Partitura de Blues ou Jazz

Autor Mensagem
Jake_Jazz
Veterano
# mar/05
· votar


me mandem umas partituras de jazz

Anderson Vitorino
Veterano
# mar/05
· votar


Olá

Gostaria que me enviassem partitura de jazz, blues e outros estilos tb


Muito obrigado a todos

anderson_vitorino@walla.com

Felipe Batista
Veterano
# mar/05
· votar


opa tb queruuuuuuuuuuuuu de blues e jazz (de preferncia de blues)
felipeaasb@bol.com.br
ou me adcione no msn
felipebatista215@hotmail.com.br

Anderson Vitorino
Veterano
# mar/05
· votar


Olá

Gostaria que me enviassem partitura de jazz, blues e outros estilos tb

Muito obrigado a todos


vitorinohd@gmail.com

Joel Gamarra
Veterano
# jun/05
· votar


mazza


Ei amigo mande para mim tambem,estas escalas fico muito grato. um abraço
gamarra_joel@hotmail.com

gustavocp
Veterano
# abr/11 · Editado por: gustavocp
· votar


<fight>

Partitura pra blues e jazz?
Pra que?

Quer uma dica? Se é teu objetivo tocar blues e jazz, estuda harmonia, formação de acordes, e treina o teu ouvido (ouve bastante coisa e tenta tocar junto).Se depois tu realmente achar que ainda precisa ler, aí sim vai atrás.
Hoje eu sei ler e vejo que não me acrescentou nada.

Sim, é muito romântica a idéia de ler partitura... todo mundo começa já com o pensamento que não existe outra saída.

Sério, minha opinião é... aprende a ler partitura quem realmente precisa de partitura. Caso contrário (se é realmente o teu foco jazz e blues) estude teoria musical que vale mais a pena!
Lembrando que teoria musical e partitura são coisas bem diferentes mas que muita gente por algum motivo acha que são sinônimos.

</fight>

Darlan Felix
Veterano
# abr/11
· votar


gustavocp

Jazz é Blues é improviso puro né ?

Ouvir um Jazz repetido que seria numa partitura, na minha concepção, não fica legal!

gustavocp
Veterano
# abr/11
· votar


Mas pra isso existe formas de organizar as progressões de acordes (que não uma partitura).
Sim, aquelas coisas chatildas I,IV,V sempre enjoam mesmo.
Mas mesmo peças mais complicadas possuem um padrão que pode ser entendido sem o uso de uma partitura.
É como eu disse, se tu quer aprender mesmo a ler, go for it.
Mas, não é a única alternativa pra quem quer tocar piano.

gustavocp
Veterano
# abr/11 · Editado por: gustavocp
· votar


#edit: postei sem querer duas vezes. :(

Binho Moraes
Veterano
# mai/11 · Editado por: Binho Moraes
· votar


so para dar uma enriquecida nesse topico.


base para blues


como solar blues

estudo sobre o blues

mazza
Veterano
# mai/11
· votar


Hoje eu sei ler e vejo que não me acrescentou nada.
???? difícil de acreditar, mas se vc tá dizendo...

gustavocp
Veterano
# mai/11
· votar


É verdade cara...
Eu não to aqui pra defender uma coisa ou outra. Uma porque não ganho nada com isso e outra porque seria imaturo.
Eu acho que tudo depende do objetivo final do músico.
Ler notas em uma partitura não me acrescentou nada nos estilos que eu toco.
Estudar harmonia e improvisação sim, foi o divisor de águas.
Isso é muito relativo...
Tenho amigos meus que querem tocar metal e eu mesmo digo pra eles estudar sim leitura, performance erudita, etc.
Agora, se alguém chega e diz que quer tocar blues ou jazz... eu acho mais prático ensinar harmonia e improvisação.

Falow!

mazza
Veterano
# mai/11
· votar


gustavocp
não, não quis causar polêmica, se nos seus estilos não importa tanto ler, então tudo bem, tem muito músico profissional que não lê, não tenho nada contra. É que pra mim quebra o maior galho, só isso. Mas cada um na sua, sem julgar se é melhor ou pior, só acho que isso só acrescenta mais conhecimento, faz um músico mais completo, seja com foco em harmonia, improvisação ou leitura. Tudo bem.

gustavocp
Veterano
# mai/11
· votar


mazza

yes!... ;)

"cada um na sua, mas com alguma coisa em comum"

tiago scott
Veterano
# mai/11 · Editado por: tiago scott
· votar


mazza

Tem muito músico profissional que não lê
Cara isso é muito relativo. Pelo menos até hoje os músicos que tenho como referência musical e tive a honra de conhecer pessoalmente lêem e muito. Ou seja, são musicos completos que tocam de ouvido, conhecem muito de harmonia e improvisação (são monstros) e tive o grande prazer de conhece-los aqui na Vila Madalena SP, Ser Rafael Vernet e Rannieri Oliveira (Ambos músicos com vasta experiência, e que fazem turnês com tudo quanto é nome da MPB e Jazz Brasileiros. Opnião minha (O tecladista ou pianista que não Lê, será um grande instrumentista, não um Grande músico). Embora Não Se leia partitura rotineramente tocando por aí, o músico deve dominar a leitura, pois do contrário é passar vergonha em gravações em stúdio diante de músicos de VERDADE !!!

gustavocp
Veterano
# mai/11 · Editado por: gustavocp
· votar


tiago scott´

Mas é realmente isso que a gente tá comentando.

Tu quer ganhar dinheiro com música, sim... tu precisa saber ler.
Tu precisa estar ciente de que tu vai ser contratado pra tocar não só o estilo que tu gosta e sim tudo o que vier! Tem que sujeitar, tem que aprender porque tu tá sendo pago pra executar/compor/gravar/etc.
Agora, tu quer tocar com o teu trio ou com tua banda de blues. Não! Não precisa saber ler...

O que a gente tá tentando fazer aqui é deixar isso bem claro...
Tem gente que frequenta o fórum que já é ou deseja ser músico profissional e ter uma carreira na música.
E também tem usuários do fórum que desejam apenas tocar.

Por isso acho importante deixar bem claro os caminhos que cada um deve tomar.

:)

PS: tu acabou de chamar o Jimmy Smith, o Tony Monaco, o Muddy Waters, o Otis Spann, todos os Beatles e muitos outros por aí de músicos de MENTIRINHA... :)

gustavocp
Veterano
# mai/11 · Editado por: gustavocp
· votar


Essa é uma realidade.

Como eu, tem muitos que possuem uma carreira que não é musical.

E por favor, entendam que eu não estou dizendo que não devemos estudar.
Estudo musical todos devem buscar!
Só que acho que é importante focar o que realmente cada um precisa estudar pra atingir o que quer com o instrumento.

Tem muitos casos de pessoas que se decepcionam com o ensino formal de piano/teclado por falta de sensibilidade dos professores de música (que acham que pra tocar o instrumento o aluno precisa obrigatoriamente ler).

tmurback
Veterano
# mai/11
· votar


Eu vejo a leitura como uma ferramenta. Nada mais que isso. E nada menos também. Ora, se você quer ser músico profissional, tocar com todo mundo, ao vivo ou em estúdio, tem que saber ler. Se você é músico amador, mas não quer ficar gastando um eternidade de tempo em ensaios intermináveis, a leitura também é uma ferramenta muito valiosa. Se você adquirir métodos sobre harmonia ou improvisação, também vai precisar da leitura para ter um melhor aproveitamento. Ou seja, vale a pena investir um tempo no aprendizado da leitura. É meio chato no começo, mas, depois que pega o jeito, facilita a vida.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Partitura de Blues ou Jazz