocando idéias..


    Sds

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    korgman

    Acho que alguma coisa não está programada adequadamente em seu controlador externo, que impede que toque no controlador e gradue no Korg TR, aqui deu certo!!!..

    Não, o meu controlador externo é uma porcaria, mesmo. A questão é que eu queria controlar o volume da part destinada ao controlador por meio do knob. Para você ter uma idéia, o teclado que estou usando para controlar o TR é um GEM gk320. É um arranjadorzinho medíocre que eu uso para das aula. Ele não envia sinal midi de control change, ou seja, não manda o CC#07. Por isso que estou tendo todos estes problemas tentando controlar o volume pelo TR. Se fosse um controlador bom, daí sim eu não teria com que me preocupar, mas, enquanto não tenho, vou me virando com o que posso mesmo.

    korgman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Com "cerveja" é exatamente isso mesmo fábio

    Pois o mesmo teste do VCF acima descrito, também fiz o teste de volume (toquei no X50) e acionai o knob do TR funcionou..até mais se acinou o knob 1 do X50 ele funciona também tudo redondinho..

    O que acontece com arranjadores é que eles enviam controles de sistema exclusivo simultâneamente (para tudo quanto é lado)!!".

    O Korg PA50 também possui funções de envio de controles exclusivos, e voce tem que ajustá-los para que ele funcione como controlador, já se ele for um escravo midi Tudo .

    Se voce tivesse o manual do seu GEM em pdf "em ingles mesmo", eu poderia dar uma olhada nele..

    O Gem é uma boa marca, com certeza faz isso.. entretanto terá que ajustá-lo....

    Acho inclusive que ele talvêz funcione melhor no modo de sons do que no modo de estilos para controlar o seu TR.

    Mas é apenas suposição pois nunca li o manual do seu Gem.

    No aguardo..

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    korgman

    Eu não tenho o manual do GEM em .pdf, só o livro mesmo...

    Se voce tivesse o manual do seu GEM em pdf "em ingles mesmo", eu poderia dar uma olhada nele..

    O Gem é uma boa marca, com certeza faz isso.. entretanto terá que ajustá-lo....


    Você se refere ao GEM mandar o controle CC#07? Se é, eu já verifiquei isto no manual, e está escrito que o GEM só manda as informações midi de: programchange, note e pitch-bend... Agora, se você se refere a outra coisa, realmente eu não sei.

    korgman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Olá Fábio,

    Agora que você mencionou os features do manual, realmente a opção seria inverter quem é omestre e quem é o escravo MIDI.

    Entretanto com certeza não será util para vc desta maneira.

    Se o Gem não controla fica complicado. com certeza até com um X3 ou N364 ou mesmo X5d será possivel efetuar esta operação..

    Reitero mais uma vêz que usando um sintetizador X50 e um PA50 como master MIDI é possivel tocar no master e modular VCF's volumes CC07 acinando o Knob de tempo real do TR .

    abraços

    fábio_soul
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    korgman

    Reitero mais uma vêz que usando um sintetizador X50 e um PA50 como master MIDI é possivel tocar no master e modular VCF's volumes CC07 acinando o Knob de tempo real do TR .

    Espera aí... deixa eu ver se entendi: então nestes teclados que você mencionou, aqueles problemas que citei acima, com relação a controlar o CC#07 e CC#11, pelo knob do TR, do timbre endereçado ao controlador, não ocorrem?

    korgman
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: korgman
    · votar


    Olá Fábio,

    O teste que efetuei era de tocar no teclado Master e acionar o Knob control do teclado escravo"., na verdade acionando o Knob control ajustado para este função em qualquer um dos dois teclados interligados o efeito será produzido.

    Não se esqueça, ambos os Knobs control de cada teclado devem possuir a função CC07 para que o teclado escravo possa ser alterado...

    Isto porque o parametro MIDI Filter limita a atuação do knop para as partes do comb.

    O que funciona de todas as maneiras sem problema algum.

    Por isso que o controlador externo necessita possuir um controle de graduação com o cc MIDI com ajuste para que ossa existir o endereçamento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original