ENQUETE - Você sabe ler partitura bem?

Autor Mensagem
gustavorino
Veterano
# dez/06 · Editado por: gustavorino


Pessoal.. como alguns já sabem estou desenvolvendo um software similar ao Guitar Hero só que ele usa partituras.. e o publico alvo do meu projeto somos nós tecladistas que sabemos ler partitura mas temos certa dificuldade ( lentidao )..

O que eu queria saber é o seguinte.. ( esse dado vai no meu projeto.. por isso a enquete ) Vocês sabem ler partitura BEM a primeira vista? em outras palavras.. Você é BOM no solfejo?

krydes
Veterano
# dez/06
· votar


gustavorino
bem eu estou iniciando,acredito que com muita dedicação não deve ser díficil,dou uma "sapeada" sómente ás vezes mas estou começando a treinar se pegar direto acho que não tem erro não, deve ser tão fácil como telegrafia é só treinar hehe um abraço!!!!!

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/06
· votar


Clave de Sol da pra desenrrolar legal... sem ter q contar... agora clave de Fá... eu me enrrolo tenho q contar... e de DÓ nem se fala... hehehehe

fernando tecladista
Veterano
# dez/06
· votar


sim, leio bem as 2 claves

Walter Girao
Veterano
# dez/06
· votar


Leio muito lento. nunca gostei de partitura

Carlos Sesti
Veterano
# dez/06
· votar


Nao sei bem mesmo...=(

Tiago Correia
Veterano
# dez/06
· votar


absolutamente não. Só com algum treino consigo executá-la, agora se for alguma peça erudita.... esqueça.

Rachmaninoff
Veterano
# dez/06
· votar


Não sou muito bom em solfejo, talvez por nunca ter me interessado muito.
Mas acho que tanto leio quanto escrevo partitura muito bem, sim.


gustavorino
Pergunta técnica:
Vai desenvolver o programa em qual linguagem/plataforma?

tolho
Veterano
# dez/06
· votar


Não.

Akira TGC
Veterano
# dez/06
· votar


e o publico alvo do meu projeto é nós tecladistas
Opsss... Somos nós =))
Edit aí ;-)

Eu nao, leio nada de partitura... =/

Scoth_Pr
Veterano
# dez/06
· votar


Eu não gosto de tocar com partituras, parei de fazer isso há uns 4 anos, mas eu leio bem sim a clave de Sol e de Fá. É que tem uma pequena orquestra lá na igreja, e sou eu quem faz os arranjos nas duas claves, daí não posso desacostumar né?

gustavorino
Veterano
# dez/06
· votar


Rachmaninoff

já desenvolvi.. é java.. está em fase de finalização

gustavorino
Veterano
# dez/06
· votar


Akira TGC

ok

AUTOBOT
Veterano
# dez/06
· votar


Não!!

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


Clave de Sol eu sei bem, mas a de Fá eu me confundo as vezes e tenho que contar as linhas. A clave de dó eu nunca estudei, nunca!

Nasch
Veterano
# dez/06
· votar


Sou bem lento em clave de Sol...em lugar da clave de Fá eu vou mesmo na cifra..hehehehe

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


em lugar da clave de Fá eu vou mesmo na cifra..hehehehe

Putz, tem que treinar

eronslap
Veterano
# dez/06
· votar


soh o básicão

João Gilberto
Veterano
# dez/06
· votar


Só mesmo o básico.

A primeira vista é mais complexo.

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


Eu escrevo músicas na pauta musical... mas tocar elas já é outra história hahah
Prefiro chamar gente pra tocar elas por mim senão eu me perco em algumas partes

mazza
Veterano
# dez/06
· votar


leio bem pra caramba, toco qualquer música de primeira pela partitura, pra mim é até melhor é só ligar no automático e o som rola... tranquilo. Já fiz muita apresentação em grupo em que todo mundo abre a partitura, é um , dois três e... som na veia!!! sem ensaio antes e sem crise.
Haja modéstia... hehehe é duro ser o bom... ai ai nem eu me aguento pusta cara convencido vai se catar mas sem brincadeira pra mim é fácil.
Mas nunca toco a mão esquerda igual, acho um saco... prefiro eu fazer os arranjos, pra mim é bem melhor. Esse negócio de tocar a mão esquerda e a direita iguaizinhos à partitura é só coisa de pianista erudito, e fim.

