Conexão teclado (GW-7) X módulo (X5DR) como configurar?

    Autor Mensagem
    riceira
    Veterano
    # jan/07


    Como faço para configurar o teclado GW-7 e o módulo X5DR de modo que eu possa usar os timbres do módulo? Sou totalmente leigo em conexões MIDI, então li os manuais, comprei um cabo MIDI (DIN X DIN) e conectei teclado Midi OUT com módulo Midi IN. Depois + ou - no chute configurei o GW-7 para "local control ON, Kbd Ch:1" e o X5DR para "00A Global Multi T01, 00G Midi Ch T01 1G", mas não consegui resultados. Imagino que não seja tão difícil para quem tem experiência, mas até aqui ainda não consegui estabelecer a comunicação entre os aparelhos e ficaria grato se alguém pudesse me auxiliar no estilo passo-a-passo.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Respondi a sua dúvida aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=search&loc=1&topi c=115933&forum=8&page=4132578

    riceira
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Seguem abaixo os links dos manuais do Roland (em Português) e do Korg (em Inglês):
    http://www.roland.com.br/manuais/G/GW-7_PT.pdf

    http://www.korg.com/downloads/pdf/X5DR_Manual.pdf

    Queria pelo menos estabelecer a comunicação MIDI entre os aparelhos.
    Um forte braço a todos!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    riceira

    eu estava lendo o manual do GW-7 e minha conclusão
    que o sistema de midi é tão "sem vergonha" com o do alpha-1 que eu tinha com os canais "pre-fixados"

    e pelo que entendi o que você toca "somente" sai pelo canal 4 (pag 26)

    1 Backing 1
    2 Backing bass *1
    3 Backing 2
    4 Main (teclado) *2
    5 Backing 3
    6 Dual (teclado) *3
    7 Backing 4
    8 Backing 5
    9 Backing 6
    10 Backing drums
    11 Split (teclado) *4
    12 Chord Bass (teclado) *5
    13
    14
    15
    16 (Main (teclado)) *6

    os outros canais onde esta escrito "(teclado)" são do dual, manual drum...

    o que tem de opção é escolher o que sai pelo midi out:
    MIDI TxRx (Transmissão/Recepção MIDI)

    ALL Todas as partes tudo o que você toca + o sequenciador + ritmo automatico
    KBD • Partes do teclado (veja “(teclado)” em “canais MIDI” na tabela da esquerda desta página) • Partes de “song” (1–16) somente o que você toca + sequenciador
    STL • Partes “backing” (Backing 1–6, Backing bass, Backing drums) • Partes de “song” (1–16) só os ritmos e o seq, o que você toca não sai
    SNG Apenas partes “song” (1–16) somente o sequenciador
    OFF Nenhuma das partes do GW-7 transmite ou recebe
    mensagens MIDI.

    o que tem cara de ser mais interessante é a opção KBD assim se tu ligar algum ritmo do GW-7 o korg não vai ficar dobrando

    --------------------------------

    no korg

    no modo global no item 2A "Global MIDI Channel (CH)" vai ter que colocar em 4

    --------------

    passa para o modo PROGRAM e ve se agora sai alguma coisa

    o que vai dar "bode":
    o modo COMBI do korg:

    todas as combinações estão gravadas usando o canal "1" então em todos os timbres que você queira usar vai ter que entrar no edit e alterar o canal midi de cada um deles no item: "2A – 2B MIDI Channel" pra 4G
    isso pra cada timbre e salvar cada um deles

    se o roland tivesse um item com nome parecido de "midi TX = 1" (que até no meu casiotone tem) esse trabalho não seria nessesario


    neste link tem alguns comentarios que fiz sobre o modo combi e a parte de efeitos

    riceira
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fernando tecladista

    Caro amigo: segui suas digas (aula, na verdade), mas ainda não cheguei lá. Como sou totalmente leigo no assunto, vou detalhar todos os passos que dei nos aparelhos:

    No GW-7: acionei as teclas shift+song e no menu Ctrl Kbd Ch selecionei 4 (de 1-16); depois passei para o menu Local Ctrl e selecionei Off (de On/Off). Em seguida, acionei a tecla Function e no menu Edit System? encontrei diversos parâmetros como o próprio Local Ctrl novamente (mantive Off), MasterTune (440.0), Transpose etc e segui para os parâmetros Midi a seguir: Midi TxRx selecionei ALL (nas opções ALL/KBD/STL/SNG/OFF). Para todos os outros parâmetros (Sync Rx, P.Bend TxRx, etc selecionei ON).

