Vox Organ: alguém daqui já ouviu falar desse instrumento?

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# jun/06 · Editado por: mano_a_mano


Vox Organ era um pequeno órgão portátil da década de 1960. Foi utilizado pelo The Who e pelos Beatles, inclusive (aliás, eu criei este tópico escutando um CD deles), e ao vivo, tocado por John Lennon (acho). Ele era conhecido aqui no Brasil também, como "Vox" apenas.

Vox Jaguar
Vox Continental

Só para dar uns exemplos... Eu achei uma "porrada" de informações pela Internet...
E aí, o que acharam desse "vintage"?

gustavorino
Veterano
# jun/06
· votar


nada mais é do que o 'teclado' dos the doors..

ROTTA
Veterano
# jun/06
· votar


nada mais é do que o 'teclado' dos the doors

Nada mais precisa ser dito... hehehe
Abraços.

mano_a_mano
Veterano
# jun/06
· votar


gustavorino
Marco Alan Rotta
Me esqueci desse detalhe... Mas aí está o tópico para que outros conheçam.

ROTTA
Veterano
# jun/06 · Editado por: ROTTA
· votar


As informações sobre a marca na Wikipedia não são amplas. Minha primeira referência da Vox sempre foram os amplificadores usados pelo Beatles, antes mesmo de eu saber que eles faziam órgãos.

Traduzindo a Wikipedia na parte que fala dos órgãos:

The Vox brand was also applied to electronic organs, notably the Vox Continental of 1962, which was immortalized by Alan Price of the Animals track House of the Rising Sun, later used by Ray Manzarek in most songs of The Doors ("Light My Fire"). Mike Smith, organist of The Dave Clark Five, was also strongly connected with the instrument.

A marca Vox também foi aplicada a órgãos eletrônicos, notavelmente o Vox Continental de 1962, imortalizado por Alan Price na faixa House of The Rising Sun do The Animals, e depois utilizado por Ray Manzarek na maioria das canções do The Doors ("Light My Fire"). Mike Smith, organista do The Dave Clark Five, também teve uma relação forte com o instrumento.

Abraços.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jun/06
· votar


Vc viajou na referencia ao orgão˜Vox sendo usado pelo The Who. Na foto q vc mandou estão amplificadores Vox pra guitarra.

De teclados, a "marca registrada" do Pete Towshend era um orgão Lowrey que ele usou atraves de trocentos filtros pra gravar Won't Get Fooled Again e Baba O Riley. Muita gente achava q era som de synth puro.

Vox é Doors, Animals e etc. John Lennon?? O_o

Mas aí está o tópico para que outros conheçam.

hehehe, engraçado (pra nao dizer outra coisa) vc "apresentar" o orgão Vox como se fosse coisa nova. Eita quem toca teclado e nunca nem tiver ouvido falar ta feio na foto hein.

mano_a_mano
Veterano
# jun/06
· votar


OK, editado.

Wrvieira
Veterano
# jun/06
· votar


De teclados, a "marca registrada" do Pete Towshend era um orgão Lowrey que ele usou atraves de trocentos filtros pra gravar Won't Get Fooled Again e Baba O Riley. Muita gente achava q era som de synth puro.

Sério? Putz, eu era mais um que achava que aquilo era som de synth...

Admin
Moderador
# jun/06
· votar


ADVERTENCIA: Favor evitar agressões gratuitas.

Carlos Sesti
Veterano
# jun/06
· votar


hehehe, engraçado (pra nao dizer outra coisa) vc "apresentar" o orgão Vox como se fosse coisa nova. Eita quem toca teclado e nunca nem tiver ouvido falar ta feio na foto hein.


mano_a_mano
bom, eu não conhecia. Valeu!

manza
Veterano
# jun/06
· votar


um dia eu compro um desses pra mim.. so pra ter...pra usar.. ja pensou a presença de palco.. chegar com um setup.. com um vox incluso? ^^ vai causar impacto...

JEFF_SAN
Veterano
# jun/10
· votar


Ressuscitando esse velho tópico, aqui no Brasil, dá pra achar um órgão Vox Continental vendendo em algum lugar? Po, como eu gostaria de ter um desses!

Cleber Vaz
Veterano
# jun/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


JEFF_SAN

A segunda resposta do seguinte tópico pode te ser útil pois responde a uma pergunta bem semelhante à sua
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/19917/

Note ainda que quem respondeu a tal dúvida parece que entende mesmo do assunto pois foi categórico na resposta... sem falar que também "ressuscitou" aquele tópico, curioso não é?

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/10
· votar


Cleber Vaz

terceira resposta :)

JEFF_SAN
Veterano
# jun/10
· votar


JEFF_SAN

Nenhuma chance, só se você importar! E isso vale para quase todos os órgãos dessa época, como o Vox Continental, o Hammond B3, e tantos outros.

Que coisa não! É que lá no fundo, eu queria acreditar que poderia ter um Vox, comprando aqui no país. Meu lado racional respondeu no outro tópico, já meu lado pacional perguntava neste.

Cleber Vaz
Veterano
# jun/10
· votar


_BLACKMORE_

Ué? A primeira mensagem conta como resposta?
Mas acho que deu pra entender a mensagem ;)

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/10
· votar


Cleber Vaz

Ué? A primeira mensagem conta como resposta?
Mas acho que deu pra entender a mensagem ;)


vixi bixo !! estou doido ... juro que contei e recontei e errei a contagem!! hahaha
desculpa a gafe ae!

abrax!

