B4 Real 8.0 to FantomX / JunoG

Autor Mensagem
Jeferson Fernandes
Veterano
# abr/07


Pessoal,

Baixei a biblioteca do Hammond B4 lá no Roland Clan e tenho algumas dúvidas:

O timbre é perfeito, bacana pra caramba. O trigger da Leslei Fast via Pedal Hold é perfeito, como em um hammond de verdade. No entanto fiz o seguinte. Importei os Patchs e as Performances para minha USER memory. Como não tinha o cartão as performances ficaram mudas (uma vez que elas apontavam para endereços de memória do cartão). Nesse caro peguei a performance principal B4 REAL 8.0 e a montei com os timbres Drawbars. Criei 10 camadas. De D1 a D9 utilizei a configuração (888888888) e na décima camada coloquei o F3 Key Click. Não criei camadas para o P2 Perc, P3 Perc e para o Laer... (alguma coisa que não sei como se escreve..rs) justamente pela dúvida a seguir:

- Na configuração FULL que está obtenho um timbre fora de série, muito diferenciado em relação aos Factory Presets, o que mostrar o poder de edição do JG. Gostaria de saber como que posso chaver as camadas para simular os drawbars e acrescentar todas as chaves do B4 que estão disponíveis na minha biblioteca. Entro no modo performance, mas consigo apenas tocar todas as layers simultaneamente. Gostaria de desligá-las e ligá-las alterando as configurações tipo (880000008)+F3+P2 e assim por diante, tudo em tempo real. Uma opção seria criar performances com configurações fixas, porém, iria consumir mais memórias e diminuiar a versatilidade na performance.

Alguém poderia me ajudar???
Abraços...

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


Tem um modo Jefferson.

O Keyboard Switch no modo performance. Lá você edita os timbres da performance que você quer que saiam. Tem dois parametros, on e off... Tudo que tiver em on vai ser tocado independente da posição da part que esteja no part switch. Sendo assim. você tem 16 part que pode ligar e desligar, meio que simulando as drawbars...

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


Eu testei essa idéia aqui, perfeito bixo. Eu criei uma performance com os sons das drawbars, o key click e as percursões, além do leak age.

Controlo tudo pelo Keyboard Switch e a Leslie pelo Hold Pedal... são 15 timbres na performance, o que nos dá, 32767 possibilidades de sons de hammond... Ridículo...

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


Gravei uma demo de 8 segundos com o timbre criado a partir do método citado acima. Não, não toco bem, ainda! Mas um dia chego lá...

http://rapidshare.com/files/28382525/Victor_Cavalcante_-_Dry_intro_on_ juno-G.mp3.html

Jeferson Fernandes
Veterano
# abr/07
· votar


Beleza... É o que eu suspeitava... Na verdade o que eu queria mesmo era chavear pelos botões de Tone Switch / Part Select
Cara... O timbre ficou animal demais... Vc testou algum drive pra ele???

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


Rapaz... Ia até pedir sua ajuda nisso, ou de outros usuários do Juno-G.

Eu coloquei o VK Rotary para todas as parts, contudo não sei colocar 2 efeitos ao mesmo tempo, não sei nem se é possivel, e eu queria o drive conservando o rotary.
E tem um outro problema, muito provavelmente (se não for possível deixar os dois efeitos ao mesmo tempo) eu vou ter de trocar os 9 efeitos rotary pra 9 drives... ahaeueahueah
O que se podia fazer é duplicar a performance, e colocar a outra com o drive... Quase que não vinha trabalhar hoje querendo mexer no meu 'simulador' novo de hammond...

Scoth_Pr
Veterano
# abr/07
· votar


Jeferson Fernandes
Victor_Cavalcante

Cara, sempre achei os órgãos da Roland bem artificiis, sem peso, simulação de leslie meia-boca etc... Se for possível, gravem uma faixa em MP3 utilizando várias dessas registrações com a variação da Leslie etc...

Essa biblioteca é um Sampler? Tem que utilizar o cartão de memória ou dá pra colocar via Syex no Juno-G? Eu acho que pro Juno-G ficar massa mesmo só faltava bons órgãos, se essa programação suprir essa falta ele fica show daí.

