korg o1w fd programção

Autor Mensagem
    romario salustiano
    Veterano
    # mai/07

olá galera, tenho um korg o1w fd mais não sei como programar os timbres na memória, na realidade não sei como usá-lo, se alguém souber ou tiver alguma informação me ajude, obrigado.

fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07
    · votar

tem estes dois topicos que fiz um geral sobre o 01/W e o X5

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/115523/ - modo combi

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/116254/ - efeitos

ve se já ajuda alguma coisa,
    se tiver alguma outra duvida vai postando aqui, neste mesmo tópico e comenta mais especifcamente o que você quer fazer que não esta dando certo

JeffersonX
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: JeffersonX
    · votar

Fernando tecladista

Ótima explicação!! Foi a única que vi até agora que está de fácil compreensão e fácil de entender!!

E completando o modo combi, me explica uma coisa: já que no modo combi posso ter até 8 prograns diferentes, como faço a mudança dos timbres. Por exemplo, estou tocando uma música que usar por exemplo 3 timbres - Piano, Strings e Choir. Ok. Começa com uma introdução em piano, depois tenho que mudar pra Strings pra um refrão, depois tenho que ir pra choir. Ficaria alternando mais entre Strings e Choir e no fim da música tenho que terminar em Piano.

O ideal ser usar o modo combi? Como faria essas mudanças? Eu cheguei a fazer esse tópico perguntando, mas ainda não consegui ajudar:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/161218/

Seria através dos botões F1-F8?

Até mais

fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar

JeffersonX

o modo combi é pra você ter timbres sobrepostos (layer) ou em regiões do teclado (split) ou uma mistureba de splits e layer
    tem uns combis aqui no meu 01/w +/- assim
    tem um baixo acustico na esquerda, porem se toco mais forte entra um outro timbre de baixo mais agressivo, pra direita tem uma mistura de dois hammonds caso toque leve, se tocar forte alem dos hammonds entra também alguns metais
    então neste timbre eu tenho split, dual e além disso uma mudança de timbre conforme a intensidade com que se toca, que não tem nada a ver com aquele MVT da yamaha, no korg é outro timbre a tua escolha
    ------------------------------

dentro do que você perguntou no outro tópico
    esse modo combi, serve só pra você fazer isso que comentei acima, não dá pra deixar 8 timbres a disposição e ir trocando

o que dá pra fazer tanto no modo combi ou no modo prog é usar a tecla
    10's Hold/-
    primeiro na tua casa você deixaria os timbres que você usaria proximos
    ex:
    A 11 piano
    A 12 organ
    A 13 strings
    A 14 brass
    ....
    selecionando a tecla 10's Hold/- neste exemplo acima ela "congela" numero 1 da dezena (1x), quando você digita algum outro numero o teclado muda somente a unidade (x1, x2) assim vai direto: 2 organ, 3 strings...

JeffersonX
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: JeffersonX
    · votar

fernando tecladista

Valeu pela explicação. Esse jeito do 10's hold/- eu teria então que editar os timbres deixando na memória do usuário em números da mesma dezena (2x por exemplo)? É o jeito mais utilizado para gerenciamento de teclados Korg em palco?

fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07
    · votar

JeffersonX
    eu teria então que editar os timbres deixando na memória do usuário em números da mesma dezena (2x por exemplo)
    não sei se nos korgs atuiais ainda é assim, mas no meu os timbres são agrupados por unidades e não por dezena como é nos outros
    EX: todos os pianos do 01/w terminão com x1, todos os strings terminam com x7

então já de fabrica por exemplo nos combis de 10 a 19 já vai ter um piano, um orgão, um strings... e a mesma coisa nos de 20 a 29.....
    se nos novos ainda é assim, teoricamente não precisa ficar mexendo muita coisa

a unica coisa chata é que se você muda um timbre de lugar no modo prog, você altera também o combi que usa esse prog, seria mais interessante mexer somente no modo combi
    -------------------------------------

eu teria então que editar os timbres deixando na memória do usuário
    é só mudar de lugar, korg geralmente é tudo memoria RAM

no meu eu nem uso esse 10's hold/- já que dá pra deixar um timbre selecionado no modo prog e outro no modo combi, então se a musica tem dois timbres eu só alterno nos botões prog e combi

--------------------------

tem os controles SW1 e SW2 no canto do teclado essas teclas não sei se dá pra colocar alguma coisa nelas, que tem algum triton ou trinity poderia comentar se é só algum controle ou se entra algum timbre também

JeffersonX
    Veterano
    # mai/07
    · votar

fernando tecladista

Ótimo! To aprendendo bastante. Estou notando que os Korgs dão um pouquinho mais de trabalho pra fazer isso, ou é impressão minha?

