Acesso MIDI ao Kurzweil ME1 com Fantom X8

    Autor Mensagem
    Roland Moore
    Veterano
    # abr/07


    Galera, preciso de uma ajuda.

    Comprei ontem um módulo Kurzweil ME1 e estou usando meu Fantom X8 como controlador mestre, contudo consigo acessar somente os programas do "MIDI 0", que equivalem aos 128 primeiros programas (primeiros 9 de cada banco), e não consigo acessar os que são classificados no Manual da Kurzweil como "MIDI 6", que equivalem aos demais programas de cada banco.

    No total este módulo tem 256 programas, mas só estou conseguindo utilizar a metade.

    No modo USAM do Fantom existem 256 posições, mas por lá também só acesso os 128 primeiros.

    Tentei mudar o nome do Banco no modo Performance do Fantom para 6, conforme nomenclatura usada pela Kurzweil, mas aí eu perco a interface.

    Sou novato neste mundo MIDI x Controlador x Módulo, por isso peço ajuda.

    Obrigado.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Jeferson Fernandes
    · votar


    Roland Moore
    Cara... Não sei se estou certo, ou se entendi certo a sua dúvida, mas vc precisa utilizar o mesmo canal do Banco MIDI 6 do ME1 no Midi Setup criado no Fantom!!!

    Roland Moore
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Cara... Não sei se estou certo, ou se entendi certo a sua dúvida, mas vc precisa utilizar o mesmo canal do Banco MIDI 6 do ME1 no Midi Setup criado no Fantom!!!

    Ok, essa é a dúvida, mas como vou saber qual o canal MIDI do Fantom que equivale ao MIDI 6 do Kurzweil? Tentativa e erro? São só 127 possibilidades...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara.. entra no Midi Setup do ME1 e vê o valor de CC MIDI que está programado...
    Vá em System no seu teclado, ou verifica dentro do Programa MIDI qual é o valor para CC setado...

    Roland Moore
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Jeferson Fernandes
    vê o valor de CC MIDI que está programado...

    Desculpe minha ignorância, mas sou leigo.

    Como faço para encontrar o valor CC do módulo? Vi o manual mas nada achei.

    Mais uma vez, obrigado.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara... Sei mexer no SP76 e não no ME1... mas normalmente está no campo Channel Midi de um Midi Setup!!!

    Mas é simples. Pra entender como funciona. O Midi possui uma hirarquia de comunicação... A menor delas é o Program MIDI que troca informações com presets... O Canal Midi é por onde ser faz o alinhamento entre equipamento TX e equipamento RX... Tem o lanse do LSB/MSB que faz a troca entre modos/bancos...
    O primeiro passo pra se trabalhar controlando algo é aferir o canal midi... Se o seu módulo está com RX (recepção) no canal 9, seu controlador TX (transmissão) deve transmitir instruções MIDI pelo canal 9... É como um túnel... Dentro desse túnel vc seta LSB/ Program Midis, valores de controles como Velocity, Keyzone, Intensidade e etc...

    Abraços...

    jrpianissimo
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: jrpianissimo
    · votar


    Pessoal, estou com esse mesmo problema. Só consigo acessar o banco midi 0 do kurzweil Me-1 pelo teclado. Não estou conseguindo acessar o segundo banco de timbres do ME-1 que o manual trás como banco midi 6. Até acesso, mas pelo modulo.
    Alguem pode tirar essa minha dúvida e do amigo roland moore q pelo visto ficou sem resposta...rsrs

    jrpianissimo
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: jrpianissimo
    · votar


    Pessoal, para quem quiser acessar os 2 bancos midi do modulo kurzweil ME-1 a partir dos Junos ou Fantoms como controladores sem precisar mexer nos botões do módulo siga as instruções abaixo.

    No caso do ME1, ele tem dois bancos: o MIDI Bank 0 e MIDI Bank 6.
    Por default, a kurzweil usa no módulo ME-1 a mensagem MIDI Bank cc#32 (LSB) para enviar e receber informações do segundo Bank e a mensagem MIDI Bank cc#00 (MSB) para enviar/receber informações do primeiro Bank. Uma mensagem Program Change deve ser enviada (0 - 127, dependendo do pacth requerido) seguida do envio da mensagem Bank. Na Roland, essa mensagem chama-se PC.

    Em outras palavras, no Juno Stage (e acredito q no Fantom seja a mesma coisa) o envio da mensagem de Patch Change compreende três dados: MSB e LSB para selecionar o banco e PC para selecionar o programa/timbre.

    Preenchendo os campos MSB, LSB e PC de acordo com as especificações do módulo ME-1 os valores dos comandos MSB e LSB ficarão respectivamente 0 e 0 para acionar o banco midi 0 do ME-1, e 0 e 6 para selecionar os programs/timbres do banco midi 6.

    O canal MIDI dos dois equipamentos deve ser o mesmo para que a troca seja realizada com sucesso.

    Após configurar todos timbres, no JS você pode pressionar WRITE e o mapa de MIDI CONTROLLER é salvo de modo que você pode acessar os timbres que salvou nos botões numericos.

    Acredito que essas considerações podem se estender para ajudar a quem tem qualquer módulo Kurzweil controlado por Roland e tem alguma dúvida no endereçamento e controle de parâmetros.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acesso MIDI ao Kurzweil ME1 com Fantom X8