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


Scoth_Pr

Nada de sampler, é só edição das waveforms que vem no bixinho, pegamos os 'patchs-base' lá no site do fantomized e transferimos por usb midi usando o juno-g librarian...

Depois, editamos a performance para usar como se fossem drawbars. O primeiro parágrafo se refere a mp3? Ou não ouviu ainda?

Scoth_Pr
Veterano
# abr/07
· votar


Victor_Cavalcante

Ouvi sim, mas com só 8 seg não dá pra ter nem a basee de uma idéia do que o timbre realmente é. Precisa de muita variação, técnicas, pegadas, detalhes, "sujeiras", e vários outros detalhes que caraterizam a timbragem de um Hammond.

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


É sim...

Eu tinha de ir pro trabalho, daí gravei o que podia, mas hoje a noite faço alguma coisa 'de vergonha'.

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


Promessa é dívida... Continuo tocando muito mal, mas dá pra ter uma noção melhor dos timbres

http://rapidshare.com/files/28467731/Victor_Cavalcante_-_Juno-G_Organ_ -_Those_Who_Fight_Further.mp3.html

Scoth_Pr
Veterano
# abr/07
· votar


Victor_Cavalcante

Não vou comentar nada da gravação pois não é o objetivo do tópico....

Quanto ao timbre, tá bem legal, faltou a dinâmica da leslie, um pouco de sujeira no timbre, uns detalhezinhos. Mas pra um teclado como o Juno-G tá muito bom... Essas mudanças de registrações que vc fez, pulando de uma pra outra, tem como fazer gradualmente, isso é, pelos knobs como se estivessem simulando o "puxar" das drabars?

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


Scoth_Pr

Rapaz... eu gravei 'ao vivo' one-shot, as mudanças de um timbre pra outro são feitas alterando tudo em tempo-real...

Você mudar os registros de duas formas. Ligando e desligando as partes responsáveis por cada drawbar ou mudando o volume de cada 'drawbar' no part mixer, na primeira ou é on ou off, na segunda você seleciona cada part de 0 a 127.

O problema do segundo tipo é que você perde um bom tempo girando o dial e só mexe em uma part de cada vez...

Seria bastante interessante reunir material educacional sobre Hammond pra nós, iniciantes no assunto... Pesquiso muito e encontro muito pouco...

Hammond B3
Veterano
# abr/07 · Editado por: Hammond B3
· votar


Caracaaaa!!
Timbrão de Hammond pro Juno G.

Nem vou dizer que faltam coisas pq do jeito que ta aí pro JunoG já é um milagre nos peixes!

Agora, a dúvida do tópico: Eu queria controlar as drawbars pelos knobs de controle em tempo real!

Quem irá desvendar esse segredo pra gente?

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


Hammond B3

Ahá! Desocbri! Abrindo o 'part mixer' você pode controlar as 'drawbars' pelos knobs de ajuste em tempo real sim, 4 delas de cada vez. o problema é (1 a 4), (2 a 8) e (9 a 12). E no grupo (9 a 12) só tem o 9 que é drawbar mesmo... Daí você tem que deixar o cursor no 4 pra quando tiver de editar algum do outro grupo, só precisar clicar 1 ou 5 vezes... aehuaeheauheea

Cada dia me abestalho mais com meu tecladinho...

Hammond B3
Veterano
# abr/07
· votar


Victor_Cavalcante

C tem mais alguma coisa gravada ae? só com os timbres do B4?

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07 · Editado por: Victor_Cavalcante
· votar


Hammond B3

http://rapidshare.com/files/28560920/Victor_Cavalcante_-_Juno-G_Organ _-_Maria_no_Tsumeato_.mp3.html

E o link tá com um espaço, entre 'Organ' e '_-_Maria' nem editando resolveu...

Estourou diversas vezes o som... Mas dá pra percerber mais algumas nuances do timbre

=P

E tem bem umas 30 pessoas aqui no fórum com o JG... Cadê as demos do povo? ninguém tá testando não é?

vmanzoni
Veterano
# abr/07
· votar


eu não estou conseguindo nem pegar os performances e por no teclado,..
pensei q era q nem os patches só clicar

aqui não funciona...
oq eu faço?

