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LukeBR Veterano |
# jan/07 · Editado por: LukeBR
Seguinte, não consigo fazer nenhum acorde maior com 7 menor (tipico de blues) soar legal no orgao, e poucos no piano.....
Isso acontece com alguams outras dissonancias tbem....
Como vcs montam o acorde?
Vejo videos de jazz e blues e tal, estilo jimmy smith, e tambem bossa nova, e fica mto massa o som, nao fica se batendo sabe....
Eu to colocando as dissonancias depois do acorde, lá emcima.....tá errado?
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Eduardo 336 Veterano |
# jan/07
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Bah...
Isso é muito complicado de ajudar... eu não sei nada de Jazz nem de Bossa Nova, de Blues eu sei alguma coisinha.
No Blues não tem regra, faz o jeito que você achar melhor.
Eu normalmente uso um "baixo andando" na esquerda e um "acorde andando" na direita, dificilmente uso um acorde parado, mas quando uso, inverto ele pra que a dissonância(sétima menor ou blue note), fique sempre no meio do acorde.
A um tempo atrás eu criei um tópico "Técnicas de Blues" que não deu muito certo... se as coisas que eu postei estiverem "no ar" ainda, lá tem umas coisas interessantes, mas não sei ao certo se é o que tu procura.
Abraço!
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victorio Veterano |
# jan/07
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Engraçado... No piano é difícil alguma coisa não soar legal... Vc pode colocar dissonâncias à vontade que não tem problema.
Te umas regrinhas básicas, tipo:
- Evite colocar dissonâncias de semitom na ponta do acorde (embora em alguns casos isso soe legal).
- Não toque a quinta nos acordes muito grandes.
- Tente encadear SEMPRE os acordes.
- Se houver baixo, não precisa tocar a tônica.
Exemplo simples (tente no órgão, com a mão esquerda fazendo o baixo):
G7 -> fá - si - ré
C7(9) -> mi - sib - ré (coloque o sol no meio se soar melhor)
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LukeBR Veterano |
# jan/07
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victorio
Entendi, era isso que tava precisando saber...
Bem, eu tava tentando tocar uma progressao simples de jazz/blues, o famoso I, IV, V.......em F, e nao saia nada com setima....
Eu preciso da base, pq eu toco o acorde com a mao esquerda, segurando no orgao (la emcima, embaixo fica um som mto grave e embolado) e fazendo o acompanhamento com a mao esquerda nas teclas de cima....mais nao ficava bom.....
Eduardo 336
Vou tentar achar, valeu!
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LukeBR Veterano |
# jan/07
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victorio
Nao entendi oque vc quis dizer quando falou para nao encadear os acordes......
E outra coisa, vendo mais videos de acid jazz aqui no orgao, vi que eles usam mto uma posicao que usa, eu acho, a setima na ponta mais aguda, junto da tonica....duas notas uma atras da outra (um tom)....
Mais isso insiste em nao ficar com um som legal, fica "conflitando"
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Eduardo 336 Veterano |
# jan/07
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LukeBR
Se tu ta fazendo a tônica, IV e V, as sétimas ficariam mais ou menos assim:(em G)
G, G7, C7, G, D7, C7 G, Am7, D7, G, G7, C7, G, D7, C7, G.
Repara que o C7 serve pra ti cair no G e finalizar.
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victorio Veterano |
# jan/07
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Nao entendi oque vc quis dizer quando falou para nao encadear os acordes......
Não encadear?? 0_o Eu falei pra encadear SEMPRE....
Quanto às posições, eu te passei um encadeamento simples, mas ele pode ficar mais complicado, por exemplo (o msm exemplo anterior),
em vez de G7 e C7 fica:
G7(9) -> fá - lá - si - ré
C7(9)13 -> mi - lá - sib - ré
De noite, qd eu pegar no teclado, te passo uma parada melhor...
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LukeBR Veterano |
# jan/07
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victorio
Valeu!
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victorio Veterano |
# jan/07
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Como te disse, vou passar uma sequência maneira, com os encadeamentos.
Bota um tempo no metrônomo de 148, as notas q forem 4 tempos eu coloco 4t e as q forem dois tempos 2t. Lembra do baixo na mão esquerda.
4t / G7(9) -> fá - lá - si - ré
4t / C7(9)13 -> mi - lá - sib - ré
4t / G7(9) -> fá - lá - si - ré
2t / Dm7(9) -> fá - lá - dó - mi
2t / Db7(9)(b13) -> fá - lá - si - mib
4t / C7M(9) -> mi - sol - si - ré
2t / Bm7 -> ré - fá# - lá - ré
2t / E7(13) -> ré - sol# - dó#
2t / Am7(9) -> dó - mi - sol - si
2t / D7(9) -> fá# - lá - dó - mi
4t / G6 -> mi - sol - si - ré
Depois vc podia tentar andar com o baixo...no órgão dá um efeito maneiro. Espero ter ajudado. Qq coisa é só falar. ;-)
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Victorkeyboard Veterano |
# jan/07 · Editado por: Victorkeyboard
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victorio
gostei da tua sequencia fiz aki mais lentinha q parece q fica mais legal
eu queria aprender o seguinte
qdo vc colocou aí o G7(9) de 4 tempos queria dedilhar no baixo algo e ao msm tempo dedilhar no teclado, num precisa ser rapido, aí qdo passasse os quatro tempos continua essa sequencia de notas até o fim
mais o menos que nem esse video aki, deem uma olhada:
http://www.youtube.com/watch?v=pKRE-KvFpx4
mais em especifico apartir dos 42 segundos
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Joker Veterano |
# fev/07
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Pode usar as inversões como quiser, depende mais da região do teclado e dos registros de hammond que vc ta usando do que onde está a setima ou a quinta e etc. Inversões diferentes dão "sons " diferentes, apesar de ser o mesmo acorde. Aos poucos fica automatico e vc faz td sem pensar. Isso falandod e blues, jazz ja é outra historia.
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victorio Veterano |
# fev/07
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Victorkeyboard
Nesse víddeo o cara fica mandando a tônica grave e depois duas notas, parecem ser a terça e sétima, mas tenho q tirar pra conferir. Como não tô com net e teclado no msm lugar, só no final de semana.
Aí eu tiro alguma coisa e te falo. ;-)
P.S.: O cara manda um jazz bonito. 0_0
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Victorkeyboard Veterano |
# fev/07
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victorio
valeu hein
P.S.: ele arrebenta de uma forma bem simples, sem extravazar
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LeandroP Moderador |
# fev/07
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LukeBR
Eu não manjo nada de teclas, mas sobre acordes X7 o legal é valorizar o seu trítono e o baixo.
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victorio Veterano |
# fev/07
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aff, tive um fds cheio e no tempo q tive livre não consegui passar o vídeo do youtube pra outro formato.... -_-"
Logo q eu conseguir dar um jeito de poder ouvir esse negócio próximo a um teclado, ressuscito o tópico.. :-P
Flw!
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