Cabo Midi é muito fácil de montar!

    Autor Mensagem
    Luciano Chaves
    Veterano
    # jun/07


    Óla galera montei um cabo midi e está funcionando perfeito.E o melhor de tudo é que os componentes que usei são acessiveis no mercado:apenas um foto-acoplador,cinco resistências, três leds e claro os pinos DIN e o conector DB15 macho( game port ).Atualmente estou usando meu cabo em um teclado super amador PSR500 Yamaha e consegui gravar e reproduzir alguns timbres no Sonar 6. Só não consegui reproduzir timbres da Korg que tenho na minha máquina,também não estou muito familiarizado com o Sonar 6.
    Esse cabo que montei,copiei de um cabo-midi que peguei emprestado,lógico com o consentimento do dono do cabo e ficou show! No próximo tópico estarei passando pra quem quiser,o esquema eletronico do cabo midi.

    Tarara_Leo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Opa cara !! maravilha ! depois poste um esqueminha certinho, pois um cabo mid é caro pra caramba !!

    Luciano Chaves
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    É o seguinte, desenhei o esquema do cabo midi no paint e salvei, só que eu não consigo colar ele aqui.Alguem me de uma dica?Obrigado.

    Minow
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Opa, você sabe se tem como fazer pra USB? Porque meu teclado tem saída midi, mas meu pc é relativamente novo, e as placas novas não vem mais com entrada de joystick, agora é tudo usb...
    E um adaptador é caro pra cacete!


    Luciano Chaves
    Upa o esquema aqui ó:
    www.imageshack.us

    E cola o link aqui. Ele vai dar vários links, pode colar o "direct link to image" mesmo. (:

    Luciano Chaves
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Já esta aqui o esquema eletronico do cabo midi.

    Luciano Chaves
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ainda não sei o esquema do cabo midi usb.Só preciso pegar um emprestado pra copiar,kkkkkk.

    Mitilico
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    rapaziada, para não criar outro tópico, vou usar esse mesmo......

    A parada é a seguinte: comprei um cabo MIDI em DB15 há uns 2 anos, mas eu não acabei nem usando e agora que estou com o Juno-D seria interessante a principio para alterar parametros mesmos.........meu micro é mei veinho (acomodei pq tenho sempre a mão um notebook da empresa mas o notebook não tem entrada DB15)...coisa e tal, tava cheio de problemas, mas no final das contas eu acabei dando um jeitinho nele e assim eu acredito que vou levar ele funcionando até o final do ano. Não tô afim de comprar um cabo MIDI com USB agora.....queria usar em DB15 mesmo mas já tentei um monte de coisa e não consegui fazer funcionar o Juno Editor (software fornecido pela Roland). Eu consigo fazer algum teste no cabo?? não creio que o problema seja no teclado, pois comprei novinho, coisa e tal...o cabo ficou guardado por muito tempo e agora que fui usar não rola....alguma sugestão??

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    putz cara, vê c tá abilitado a porta da joystick na sua bios...vai saber né, depois de tanto tempo vc pode ter alterado algo, sei lá!

    outra coisa, vc colocou as entradas e saídas corretamente da din no seu synth?

    abraços

    Mitilico
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Mitilico
    · votar


    marco (boicatolico)

    Mano, já verifiquei sim.....na BIOS tudo certinho e já inverti os din´s tbém, embora estejam identificados.... tava dando uma olhando ontem com mais calma e o cabo tem dois led´s e nem dão sinal...ou meu cabo tá ferrado ou minha saída DB15 tá ferrada

    Ontem até "zerei" meu o Juno na esperança de algum parametro estar ferrando tudo, mas tbém não rolou. Vou ver se consigo alguém que teste meu cabo MIDI, ou então na pior das hipoteses comprar um cabo MIDI USB

    Se alguém tiver mais alguma sugestão, agradeço...
    valeu!!!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mitilico

    se vc comprar o cabo MIDI/USB, vc manda o esquema dele pra gente???