A minha dúvida era mais sobre essas mudanças de timbre, porque as músicas que toco, geralmente utilizam 2 ou mais timbres. Muitas usam de 3 a 4 hehe
    Mas aí então nesse caso, com 3 ou mais timbres, seria interessante e ideal utilizar o 10's hold/- né?

fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07
    · votar

Mas aí então nesse caso, com 3 ou mais timbres, seria interessante e ideal utilizar o 10's hold/- né?

pode ser, eu ainda sou meio das antigas e digito o numero completo do timbre, se não decoro anoto na partitura ou na lista de musicas ao lado do tom, as vezes na ordem:

"nome da musica" SOLm - A11 / B15 / A11 / A71

--------------------------------

Estou notando que os Korgs dão um pouquinho mais de trabalho pra fazer isso
    depende do ponto de vista, as vezes a forma que você trabalha se encaixa mais com um tipo de teclado do que de outro
    eu não gosto daqueles teclados com botões de grupos, como é nos pa800, psr 2100 onde em cada botão você deixa um timbre daquele grupo pronto pra ser usado, mas conheço tecladista que ama isso, ainda sou amigo do seletor numerico de 0 a 9

a korg pelo que vejo não é de limar recursos em teclados intermediarios ou tem ou não tem, se tem é completo
    ex: o X5, X3 tem praticamente os mesmos parametros de edição de combi e prog, as limitações são a quantidade (só 100 no X5) e o X3 tem o sequenciador, mas se você edita um timbre no X5, faz igual no X3
    então o impacto inicial de um korg as vezes te assusta, mas abre a cabeça

** vamos ver se alguem passa por aqui e comenta alguma coisa, notei que preciso substituir meu 01/W, estou ficando pra tras, pode ter algum outra forma nestes novos que eu não conheça

JeffersonX
    Veterano
    # mai/07
    · votar

hehehe
    É que to num dilema aqui de um Korg Triton LE. Uma hora bato o pé no korg, outra hora no Roland Juno G hehe. E esse lance de Combi e After Touch me empolgou pelas possibilidades que teria amais, entende hehe.
    Oh fii, esse 01/w é show fii. Talvez não seria interessante pegar um módulo?

Ah, quanto mudar discando o número, eu usava assim na época do meu arranjador PSR da Yamaha hehe. Aí estou com um Roland e no modo Performance eu coloco um timbre em cada botão numérico. O bom que dá pra trocar bem rápido apertando um botão só.

Aqui, e pra entrar com o número, tem que dar enter ou só de digitar já troca o timbre?

Thiago tteclas
    Veterano
    # mai/07
    · votar

Olá amigos! Preciso de umas dicas de timbres para o Korg 01/W FD pois tenho um amigo que vive dizendo q nao gosta do som do seu teclado. Sei que é um ótimo teclado e talvez só precise de algumas edições em alguns timbres. Se puderem me ajudar por favor me mandem dicas para fazer um pianao acustico bem pesadao e um outro piano eletrico, com mais brilho. Desde já obrigado. Se puderem me mandem tbm por email: tabreu.paty@yahoo.com.br.

Vlw.

romario salustiano
    Veterano
    # mai/07
    · votar

Oi amigos, tenho mais uma dúvida com relação ao 01/w, é quando mudo os timbres corta o som, porque? desde já agradeço mais uma vez pela ajuda.

fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07
    · votar

quando mudo os timbres corta o som, porque?
    corta e não tem como alterar isso, tem varios modelos grandes de varias marcas que fazem isso, talvez pela capacidade de processamento

por ex no modo combi você tem varios timbres sobrepostos (até 8) com canais midis diferentes, volumes, oitavas, pan, se usa pedal, 2 processadres de efeitos....
    pra não cortar o som o teclado teria que segurar todas essas informações e ao mesmo tempo colocar na memoria todas as configurações do combi novo
    idem aos programs com osciladores, envelopes e efeitos

------------------------
    tem teclado que somente segura o timbre "crú", mas troca toda as informações de efeitos e volumes (no caso do meu G-1000) então se eu estou com combinação de piano+strings, o strings com volume baixo (em 035) e troco pra uma combinação que tem os dois timbres altos
    o teclado mantem o piano+strings, mas me joga o volume do strings lá pra 127 e dá um strondo já que também como era piano tinha notas presas pelo pedal

no meu caso tenho vantagens e desvantagens com os dois modos

romario salustiano
    Veterano
    # mai/07
    · votar

oi pessoal, alguém aí ainda tem o manual do korg 01/wfd, caso consigam : romariosalustiano@hotmail.com.br, valeu novamente.

fernando tecladista
    Veterano
    # mai/07
    · votar

romario salustiano

tem estes links que são guias on-line

http://net.indra.com/~cliffcan/01online.htm

http://net.indra.com/~cliffcan/korg.htm

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a korg o1w fd programção