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


Eu também não sei como transferir as performances através do librarian... Daí montei manualmente mesmo...

vmanzoni
Veterano
# abr/07
· votar


Victor tem como vc me mandar via midi?
:D vmanzoni@hotmail.com
me add no MSN

vmanzoni
Veterano
# abr/07
· votar


http://www.4shared.com/dir/2460149/83219b8b/Demos_-_mp3.html

ouve o Hammond B4.mp3

eu tava só brincando com um
fi um tipo de um órgão de igreja
ficou legal!
mas to aprendendo ainda a mexer nele!
o problema é trabalho pra criar a performance pois não consegui transferir a do arquivo .jgl

Alcaide
Veterano
# abr/07
· votar


Desculpe entrar neste tópico, mas tenho um Juno G mas não sei absolutamente nada de programação de timbres, sempre estudei piano. Alguem conhece uma pessoa que possa me ajudar pessoalmente em casa. Uma acessoria , lógico que vou pagar as horas. Obrigado

Hammond B3
Veterano
# abr/07 · Editado por: Hammond B3
· votar


Outra coisa
não to conseguindo habilitar o VK Rotary no Performance

Ele entra normal, mais não consigo mudar pra FAST
Fica em Slow direto e já configurei os controles e tudo, mais nada
Alguem pode me dizer como faz?

Assim que conseguir, já posto umas demos

Jeferson Fernandes
Veterano
# abr/07
· votar


Hammond B3
Muito estranho cara... Eu consigo normalmente... No caso do B4 Real 8.0 o Pedal Hold está habilitando o modo Fast.

Abraços...

Hammond B3
Veterano
# abr/07
· votar


Jeferson Fernandes

Outra coisa , na hora que vou salvar a performance, ele não salva os efeitos e nem as configurações que fiz
fica somente o timbre seco

Pq será?

vmanzoni
Veterano
# abr/07
· votar


no meu o efeito só salva no slow,...
não to conseguindo salvar no fast estranho...
depois eu olho com calma no manual....
mas assim,..
achei animal o resultado!
dá pra pegar altos sons de hammond

Victor_Cavalcante
Veterano
# abr/07
· votar


Pessoal, isso ocorre comigo também, eu contornei da seguinte forma:

No canal 16 coloquei o timbre '888800000' que possui o ajuste da velocidade da rotary no modulation ou no hold pedal. Coloquei o volume do timbre zerado, apesar dele estar ligado. Como o ajuste do efeito é para todos os timbres que usam ele, e não o '888800000' individualmente (neste caso) a leslie, de slow pra fast é alterada de acordo com os controles do canal 16 (é gambiarra sim, e daí? sou programador mesmo...)

A pergunta que não quer calar é como colocar a rotary e o drive ao mesmo tempo (ou qualquer outros 2 ou 3 mfx ao mesmo tempo) É possível?

ThyagoAmaral
Veterano
# abr/07
· votar


Vou sair do S03 e pegar um Juno-G heheheh tow me apaixonando... toquei em um hj numa loja aqui em Recife... (R$ 3.690) Gostei muitoooooo dos timbres dele... Eu queroooooooo!!! kkkkk

Hammond B3
Veterano
# abr/07
· votar


ThyagoAmaral

Vai fio, é assim mesmo!
renda-se aos encantos do Juno G!

Ainda mais depois que c instalar uma SRX 11 nele e controlar pelo SP76!

Uhhhh que tesão!

Schroeder
Veterano
# mai/07 · Editado por: Schroeder
· votar


Victor_Cavalcante
Dá para colocar até tres efeitos simultaneos, é só usar o struct e colocar os tres efeitos em série (Fx1 - Fx2 - Fx3).
Esta performance mesmo do B4 está com tres efeitos, um equalizador, um amp simulator e o vk rotary, os 3 em série!!!

O problema é como ligar e desligar um efeito em real time???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a B4 Real 8.0 to FantomX / JunoG