    Mitilico
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Jonathas Lacerda

    mando sim mano, mas deve demorar um pouco....como devo trocar de micro até o final do ano, é provável que eu deixe pra comprar na mesma época....mas acho que não deve ser apenas cabos e conectores, deve haver um circuito conversor ou isolador...sei lá

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    pra quem se interessou pelo circuito do cabo MIDI serial, fazendo uma busca pelo CI dele, vc encontra por no máximo 5 reais, o que torna totalmente viável a confecção dele... esta semana vou no comércio pra ver se acho o CI aqui...

    harofloww
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    seguinte... fui comprar os componentes numa eletrônica aqui e eles pediram qual a voltagem dos resistores... ou algo do tipo... em alguma diferença ou eu posso pegar qualquer um? o.O não entendo nada disso xD

    flww
    haroflow

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    vc não olhou no esquema a referencia do resistor não? é 330R... chega lá e diz isso... ele vai saber o q é...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Achei... onde tem 330R, vc usa um RESISTOR 330R 0.33W e onde tiver 2K2, vc usa um RESISTOR 2K2 0.33W... o CI é um fotoacoplador...

    harofloww
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    pois eh... eu falei... 330R... mas a mulher pediu outra coisa lá... disse que poderia até queimar se pegar um valor errado o.O vlw pelos valores... :P

    flww
    haroflow

    mazza
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    putz pra mim isso tudo ai é grego, ainda bem que a minha placa aceita conexao com cabo MIDI simples (so com plugue DIN), porque pra mim montar um bicho desses parece impossivel... inveja de quem manja muito de eletronica..

    emanuel macedo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    harofloww
    os resistores você pode pedir todos por 1/8 Watts

    obs: salvos os valores de como comprar resistores.
    Ex: 330r (valor do resitor) 1/8 w (potência de carga do resistor)
    que fica assim.
    330r/1/8w.
    a lista fica assim.

    4=R 330R / 1/8 W
    1=R 2K2 / 1/8 W
    2=LEDs VERMELHOS
    1=LED VERDE
    IC= 6N138 OU 6N 139
    CABOS PARA PLUGS ESTEREOS 1 A 2 METROS
    2=PLUGS DIN
    1 = CONECTOR DB15 MACHO.

    -----.}

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    gostei da lista...

    harofloww
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    emanuel macedo

    vlw pela lista mais detalhada... acho que hoje ainda consigo arrumar os componentes...

    Makaha
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Alguém sabe onde encontro um esquema pra montar um cabo MIDI / USB? Como conectar os fios do cabo midi no plug USB? Eu tenho um cabo que tem um plug de envio e um de saída MIDI, ligados a um plug DB15 se não me engano. Tem como eu tirar esse plug DB15 e colocar um USB?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Makaha
    Não é tão simples, não. O USB funciona de forma diferente do MIDI (o conector DB15 já tem os dados MIDI prontinhos pra sair, digamos assim), então não dá pra cortar o fio e soldar outro plugue. Vc até deve encontrar algo na internet, mas essa gambiarra eu não recomendo fazer (vai mexer com microcontrolador) rsrs... Pelo investimento e dor de cabeça, acho melhor comprar uma pronta.

    andrezinho1204
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ola eu montei o cabo eu gostaria de saber como funciona os leds o meu led verde nao ascende nem o que ta do lado dele se alguem puder me ajudar eu agradeço hehe, eu testei ele so funciona assim quando toco no teclado virtual do Sonar sai no meu teclado, mas nao sai o som no pc quando eu toco no teclado

    Att.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    andrezinho1204
    Antes de mais nada, bem vindo ao FCC! :)
    Não entendi muito bem... Que leds? Os cabos MIDI não têm leds... Vc não está usando uma interface USB / MIDI?
    Mas, normalmente, quando dá uma falha desse tipo é por causa do cabo. Troque os cabos (o que tá no In, coloque no Out e vice-versa) e teste novamente. Caso o problema continue, teste com outro teclado, pode ser que o problema seja do seu equipamento mesmo...

    andrezinho1204
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tipo eu fiz o esquema que esta ai em cima eu comprei os componentes e montei o cabo , eu queria saber como funciona o acendimento desses leds tem 2 vermelhos e 1 verde gostaria de saber o que eles indicam e como endicam pois so esta ascendendo 1 led o que fika sozinho ai o que fica no curto nao ascende nem o verde nem o vermelho em momento algum , Aguardo Resposta

    Att.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabo Midi é muito fácil de montar!