    No X5DR: acionei a tecla Global Multi e selecionei 02A Midi Global CH:4 NoteR:ALL (acionando novamente a tecla aparece 00A MULTI T01 G01: Piano

    Feito isto, então acionei a tecla Program, selecionei um timbre (ex.: A01: X Piano) e usei as teclas do GW-7. Resultado: nada acontece.

    Uei um cabo Midi (que comprei numa eletrônica - plug DIN 5 pinos 1x1, correto?) e conectei no Midi Out do GW-7 e no Midi In do X5DR. Para o som, uso as saídas R+L do módulo e ouço as 2 demos sem problemas, assim como ouço o som do GW-7 nos fones quando habilito ON (no Local Ctrl). Alguma coisa está faltando e peço desculpas se esqueci de algo bem trivial, pois é a primeira vez que uso módulo e cabo Midi In/Out, o máximo que já fiz foi usar cabo USB para importar/exportar song e Styles.
    Receio já ter mexido muito em comandos e posso ter desconfigurado algo, principalmente no módulo. Conto mais uma vez com a sua colaboração e a de quem mais puder ajudar. Um forte abraço!

    Schroeder
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fala Ricardo, blz!
    Cara tá tudo certo, é só apertar o shift+song q o teclado vira um controlador! ai vc pode mudar os canais pelo dial de 1 a 16! Tente arranjar outro cabo, pode ser q esse esteje ruim (quebrado), aqui em casa eu usava normalmente, só q em vez do módulo eu usava o computador, só o fato de ligar o cabo já funcionava legal, não precisava configurar nada! Uma curiosidade vc comprou esse módulo de uma cara q tava vendendo no balcao por 400,00?

    riceira
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Schroeder

    É o Marcus? Tudo bem? Não lembrava do seu nick daqui do CifraClub. Então será que o problema está no cabo? Comprei 2 cabos (DIN 1x1) e já testei ambos! O módulo é este mesmo que você falou, comprei no Domimgo e o Chileno ( o cara que me vendeu) trouxe o cabo dele e testou aqui em casa, embora não soubesse explicar direito, pois também o usava só no computador, mas funcionou e ouvi alguns timbres do módulo. Amanhã vou comprar um novo cabo, desta vez em loja de teclados, pois os que comprei são de eletrônica. No mais, estou muito satisfeito com o teclado e comprei o módulo para reforçar os timbres de sinth. Um grande abraço!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    é só apertar o shift+song q o teclado vira um controlador! ai vc pode mudar os canais pelo dial de 1 a 16!
    isso é interessante, então aquilo que comentei de mudar o canal no korg não precisa, seria mais interessante se no manual estivesse escrito isso na mesma pag que fala de midi
    ---------------------------

    ( o cara que me vendeu) trouxe o cabo dele e testou aqui em casa, embora não soubesse explicar direito, pois também o usava só no computador, mas funcionou e ouvi alguns timbres
    os que comprei são de eletrônica.

    é quase certo que o cara da eletronica soldou errado

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Schroeder
    ai vc pode mudar os canais pelo dial de 1 a 16!
    Será que isso funciona com meu Roland SC-880 e meu E-MU XBoard 49? Assim, para eu poder mudar o canal no próprio módulo em vez de ter que fazê-lo pelo controlador?

    Schroeder
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Acho q nao da para mudar o som pelo controlador nao, pois quando vc aperta o shift+song nenhuma tecla do teclado funciona mais soh o volume, o dial para mudar o canal e o exit para sair! o q vc pode fazer eh caso esteja utilizando um modulo da roland, eh montar uma performance com 15 sons favoritos (sao 16 + 1 eh bateria) um em cada canal, e ai e so ir mudando o dial para mudar de timbre, mas as performances teria q mudar no modulo! Na korg acho q eh a mesma coisa so o q muda e o nome q em vez de performance eh combi e em vez de 16 canais sao 8!

    riceira
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fernando tecladista

    Os cabos estão na seguinte disposição da esquerda p/ a direita: vermelho - verde - terra - preto - branco em um plug e o inverso no outro plug, ou seja, branco - preto - terra - verde - vermelho. Isso acontece nos 2 cabos que comprei. A inversão é correta?

