ESCALAS DE BLUES E JAZZ QUEM PODE ME AJUDAR?

    Autor Mensagem
    Joel Gamarra
    Veterano
    # mai/05


    Oi amigos do cifra club busco ajuda nesta area pois sou amador e não tenho um conhecimento quanto as escalas de jaz e blues, tenho um bom conhecimento nas diatonicas formações de acorde de qualquer natureza naturais disonantes com ou sem extenções escalas cromaticas escalas ditonicas menores, graus acordes com C11,C13,C9/7,C7+/9-,C7+/9-(5b-),C°,Csus4,tambem manjo um pouco de partituras sei ler na boa figuras de valores pausas ligaduras claves esistentes, porem quando ouso uma musica soul muisic que é possivel esecutar uma escala de blues ou jaez fico perdido por não saber onde começar, conheço os modos gregos(jonio,frigio,lidio,mixsolidio...) as escalas pentatonicas são para blues? como usar elas? se alguem puder me dar um help fico muito grato, e se alguem puder por exemplos de como usar estas escalas se ria de mais e colocar algumas mais usadas em jaez e blues. um abraço. Joel (gamarra_joel@hotmail.com)

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cara, dá uma busca que tem uma tonelada de coisas sobre isso, tanto no fórum de teclado quanto no de guitarra e nos outros.

    Abraço.

    Bruno Dellatorre
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    iiiiiii..mano pode explorar e estudar bastante pentatonica q pra esses estilos ai e o cross !

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Joel Gamarra
    A grosso modo, a escala blues básica é formada pelos seguintes graus da escala diatônica:
    I, IIIm, IV, IV#,V, VII(b)
    Passando pra dó maior seriam as seguintes notas:
    dó, mib, fá, fá#, sol, sib
    Os acordes, sem exeção são sempre acompanhados das sétimas.