fernando tecladista
Veterano
# dez/06
· votar


mazza
Mas nunca toco a mão esquerda igual, acho um saco...
sou por esse caminho também, leio bem a clave de fá , se é algo mais erudito ai eu faço igualzinho, ou algum arranjo bem trabalhado com baixos, distribuição e algumas passagem interessantes compensa
mas quando é partitura com o basicão que é geralmente o que se acha por ai, então mudo

Walter Girao
Veterano
# dez/06
· votar


Tai o porque de eu odiar partitura. cara fala que "liga o automatico e vai"...

pow... tem uns programinhas de computador que fazem isso muito bem...

mazza
Veterano
# dez/06 · Editado por: mazza
· votar


Tai o porque de eu odiar partitura. cara fala que "liga o automatico e vai"...
esses programinhas também arrumam trampo pra tocar ao vivo? me diga, que eu posso colocar um deles no meu lugar e ficar tomando cerveja enquanto eles fazem o meu serviço.... acho que vc não entendeu o que eu quis dizer, falei que depois de pegar a prática a coisa fica MUITO fácil, mas se vc não consegue ler partituras e nem tem vontado e/ou capacidade pra aprender, nunca vai entender... melhor vc continuar com seus "programinhas de computador"...

mazza
Veterano
# dez/06
· votar


ou algum arranjo bem trabalhado com baixos
quando é partitura com o basicão que é geralmente o que se acha por ai, então mudo
putz falou tudo, é difícil arrumar partituras, principalmente de música popular, que venham com arranjos bem elaborados, porisso que eu também mudo, mas é a prática que vai te dizer isso, gostei da sua colocação, é bem por aí.
Acho importante ler a partitura, pois ela te informa a linha melódica, o andamento e a harmonização, ao invés de ficar tocando por cifras ou "de ouvido", nenhum outro método te fornece a estrutura completa da música que vc vai tocar. E principalmente, quando vc vai tocar em conjunto, é importante que todos tenham e sigam a mesma informação.
Mas acho que a gente tá desvirtuando ium pouco o tópico, a idéia é a de fazer uma enquete, certo? Alguém tá fazendo a contagem? Pelo jeito, o pessoal que lê partitura por aqui tá em minoria...

Eduardo 336
Veterano
# dez/06
· votar


Eu leio partitura em uma velocidade boa. Quase todas as partituras leio tranquilo. de vez em quando aparece algumas dúvidas.

Fante
Veterano
# dez/06
· votar


a de sol e a de fa leio bem sim...... o mais impressionante eh q a clave de fa que aprendi a ler direito esse ano to conseguindo lê mais facil q a de sol

Ken Himura
Veterano
# dez/06
· votar


Meu solfejo não tá tão legal, mas minha leitura tá boa

Julia Hardy
Veterano
# dez/06
· votar


ainda não. Mas, eu chego lá

hitokiri
Veterano
# dez/06
· votar


Recentemente eu baixei um programinha no Superdownloads que serve justamente pra isso, treinar leitura de partitura. Eu conecto meu teclado (no caso, um Triton Le) atravez de um cabo de midi/usb no pc entro no programa e sem precisar configurar nada clico no botao pra comecar o "desafio". Em uma partitura com a "parte de cima" na clave de sol e na "parte de baixo" com a clave em fa, notas vao aparecendo e deve-se tocar a nota da vez no no teclado.
O programa eh bem simples e leve (665kb), mas a ideia realmente eh boa, pelo menos pra mim que, finalmente respondendo a pergunta do topico, leio partitura muito mal.
Aqui ta o link pra baixa-lo: http://www.superdownloads.com.br/download/112/musicfest/

gustavorino, voce poderia dar uma olhada nele pra dar uma sacada, e tirar umas ideias bacanas e desenvolve-las melhor.
Ah, e avise-nos quando concluir o software,
flw, boa sorte aih nesse projeto!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ENQUETE - Você sabe ler partitura bem?