    riceira
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Comprei um cabo novo na Disconildo (aproveitei para experimentar o X50) e de fato o problema estava nos cabos que havia comprado em eletrônica, pois agora funcionou! Posso usar qualquer canal do GW-7 (de 1 a 16), desde que no X5DR coloque o mesmo canal. Nossa! Os timbres do módulo são maravilhosos e me fizeram recordar do Triton Le que tive. Agora estou bem servido de timbres de sinth. Não vejo a hora de acessar os combs, pois até agora só acessei os timbres do program e já fiquei estupefato! Pena que a Korg complique tanto na configuração dos menus e parâmetros... que me perdoe o mestre Aureo Galli, mas um equipamento não precisa ser complicado para ser de bom nível, mas a Korg enveredou por esse caminho. Sem falar na concepção dos manuais de instrução, complicadíssimos, para não dizer mal elaborados. Não acredito que os músicos, mesmo os de ponta, tenham tanta paciência para interpretar (sic) os textos tão confusos, sem concisão e montados sem nenhuma coesão e objetividade... E Lá vou eu me aventurar na leitura do manual do X5DR e suas exatas 182 páginas... e ainda por cima em inglês com termos técnicos que requerem conhecimento prévio do assunto.
    Se houver alguma alma caridosa aqui no fórum que por ventura tenha o manual em português do módulo Korg X5DR em pdf seria um alívio!...
    Nossa, em que hobby eu fui me meter! Agradeço a todos os que me ajudaram e vou ler e testar todas as digas dadas. Tenho uma simpatia especial por este fórum e muitas vezes me pego lendo à toa tópicos e mais tópicos por pura diversão, embora tudo, rigorosamente tudo que aprendi tenha sido adquirido aqui! Um forte abraço a todos.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    riceira
    Agora você está com um bom set em mãos: Roland GW-7 + Korg X5DR, com o primeiro controlando o segundo. Para bandas, é um prato cheio...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pena que a Korg complique tanto na configuração dos menus e parâmetros.
    mas um equipamento não precisa ser complicado para ser de bom nível

    o korg é assim depois acostuma e fica baba, com o tempo você sai implicando com a falta de parametros das outras marcas que não dá isso e não dá aquilo....

    se você mexeu bem no triton LE que teve vai encontrar facil os paramentros neste, é só se guiar pela numeração em cada modo você vai ver que os itens 1A 1B 1C.... tem a ver um com outro

    o pecado em si é que isso é em um display de 2 linhas, quando mexi a primeira vez em um X3 achei horrivel

    mas estava vendo o manual a parte "basic guide" é mais chata do que a "reference guide" a basic fica muito naquela do explica mas não explica
    a reference já tem tabelas pra cada item de edição, e uma boa parte do manual é explicação detalhada de como funciona cada efeito, coisa que "no inicio" não vai fazer diferença pra você saber como é a diferença do reverb room e do concert hall

    riceira
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ainda não entendi bem esse lance de canais MIDI. Teria algum tópico que explicasse em linguagem simples o mecanismo da coisa? Procurei mas não encontrei. Já consegui usar o GW-7 como controlador do X5DR e consigo extrair do módulo tanto os programs quanto os combs, sempre usando o canal 1. Agora, também consegui fazer com que os timbres do módulo modifiquem os arranjos originais do GW-7, enquanto que este faz a parte de melodia, mas gostaria de também fazer o inverso e não consigo, ou seja, usar a melodia para o X5DR com os arranjos originais do GW-7. Imagino que seja usando canais de MIDI, mas não domino esta parte e o que consigo é mais no chute. Aliás, fico até meio desanimado, pois o tempo que levo tentando aprender os recursos poderia ser para me dedicar mais ao estudo da música. Como hobby, isto deveria ser mais prazeroso e relaxante em vez de ser a dor-de-cabeça que é!

    riceira
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Problema resolvido: passei o GW-7 e o X5DR e agora já adquiri um Korg Triton Le76. O problema agora é achar o cartão SmartMedia!

    DELEI COSTA
    Veterano
    # out/07
    · votar


    OLÁ PESSOAL. SOU LEIGO EM MODULOS. ESTOU QUERENDO ADQUIRIR UM JV 1010 PARA USAR COM MEU TRITON LE 76.
    1ª PERGUNTA? COMO FAÇO PARA LIGA-LO
    2ª PERGUNTA? POSSO USAR OS SONS DOS DOIS SIMULTANEO? EXEMPLO POSSO FAZER UMA COMBINAÇÃO USANDO UM PIANO DO TRITON E UM ORGAO DO MÓDULO?
    3ª PERGUNTA? BASTA LIGAR A SAIDA DE AUDIO DO TECLADO E TEREI O SOM DOIS DOIS? OU TEREI QUE LIGAR A SAIDA DE AUDIO DO MODULO TAMBÉM.
    ALGUÉM PODE ME AJUDAR? BRIGADÃO

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conexão teclado (GW-7) X módulo (X5DR) como configurar?