Autor |
Mensagem |
fernando tecladista Veterano |
# fev/08
· votar
Mauro Lacerda só de curiosidade morbida você anota os timbres que criou na planilha que tem no fim do manual, quando comprei o meu já veio sem manual, mas o dono anterior tinha varios xerox da planilha que usava como backup
|
Mauro Lacerda Veterano |
# fev/08
· votar
fernando tecladista
O meu também veio sem manual. Quando fiz meus primeiros timbres, peguei na net um exemplo dessas planilhas e anotei tudo. Aí, mudei alguns timbres, atualizei. Depois desencanei, porque os timbres são como vinho, eles vão amadurecendo hehe Vira e mexe eu vou tocar e percebo uma nuance minúscula que altero, não tenho paciência de anotar cada vez que faço uma alteração. E acontece que eu já mexi tanto, tanto nele que quando eu penso em um timbre eu já sei como fazê-lo rapidamente. Por exemplo um Lead em quinta com onda triângular e quadrada, com pequeno delay no filtro e no osc, etc... Quer dizer, a base para os timbres que eu mais gosto e uso eu consigo fazer em poucos minutos, é mais rápido do que anotar. Se tivesse controles em tempo real, como o minimoog, eu nem me preocuparia com os presents, apenas guardaria de cabeça os parâmetros principais e os ajustes "finos" faria conforme me fosse conveniente na hora. Afinal, todos que possuem o minimoog fazem assim. Eu nem vejo um CZ 5000 na minha frente, vejo o Minimoog. Faço o s timbres pensando nele. Mas sinto falta pra caramba dos controles em tempo real. Vi para vender um SH 201 da Roland, com os controles e tudo, por 1590 usado para vender. Ah, se eu tivesse grana...
|
Mauro Lacerda Veterano |
# fev/08
· votar
Ah, aqueles seis leads que gravei, eu montei eles em menos de meia hora antes de gravar, depois de escutar vários exemplos de sons de minimoog no youtube.
|
Tromeu Veterano |
# fev/08
· votar
fernando tecladista Mauro Lacerda
Putz! Quando eu pego um synth, a primeira coisa que eu faço é ligar o bicho e tirar uns sons; a segunda é ler o manual; e terceira é fotocopiar a "planilha de síntese" (se não tiver ou você não puder desenhar uma, não é um synth hahah!). Aí eu disseco todos os presets, antes de apagá-los. A análise parâmetro-por-parâmetro que se faz enquanto tá passando os dados pro papel é o que há de melhor, na minha opinião, pra aprender um método de síntese. Depois que você aprende, realmente não há mais necessidade delas (mas nem de presets, como o Mauro falou).
|
Mauro Lacerda Veterano |
# fev/08
· votar
Tromeu
Eu tive um QSR, da Alesis. Eu dissequei ele exatamente como você falou, peguei uma cartolina e desenhei todo o caminho que o som fazia, o osc, o filtro, amp, tudo. E também tenho um livro básico chamado Sintetizadores á brasileira, que também foi muito útil. qundo peguei o CZ, já tinha noção exata do que dava para fazer com ele.
|
Mauro Lacerda Veterano |
# fev/08
· votar
O pior de tudo é que vou ter que me desfazer do CZ 5000, porque estou com um projeto de mpb e preciso de 88 teclas pesadas. Quero pegar algum privia PX, vou dar o SP 76 que está com duas teclas com sensibilidade alterada (o som sai mais alto que as demais) e como não tenho grana para arrumar, o CZ vai como parte do pacote em função das teclas do SP. Uma pena, porque não queria me desfazer dele, é um puta synth, e o SP é um belo Stage Piano, mas preciso das 88 teclas, e pesadas, pois vou tocar Tom Jobim, Vinícius, Cartola, Pixinguinha, essas coisas, e o SP não tem as teclas para isso. Sem grana para arrumar as teclas, vou ter que por o CZ na roda. Uma bosta, mas não tenho escolha nem $$, e estou apenas esperando trocar para começar a trabalhar logo no projeto, que só está me esperando. Espero que faça essa troca logo, só estou esperando um sinal positivo de um cidadão lá...
|
Tromeu Veterano |
# fev/08
· votar
Mauro Lacerda
É uma pena. Mas fazer o que, né? Se tu tas precisando dum piano... "Vão-se as teclas, ficam os dedos" houaiahuaia. Bota o cidadão pra ler esses posts que ele se decide rapidinho. Mas tenta concertar as teclas do SP, e dá só ele na troca!
|
Mauro Lacerda Veterano |
# fev/08
· votar
Yes, sou o artista de rock progressivo mais visto do palco mp3, estou em primeiro lugar no brasil todo em rock progressivo. Que doidera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
|