ESCALAS DE BLUES E JAZZ QUEM PODE ME AJUDAR?

    Autor Mensagem
    Joel Gamarra
    Veterano
    # mai/05


    Oi amigos do cifra club busco ajuda nesta area pois sou amador e não tenho um conhecimento quanto as escalas de jaz e blues, tenho um bom conhecimento nas diatonicas formações de acorde de qualquer natureza naturais disonantes com ou sem extenções escalas cromaticas escalas ditonicas menores, graus acordes com C11,C13,C9/7,C7+/9-,C7+/9-(5b-),C°,Csus4,tambem manjo um pouco de partituras sei ler na boa figuras de valores pausas ligaduras claves esistentes, porem quando ouso uma musica soul muisic que é possivel esecutar uma escala de blues ou jaez fico perdido por não saber onde começar, conheço os modos gregos(jonio,frigio,lidio,mixsolidio...) as escalas pentatonicas são para blues? como usar elas? se alguem puder me dar um help fico muito grato, e se alguem puder por exemplos de como usar estas escalas se ria de mais e colocar algumas mais usadas em jaez e blues. um abraço. Joel (gamarra_joel@hotmail.com)

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cara, dá uma busca que tem uma tonelada de coisas sobre isso, tanto no fórum de teclado quanto no de guitarra e nos outros.

    Abraço.

    Bruno Dellatorre
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    iiiiiii..mano pode explorar e estudar bastante pentatonica q pra esses estilos ai e o cross !

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Joel Gamarra
    A grosso modo, a escala blues básica é formada pelos seguintes graus da escala diatônica:
    I, IIIm, IV, IV#,V, VII(b)
    Passando pra dó maior seriam as seguintes notas:
    dó, mib, fá, fá#, sol, sib
    Os acordes, sem exeção são sempre acompanhados das sétimas.
    Essa é a escala básica para iniciar na improvisação do blues.Tente usa-la q vc vai ver como a sonoridade é bem característica do etilo.Em relação aos acordes, existe uma gama de possibilidades de combinações e modulações, mas se vc trabalhar sobre o I, IV e V graus (com sétima), já da pra fazer muitas coisas legais...se quiser se aprofundar mais, compre livros ou video-aulas q ajuda muito.
    Já o Jazz é muito mais complexo, a escala trabalhada no jazz, geralmente é a escala do acorde q se faz no momento.Por exemplo: se a música é formada pelos acordes iniciais C9,6 , Bb9,7 , Eb7+...enquento estiver tocando o C9,6, vc improvisa sobre a escala de DóM, qndo passar pro acorde de Bb9,7, aí vc improvisa sobre a escala de Bb, e assim por diante...
    É claro q ñ é só isso.Mas já é um bom começo...

    rickwakeman
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    existe um outro topico com respostas ja mais elaboradas

    Joel Gamarra
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Galera

    foi de grande ajuda as dicas dadas por vcs aqui um abraço e caso vcs tenham mais alguma informação postem ai valeu.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    http://playpianotoday.com/blues/

    O mapa da mina. Um passo a passo com exemplos sonoros do "básico" do blues, altamente indicado pra iniciantes. Mas tem que entender inglês, e muito bem de preferência.

    Abraço, contem o que acharam depois.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ESCALAS DE BLUES E JAZZ QUEM PODE ME AJUDAR?