Cleber Vaz
Veterano
# jun/10
· votar


_BLACKMORE_

vixi bixo !! estou doido ...

hehe tranquilo ;)

JEFF_SAN
Veterano
# out/10
· votar


Por que será que hoje não vemos mais tecladistas em bandas de rock, ou de outros estilos, tocando com a sonoridade do Vox Continental? Afinal, foi o instrumento utilizado pelo The Doors.

pomtwo
Veterano
# out/10
· votar


vox foi o orgao que o the animals gravou o the house of the rising sun ... pra mim aquilo eh fantastico ... porem existem outros organs como esse e que possui quase a mesma sonoridade ...

os organs transistorados e portatils , tem quase a mesma sonorida .. quase nao a mesma ..

nos mais modernos , vi no m50 um organ vox , muito bom , e no kurzweil pc3 tem o vox organ animals , e doors organ ... que sao quase o mesmo timbre do original

fernando tecladista
Veterano
# out/10
· votar


Por que será que hoje não vemos mais tecladistas em bandas de rock, ou de outros estilos, tocando com a sonoridade do Vox Continental?

porque um ser "pseudo intelectual" resolveu falar que esse timbre era brega e os tecladistas sem opinião própria aderiram a ideia

minha teoria é a seguinte...
rhodes e hammond já está no limite em termos de simulação e samplers... então quem quer vender teclado novo tem que ir pra outros timbres, já começaram a se dedicar mais em timbre de CP-80 e Wurlitzer, entendo que orgão transistorizado também vem no pacote
se bobear daqui uns 7 anos resolvem ressuscitar o piano FM do Dx-7 que hoje é chamado de brega, ai aparece alguem diz que é bom e todo mundo vai atras

JEFF_SAN
Veterano
# out/10
· votar


Vejam o que eu achei!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154185054-orgo-vox-continental- vintagebeatlesn-hammond-leslie-_JM

Se eu tivesse com dinheiro pra gastar, compraria na hora esse órgão. Eu nem achei que alguém tivesse um Vox Continental no Brasil, e a venda!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/10
· votar


pois eh ... tem um cara aqui no BR q faz copias tb desse órgão ... caso vc tenha tempo .. dá um rolê na Teodoro Sampaio aqui em sampa ... sempre aparecem coisas bacanas para venda ... a poucos dias eu vi um Suette, a uns 6 meses vi um Farfisa ... coisa rara ...

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


JEFF_SAN
Vejam o que eu achei!

Este é o tal quem ñ tem quer, e quem tem ñ quer vender.

Bixo cificil de achar !!!

Mas é o seguinte achei muito legal este tópico o sobre o VOX.
Mas pelos R$ 2.499,99 Eu vou de TX5.

_BLACKMORE_
pois eh ... tem um cara aqui no BR q faz copias tb desse órgão ...

Isto ser muito legal, Mas fika os msm som?
Se for menos de R$ 2.499,99 é para se pensar.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/10
· votar


Marcos Martini

...pelos R$ 2.499,99 Eu vou de TX5...
realmente o TX dah para fazer muita coisa doida ... a alguns dias eu vi alguns vídeos no iútóba de uma banda que tocaba animals .. o timbre ficou muito bom ... coisa fina mesmo ...

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


_BLACKMORE_

Cara cheguei a seguinte conclussão:

A Tokay deveria fazer um Módulo do TX5 <para ficar ainda mais popular o treco.

_BLACKMORE_
Veterano
# out/10
· votar


Marcos Martini

qdo estive lá na fábrica no começo do ano eu sugeri isso a eles ...

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


Marcos Martini
qdo estive lá na fábrica no começo do ano eu sugeri isso a eles ...


Pois é, para mim ñ só pelo preço tbm por questão de transporte é melhor ter dois módulos do que 2 teclados. Por isso um módulo do Tx5 é bem válido.

JEFF_SAN
Veterano
# out/10
· votar


Curioso, vcs falando do Tokai TX-5, logo que vi o preço do Vox eu logo pensei "com essa grana eu compraria um TX-5". Mas acho que se realmente eu tivesse essa grana agora pra gastar, eu ficaria com o Vox. Tokai tem um monte por aí vendendo, e a fábrica ainda deve durar um bom tempo. Já Vox Continental... E ainda tem toda a história do instrumento...

Ps.: Estranhei o fato do acabamento do Vox do anúncio ser na cor preta. Até onde eu sei, esse modelo só foi feito nas cores laranja e vermelha. E eu também tenho curiosidade de saber como o cara foi arranjar aquele órgão, a quem pertenceu. Mesmo na Jovem Guarda, eu não me lembro de ninguém que tocasse com Vox.

tecladoprofusao
Veterano
# out/10
· votar


JEFF_SAN
Tokai tem um monte por aí vendendo, e a fábrica ainda deve durar um bom tempo. Já Vox Continental...
Como dizem... "Clássico é clássico e vice-versa" hehe...

Istrumentos antigos sempre são fascinantes. Senão pela sonoridade original, pela simplicidade e engenhosidade de como faziam som. Ou pelas limitações, o que acaba deixando esses vintages mais divertidos pra tocar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vox Organ: alguém daqui já ouviu falar desse instrumento?